terça-feira, 4 de junho de 2019

Bom dia, Azurras - nº 3.306

SEM A ESSÊNCIA AVAIANA
Ontem, quando deixei programada a postagem das ostras Lindalva e Lindaura, do meu saudoso amigo Mausé, confesso que um abatimento tomou conta de mim, até porque sou o tipo de torcedor sempre otimista.

O fato de ter uma esperança além da conta, não me torna um cego, e por isso mesmo, sigo ligado ao que sempre pretendi com esse espaço, livre e democrático, sem ter rabo preso com esse ou aquele dirigente, e até mesmo qualquer jogador.

Definitivamente, esse Avaí não me representa, não é aquele Avaí cantado em verso e prosa no hino escrito pelo nosso saudoso ex-presidente Fernando Bastos. Onde está o time da raça? Onde está aquele time que já nasceu campeão?

O que temos visto, isso sim, um time medroso, muito recuado, errando sistematicamente passes curtos, sem ter personalidade para enfrentar os adversários que por aqui aparecem e até mesmo em suas casas...

As ostras, na charge de ontem, lamentavelmente, não mentiram. O Avaí de hoje é um amontoado de jogadores que não conhecem a história do clube, muito menos a cor da camisa, e ainda menos a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina.

Verdade seja dita, esses jogadores de pouca habilidade para oferecer, sem qualquer compromisso com a história dessa paixão pra toda vida, são os menos culpados de esterem vestindo nosso manto sagrado...

A culpa é de quem os trouxe para o Sul da Ilha!




NADA É POR ACASO
Esse pequeno texto foi publicado no Facebook do avaiano Serjão Prazeres Júnior, o Sérgio Nativo, que dispensa apresentações. Como aparecia o telefone de um conselheiro, acabei ficando apenas com a mensagem, que também circulou no grupo de WhatsApp de conselheiros do Avaí.

Não fico apenas no que está escrito, mas toco no assunto até em função de uma declaração da querida Kátia Regina Silva, integrante da torcida "Avaíxonadas", que esteve em Belo Horizonte, na estreia deste Brasileiro da Série A, assim como foi até Porto Alegre no último domingo.

O áudio deixado pela Kátia Regina num dos grupos de WhatsApp que participo, relatando e confirmando o que está escrito acima, é uma demonstração inequívoca de que esse elenco, esse time frouxo do Avaí, está completamente divorciado da torcida.

Lamentavelmente, esse não é o Avaí por quem sempre torci, sempre nos orgulhou, até mesmo quando perdia.




CAIU DA PRANCHA
Semana passada, mais precisamente na sexta-feira, comentei nesse espaço que a atual diretoria do Avaí estava "surfando na marola de acesso", e naquela mesma nota disse que a época para montar elencos era dezembro, tão logo acabou o Campeonato Brasileiro da Série B para o Avaí, de forma vitoriosa, diga-se de passagem.

Aliás, fórmula que foi exitosa no Sul da Ilha nos áureos anos de 2008 a 2010, mas sem qualquer movimento que fizesse sentido para a direção atual, que se acha acima da média e de todos...

Pelo que parece, o tom do mandatário avaiano mudou, e aquela retórica de que "eu faço", "eu contrato", "eu converso", "eu pago", caiu na vala comum dos "chicos promessas", até porque tudo o que foi dito do ano passado para cá, não aconteceu, e principalmente o fato de tratar como prioridade a permanência na elite do futebol brasileiro.




COMPROVAÇÃO
Se alguém acha que estou exagerando, basta lembrar da época do acesso no ano passado, bem como na conquista do Campeonato Catarinense, onde os verbos sempre foram conjugados na primeira pessoa...

Antes da bola rolar em Porto Alegre, aquele que fazia e acontecia virou o "homem da caneta", transferindo a responsabilidade para seus subalternos, os "verdadeiros responsáveis pelas contratações", o que acabou por gerar um mal estar "interna corporis", ainda na capital gaúcha.

Por razões que todos conhece, o futebol é uma atividade coletiva, tanto dentro quanto fora de campo. Se dentro de campo estamos tropeçando nas próprias pernas, fora de campo as coisas ficaram ainda piores a partir de domingo...

Espero que os dirigentes avaianos consigam aparar essas arestas até sábado, deixando o clube mais inteiro para o difícil compromisso diante do São Paulo.

Em tempo: não adianta subir o Morro da Cruz para conceder mais uma "exclusiva" para os "novos amiguinhos de infância", que a torcida avaiana já está de saco cheio de tanta lorota!




A POSTURA DE GENINHO
Já disse aqui, que tenho o máximo respeito pelo técnico Geninho, por sua história, e mais ainda, até pelo que conquistou em prol do Avaí Futebol Clube. No entanto, confesso, estou decepcionado com algumas postura do treinador avaiano, quer pelas indicações que fez, quer pelas escalações que tem utilizado.

De qualquer forma, o que consigo enxergar no horizonte, e tirando por base o que aconteceu em 2015, quando conquistou o acesso e não resistiu a péssima campanha no Catarinense, quando pediu para sair.

Creio que hoje, principalmente pela falta de sintonia entre o que disse o presidente em Porto Alegre e a imediata reação do treinador, estamos muito perto de outro rompimento, apesar da amizade que une ambos, por razões que todos conhecem.

Diga-se de passagem, se Geninho sair, será por iniciativa própria porque o outros integrantes do departamento de futebol, bem como o mandatário, não sabem o que fazem...




LIBERDADE DE OPINIÃO
Fora de qualquer propósito as intrigas do mandatário avaiano com um ou dois torcedores especificamente. Se as opiniões desses avaianos foram de encontro ao que pensa o presidente, e o mesmo já os bloqueou, vida que segue...

O que não pode, nem deveria acontecer, é jogar num microfone essas "briguinhas" que mais parecem intrigas pessoais, quando o mandatário deveria ter diante de seu torcedor uma postura mais agregadora, mais diplomática.

Lamentavelmente, a vaidade cega, privilegiando alguns "miquinhos amestrados", que tudo dizem amém e aplaudem qualquer escorregão, tem tirado o senso crítico de quem deveria dar o exemplo para a Nação Avaiana.




TROPEÇO NO PRÓPRIO EGO
Se o Avaí está quase na lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A, não se pode colocar a culpa na torcida, que apesar de tudo, sempre tem se mostrado junto do time. Vale esclarecer, não foram das cadeiras azuis da Ressacada que saíram falsas promessas de contratações de jogadores de três dígitos, nem mesmo dessas cadeiras surgiram discursos fáceis e demagógicos de que teríamos um ano para brilhar dentro da Série A.

Pelo que me lembro, e isso ficou claro antes da pré-temporada, as contratações não aconteceram, ao ponto da própria direção do Avaí não apostar no Catarinense. Transferiu-se o que viria em termos de contratações para depois dos estaduais, notadamente o Paulistão, mas também não aconteceu...

Tem gente que não nota, mas o ego inflado e a arrogância sem limites acaba causando tropeços violentos, e para levantar, o trabalho é ainda mais complicado...




SANDÁLIAS DA HUMILDADE
Já mencionei anteriormente, estamos mal dentro das quatro linhas, e fora delas, ao menos a partir de domingo, a maionese desandou. Clubes do porte do Avaí, que não tem uma margem de erro muito grande, só conseguem chegar em seus objetivos na medida em que consigam alinhar quem está dentro de campo com aqueles que "jogam" fora dele.

Como equipe, principalmente esses do time fora de campo, é chegada a hora de cada qual assumir suas respectivas responsabilidades. Aquele dito "planejamento" do final do ano passado, nunca aconteceu, e a cada hipotética contratação anunciada, novo balde de água fria na torcida avaiana... 

Contrataram muito mal, montaram uma equipe ainda mais frágil que aquela que conseguiu o acesso ano passado. E piro que isso, o objetivo maior deste ano acaba se tornando um sonho mais distante, pela inoperância, pela incompetência, dos dirigentes avaianos em corrigirem essa rota...

Verdade seja dita, ainda há tempo hábil para se corrigir os muitos desatinos dos dirigentes avaianos, mas eles precisam calçar as sandálias da humildade.






Saudações AvAiAnAs!


6 Comentários:

Marcio disse...

Parabéns...
Falou tudo!!!
Espero que o babaca Leia... apesar de achar que não conseguiria fazer mais nada, refazer meio time (no mínimo) agora, não é fácil.

Arão José lagoa da Conceição disse...

É camisa 12 Tarnowski,vc me representa em seus comentários, sou teu leitor assíduo, pois a verdade sempre está estampada em seus textos, porém os que se acham donos de tudo, não irão calçar as sandálias da humildade ao menos pra ler suas sábias e verdadeiras palavras. Vida que segue.

Tiago Soares disse...

Sobre o jogo de domingo, geral do Avaí e do futebol me faz pensar várias coisas:
Sobre o var: esse só tá servindo pra gastar mais dinheiro dos clubes, botam 5 caras dentro de uma sala, pra não enxergar falta no betao contra o Atlético? E os dois pênaltis pro Avaí contra o Vasco? além daquele escanteio que passou a 1 metro de distância de tocar no nosso jogador? E esse jogo contra o inter? O que precisaria acontecer pra ser marcado a falta no betao? Var só tá servindo pra justificar as falhas dos árbitros tendenciosos contra os times pequenos, continua tudo igual, só que com gasto maior.
Preparo físico: sou de um tempo (e não sou tão velho assim) onde o Avaí iria até a ultima, na garra buscar o resultado, e conseguia no último minuto, estamos longe de ver isso.
E falando em preparo físico, será que é difícil para um profissional se cuidar um pouquinho? O Douglas ali pelo amor de Deus, ele ganha por produtividade ? Pq se sim, não bota ele nem 5 minutos (que já abre o bico) e economiza dinheiro.
Por fim nossa mídia, antes ouvia a famosa "mesa bicuda" com tanta asneira de um bode que se encontra em outra emissora , e tão tendenciosa,parei de ouvir. Até o dia de ontem estava escutando uma outra emissora, a qual "abre espaço" pro ouvinte falar o quer, e o que acontece? Uma vergonha alheia. Xingamentos e deboches, que passam longe de ser apenas rivalidade, e não falo só da torcida rival não, a nossa "dá um banho" de soberba tb, foge das simples informações do meu time que desejo ouvir.
Resumindo tá difícil em todas as áreas o futebol.

Aldojan disse...

André, bom dia!

Está claro que há aquele famoso “racha” no clube, onde dirigentes, jogadores e torcedores (a culpa não é nossa) não estão falando a mesma língua.
Não sou a mãe Diná mas já sei o que vai acontecer, irão mantar o Gênio até a parada da copa, em seguida com um resultado negativo ele pede o boné ou é mandado embora, com mostras de mais uma falta de planejamento e a perda de tempo dentro da tal inter temporada.
Sou da sua opinião de que independente de quem vestir nossa camisa tem nossa torcida mas tá difícil viu. A sensação é que mais uma vez fomos enganados.

Abraços

Unknown disse...

Diretoria muito amadora, está na hora de deixar os amiguinhos e protegidos de lado e começar uma equipe profissional atrás dos bastidores. Os caras de aposentam ou estão próximos da aposentadoria vem se e encostar aqui no Avaí.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu BDA de hoje, falastes tudo, esperemos dias melhores para o nosso Leão.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo