terça-feira, 1 de outubro de 2019

Bom dia, Azurras - nº 3.425

PÕE NA CONTA DE VALENTIM
Até em razão das "novidades" do trânsito em direção ao Sul da Ilha, principalmente para a Ressacada e no novo terminal do aeroporto, tratei de chegar cedo para a partida Avaí x Bahia, participando daquela tradicional confraternização no entorno do nosso belo reduto...

Diante disso, equivale a dizer que nada ouvi sobre a escalação da equipe, só tomando conhecimento quando, já dentro do estádio, os auto-falantes anunciaram quem começaria jogando. Ao ouvir o nome de Matheus Barbosa, a torcida avaiana se manifestou com uma sonora vaia, que estava no aquecimento no campo, o que deve ter deixado o jovem jogador mais inseguro do que nunca...

Quando a bola rolou, era notório que o técnico Alberto Valentim havia feito escolhas erradas, inclusive no que diz respeito ao Matheus Barbosa...

A superioridade técnica do elenco do Bahia ficou visível nos primeiros minutos de jogo. O primeiro gol, com o Tricolor baiano melhor em campo, surgiu aos 24 minutos, com Élber recebendo na entrada da área, diante de cinco "estátuas" avaianas, fuzilando o gol de Lucas Frigeri e abrindo o placar: Bahia 1 a 0.

O segundo gol não demorou. Dois minutos depois, Nino Paraíba, sim, ele mesmo, recebeu pela direita e chutou. A bola bateu em Igor Fernandes, encobrindo Frigeri: Bahia 2 a 0.

Inegável que o Bahia foi melhor na primeira etapa, mas o placar poderia ser diferente se Matheus Barbosa não tivesse sido tão frouxo, após receber uma bola de Jonathan, estando de frente para o gol, dentro da grande área. Ao invés de chutar, passou para Lourenço, em posição irregular, que chutou, e no rebote o próprio Matheus Barbosa colocou para a rede baiana, mas gol corretamente anulado.

Para a segunda etapa, Valentim sacou duas peças, Pedro Castro e Matheus Barbosa, colocando Jonny Mosquera e Douglas. E tivemos um outro time, mais consistente, mais brigador, com melhor toque de bola...

Apesar disso, e mesmo tendo boas chances para descontar, o Avaí não logrou êxito em suas finalizações. Mesmo assim, não há o que reclamar da derrota, já que o Bahia sobrou em campo. De se lamentar apenas que Valentim esteja custando tanto para reconhecer melhores opções para a equipe...




O TIME DE VALENTIM
Já escrevi outras vezes, respeito o trabalho do técnico Alberto Valentim, ainda que não concorde com suas opções. Ontem foi mais um exemplo, quando ele colocou em campo o Avaí com:

Lucas Frigeri
Léo, Ricardo Thalheimer, Betão e Igor Fernandes
Pedro Castro, Matheus Barbosa e Richard Franco
Caio Paulista, Jonathan e Lourenço




OPÇÕES NO BANCO DE RESERVAS
Além do time citado acima, para a partida de ontem na Ressacada, o técnico Alberto Valentim relacionou mais doze jogadores para o jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Esporte Clube Bahia.

Foram eles:

Goleiro: Glédson
Zagueiro: Eduardo Kunde
Laterais: Iury e Paulinho
Volantes: Jonny Mosquera e Luanderson
Meias: Douglas, Gegê e João Paulo
Atacantes: Brenner, Bruno Sávio e Gustavo Ferrareis




SUBSTITUIÇÕES
As primeiras alterações no Leão ocorreram no intervalo da partida, quando Jonny Mosquera e Douglas entraram nos lugares de Pedro Castro e Matheus Barbosaquando a partida já estava com vantagem do Bahia2 a 0.

A terceira substituição de Alberto Valentim veio aos 21 minutos da segunda etapa, com o técnico sacando Lourenço e colocando o Gegê, até para dar mais um gás para a criação do meio campo do Leão, mas sem surtir o efeito desejado...




COMPLICADO
A rodada começou muito boa para o Avaí, mas como escrevi no domingo e ontem, os resultados da 22ª rodada só seriam efetivamente favoráveis ao Leão se ele tivesse feito o seu dever de casa...

Não fez...

E por não ter feito, terá pela frente a árdua incumbência de enfrentar CSA, fora de casa, Vasco da Gama, na Ressacada, e Ceará, fora, precisando vencer, até porque são confrontos diretos...




PUNIÇÃO
Ao que parece, o que estamos acompanhando nos jogos do Avaí é um enorme castigo pela péssima formação do elenco. Sem querer cair no lugar comum, o elenco deste ano na Série A é pior que aquele que conquistou o acesso no ano passado na Série B...

Ainda que o Avaí respire dentro da competição, literalmente nivelada por baixo, é importante ser criterioso e começar a pensar na temporada de 2020, com um patamar orçamental muito aquém do que tivemos este ano...

Por oportuno, baseado no atual elenco, vejo o Avaí com Jonathan e mais dez, se é que me entende...

Nas próximas três partidas, teremos a definição do que nos espera nesta competição...





Saudações AvAiAnAs!

16 Comentários:

Tiago Soares disse...

Li que o Cruzeiro tá tentando parcelar a dívida que tem de multa contratual com o Rogério Ceni que é de quase 2 milhões de reais. Deve ser por isso que estamos com esse técnico sem noção ainda, pq se não for isso, a "tansise" dos nossos dirigentes é maior do que pensávamos.

Marcos Aurélio disse...

Bom dia, por falar em péssima formação do elenco, o Avaí contratou nós últimos dias, um jogador q está sem jogar desde agosto 2018 , por ter feito uma cirurgia no joelho e estava encostado no Vasco.

Marcelo r disse...

Já fiz este comentário antes...
só fazemos frente ou melhor sofremos para ganhar, de adversários com elencos poupados... ou seja time reserva. conseguimos empatar ou vencer por placa mínimo e sofrendo.
com elencos completos ou superiores minimamente...perdemos e não demonstramos força.
estamos como figurantes em um torneio que o presidente jogou fora... iludindo o torcedor, em pelo menos permanecer na série A...

GeorgeAB disse...

Elenco fraquissimo, técnico covarde e teimoso!
Time mal escalado, acovardado jogando em casa e precisando vencer.
Lourenço e Caio Paulista nao passam de jogadores esforçados, sem recursos para serem titulares numa série A, basta ver quantos gols os dois "garotos da base" fizeram.
O Alberto Covardim consegue ser ridiculo e irritanteante, antes, durante e depois do jogo (entrevista).
O grande culpado todos sabem quem é, aquele arrogante e dono de uma soberba incrível, que adora usar o "Eu" em tudo que fala.

Carlos avaiano disse...

O pior, é que valentim vai embora, depois de usar o clube como cobaia e estágio, e nós ficaremos com a coleção de resultados humilhantes sobre os olhares daquele que não comete LOUCURAS, pois para ele vexames humilhações dentro de campo não tem importância, o que não pode é deixar de pagar em dia, como se não fosse obrigação de todo patrão.

LUGO disse...

Não vi no Bahia essa equipe que todos estão enaltecendo. As facilidades que encontrou foi por conta das nossas limitações, leia-se Mateus Barbosa e Pedro Castro, mais especificamente. Parte da culpa de tudo isso é do Geninho. Foi ele quem assinou embaixo da formação desse elenco, não só quando da contratação de jogadores, mas quando não trabalhou uma equipe mais qualificada, dentro das próprias limitações do elenco. Uma equipe para se ajustar precisa que os componentes joguem junto e errem juntos, para poderem acertar juntos. A responsabilidade de Valentim está no fato de não querer se comprometer com o insucesso e continuar a propagar a ideia de que o que vinha sendo feito estava certo e que não há o que fazer diferente. Ai está a mediocridade, que veio do Geninho e foi adotada pelo Valentim.
A imprensa, alguns torcedores e até mesmo comentaristas aqui no blog defendem Pedro Castro pela sua regularidade, na minha época de escola precisava ser satisfatório para passar de ano, regular reprovava e Pedro Castro é regular para menos. Se o conceito de regular, no caso dele, é dado por jogar todas as partidas, esse conceito tem que ser revisto. Um jogador de contenção que não recebe um cartão amarelo ou, até mesmo, é expulso algumas vezes, por necessidade do jogo, ainda mais quando sua equipe só perde, muitos problemas tem. Sem contar todas as deficiências quanto o assunto é armar o ataque, como já venho comentando aqui. Mas especificamente a dificuldade de passe e de condução de bola. Tudo ficou mais gritante aos olhos, ontem, pois o Bahia deu muito espaço para que o meio de campo jogasse e foi ai que a nenhuma qualificação se destacou.
Não posso concordar com quem diz que Caio Paulista e outros jogadores não tem condições de jogar série A, olhemos para as outras equipe e veremos que em muitas delas há jogadores que passaram pelo Avai, ainda muito tenros e que agora são ícones onde atuam.
Se há incapazes, estes estão do lado de fora das quatro linhas, a fazer escolhas baseadas em seus medos.

Leandro disse...

faz um tempo já que está bem chato assistir aos jogos do avai, fora a falta de criação, é um teste de paciência assistir todas as jogadas serem recuadas, para finalizar com um chutão e devolver a posse de bola ao adversário. Da pra ver que a equipe não é qualificada, mas se pelo menos fosse bem treinada... Ta triste, me preocupa é cair e nunca mais aparecer no cenário nacional, assim como aconteceu com o America-RN, pior campanha da série A na era dos pontos corridos, até aqui. O avai precisa de pelo menos mais 2 pontos para não "bater" essa lamentável marca.

Anônimo disse...

"Não faremos loucuras" na série B de 2020?

Porque, se seguir o conceito, teremos elenco de série C pra disputar a próxima temporada.

É, ou não é, "loucura", ter no plantel para uma série A:

- Marquinhos Silva
- Igor Fernandes
- Paulinho
- Pedro Castro (titular...!!!)
- Richard Franco (titular...!!!)
- Matheus Barbosa (titular...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
- Ferrareis
- Matheus Mathias
- Julinho
- Brenner(titular por rodadas a fio...!!!)

Um técnico perdido...

É loucura, ou não é, disputar um campeonato contra um Bahia (elenco forte, entrosado, veloz e que não tem medo de botar a perna...) com um ataque de guris que saíram da base ainda ontem???

O Bahia era uma derrota tão certa quanto ultima vergonha na arena do grêmio, sobretudo com um meio de campo de moçoilas que se borra pra encostar no adversário e, pasmem, foi REPETIDO no primeiro tempo de ontem.

Que o treinador use uma venda nos olhos vá lá, tem toupeira em todo time, mas que toda a comissão técnica e até os principais dirigentes do clube também o façam é INADMISSÍVEL!


Rebaixamento com estrelinhas com as maiores PINTAS DE INCOMPETÊNCIA! E eu pensei que o presidente tinha aprendido com o outro rebaixamento dele. Que nada...

Algemiro disse...

Só para lembrar, se perder hoje. A vaca atolou no brejo e não sai mais.
Mito ou verdade

André Tarnowsky Filho disse...

Tiago Soares,

Pelo que consta, Valentim tem contrato até o final da temporada, mas o Avaí deu sinais de que quer renovar...

André Tarnowsky Filho disse...

Algemiro,

Não, tudo passa pelos três próximos jogos. Simples assim.

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos Aurélio,

Sim, muito estranho, e mais estranho ainda se confirmarem que foi indicação de Valentim, que não o utilizou no Vasco da Gama...

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo R.,

Fruto da péssima formação do elenco para esta Série A...

André Tarnowsky Filho disse...

George AB,

Posagora...
Não tenho como discordar das tuas colocações...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

O fato de ser obrigação pagar em dia, nem se discute, mas é preciso enaltecer que no mundo do futebol isto é uma raridade.
Lamentavelmente, perdemos a mão no departamento de futebol...

André Tarnowsky Filho disse...

Leandro,

Creio que estás mais preocupado do que deves...
As partidas contra CSA, Vasco da Gama e Ceará devem determinar nosso destino, permanência ou rebaixamento...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo