BRANDING DE UM TIME DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO AVAI FUTEBOL CLUBE, by Mayara S. Neves - Parte 5
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Em relação
à metodologia, pretende-se abordar o tema através da utilização do método
dedutivo, pois parte do conhecimento de dados universais para a conclusão de
questões mais específicas particulares.
A pesquisa tem finalidade pura na
medida em que não se preocupa diretamente com suas aplicações e consequências
práticas. O pesquisador tem como meta o saber, buscando satisfazer uma
necessidade intelectual pelo conhecimento. Segundo Gil (2007, p.17), pesquisa é
definida como o “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo
proporcionar respostas aos problemas que são propostos”.
Para se fazer uma pesquisa
cientifica, não basta o desejo do pesquisador em realizá-la. (GIL, 2007). Só se
inicia uma pesquisa se existir uma pergunta, uma dúvida para qual se quer
buscar a resposta. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para
alguma coisa. As razões que levam a realização de uma pesquisa cientifica podem
ser agrupadas em relações intelectuais.
O método da pesquisa
bibliográfica nos permite pesquisar em livros, revistas, e quaisquer outros
tipos de documentos públicos instrumentação analítica para elaboração de uma
pesquisa científica. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma
pesquisa de natureza básica. Quanto à abordagem do problema, este trabalho se
caracteriza por uma pesquisa de natureza básica, com abordagem do problema de
ordem qualitativa, com pesquisa exploratória e descritiva para consecução dos
objetivos. Os procedimentos técnicos levam em
consideração as pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso.
Do ponto de vista da
sua natureza, a pesquisa será aplicada, tendo em vista que a avaliação da marca
do Avaí Futebol Clube, quanto à potencialidade ou ainda a direção correta a se
seguir no relacionamento entre o clube e o seu maior bem: o torcedor. Para Appolinário (2004, p. 152) “a pesquisa
aplicada tem o objetivo de resolver problemas ou necessidades concretas e
imediatas”.
Do ponto de vista da
forma de abordagem do problema a pesquisa está classificada como qualitativa. Quanto à abordagem utilizar-se-á a qualitativa, a qual é
apropriada para se fazer uma avaliação formativa quando se trata de melhorar a
efetividade de um programa (ROESCH, 1999, p.155).
A
abordagem dos objetivos indica uma pesquisa exploratória e descritiva. Uma
pesquisa pode ser considerada exploratória, quando envolve levantamento
bibliográfico e permite uma maior familiaridade entre o pesquisador, visto que
este ainda é pouco conhecido ou pouco explorado. As pesquisas exploratórias são
aquelas que assumem uma forma de um estudo de caso, por meio de pesquisas
bibliográficas e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências
práticas com o problema pesquisado (GONÇALVES, 2014).
Por ter pouco conhecimento
acumulado e publicado na área estudada, está pesquisa se torna exploratória,
pois tem como objetivo descobrir, e achar a explicação para fenômenos ou
daqueles fenômenos que não eram aceitos apesar de evidencias. Atualmente a
exploração é um importante diferencial competitivo (GONÇALVES, 2014). Para
Vergara (2013, p. 42) a pesquisa exploratória não deve ser confundida com
leitura exploratória, é realizada em uma área na qual há pouco conhecimento
acumulado e sistematizado.
Os procedimentos técnicos levam em consideração as
pesquisas documentais e estudo de caso. O método da pesquisa bibliográfica
permite pesquisar em livros, revistas, e quaisquer outros tipos de documentos
públicos instrumentação analítica para elaboração de uma pesquisa científica. (VERGARA 2013).
A
pesquisa é considerada bibliográfica, pois foram utilizados materiais já
publicados em livros, revistas, artigos, e materiais da internet, para a
criação do trabalho. A pesquisa bibliográfica é o estudo utilizando materiais
publicados em livros, jornais, revistas, redes eletrônicas (VERGARA 2013). Para
Gil (2007, p. 44) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material
já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.
A pesquisa
torna-se documental, pois para que essa pesquisa fosse realizada foram
utilizados documentos do clube. A investigação documental tem seu
desenvolvimento com base documentos como: registros, memorandos, entre outras
espécies de documentos (VERGARA, 2013). Para Gil (2007, p. 45) “a pesquisa
documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial
entre ambas está na natureza das fontes”.
Por
sua vez a pesquisa também é considerado um estudo de caso, pois tem como
objetivo um estudo profundo do marketing do Avaí, permitido o conhecimento
amplo e detalhado do mesmo. Vergara (2013 p. 44) afirma que “o estudo de caso
tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo.
Utiliza métodos diferenciados de coleta de dados”. Já para Gil (2007, p. 54) o
estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos
objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”.
É fundamental ter o conhecimento do
assunto a ser pesquisado, além de recursos humanos, materiais e financeiros.
Consideram-se as qualidades pessoais do pesquisador, pois ele não se atreveria
a iniciar uma pesquisa de seus dados teóricos estivessem escritos numa língua
que ele desconhece.
1 Comentário:
Analisando a metodologia desta pesquisa eu vejo o quanto este tipo de trabalho é pioneiro e o quanto existem possibilidades de pesquisa ao se fazer um estudo sobre uma marca esportiva. Pois, a relação entre clube e torcedor gera uma infinita gama de vínculos e potencialidades.
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