É PRECISO RESGATAR LUAN, by Leonardo Vargas
Acabei de ler no seu blog um comentário do RC na postagem sobre o “Luanzinho precisa novos ares” (clique e confira...
Concordo totalmente com o RC, fui atleta e um episódio voltando de cirurgia de joelho, 9 meses sem jogar, e acabei amargando uma reserva na equipe em que eu estava, e eu era acostumado a ser titular e um dos pilares da equipe até minha lesão, realmente a reserva deprime, não ter sequência da vontade de desistir de tudo.
Às vezes você vê que o cara que esta jogando na sua posição esta com rendimento baixo e mesmo assim o treinador não te dá a oportunidade, isso incomoda, você se sente meio que um lixo.
Por mais profissional que seja, você é pago pra estar no grupo e não pra ser titular, o jogador sabe quando pode render mais do que aquele que esta jogando, e isso vai cada vez mais afundando o psicológico da gente, por mais que você tente se concentrar, se animar, dar seu máximo, o corpo não responde mais, isso realmente acontece.
E no caso do Luan tem um agravante enorme, ele perdeu o irmão prematuramente há pouco tempo, e por mais que o Avaí pague rios de dinheiro pra ele (isso não é o caso), a perda do irmão (ele tinha sonho de jogar junto do irmão dele, lembro ele falando isso em entrevistas), ainda pode estar atrapalhando em alguns aspectos...
Entra um jogo, vai bem, no próximo não joga, dali 3-4 jogos tem outra oportunidade, já não vai tão bem, e aí a cobrança em cima dele é um pouquinho exagerada por tudo que ele passou e inclusive pela idade dele.
Como atleta que fui, professor formado de Educação Física, ainda acredito muito no potencial do Luan, mas é necessário primeiro cuidar da pessoa Luan, que parece desmotivado, e isso será feito com acompanhamento psicológico, entradas em jogos seguidos, titularidade quando tiver alguém suspenso em sua posição, e aí se ele merecer titularidade.
Talvez, e só talvez, um empréstimo pra algum time de outro estadual ano que vem ou mesmo da série B ainda esse ano, pode resgatá-lo, apesar de que acredito que ele ainda possa ser resgatado nesse nosso time atual e nesta serie A.
Abraço,
* Leonardo Vargas é associado do Avaí. Foto acima: reprodução da TV








ASSINO. - RC
Perfeito o comentário.
Não entendo o porquê do desdém da diretoria e comissão técnica do Avaí com o Luan. Parece algo pessoal. Inclusive parece que vários torcedores aceitam essa falácia de que ele não tem vontade, de que faz corpo mole no treino, etc., como se fosse verdade absoluta. Ele joga poucos minutos (quando joga) e já se decreta que não serve e que está sem vontade.
Alguns dizem que até no sub-23 ele não mostra nada. Sobre isso não tenho o que dizer, pois não estou indo aos jogos do sub-23. Mas me pergunto qual seria a motivação em jogar em um campeonato como a copa SC? Até os públicos divulgados mostram o quão desinteressante essa competição é atualmente. Além disso, cada jogador tem sua característica, nem todos são vibrantes e vão dar carrinho ou serão intensos o tempo todo. Pelo menos para mim, o mais importante para um meia armador é ter qualidade de passe, fazer o time jogar e colocar os companheiros em condição de finalizar para o gol.
Por isso, concordo plenamente que se deve dar oportunidades reais ao Luan na equipe profissional, como disse o Leonardo Vargas.
Luan só tem 19 anos, pode amadurecer se ganhar confiança e ritmo de jogo. Acredito que se deva insistir com ele na Série A, pelo menos uns 7 jogos seguidos (saindo jogando ou entrando no intervalo), tendo com ele a paciência que tiveram com outros "atletas" que não estavam jogando nada e ainda cometiam erros.
Aí caso ele não corresponda e apresente o mesmo rendimento fraco do Brenner (por exemplo), então pode ser emprestado ou negociado em definitivo.
João Jr.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.