Bom dia, Azurras - nº 2.994
CONFRONTO INÉDITO DA RESSACADA
Desde meus tempos de guri, sempre gostei de acompanhar o futebol brasileiro, em cada Estado simpatizava com algum clube, e vibrava quando se falava dos famosos "clássicos", que independentemente do lugar, mexe com as emoções dos torcedores.
Em Alagoas, por exemplo, o maior clássico é justamente o da capital, Maceió, que coloca frente a frente CSA x CRB, siglas estranhas para o resto do Brasil, que acostumaram até a abreviar seus clássicos, como Gre-Nal, Atle-Tiba, Ba-Vi, San-São, e tantos outros, ou simplesmente citando o nome ou alcunha dos clubes, mas siglas, é fato genuinamente do futebol alagoano...
Dessa forma, levando-se em consideração o confronto que o Avaí tem amanhã à noite contra o CSA, que nasceu Centro Sportivo Alagoano, tratei de consultar meu amigo e presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, para saber quantos jogos já fizeram entre si Avaí e CSA...
Para quem já enfrentou o CRB (Clube de Regatas Brasil) em 16 ocasiões, e até o ASA (Associação Sportiva Arapiraquense) em outras 5, fiquei surpreso em saber que a "decisão" de amanhã é o primeiro confronto entre Avaí e CSA...
Que a história comece a ser contada com uma vitória do Leão!
MARCELO CABO, TÉCNICO FOCADO EM PONTUAR
Ouvi através da Rádio Guarujá, a entrevista do técnico Marcelo Cabo, aquele mesmo que comandou o título do Atlético Goianiense no Brasileiro da Série B em 2016, e que hoje dirige o CSA, entrevista concedida após o empate em 2 a 2 com seu ex-clube, o Dragão, em Goiânia.
Cabo comentou sobre o tal jogo de 6 pontos, onde o time dele busca os três pontos da vitória, assim como o adversário, mas num confronto direto, como foi Atlético-GO x CSA, o empate serviu para manterem a posição e a distância de um para o outro, o que justifica a alegria em se manter à frente do Dragão e dentro do G4.
Por oportuno, salientou que a "receita" será a mesma em Florianópolis, já que o Avaí, como foi o Atlético-GO, também está atrás do CSA, e um empate também lhe garante dentro do G4...
Vai ser dureza!
MESMA RECEITA, MESMO TIME
Considerando que o técnico do CSA, Marcelo Cabo, tem em mente que é preciso pontuar em cada rodada, e levando-se em consideração que saiu de seu reduto, Alagoas, para duas partidas consecutivas, o fato de ter pontuado na primeira partida, em Goiânia, lhe garantiu no G4 na 17ª rodada, não fez rodeios pra afirmar que repetirá a dose no Sul da Ilha...
Para tanto, Cabo já anunciou que deverá colocar em campo a mesma equipe que começou a partida entra o Atlético-GO, e apesar do susto com o atacante Niltinho, que sofreu uma batida na nuca e deixou a partida ainda no primeiro tempo, mas depois do exames, já está à disposição para a partida de amanhã, na Ressacada.
GUGA, JOIA DO LEÃO
Reproduzi ontem, orgulhosamente, o que o o site Footstats escreveu sobre o lateral direito Guga, do Avaí, para conferir basta clicar AQUI.
Guga foi tratado como um dos grandes destaques desta Série B, sendo apontado como o melhor da posição, terceiro melhor jogador da competição, segundo com mais assistências para finalizações, e sétimo em desarme, mesmo cometendo poucas faltas.
Verdade seja dita, o que eles disseram, eu já havia cantado na entrevista que fiz com Guga em 3 de maio, no programa "Boa Noite, AZURRAS", na então Top Web TV, onde afirmei que, assim como Marquinhos Santos e André Moritz, o destino do nosso camisa 98 era brilhar no exterior.
À noite, segundo o site FloripAvaianos, o presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, afirmou no programa "Marcou no Esporte", de Fabiano Linhares, que "É difícil o Guga permanecer até o final da série B."...
Vamos aguardar!
RÔMULO, OUTRA JOIA NA VITRINE
Também ontem, no final do dia, o site do Avaí nos apresentou uma bela reportagem com o artilheiro Rômulo, clique AQUI e confira, ele que está com 186 jogos com a camisa do Leão e chegou a marca de 38 gols na equipe profissional.
Eu até poderia estar enganado, mas não é o caso, e creio que a torcida avaiana também não desconheça o fato, apesar de muito criticado por alguns, Rômulo é o nosso artilheiro na temporada e é mais uma joia avaiana que está na vitrine...
BONS NEGÓCIOS
Quando se anunciou a negociação do zagueiro Alemão com a Arábia Saudita, ainda que ninguém tenha revelado o valor da transação, é bom que se diga que se falou de um jogador que completará 28 anos em outubro, de quem o Avaí tinha apenas 30% dos direitos econômicos.
Por sua vez, quando se fala de Guga e Rômulo, as idades diminuem e os percentuais aumentam, o que favorece muito mais ao clube. O lateral direito, por exemplo, completa 20 anos no mês que vem, dia 29, e o Avaí tem 70% de seus direitos econômicos. O atacante, por sua vez, completou 23 anos em abril próximo passado, e sobre ele, o Leão detém 50% de seus direitos econômicos.
Luan Pereira, apesar de não citado acima, é outra joia que está na mira de muita gente. Completou 18 anos no último dia 21 de abril e o clube tem 50% dos direitos econômicos.
Estão no mercado e valem muito dinheiro. Que o Avaí não troque os pés pelas mãos...
VALE A PERMANÊNCIA NO G4
Ainda que pelos pontos ganhos o CSA possa ser alcançado por Avaí, Vila Nova, Atlético-GO e Coritiba, o "azulino" de Alagoas só poderá ser ultrapassado pelo Leão e Figueirense, ou seja, um empate na Ressacada é um belo resultado, e ainda que perca, dificilmente o time comandado por Cabo deixa o G4.
Por sua vez, o Avaí precisa ter uma ambição um pouco maior, até porque qualquer tropeço pode lhe deixar fora do G4. Porém, ser ambicioso no caso avaiano, e na partida de amanhã, é vencer a partida por um placar mínimo, que já será suficiente para empatar com o clube alagoano no número de pontos e vitórias, além de superá-lo no saldo de gols.
Capricha, Leão!
DERROTA NO SUB 23
Mesmo sabendo do resultado da partida Avaí x América-MG, válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, ocorrida no final da tarde de terça-feira na Ressacada, e com transmissão do canal Esporte Interativo, acabei ignorando por completo comentários sobre a partida, bem como o resultado, na Bom dia, Azurras de ontem, preferindo deixar para o site do clube anunciar mais uma derrota, clique AQUI e confira.
Diferente do que está no site do clube, considerei a partida muito fraca, apesar de equilibrada. Por isso mesmo, após o empate contra o Atlético-GO, o técnico Geninho mencionou apenas o zagueiro Eduardo Kunde e o atacante Marcinho em condições de subirem para o elenco principal.
E vou mais longe! Tendo acompanhar dentro do possível todos os jogos deste Brasileiro de Aspirantes, e tanto na derrota da estreia, 3 a 2 para o Vitória em Salvador, quanto para o América-MG na terça, podem creditar na conta do goleiro Léo Lopes, que precisa reavaliar seus treinamentos. Simples assim.
ERRO DA DIRETORIA
A equipe do Avaí Sub 23, ou Aspirantes, ainda tem mais três partidas na competição, Grêmio, Sport e Atlético-GO, e dificilmente conseguirá estar entre os quatro primeiros classificados do grupo.
O insucesso deve-se a falta de planejamento da diretoria do Avaí, que num "toque de mágica", resolveu despejar no elenco jovem e promissor do clube, uma série de "malas" que não aconteceram no elenco principal, mas foram contratados como verdadeiras estrelas...
Não funcionaram em cima e minaram o ambiente na parte de baixo. Nomes? Preciso citar? Rafinha, Maurinho, Rubinho, etc...
Já escrevi outras vezes: tem gente fazendo "hora extra" no Sul da Ilha!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.