BRANDING DE UM TIME DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO AVAI FUTEBOL CLUBE, by Mayara S. Neves - Parte 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O esporte, em especial o
futebol, é uma das maiores paixões do brasileiro e cresce devido ao interesse
demonstrado pela sociedade como um todo. Um dos responsáveis por essa
atratividade são os patrocínios esportivos, que proporcionou divulgação e
evolução de várias modalidades de empresas, o que tornou possível uma
massificação do esporte em termos de audiência, como do número dos
participantes.
O objetivo geral, bem
como os objetivos específicos propostos, foram completamente realizados e
apresentados, sendo também respondido o problema de pesquisa no que tange aos
benefícios que foram apresentados, demonstrados e analisados em um capítulo
específico deste trabalho. Para tanto, são considerados os
processos de gestão relacionados à marca, bem como elementos da marca: nome,
imagens ou ideias, marca gráfica e outros elementos de identidade visual que a
representam ou aos seus produtos e serviços. Foram analisadas e pautadas as
histórias do Avaí Futebol Clube.
Quanto ao marketing
esportivo do Avaí Futebol Clube, de uma maneira geral, se toma cada vez mais uma ferramenta essencial da
tomada de decisão nas empresas, seja como necessidade de aumentar o número de
vendas, agregar valor a seu produto.
Seguindo esta linha, o marketing esportivo se apresenta como uni uma das
principais alternativas para viabilizar essa tomada de decisão referente aos
fatores acima citados dentre outros possíveis de acontecer em uma organização.
Atualmente, o marketing esportivo e o branding esportivo são partes essenciais
da política de patrocínios, publicidade e propaganda das grandes e médias
empresas, no Brasil e no mundo. E advém disso a necessidade cada vez maior de
estudos na área do marketing esportivo e a capacitação dos profissionais desse
ramo, que possam assim ser capaz de gerir os clubes de futebol brasileiro de
uma maneira mais profissional.
A partir disso, o Avaí
Futebol Clube, passou a utilizar desse tipo o branding e marketing
esportivo como forma de divulgar
melhor sua marca, agregar valor a ela e, principalmente, fidelizar melhor seu
público alvo. Sendo assim, através desta pesquisa analisou-se o conjunto de
ações e estratégias utilizadas pelo clube na formação de seu marketing
esportivo e branding esportivo, apontando e identificando, ao final, que
benefícios foram obtidos com a implementação destas ações.
Portanto, pôde-se constatar
que a utilização do marketing esportivo como ferramenta de gestão e tomada de
decisão, agrega valor à marca do clube e de seus patrocinadores, produzindo
inúmeros benefícios, como aqueles especificados e descritos nesta pesquisa,
além de auxiliar no crescimento constante do clube em questão, tanto na parte
financeira quanto esportiva nos anos abrangidos pela pesquisa, e provavelmente
no futuro.
Eis as sugestões para trabalhos futuros:
Vale destacar
que o estudo foi limitado, quanto à história e gestão da marca do Avaí Futebol
Clube, entre sites e biblioteca do clube.
Destaca-se também
que existem poucas fontes do tema estudado, marketing e principalmente brandig
esportivo, e por ser um tema novo, ainda há muito a ser
vislumbrado neste tema. Apesar dessas dificuldades o trabalho foi desenvolvido
com sucesso, atendendo o objetivo desejado.
A divulgação da marca
Avai Futebol Clube através do mercado do markentig e branding esportivo, sugere
uma divulgação maior da marca do clube; mantendo um meio de comunicação simples
e fácil com sua torcida. Maior interação clube/torcida; divulgação da marca do
clube em nível nacional.
Aos futuros formandos que venham escolher o tema marketing e
principalmente brandig esportivo, é importante destacar que o conteúdo
disponível é escasso, porém um tema interessante de ser abordado, tendo em
vista a potencialidade do tema.
1 Comentário:
Parabéns pela execução do trabalho Mayara! O tema marketing e branding esportivo é realmente um terreno fértil para estudos e pesquisas futuras.
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