Bom dia, Azurras - nº 3.312
NA BUSCA DE OUTRO RUMO
Na próxima quinta-feira, dia 13, o Avaí entra em campo para enfrentar o Palmeiras, no belo Allianz Parque, em São Paulo. Depois disso, ainda que a tabela não tenha sido desmembrada pela CBF, o Leão só voltará a jogar em 14 de julho, em Fortaleza, contra o tricolor cearense.
Ou seja, depois da partida na capital paulista, o Avaí terá praticamente um mês sem futebol, ou seja, tempo suficiente para ajustar a equipe, principalmente com a chegada de reforços, e a definição de quem vai efetivamente seguir no clube, casos do recém contratado Léo Moreira, para a lateral direita, e de Douglas, o meia.
O que preocupa o torcedor avaiano é saber que teremos essa paralisação no Campeonato Brasileiro da Série A, mas a inércia da direção avaiana está demonstrada desde o final de novembro do ano passado, quando o Leão carimbou o acesso para a elite.
Creio que já passou da hora de se cobrar aqueles que anunciaram em intermináveis e repetitivas entrevistas as muitas contratações que chegariam ao final do Campeonato Catarinense, que terminou em 21 de abril, quase dois meses, sem que houvesse a contratação de qualquer jogador que se possa chamar de reforço.
Ou o Avaí busca um novo rumo dentro desta Série A, ou trilharemos o caminho do rebaixamento a passos largos.
REALIDADE
Depois das intempestivas declarações do mandatário avaiano antes da partida contra o Internacional, em Porto Alegre, fato que não soou muito bem nos ouvidos de muitos, inclusive do técnico Geninho, se esperava que semana passada aparecesse alguma novidade no Sul da Ilha, mas...
Logicamente que o Avaí perdeu a noção de tempo. A época de montar elencos é dezembro, quando muitos contatos são feitos com jogadores e empresários. Estamos em junho, quando obviamente os melhores jogadores que estavam disponíveis no mercado já estão colocados...
A dura realidade para os dirigentes avaianos, é que agora as contratações ficam ainda mais complicadas, até porque o "poder" do Leão no mercado da bola, sabemos, é deveras limitado...
TIME ACANHADO
O que encontramos na Ressacada no último sábado foi o que podemos chamar "mais do mesmo". Ninguém questionou o fato do São Paulo ter uma equipe mais qualificada, mas está muito longe de ser imbatível, e mais do que isso, veio com vários desfalques.
O Avaí, mesmo jogando dentro de seu reduto, tem sido um time acanhado, medroso, muito recuado, respeitando demais o adversário. Um amontoado de jogadores que parecem não conhecer a história do clube.
Aliás, seria de se questionar onde ficou aquele time que sobrou no Catarinense. É lógico que reconheço o nível muito mais elevado da Série A, mas questiono, sim, o desempenho de quem já vimos jogar muito mais futebol...
IRRESPONSABILIDADE
Na Bom dia, Azurras de ontem diferente do que costumo escrever, teci algumas críticas ao árbitro potiguar Caio Max Augusto Vieira, que caprichou em distribuir cartões para os jogadores do Avaí, quatro, para Ricardo Thalheimer, Betão, Brenner e Luan Pereira.
Porém, por mais que não tenha gostado da atuação do árbitro, é inadmissível que o atacante Brenner tenha levado o terceiro cartão amarelo em seu terceiro jogo pelo Leão, o que lhe deixa fora da importante partida de quinta-feira.
Diga-se de passagem, o cartão de Brenner foi num lance favorável ao Avaí, onde o capitão Betão já havia sido advertido por reclamação. O atacante também reclamou e acabou levando o seu...
Será que Brenner "amarelou" para não enfrentar o Palmeiras?
BOLA ROLANDO
A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A será concluída na noite de hoje com uma partida isolada, Goiás x Chapecoense, no Serra Dourada, em Goiânia, às 20 horas.
A partida não altera a zona de rebaixamento, que hoje tem três equipes vindas da Série B do ano passado, Fortaleza, CSA e Avaí, além do Vasco da Gama. Porém, a "degola" foi alterada no confronto direto, Grêmio 1x0 Fortaleza, com o time gaúcho trocando de posição com o tricolor cearense.
Até por uma questão de pontuação, o melhor resultado para o Leão é que haja empate na partida de Goiás, visto que o time da casa está com 9 pontos ganhos, na 12ª colocação, com uma partida a menos, enquanto a Chapecoense tem 7 pontos, estando na 15ª posição.
RODADA RUIM PARA O AVAÍ
Se fizermos um paralelo em relação a rodada passada, a 8ª rodada foi muito ruim para o Avaí, que estava na 19ª colocação com a mesma pontuação do Vasco da Gama, o lanterna, 3 pontos ganhos.
Ocorre que o time carioca bateu o Internacional na sexta-feira e chegou ao 6 pontos ganhos. O empate com o São Paulo fez o Avaí somar apenas um ponto, chegando aos 4, mas insuficiente para recuperar posição.
A rodada só não foi pior porque o CSA, outro integrante da zona de rebaixamento, perdeu em Maceió, para o Botafogo, seguindo com seus 6 pontos ganhos.
Ao menos durante a Copa América, o Avaí já tem seu destino traçado, ficar entre os quatro últimos. Para deixar a zona de rebaixamento, o Leão precisa de ao menos duas rodadas perfeitas.
NADA É IMPOSSÍVEL
Ainda que a lanterna da competição não seja exatamente o lugar que gostaríamos de estar, bem pelo contrário, há que se entender que o Avaí deixou escapar dentro da Ressacada a chance de estar num situação mais cômoda.
Nem me refiro ao jogo de sábado contra o São Paulo, reconhecidamente um elenco mais caro e qualificado que do Leão, mas no empate com o CSA, e ainda na virada que acabou em derrota para o Ceará.
Sim, caso tivesse vencido esses dois jogos, era a possibilidade de estarmos na mesma colocação do Goiás...
O JEJUM DE GENINHO
Comentei semana passada neste espaço da Bom dia, Azurras, que se não vencesse o Internacional na 7ª rodada, o técnico Geninho chegaria ao lamentável número de dez jogos sem vencer nos 90 minutos, e mais que isso, dois meses sem saber o que é vitória, que agora onze jogos em jejum...
Para dirimir dúvidas, vale lembrar que a última vitória do Avaí sob o comando de Geninho aconteceu no dia 4 de abril, Brusque 0x4 Avaí, ou seja, passamos de dois meses, ainda que se considere a vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense...
Para dirimir dúvidas, vale lembrar que a última vitória do Avaí sob o comando de Geninho aconteceu no dia 4 de abril, Brusque 0x4 Avaí, ou seja, passamos de dois meses, ainda que se considere a vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense...
Curiosamente, em sua primeira passagem pelo Sul da Ilha, em 2014, Geninho também conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro, mas sucumbiu no Catarinense de 2015, ao perder para o Guarani, 5 a 3, em Palhoça, quando ele pediu demissão.
Agora, novo acesso ano passado e o título do Catarinense, que estava longe da Ressacada desde 2012. Não tenho dúvidas de que Geninho tem crédito, mas é preciso detectar a razão pela qual a equipe não está acertando na Série A.








Bastante relevante a opinião inserida na postagem quando menciona: "O Avaí, mesmo jogando dentro de seu reduto, tem sido um time acanhado, medroso, muito recuado, respeitando demais o adversário. Um amontoado de jogadores que parecem não conhecer a história do clube". Concordo com essa opinião e acho que já passou da hora do nosso treinador - Eugênio Machado Souto - mexer com o brio dos nossos jogadores e fazer a substituição mais coerente e esperada neste campeonato: a saída da passividade para a entrada da ousadia.
http://portalmakingof.com.br/avai-vai-reclamar-novamente-da-nsc
Na Fox Radio Sport acabaram de dizer que o time do Avaí é horroroso, será que a Diretoria vai emitir mais uma nota de repúdio ou vai correr para reforçar o time?
Ney LF,
Creio que teu comentário não faz sentido, apenas estás demonstrando revanchismo, razões pelas quais fica fácil deduzir...
Qualquer um de rádio ou TV pode tecer o comentário que bem entenda sobre o Avaí, e até o Figueirense. Todos tem direito de opinar e criticar, mas não denegrir ou ofender a instituição. Simples assim.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.