sábado, 15 de dezembro de 2018

BRANDING DE UM TIME DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO AVAI FUTEBOL CLUBE, by Mayara S. Neves - Parte 7


5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O esporte, em especial o futebol, é uma das maiores paixões do brasileiro e cresce devido ao interesse demonstrado pela sociedade como um todo. Um dos responsáveis por essa atratividade são os patrocínios esportivos, que proporcionou divulgação e evolução de várias modalidades de empresas, o que tornou possível uma massificação do esporte em termos de audiência, como do número dos participantes.

O objetivo geral, bem como os objetivos específicos propostos, foram completamente realizados e apresentados, sendo também respondido o problema de pesquisa no que tange aos benefícios que foram apresentados, demonstrados e analisados em um capítulo específico deste trabalho. Para tanto, são considerados os processos de gestão relacionados à marca, bem como elementos da marca: nome, imagens ou ideias, marca gráfica e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. Foram analisadas e pautadas as histórias do Avaí Futebol Clube.

Quanto ao marketing esportivo do Avaí Futebol Clube, de uma maneira geral, se toma cada vez mais uma ferramenta essencial da tomada de decisão nas empresas, seja como necessidade de aumentar o número de vendas, agregar valor a seu produto.

Seguindo esta linha, o marketing esportivo se apresenta como uni uma das principais alternativas para viabilizar essa tomada de decisão referente aos fatores acima citados dentre outros possíveis de acontecer em uma organização. Atualmente, o marketing esportivo e o branding esportivo são partes essenciais da política de patrocínios, publicidade e propaganda das grandes e médias empresas, no Brasil e no mundo. E advém disso a necessidade cada vez maior de estudos na área do marketing esportivo e a capacitação dos profissionais desse ramo, que possam assim ser capaz de gerir os clubes de futebol brasileiro de uma maneira mais profissional.

A partir disso, o Avaí Futebol Clube, passou a utilizar desse tipo o branding e marketing esportivo como forma de divulgar melhor sua marca, agregar valor a ela e, principalmente, fidelizar melhor seu público alvo. Sendo assim, através desta pesquisa analisou-se o conjunto de ações e estratégias utilizadas pelo clube na formação de seu marketing esportivo e branding esportivo, apontando e identificando, ao final, que benefícios foram obtidos com a implementação destas ações.

Portanto, pôde-se constatar que a utilização do marketing esportivo como ferramenta de gestão e tomada de decisão, agrega valor à marca do clube e de seus patrocinadores, produzindo inúmeros benefícios, como aqueles especificados e descritos nesta pesquisa, além de auxiliar no crescimento constante do clube em questão, tanto na parte financeira quanto esportiva nos anos abrangidos pela pesquisa, e provavelmente no futuro.

Eis as sugestões para trabalhos futuros:

Vale destacar que o estudo foi limitado, quanto à história e gestão da marca do Avaí Futebol Clube, entre sites e biblioteca do clube.

Destaca-se também que existem poucas fontes do tema estudado, marketing e principalmente brandig esportivo, e por ser um tema novo, ainda há muito a ser vislumbrado neste tema. Apesar dessas dificuldades o trabalho foi desenvolvido com sucesso, atendendo o objetivo desejado.

A divulgação da marca Avai Futebol Clube através do mercado do markentig e branding esportivo, sugere uma divulgação maior da marca do clube; mantendo um meio de comunicação simples e fácil com sua torcida. Maior interação clube/torcida; divulgação da marca do clube em nível nacional.

Aos futuros formandos que venham escolher o tema marketing e principalmente brandig esportivo, é importante destacar que o conteúdo disponível é escasso, porém um tema interessante de ser abordado, tendo em vista a potencialidade do tema.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela execução do trabalho Mayara! O tema marketing e branding esportivo é realmente um terreno fértil para estudos e pesquisas futuras.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo