domingo, 9 de setembro de 2018

Bom dia, Azurras - nº 3.039

A RODADA AJUDOU
Mesmo perdendo para o Paysandu na sexta-feira, a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B não foi tão ruim assim para o Avaí, ainda que a equipe comandada pelo técnico Geninho tenha saído do cobiçado G4.

Não estou falando nenhuma mentira, nem exagerando na dose em função da paixão pelo clube, bastando apenas dar uma olhada criteriosa sobre os cinco primeiros colocados, bem como para a diferença deles para o sexto lugar.

Na 25ª rodada, do quinto para o sexto colocado, diferença era de dois pontos. Passada mais uma rodada, a 26ª, os "personagens" mudaram, mas a diferença é a mesma. Ou seja, tínhamos numa sequência do primeiro lugar ao quinto, Fortaleza, CSA, Goiás, Avaí e Atlético-GO, com o Figueirense em sexto, dois pontos atrás do quinto colocado, 40 a 38.

Hoje, temos Fortaleza, CSA, Atlético-GO, Goiás e Avaí, com a sexta colocação sendo ocupada pelo Vila Nova, que chegou aos 40 pontos, mas a diferença segue a mesma da rodada anterior de dois pontos, 42 a 40.

Não tenho dúvidas de que a briga será muito acirrada pelo acesso à elite do futebol brasileiro até o final, mas algumas equipes começam a perder o fôlego, e sem sombra de dúvidas, os seis primeiros colocados estão se credenciando para as quatro vagas, sem abrir muito espaço para outras equipes.




OS MESMOS
Nas duas últimas rodadas, os cinco primeiros colocados são exatamente os que citamos acima, Fortaleza, CSA, Atlético-GO, Goiás e Avaí, classificação atualizada. Na 22ª, assim como na 24ª rodada, o quinto colocado foi o Guarani, mas que hoje está na sétima colocação, depois de dois tropeços.

Nas rodadas 20 e 21, os cinco primeiros colocados são os mesmos que ocupam as referidas posições hoje, ou seja, desde que começou o returno, a variação nas primeiras colocações tem sido muito pouca, quando muito, de trocas de lugares entre Atlético-GO, Goiás e Avaí, já que Fortaleza e CSA estão se mantendo nas duas primeiras posições.




INDEFINIÇÃO
Ainda que diga que as primeiras cinco equipes estão se credenciando para ficarem com as quatro vagas que darão o acesso, há que se entender que nada está definido e ainda poderemos ter algumas surpresas.

Para tanto, basta observar o líder Fortaleza, que não sabe o que é vencer nas últimas três rodadas, derrotas para Goiás e Criciúma, e empate com o Figueirense, e efetivamente pode perder a liderança na 27ª rodada, já que a diferença para o CSA é de apenas um ponto.




NO PÁREO
Mesmo assim, contando com uma dose generosa de boa vontade, além dos atuais primeiros cinco colocados, com o Avaí fechando a raia com 42 pontos ganhos, mesma pontuação do quarto colocado, o Goiás, há que se ter atenção para com o Vila Nova, 40 pontos, Guarani e Figueirense, com 38, e Coritiba, 36.

A partir do décimo colocado, a Ponte Preta, com 35 pontos, creio que fica mais difícil uma recuperação, até mesmo pelo equilíbrio existente na competição, como mostramos na classificação a partir da 20ª rodada.

Dessa forma, do Fortaleza ao Avaí, são cinco equipes brigando diretamente pelo G4, enquanto do Vila ao Coxa, correm por fora...




VENCER OU VENCER
O técnico Geninho, consciente do time que tem e do que alguns jogadores podem render, não se fez de rogado e citou que seus comandados Guga, Capa, Renato, Rômulo e Beltrán ficaram com um rendimento muito abaixo do esperado.

Sobre Renato, já estou escrevendo sobre isso nas últimas rodadas, aliás, desde que surgiu aquela possibilidade de transferência para o Bahia, cumulada com sua contusão. Beltrán não aconteceu, joga nas bolas altas, mas tem muita dificuldade em participar do jogo.

Por sua vez, Rômulo oscila demais entre uma partida e outra, e até mesmo numa mesma partida. Nosso laterais, Capa já está no débito faz tempo, enquanto Guga, como escrevi ontem, precisa voltar para a terra...

Uma coisa é certa, independente do time que Geninho escalar para sábado em Criciúma: não há outra alternativa, se não a de vencer o Tigre no Heriberto Hülse.




CONFRONTOS DIRETOS
A cada rodada do Brasileiro da Série B temos 10 partidas. De uma maneira geral, agora todas se tornam ainda mais importantes em função do almejado acesso à elite, e até mesmo na briga contra o rebaixamento.

Para o Leão, o que nos interessa, efetivamente, são as partidas da parte de cima da tabela, onde ele está buscando estar entre os quatro. E na 27ª rodada, que começa na terça e termina no sábado, teremos dois confrontos diretos: CSA x Vila Nova e Goiás x Atlético-GO.

Na terça, teremos uma partida isolada, justamente a de Maceió, CSA x Vila, quando o time alagoano tenta assumir a liderança, ainda que temporariamente. Se o Vila de Hemerson Maria surpreender no Rei Pelé, vencendo a partir, deixa o Avaí na sexta colocação...





Saudações AvAiAnAs!

4 Comentários:

Eron disse...

"A rodada ajudou", faz tempo que as rodadas vem ajudando, só o Avai não se ajuda, já podia estar liderando se não oscilasse tanto.

Unknown disse...

O Fortaleza perdeu fôlego mas tinha gordura, o problema é o nosso Avaí que nao tinha gordura e está queimando massa magra e a continuar assim vai morrer na praia ou, na selva...

João disse...

Realmente a rodada ajudou muito!

Everaldo disse...

No futebol não se pode contar só com a sorte, tem que ter competência também, ainda mais num campeonato longo como este.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo