terça-feira, 30 de julho de 2019

Avaí x Libertad, no aniversário de 50 anos

No dia 1º de setembro de 1973, data comemorativa  aos 50 anos de fundação do Avaí, uma missa foi a única solenidade realizada. A grande festa aconteceu no dia 7, quando o Avaí realizou um amistoso internacional contra o Libertad. O time paraguaio foi o primeiro  clube estrangeiro enfrentado pelo Avaí, no já distante ano de 1942, quando o Avaí venceu os paraguaios por 3 a 1, no estádio Adolfo Konder.

O jogo do cinquentenário seria realizado às 15h, no Orlando Scarpelli, com portões abertos. No entanto, o Figueirense negou-se a ceder o estádio, alegando que não havia sido comunicado oficialmente. O jogo então foi transferido para o Adolfo Konder, mesmo palco da história de 1942.

A delegação paraguaia aterrissou no aeroporto Hercílio Luz em um avião especial do governo paraguaio. O chefe da delegação  era Nicolas Leoz, vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e diretor do Libertad. Os paraguaios ficaram hospedados no hotel Brüggemann, no Estreito. O técnico, Máspoli, era ex-goleiro do Uruguai e campeão do mundo em 1950, no Maracanã. O amistoso foi possível de ser realizado devido às boas relações políticas do presidente avaiano, que em suas lides parlamentares chegou a conhecer o ditador Alfredo Stroessner. Trinta e um anos depois, o Leão da Ilha voltou a vencer, desta vez por 1 a 0, gol de Toninho.

Amistoso Internacional

1 - Avaí: Jocely Ferreira; Souza, Ari Prudente, Vilela e Orivaldo; Rogério e Zenon; Balduíno (Jaíco), Toninho (Ferreti), Celso e João Carlos. Técnico: Jorge Ferreira

0 - Libertad: Cibilis; Monje, Tabarelli, Riveros e Pedroso; Cañete e Pavon; Salinas, Mesa, Colman e Franco Caselli. Técnico: Máspoli

Fonte: O TIME DA RAÇA: Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube / Adalberto Jorge Klüser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras - Blumenau : Nova Letra, 2014, p. 241.






Nota do Blogueiro: Em 1973, no alto dos meus 12 aninhos de vida, estive nesta partida realizada no saudoso estádio Adolfo Konder. O Avaí com uma camisa toda azul celeste, sim, azul celeste, calção branco e meias brancas. O Libertad com meias e calções pretos e a sua tradicional camisa preta e branca.

Na época, o presidente do Avaí era Fernando Bastos, e estudando comigo no colégio, Curuca, o Fernando Bastos Filho, que acabou ganhando uma camisa do time paraguaio após a partida.

Mas qual a razão desta postagem? Faz parte da história da nossa paixão pra toda vida, mas serve também de homenagem ao clube paraguaio, que hoje completa seus 114 anos de fundação.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo