terça-feira, 18 de junho de 2019

Bom dia, Azurras - nº 3.320

GENINHO ESTÁ FORA DO AVAÍ
Mais uma vez o técnico Geninho deixou o Avaí. Depois de um ano e 28 dias, o acesso para a elite do futebol brasileiro, bem como o título de campeão Catarinense não foram suficientes para segurar sua permanência após a pífia participação nas primeiras nove rodadas do Campeonato Brasileiro, onde o Leão amarga a lanterna da competição.

Tal qual ocorreu em 2015, após conseguir o acesso para a Série A, Eugênio Machado Souto não resistiu à péssima campanha no estadual, pedindo demissão após a derrota para o Guarani de Palhoça, que o Leão chegou aos 2 a 0 no placar, mas permitiu uma virada para 5 a 2, com o placar final terminando em 5 a 3 para o Bugre.

Geninho está fora, mas os problemas do Avaí seria apenas o técnico? Seriam os jogadores com suas respectivas falta de qualidade? Seria a ineficiência de um departamento de futebol? Seriam os dirigentes, que não estão ousando em reforços? São tantos questionamentos e nenhuma resposta...

O que está acontecendo no Sul da Ilha merece uma profunda reflexão, muito mais que a simples substituição do comando técnico da equipe. O Avaí precisa rever todo o planejamento, se é que ele houve, para esta Série A, sob pena de termos o ano abreviado muito rapidamente... 




EU AVISEI
Venho reiteradas vezes comentando nesse  espaço sobre a "fritura" do técnico Geninho, e nem é preciso ser "gênio" para descobrir de onde ela vinha. Comentei que bastava visitar as redes sociais que o torcedor avaiano, ou algum dirigente desavisado, descobriria...

Mas as coisas não são por acaso. Além de sua sequência ruim, a última vitória sob seu comando foi em 3 de abril, Brusque 0x4 Avaí, e de lá pra cá, a eliminação da Copa do Brasil, bem como as nove partidas sem vencer na Série A, além da incomoda lanterna.

Somados aos resultados, havia também um problema no vestiário, com o técnico sendo considerado muito turrão pelos jogadores, com alguns atritos visíveis, como era o relacionamento com André Moritz.




INCOMODAÇÃO
Na Bom dia, Azurras de sexta-feira passada, após a derrota para o Palmeiras, escrevi que nem havia assistido ao jogo em função da escalação do Avaí: 


"No entanto, muito antes da bola rolar, eu já havia decidido que não colocaria meus olhos na telinha, nem mesmo nutri qualquer expectativa por um resultado positivo, nem mesmo um empate...

A razão é bem clara: na tarde de ontem, enquanto o mandatário fazia pose em entrevista para Polidoro Júnior, na CBN Diário davam a escalação da equipe, sem erros, o que por si só mostra a "Casa da Mãe Joana" que está virado o Sul da Ilha..."
...
"Na escalação da equipe, um show de absurdos, que motiva qualquer um a buscar outro entretenimento, ao mesmo tempo em que revela o caráter de muitos safados que estão trabalhando no Sul da Ilha..."

Ninguém, em sã consciência, poderia admitir aquele escalação usada por Geninho...




INEFICIÊNCIA
Ao que parece, e os dados não me deixam mentir, o departamento de futebol do Avaí é extremamente inoperante. Além de contratar muito mal, não consegue apagar aquele "fogo amigo" no vestiário do clube, fato que se agravou nas últimas rodadas. 

Não estou pedindo que sejam babás de jogadores, mas que ao menos façam por merecer seus salários, ao invés de ir para frente das câmeras apenas na hora boa...

Obviamente que Geninho tem uma boa parcela de culpa nesse atual vexame avaiano, mas não vamos nos enganar, tem muita gente chupando sangue no Sul da Ilha, sem dar retorno ao clube.





DATA ALTERADA
O que inicialmente estava programado para quinta-feira, na tarde de ontem acabou ganhando uma nova versão oficial: o Avaí fará sua intertemporada em Águas Mornas a partir da próxima segunda-feira, dia 24.

Aliás, quando surgiu a postagem elaborada pelo Avaí, que reproduzi AQUI, clique e confira, um quero-quero soprou lá de Palhoça que teríamos uma novidade bombástica no Sul da Ilha...

Comecei a matutar, e antes mesmo do anúncio da saída de Geninho, fiz esta postagem AQUI, relembrando sua queda em 2015...

Como todos sabiam, o Avaí faria um Campeonato Brasileiro procurando se manter na competição para 2020. Geninho saiu, mas o objetivo permanece o mesmo.




ESPECULAÇÕES
Como já perdi a fé e a boa vontade com esse pessoal do departamento de futebol, não vou criar nenhuma expectativa sobre os possíveis dois reforços, que até mesmo Geninho disse que estão chegando... 

Agora, além de termos que procurar que jogue bola, temos que achar também aquele que os comande, que deve mesmo ser Alberto Valentim, conforme divulgou o FloripAvaianos, que reproduzimos AQUI...

Pelo que li nas redes sociais, quanto a lista de possíveis reforços é quilométrica... 




AÇÃO RÁPIDA
A transferência da intertemporada, da ida para Águas Mornas na próxima segunda-feira, foi apenas para se ganhar tempo e arrumar a casa. Alberto Valentim ainda não assinou com o Avaí, mas é o nome que está sendo aguardado no Sul da Ilha.

Além dele, ao menos os nomes de dois reforços devem estar chegando junto, tudo fruto das conversas de semana passada em São Paulo, quando Battistotti anunciou ao Polidoro Júnior que teria acertado uma parceria com um novo empresário.

Vamos aguardar.





Saudações AvAiAnAs!

9 Comentários:

Aldojan disse...

André, bom dia!

Confesso que estava com medo dessa "demissão" não acontecer agora mas sim só depois do retorno da Copa América, pois bem, antes tarde do que nunca, acho que depois do jogo contra o Ceará tal atitude já poderia ter sido tomada.
Como já falamos aqui, Geninho não é o único culpado, cabe mais gente nessa "barca" inclusive os chupadores de sangue como você bem disse.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos mas de momento era o que precisava ter sido feito, aliás não fizeram mais do que a obrigação em ter tomado tal atitude. Fica aqui o meu agradecimento e o meu respeito pelo profissional Geninho que mais uma vez marcou seu nome na história no clube e que teve a honra de ajudar a diretoria nesse processo de mudança, pelo que andam falando mais uma vez ele reconheceu que não tinha mais como contribuir e colocou o cargo à disposição, coisa que poucos fariam, parabéns pra ele.
Se realmente fechou com o Valetim, espero que a diretoria apresente reforços para ele no pacote de promessas. O novo comandante terá três semanas para trabalhar, conhecer o grupo e principalmente receber reforços, nem tudo está perdido no reino encantado da Ressacada, o torcedor acorda hoje com o mínimo de esperança que dias melhores virão.

Abraços

Eron disse...

Com esse time não tem técnico que de jeito. Nem com reza brava

Carlos avaiano disse...

Bom dia
O avai marcou uma viagem de "CARRO" em novembro de 2018 para a serie A de 2019.
Logo após, sua equipe de diretores entraram em férias, sem se tocarem que precisariam levar este "CARRO" para a revisão, pois a viagem seria dura e desgastante.
Chegou o dia da viagem, e o "CARRO" partiu com seu motorista tendo que dirigir com as peças desgastadas pneus com meia vida, óleo vencido, balanceamento irregular, etc.
Ai durante os primeiros "9" kM da viagem, o "CARRO" não suportou as curvas fechadas, subidas de serras, irregularidades na pista, ai o "CARRO" começou a ficar capenga saindo da pista, e sem força nas subidas, e seu motorista perdido tentando levar o carro até onde desse.

Só pra lembrar, ano passado queriam a cabeça do Rogério Sene no fortaleza, a diretoria bateu pé não demitiu, e o resultado todos nós sabemos.

Raniere disse...

André, foi uma decisão acertada. Na minha opinião, a situação de Geninho estava insustentável desde a derrota para o Ceará.
É indiscutível a contribuição de Geninho para o Avaí, mas futebol é resultado e nem precisa desenhar a situação na tabela para explicar o momento do clube.
Se confirmar o técnico Valentim, que é da nova geração, a situação poderá ser vista sob um perspectiva diferente, que pode apontar onde efetivamente estão os erros e corrigi-los (ou minimizá-los). A troca de treinador não resolverá todos os problemas, mas o novo treinador é peça chave no momento, pois precisará conhecer melhor o material humano que tem nas mãos para, posteriormente, solicitar contratações pontuais.
Esta mudança era necessária.
Grande abraço.

Paulo disse...

Como o galo corrido consegue divulgar as notícias antes do Avaí?

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Pergunta pro Carlos Alberto Ferreira...
Da mesma forma o Janniter divulga as escalações um dia antes dos jogos, bem como os relacionados...

ney.lf disse...

Não acredito na recuperação, para escapar teremos que vencer 50% dos jogos que faltam. Isto com este plantel, mesmo com 3 reforços e não contratações, acho impossível. Comecem o planejamento para a série B e, se o Valentim realmente vier, façam contrato até final de 2020, é um bom nome

Rosalbo Júnior disse...

Gostei do novo técnico.... vai dar certo!

GeorgeAB disse...

Tchau Geninho, obrigado pelo acesso e titulo, obviamente deixou a desejar nas indicacoes, escalacoes e campanha na serie A!
Seja bem vindo Valentim, e que venha com ótimas contratacoes!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo