quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

BRANDING DE UM TIME DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO AVAI FUTEBOL CLUBE, by Mayara S. Neves - Parte 5



3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Em relação à metodologia, pretende-se abordar o tema através da utilização do método dedutivo, pois parte do conhecimento de dados universais para a conclusão de questões mais específicas particulares.

          A pesquisa tem finalidade pura na medida em que não se preocupa diretamente com suas aplicações e consequências práticas. O pesquisador tem como meta o saber, buscando satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento. Segundo Gil (2007, p.17), pesquisa é definida como o “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”.

           Para se fazer uma pesquisa cientifica, não basta o desejo do pesquisador em realizá-la. (GIL, 2007). Só se inicia uma pesquisa se existir uma pergunta, uma dúvida para qual se quer buscar a resposta. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. As razões que levam a realização de uma pesquisa cientifica podem ser agrupadas em relações intelectuais.

O método da pesquisa bibliográfica nos permite pesquisar em livros, revistas, e quaisquer outros tipos de documentos públicos instrumentação analítica para elaboração de uma pesquisa científica. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de natureza básica. Quanto à abordagem do problema, este trabalho se caracteriza por uma pesquisa de natureza básica, com abordagem do problema de ordem qualitativa, com pesquisa exploratória e descritiva para consecução dos objetivos. Os procedimentos técnicos levam em consideração as pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso.

Do ponto de vista da sua natureza, a pesquisa será aplicada, tendo em vista que a avaliação da marca do Avaí Futebol Clube, quanto à potencialidade ou ainda a direção correta a se seguir no relacionamento entre o clube e o seu maior bem: o torcedor.  Para Appolinário (2004, p. 152) “a pesquisa aplicada tem o objetivo de resolver problemas ou necessidades concretas e imediatas”.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa está classificada como qualitativa. Quanto à abordagem utilizar-se-á a qualitativa, a qual é apropriada para se fazer uma avaliação formativa quando se trata de melhorar a efetividade de um programa (ROESCH, 1999, p.155).

A abordagem dos objetivos indica uma pesquisa exploratória e descritiva. Uma pesquisa pode ser considerada exploratória, quando envolve levantamento bibliográfico e permite uma maior familiaridade entre o pesquisador, visto que este ainda é pouco conhecido ou pouco explorado. As pesquisas exploratórias são aquelas que assumem uma forma de um estudo de caso, por meio de pesquisas bibliográficas e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado (GONÇALVES, 2014).

Por ter pouco conhecimento acumulado e publicado na área estudada, está pesquisa se torna exploratória, pois tem como objetivo descobrir, e achar a explicação para fenômenos ou daqueles fenômenos que não eram aceitos apesar de evidencias. Atualmente a exploração é um importante diferencial competitivo (GONÇALVES, 2014). Para Vergara (2013, p. 42) a pesquisa exploratória não deve ser confundida com leitura exploratória, é realizada em uma área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.

Os procedimentos técnicos levam em consideração as pesquisas documentais e estudo de caso. O método da pesquisa bibliográfica permite pesquisar em livros, revistas, e quaisquer outros tipos de documentos públicos instrumentação analítica para elaboração de uma pesquisa científica. (VERGARA 2013).

A pesquisa é considerada bibliográfica, pois foram utilizados materiais já publicados em livros, revistas, artigos, e materiais da internet, para a criação do trabalho. A pesquisa bibliográfica é o estudo utilizando materiais publicados em livros, jornais, revistas, redes eletrônicas (VERGARA 2013). Para Gil (2007, p. 44) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

A pesquisa torna-se documental, pois para que essa pesquisa fosse realizada foram utilizados documentos do clube. A investigação documental tem seu desenvolvimento com base documentos como: registros, memorandos, entre outras espécies de documentos (VERGARA, 2013). Para Gil (2007, p. 45) “a pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes”.

Por sua vez a pesquisa também é considerado um estudo de caso, pois tem como objetivo um estudo profundo do marketing do Avaí, permitido o conhecimento amplo e detalhado do mesmo. Vergara (2013 p. 44) afirma que “o estudo de caso tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo. Utiliza métodos diferenciados de coleta de dados”. Já para Gil (2007, p. 54) o estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”.

            É fundamental ter o conhecimento do assunto a ser pesquisado, além de recursos humanos, materiais e financeiros. Consideram-se as qualidades pessoais do pesquisador, pois ele não se atreveria a iniciar uma pesquisa de seus dados teóricos estivessem escritos numa língua que ele desconhece.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Analisando a metodologia desta pesquisa eu vejo o quanto este tipo de trabalho é pioneiro e o quanto existem possibilidades de pesquisa ao se fazer um estudo sobre uma marca esportiva. Pois, a relação entre clube e torcedor gera uma infinita gama de vínculos e potencialidades.

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