segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Bom dia, Azurras - nº 3.410

COM MUITOS MÉRITOS
Na Bom dia, Azurras de ontem cheguei a mencionar o otimismo do técnico Alberto Valentim em relação a partida de ontem em Curitiba, e apesar das limitações de acompanhar a partida contra o Athlético Paranaense pelo rádio, acabei sendo salvo pela transmissão das Avaíxonadas através do Facebook.

Se não foi uma partida excepcional, ao menos podemos ver uma equipe muito mais competitiva, muito mais objetiva, querendo vencer, bem de acordo com o otimismo emanado das declarações do treinador avaiano.

Diria que tivemos dois tempos bem distintos. Na primeira etapa, o Avaí foi mais dono da situação, criando boas chances, até abrir o placar através de um golaço de Jonathan, de fora da área, logo aos 13 minutos de jogo, sem chances para o goleiro parananense.

Há que se enaltecer também as atuações do goleiro Vladimir, que na primeira etapa evitou ao menos três chances claras do Furacão original. Ricardo Thalheimer mostrou que a opção de Valentim em deixar Marquinhos Silva no banco foi extremamente correta, sendo inclusive melhor que o capitão Betão nos primeiros 45 minutos.

Outro Leão em campo foi o paraguaio Richard Franco, ainda que de uma maneira geral, toda a equipe avaiana tenha cumprido um bom papel na etapa inicial, principalmente no ataque com a dupla Caio Paulista e Jonathan. Lourenço não rendeu o que vinha fazendo, destoando dos companheiros da base.

Para a segunda etapa, por razões naturais, atrás no placar, o Athlético-PR foi pra cima do Avaí, tentando tirar a diferença, mas as tentativas esbarraram numa defesa segura, onde Betão voltou a fazer uma grande partida, e outra vez tivemos Vladimir sendo fundamental na manutenção do placar.

Ainda que tenha sido mais pressionado pelo Furacão na segunda etapa, há que se ressaltar que o Leão também criou boas chances de ampliar o placar, não se limitando apenas em mantar a vantagem mínima.

O mais importante de tudo, indubitavelmente, não só pelos três pontos, que não tiram o Avaí da última colocação, mas é o fato de que o time de Alberto Valentim se mantém muito vivo na competição, com méritos, contrariando os "secadores de plantão" de que estaríamos rebaixados antes mesmo do final do turno.

Valeu, Leão!




O TIME DE VALENTIM
Errei por muito pouco a escalação do técnico Alberto Valentim para a partida de ontem. O treinador avaiano saiu jogando com Iury na direita e Matheus Barbosa no meio, diferente de Léo e Jonny Mosquera que eu havia "escalado"...

No mais, a mesma equipe que havíamos mencionado, com o Avaí começando a partida com:

Vladimir;
Iury, Ricardo ThalheimerBetão e Igor Fernandes;
Matheus Barbosa, Richard Franco Pedro Castro;
LourençoCaio Paulista Jonathan.

Aliás, com um ou outro ajuste, creio que este é o melhor time que temos para o momento.




OPÇÕES NO BANCO DE RESERVAS
Além do time citado acima, para a partida de ontem em Curitiba, o técnico Alberto Valentim relacionou mais onze jogadores para o jogo da Arena da Baixada, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Clube Athlético Paranaense.

Foram eles:

Goleiro: Lucas Frigeri
Zagueiros: Zé Marcos e Marquinhos Silva
Laterais: Léo, Julinho e Paulinho
Volante: Jonny Mosquera
Meias: Douglas, Gegê
Atacantes: Brenner e Bruno Sávio

Confesso aos amigos que nunca ouvi falar em "Zé Marcos", que também não consta no elenco mostrado no site do clube, mas estava no banco de reservas do Avaí...




SUBSTITUIÇÕES
A primeira alteração no Leão ocorreu no intervalo da partida, quando Léo entrou no lugar de Iury, que saiu em função de uma contusão na mão, quando a partida já estava com vantagem do Avaí1 a 0.

A segunda substituição de Alberto Valentim veio aos 10 minutos da segunda etapa, com o técnico sacando Lourenço e colocando o estreante Jonny Mosquera, até para melhor se defender e suportar a pressão paranaense.

Um pouco mais tarde, aos 22, foi a vez de Jonathan, autor do gol, deixar  o gramado e dar lugar para Julinho.




DESEMPATAMOS
"No Campeonato Brasileiro da Série A, foram 11 confrontos, com  5 vitórias do Avai, um empate e 5 derrotas, com o Leão da Ilha marcando 12 gols e sofrendo 12." Texto extraído da postagem de sábado, "Todos os confrontos entre Athlético-PR e Avaí", clique e confira.

Ao menos na Série A, agora podemos dizer que o Avaí leva vantagem sobre a equipe do Athlético-PR, apesar do clube paranaense ter mais vitórias na maioria dos confrontos...

Como disse ontem, desempatamos essa história, e no futuro, apenas os números serão lembrados, não as escalações, por isso de nada adiante comentarem que o Furacão jogou com time reserva...




BOM ÁRBITRO
Há que se fazer uma correção, e o faço sem qualquer problemas. Escrevi ontem que o mineiro Felipe Fernandes de Lima, 32 anos, natural de Pouso Alegre, professor de educação física, é árbitro de segunda linha. Logicamente, minha afirmação foi em cima de dados, pelas partidas em que ele tem atuado.

No entanto, bom que se diga, teve uma boa atuação, aplicando um cartão amarelo para o atleticano Matheus Rossetto, assim como se corrigiu na marcação do pênalti para o Athlético-PR no final do jogo, anulando a marcação, bem como ao injusto cartão amarelo aplicado em Jonny Mosquera.

Diria que Felipe Fernandes de Lima foi uma grata surpresa, um bom árbitro, que comandou a partida com tranquilidade.




MELHOROU
A rodada só não foi melhor para o Avaí porque o Fluminense também venceu, 1 a 0 no Corinthians, e o clube carioca estava na zona de rebaixamento, onde agora está o Cruzeiro.

De qualquer forma, se semanas atrás afirmei que o Leão precisaria de cinco rodadas perfeitas, hoje o panorama é diferente: em duas rodadas, podemos ousar sair da incômoda posição de lanterna e na zona da degola.

Com 18 pontos ganhos, o Fluminense é a primeira equipe fora da "zona", mas agora o Avaí soma 13 pontos, um a menos que a Chapecoense, três menos que o CSA e cinco menos que o Cruzeiro.




Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Tiago Soares disse...

Por estar trabalhando, nem ao menos consegui ouvir o jogo, mas se crítica quando tem que críticar e se elogia tb quando merece elogios. Nosso técnico mexeu corretamente na escalação (não botaria o Matheus Barbosa, mas aí já é uma convicção tática dele) na torcida que continue essa dubla de zagueiros, assim como torcida que o Brenner encare um banquinho, se o elenco não é bom, não podemos deixar de por os que estão em melhores condições de jogar.

Marcelo r disse...

André.
Fui ao jogo e posso afirmar.
Ricardo fez boa partida sim... mas não superior na primeira etapa ao capitão Betão.
No mais foi sim um jogo onde tiveram garra para segurar o placar.
Nosso goleiro salvou muito.
A torcida que compareceu está de parabéns . Uma pena a equipe ao entrar em campo não saldar a torcida. E nem ao fim da partida.
Apenas um unico jogador no fim foi lá próximo a nossa torcida em um gesto muito legal, Betão foi lá e agradeceu.

GeorgeAB disse...

Tambem fui ao jogo, vi o Matheus Barbosa fazer uma boa partida, fez a bola rodar. Lourenço esteve muito mal, acho que poderia pegar um banquinho tambem, pois seu futebol caiu bastante ultimamente. Um fato que chamou minha atençao foi o condicionento fisico, no segundo tempo alguns jogadores apagaram, especialmente o Caio, que baixava a cabeça e nao acompanhava o time, tanto no ataque quanto na defesa. Destaque positivo para Richard Franco, correu, marcou e foi o jogador que mais apareceu em campo, foi um leão; Betáo tambem fez um bom jogo.
Valeu a vigem!!!

Anônimo disse...

Parece que a equipe encaixou bem o futebol. No jogo em casa só trocaria um dos volantes (Matheus) pelo Luanzinho.

Rosalbo Júnior disse...

e o mais legal ontem? o ataque do time era todo prata da casa!

Jean Carlos disse...

O presidente diz que no primeiro semestre o Avaí lucrou 6 milhões de reais. Será que não era hora de fazer um esforço enquanto temos chances de sair do Z4?

Carlos avaiano disse...

SAIR DO Z4 SIGNIFICA COLOCAR 11 MILHÕES NA CONTA NO MINIMO CASO FIQUE EM DÉCIMO SEXTO.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo