quinta-feira, 13 de junho de 2019

Sem cumprir o que foi dito

Durante todo o Campeonato Catarinense, o Avaí sobrou na competição: melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo de gols, saldo de gols maior que os gols pró de qualquer equipe, artilheiro da competição, enfim, uma série sem fim de muitos adjetivos que classificaram o clube do Sul da Ilha como o melhor do certame, um legítimo campeão.
Ainda que orgulhosos do que estávamos vendo, a Nação Avaiana não se deixou enganar, e era lugar comum em qualquer conversa de que para o Campeonato Brasileiro era preciso alguns reforços pontuais. Mas, afinal, o que fez a direção do Avaí para a Série A?
Como mencionamos ao longo dos últimos dias, o discurso vazio divulgado desde de dezembro passado, com intermináveis entrevistas repetitivas, acabou não acontecendo. Aquela tal história de "não fazer loucuras" e terminar a gestão sem dívidas, pode sair mais caro do que se pensa por atitudes covardes e comuns, de quem não tenta almejar algo maior numa competição, se não apenas e tão somente sua permanência.
Quando começou o Brasileiro, o fato de jogar para não cair, difundido pelos quatro cantos da Ressacada, não passou de falação sem consistência porque não se deram ao trabalho de tentar corrigir aqueles erros apontados durante a maré favorável do Catarinense, repetindo os mesmos erros das últimas temporadas em que o Avaí esteve na Série A, 2015 e 2017.
Ninguém aqui está querendo inventar a roda, e quando olhamos para os nossos concorrentes, percebe-se que todos estão contratando, todos, de alguma forma, estão fazendo dívidas, mas não está escrito que tais dívidas não serão honradas. Ter superavit ou déficit numa temporada, vai da forma como alguns gastam seus recursos, mas sem nunca esquecer do objetivo do clube, que é o futebol.
No Avaí, infelizmente, não se vê isto acontecer. Não podemos criticar quem quer fazer economia para pagar as dívidas, mas soa no mínimo muito estranho que o pouco recurso destinado ao futebol tenha sido gasto para contratar jogadores com nível semelhante aos que temos nas categorias de base, e não por acaso estão figurando entre os titulares na atual equipe.
Quem quer fazer economia, e parece que este é o caso no Sul da Ilha, deve pensar nos passos que dá, nas palavras que usa. Quem quer fazer economia precisa tomar conta da casa, não deixa a torneira pingando, achando que isso é normal porque não é, daqui a pouco ela vai faltar...

Como salientei ontem nesse espaço, ainda há tempo para mudar o rumo dessa prosa, mas os dirigentes avaianos precisam mudar essa retórica covarde e enganadora, partindo para reforçar a equipe, se ainda quiserem alimentar o sonho de ter o próximo ano na elite do futebol brasileiro, ou, se assim não o fizerem, que assumam seus erros cometidos desde as barbaridades ditas de dezembro para cá, planejando a Série B do ano que vem. Simples assim.

3 Comentários:

Carlos avaiano disse...

O que se percebe, é ofato do avai estar precisando de um empurrãozinho pra se solidificar e tornar se grande no cenário nacional, e isso vai acontecer com duas grandes contratações,dois reforços de peso:
1- um presidente que entenda de futebol alem ada administração e co coragem em investir corretamente sem falir o clube

2-um gerente de futebol com cancha na área esportiva, o bam bam que saiba contratar atleta diferenciado que não tenha na base do clube.

Chega de participar por participar, que se faça uma limpa neste departamento arcaico.

hoje não tem treino põe a turma pra ver o futebol feminino.

Jean Carlos disse...

Perfeito Carlos. Pra mim esse é o maior erro do Avaí. Nem acho que o presidente tenha que entender de futebol, mas ele precisa se cercar de quem saiba. O que o presidente não pode é ser tão mão de vaca. Seguir com o Joceli pra série A. Erro infantil eu diria.

Roberto Wendhausen (BettoRW) disse...

E o presidente dizendo que vai trazer dois atacantes, pra essa parada do campeonato, em Águas Mornas... pra quem fala o tempo todo em austeridade financeira, já com plantel que está aí, quantidade não é solução!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo