BRANDING DE UM TIME DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO AVAI FUTEBOL CLUBE, by Mayara S. Neves - Parte 6
4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Avaí Futebol Clube, foi fundado
no dia 1º de setembro de 1923. O nome Avaí se deu pelo gosto de seus fundadores
João Pinto de Oliveira e Amadeu Horn, em homenagear a Batalha do Avhay, um
embate entre brasileiros e paraguaios em terras guaranis no lugar denominado
Arroyo Avaí (ROSA, 2012). Tudo começou na rua Frei Caneca, no bairro Pedra
Grande, onde um bando de garotos enfrentava os campos improvisados e jogavam
aos domingos e feriados. No entanto, eles queriam como todo time da época,
jogar com os "ternos" (uni-formes). Dessa ideia, o comerciante Amadeu
Horn trouxe as camisetas listradas azuis e brancas, calções, meias azuis,
chuteiras e uma bola nova para formação do time (PANDOLFI; MARTINS; SCARDUELLI,
1987).
O jogo de terno, termo utilizado na época para designar o uniforme durante os
jogos bem como os times famosos utilizavam, foi estreado com um time conhecido da época
com uma vitória, o Humaitá. Devido a esse fato Amadeu
Horn teve a intenção de criar um time de futebol para participar dos
campeonatos (PANDOLFI; MARTINS; SCARDUELLI, 1987).
A reunião foi realizada na
residência do mesmo. Quem chegava assinava o livro de atas. O nome escolhido
foi Independência e Amadeu Horn eleito presidente. Porém, Arnaldo Pinto de
Oliveira, que chega após a escolha do nome, não concordou com o mesmo. Arnaldo
gostara do episódio sobre a Batalha do Avahy (PANDOLFI; MARTINS; SCARDUELLI,
1987).
Desde então se formava o Avaí
Futebol Clube. Décadas depois, no ano de 1985, fruto de um acordo entre o clube
e uma empresa construtora, o Avaí trocou seu velho estádio que se encontrava na
Rua Bocaiúva, que um dia pertencera ao extinto time Anita Garibaldi, por um
estádio com capacidade para mais de 22 mil torcedores localizado no sul da Ilha
e denominado por seus torcedores de “Ressacada” (MACHADO, 2000).
O estádio, oficialmente, levou o
nome de Aderbal Ramos da Silva, um torcedor do clube e que também foi
governador do Estado. O Avaí, conhecido por “Leão da Ilha”, com o tempo passou
a exercer outras atividades fora o futebol, como por exemplo, escolinha do Avaí
FairPlay Floripa, Escolinha de futebol Avaí FC AASUFSC e
trabalhos voluntários como ONGs.
A intenção do marketing é buscar
sempre a satisfação dos clientes, e com isso surge à criação de promoções,
buscando a aproximação do cliente a empresa (BONOMA, 1985). Com o clube de
futebol não é diferente. Ao ser questionado se as ações promocionais de fato
estão satisfazendo o torcedor, o Avaí afirma que independente do resultado em
campo o principal afio do marketing do clube é obter a satisfação do torcedor. No
Avaí, ações e promoções são desenvolvidas para o torcedor terem outros
benefícios além do jogo. Por esse motivo o clube busca sempre realizar
parcerias, como o Movimento Por um Futebol Melhor, e o Clube de Benefícios,
onde o torcedor tem descontos e benefícios em diversos estabelecimentos e
produtos.
As estratégias são
necessárias para se combinar métodos da organização, como publicidade, vendas e
comunicação em uma campanha coordenada. No caso
do Avaí Futebol Clube, os 4 Ps do marketing, auxiliam a caracterização
das estratégias relacionadas à marca. As decisões estratégicas também devem ser
tomadas com relação a cada método de promoção e posicionamento do produto, da
empresa ou da marca. A partir disso, o composto de marketing do Avaí, pode ser
observado considerando:
a) Produto: No caso do
Avaí Futebol Clube, o produto por enquanto é apenas o lazer e o entretenimento
proporcionado pela partida de futebol. O clube, mediante a cobrança do
ingresso, oferece a seu cliente (torcedor) o acesso ao estádio, estacionamento
com segurança (terceirizado) mediante cobrança de cinco reais por carro,
serviços de alimentação dentro do estádio, também terceirizada, cadeiras
numeradas vendidas aos sócios antecipadamente e aos demais torcedores no dia do
jogo, bem como seguro de vida pessoal para cada torcedor que adquirir ingresso,
ou for sócio do clube. Além do entretenimento, tem também como ganho
relacionado ao produto, a venda de camisas, uniformes e souvenires, porém sem
uma margem significativa de lucro, devido principalmente a falhas no uso do
marketing esportivo.
b) Preço: Com relação
ao preço, o clube pratica preços diferenciados para sócios e adquirentes de
ingresso, bem como para cadeiras e arquibancadas. Para cadeiras, o sócio paga
mensalmente sessenta reais com direito a escolha de uma cadeira no lugar de sua
preferência que será sua, por toda a temporada. Já o adquirente de ingresso,
paga o mesmo valor, só que por partida, e não tem o direito de escolha da
cadeira, cabendo a ele a que estiver disponível na hora da aquisição do
ingresso. Nas arquibancadas, o sócio paga trinta reais mensal e o adquirente
quinze reais por jogo, sendo possível o torcedor estudante, idoso, ou menor de
18 anos, comprar a meia-entrada.
c) Praça: Pode ser
considerada como praça, no marketing esportivo, a área de atuação do clube, ou seja,
no caso do Avaí Futebol Clube, a região da Grande Florianópolis, que possui
quase um milhão de habitantes. É nesta regido que o clube possui seus clientes
em potencial e onde deve focar seus esforços de marketing para que possa
agregar valor à sua marca. Seu estádio deve ser seu foco de atenção maior, pois
é onde seu cliente irá encontrar seus produtos de forma mais direta.
d) Promoção: para Pitts
(2002, p.151), "promoção é o elemento de marketing que o público em geral
penso que é o marketing”, pois é ele que todos vêem e relacionam diretamente
como sendo isto o marketing. Sendo assim, o clube demonstra a seu torcedor seus
atributos através de propagandas em jornais e T.V, bem como uso de seu site
oficial na Internet, servindo assim como chamariz para que seu torcedor se
associe ou adquira ingressos para assistir aos jogos do clube no Estádio da
Ressacada. Neste sentido observa-se a conquista dos Tops Marketing 2015 pelas
ações de criatividade e inovação do Avaí. Neste ano, o case “O Futebol é amor a
uma causa” mostrou as ações de marketing do clube.
Sobre a marca do Avaí,
em primeiro lugar tem-se que ter o licenciamento. Uma parceria entre sua
empresa e o Avaí, em que é possível vender os produtos utilizando a marca do
clube. Fornece-se a marca para que você aplique nos produtos e, assim, também
temos a oportunidade de divulgar nosso time e fornecer materiais de qualidade a
quem procura produtos do Leão. O licenciamento é especialmente vantajoso para
pequenos fabricantes que querem lançar internacionalmente uma marca conhecida.
No Avaí Futebol Clube, para ser ter licenciamento da marca do Avaí e a venda do
produto, necessita-se de alguns pré-requisitos como: fazer uma pré-apresentação
do produto; saber se já não há produto/empresa concorrente; garantir a
qualidade e apresentação do produto; ter capacidade de produção (para atender
demanda, principalmente em datas especiais); logística de distribuição (se há
distribuidores credenciados p/ atender ao mercado consumidor); formulação,
análise e assinatura de contrato e autorização, incluindo: taxa de adesão de cento
e oitenta reais a cada pedido de etiqueta; repasse de royalty, negociado de
acordo com o produto, podendo variar de 10% a 15%; aquisição de um lote mínimo
de etiquetas numeradas e tags. O pacote mínimo para as etiquetas de confecção
holográficas colantes é de cem unidades, com o custo de quinze centavos para
cada etiqueta ou mini etiqueta para costura de pequenas peças; aquisição
diretamente da empresa licenciada para adquirir lotes de etiquetas de
acabamento envolvendo os dizeres oficiais do clube; entrega gratuita mínima de
10 unidades bimensais (ou a combinar) de cada produto licenciado para o clube
fazer promoções; mínimo de 02 itens/mês consignado para loja Virtual; pagamento
royalties mediante boleto.
De acordo com o
site do Avaí nos primeiros anos depois da fundação, o Avaí tinha um escudo
diferente do atual conforme apresenta na Figura 1.
Figura 1:
Evolução da Marca Gráfica do Avaí Futebol Clube
Fonte: Avaí Futebol Clube (2017)
O formato era
parecido com os escudos que clubes como o Santos usam atualmente, sendo que dentro
havia um círculo com fundo branco com as letras "AFC" em azul e em posição
central no círculo que significava Avahy Foot-ball Club, que mais tarde passou
a se chamar Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo (ROSA, 2012)
O escudo atual na figura 2, do Avaí Futebol
Clube foi desenhado com base no primeiro uniforme do clube (camisa com listras
verticais nas cores azul e branca), usado na época da fundação e que segue até
hoje. Ele tem um formato que lembra um triângulo com dois lados em curva. Na
parte superior, há a inscrição "AVAÍ F.C.", em azul, sobre um fundo
branco. Na parte inferior, são nove listras verticais, sendo cinco azuis e
quatro brancas. Acima do escudo, o clube adota desde 1999 uma estrela
amarela que simboliza a conquista do Campeonato Brasileiro Série C, o
primeiro (e até hoje único) título nacional do Avaí Futebol Clube de Florianópolis.
Figura 2: Marca
Gráfica do Avaí F. C.
Fonte: Avaí Futebol Clube (2017)
A marca Avaí hoje
extrapola os resultados do clube. Em razão das fortes ligações entre time e
torcedores, muitas empresas optaram por investir nesse mercado tão promissor. E
a opção pela marca Avaí é natural, uma vez que o time completou 94 anos de
muito sucesso, possui a maior torcida do estado, está localizado em um dos espaços
mais valorizados da ilha.
Evidencia-se o
crescimento na utilização desta estratégia por parte das empresas e também dos
clubes de futebol, onde o Avaí Futebol Clube com seu site oficial consegue
repassar suas intenções de forma clara e precisa a um número imenso de pessoas,
podendo, através destas ações, conseguir mais torcedores, patrocinadores ou uma
atenção maior por parte da mídia, que o utiliza diariamente para obter notícias
da agremiação.
Quanto aos valores das
marcas de 23 clubes do Brasil, pelo quinto ano consecutivo a BDO (sendo uma das seis maiores redes de contabilidade
no mundo, prestando serviços para empresas de contabilidade pública, atendendo
a clientes nacionais e internacionais em todo o mundo) seu estudo
avaliando as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil. (é a quinta maior rede de contabilidade no mundo
prestando serviços para empresas de contabilidade pública, atendendo a clientes
nacionais e internacionais em todo o mundo. Em julho de 2012, a BDO Member Firm atuava em 137 países empregando
49.000 profissionais em 1.100 escritórios em todo o mundo).
Considerando dados da
BDO (2017), o Avaí ocupa hoje 24º lugar no ranking de valorização das marcas de
time de futebol no Brasil. O valor estimado da marca do Avaí é de R$ 32,6
milhões, tendo como forças da marca do Avaí: o Mercado com 26%, Receitas com
30% e a torcida com 44%. Observa-se uma variação no valor da marca ao longo dos
anos, conforme apresentado no quadro 1.
Quadro 1: Evolução do valor da marca
Avaí
AVAÍ
FUTEBOL CLUBE
|
||
Ano
|
Valor
(em R$ milhões)
|
Colocação
no ranking de times
|
2017
|
32,
6
|
24º
|
2016
|
43,3
|
21º
|
2015
|
39,5
|
22º
|
2014
|
36,5
|
22º
|
Fonte: Adaptado de BDO (2017).
A metodologia empregada
para a avaliação das marcas foi à mesma das outras edições, com a utilização de
dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada
clube e dados econômicos e sociais dos brasileiros. Observa-se que fatores
externos como os ambientes econômicos e internos, como os desempenhos do clube
podem influenciar diretamente no valor da marca. Desta forma, constata-se que o
valor da marca Avaí Futebol Clube apresentou crescimento até o ano de 2016.
Apesar disso, o time tem buscado a recuperação da marca, na medida em que
realiza incrementos com relação à mídia, aos patrocínios e parcerias, bem como
na expansão de sua torcida. Neste sentido, o clube vem utilizando seu site
oficial na Internet com o intuito de divulgar suas ações, assim como nas redes
sociais, possibilitando que seu torcedor possa interagir e ser informado em
tempo real do que está acontecendo com o time, e disponibilizar mais um canal
de divulgação da marca de seus patrocinadores (AVAI, 2016).
Um dos objetivos
principais do clube de Avaí Futebol Clube é os aumentos constantes de sua
torcida, que na realidade é seu maior patrimônio. Mais que ganhar campeonatos,
um clube vive para contentar seus torcedores e buscar sempre angariar novos
adeptos, sustentá-lo durante os próximos anos. Como uma sociedade formada por
apaixonados por futebol, o Avaí Futebol Clube vive para trazer alegria a seus
torcedores, seja através de títulos, de conforto em sua praça de esportes ou
através do simples orgulho de ser avaiano. Para isso, deve estar sempre em
evidencia, vencendo, lutando ou mesmo participando de campeonatos (AVAÍ, 2016).
Conforme o site do Avaí Futebol
Clube, o mesmo aparece na nona colocação geral do ranking do Sul com 2,4% da
preferência dos entrevistados. Porém, quando se julga apenas o clube oriundo
dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o Leão aparecer em
quarto, atrás apenas de Grêmio, Internacional e Atlético-PR e à frente de
Coritiba, Figueirense e Criciúma. A
pesquisa nacional foi conduzida em 146 municípios, em todos os 26 estados e
mais o Distrito Federal, e ocorreu entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013.
No ano de 2009 o Avaí Futebol Clube, conforme o site, alcançou a marca de
13.500 sócios, sendo o maior quadro social da história do clube (AVAI, 2016).
Um bom trabalho de
gestão de marca é sim um ativo para alcançar os principais objetivos de uma
empresa: construção de valor, construção de diferenciais competitivos, vendas,
participação e margem de mercado. A função do Branding do Avaí é impactar todos
os públicos de relacionamento da marca, gerando valor. Resultante desse árduo
trabalho que é o branding traz sim a diferenciação positiva da marca em meio a
esse mercado turbulento e que se altera a cada dia. Com certeza é feita a lembrança
no coração do consumidor criando de certa forma uma hierarquia mental de
preferência às marcas que estão constantemente bombardeando-o.
1 Comentário:
Creio que a nossa área de marketing deveria explorar mais esse contexto histórico, ou seja, estabelecer estratégias atrativas referentes à "Batalha do Avahy". Pois, desta forma, o produto - lazer e entretenimento - ganharia mais valores de atratividade junto ao seu cliente: o torcedor. Parabéns Mayara pelo desenvolvimento deste capítulo que nos mostra de uma forma bem ampla, o quanto é importante a construção de um bom trabalho de gestão de marca.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.