segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Bom dia, Azurras - nº 3.438

O SONHO CADA VEZ MAIS DISTANTE
Ainda que o Avaí de Evando Camillato tivesse sido diferente daquele que Alberto Valentim colocava em campo, as duas equipes tiveram algo em comum, que se alastra desde o começo deste Campeonato Brasileiro: a falta de qualidade.

Evando ousou, mudou a escalação, mas ainda como Valentim, não concordei com suas escolhas, começando por escalar Matheus Barbosa, que apesar de ser "patrimônio" do Avaí, não joga mais que Jonny Mosquera.

Outro fato salutar foi restabelecer algo que havia dado certo com Geninho, a ala direita com Lourenço tendo Caio Paulista como companheiro na frente. Não aconteceu o gol, mas estávamos mais vivos por ali. 

Verdade seja dita, o Avaí começou melhor na partida, mas logo foi cedendo terreno ao Ceará, que foi no embalo dos quase 17 mil torcedores. Um jogo aberto, em que as duas equipes chegaram muito perto da abertura do placar, mas que na primeira etapa ficou mesmo no 0 a 0.

Para o segundo tempo, o panorama não mudou, e ambas as equipes tiveram suas oportunidades de gol, mas nada como ocorreu aos 37 minutos, quando Vinicius Araújo desperdiçou chance de concluir, mesmo assim recuperou a jogada e tocou com açúcar e com afeto para Gabriel Lima, entre a marca de pênalti e a pequena área, furar. Na sequência, Richard Franco chutou de qualquer jeito pela linha de fundo...

Um pouco depois, aos 41 minutos, Vinicius Araújo recebeu de Igor Fernandes e marcou para o Leão, mas foi assinalado posição irregular, impedimento...

Claro que apesar de destacar alguns ataques do Avaí, o Ceará deu muito trabalho ao goleiro Vladimir, que fez ótimas defesas livrando o Leão de sofrer uma derrota com placar elástico, mas...

Aos 44 minutos, o castigo para a zaga que perdeu todas as disputas nas bola pelo alto. Em cobrança de escanteio, Vladimir se chocou com um atacante do Ceará e Betão alega ter recebido falta, mas Bergson cabeceou para a rede e Marcelo de Lima Henrique, que não confirmou o gol, foi no embalo do VAR e garantiu a vitória do Vozão, 1 a 0.

O sonho avaiano de seguir na elite do futebol brasileiro em 2020 fica ainda mais distante...




GOL LEGAL
Respeito a opinião de todos, mas sobre o lance do gol, em que Betão ficou reclamando de falta em cima dele e Evando disse que houve falta em Vladimir, vou contrariar ambos, o lance foi legal.

Não se pode ter um goleiro da envergadura de Vladimir, com 1,90 m, 30 anos, que não saiba sair do gol numa cobrança de escanteio, assim como ocorreu no minuto final da partida de ontem. Ele deveria ter dado soco na bola, nos atacantes, mas agarrar ou tirar a bola da área, não se jogar ao chão após o choque com um adversário.

Da mesma forma, creio que Betão precisa rever seus conceitos nesse final de carreira. Não estou pedindo para que seja um zagueiro violento, mas que ao menos não pareça uma "maria-mole" ao disputar uma bola com os adversários.

Não reclamo do gol da vitória do Ceará. Jogada normal, lance legal.




ESTRANHO
A atuação do fuzileiro naval e estudante de sociologia Marcelo de Lima Henriquede 47 anos, carioca do Rio de Janeiro, que pertence ao quadro da CBF. foi no mínimo estranha. Ao notar Vladimir no chão, assim como Betão, o árbitro não validou o gol, não apontou para o meio de campo.

Ao consultar, ou ser chamado pelo VAR, Lima Henrique confirmou o gol de Bergson, sem ao menos ter ido conferir as imagens na telinha disponível na beira do campo...

Creio que, se o árbitro não teve convicção na marcação do gol, ao ponto de não ter apontado para o centro do campo, Marcelo de Lima Henrique deveria, no mínimo, ter consultado as imagens do lance, mas preferiu emprenhar pelo ouvido...




O TIME DE EVANDO
O técnico Evando Camillato fez mistério em sua estreia e acabou surpreendendo, colocando em campo para enfrentar o Ceará no Castelão uma equipe muito modificada, na defesa, no meio de campo e no ataque.

Dessa forma, o Avaí começou a partida com:

Vladimir
LourençoRicardo ThalheimerBetão e Igor Fernandes
Wesley, Richard Franco e Matheus Barbosa
Caio PaulistaVinicius Araújo Igor Goularte.




OPÇÕES NO BANCO DE RESERVAS
Além do time citado acima, para a partida de ontem no Castelão, o técnico Evando Camillato relacionou mais onze jogadores para o jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Ceará Sporting Club.

Foram eles:


Goleiro: Lucas Frigeri
Zagueiro: Zé Marcos
Laterais: Léo e Paulinho
Volantes: Luanderson e Jonny Mosquera
Meia: Gegê, João Paulo e Julinho
Atacantes: Gabriel Lucas e Matheus Lucas

Espero que com Evando, Luan Pereira e Eduardo Kunde sejam reintegrados ao time...




SUBSTITUIÇÕES
A primeira alteração no Leão ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo da partida, quando Evando sacou Igor Goularte, para a entrada de Gabriel Lima, quando o placar ainda estava 0 a 0.

Um pouco mais tarde, aos 26 minutos, foi a vez de Matheus Barbosa deixar o campo para a entrada de Jonny Mosquera, com o placar ainda no 0 a 0.

A terceira e última substituição de Evando Camillato veio aos 32 minutos, com o técnico sacando Wesley e colocando o João Paulo, até para dar mais um gás para a criação no Leão...




COMPLICOU GERAL
Faltam 13 rodadas, e agora para conseguir deixar a zona de rebaixamento, o Avaí precisa de quatro rodadas perfeitas, até porque com três rodadas, empataria com o Ceará, mas ficaria na zona da degola em função do número de vitórias...

Como cada clube procura um lugar ao sol, o Avaí termina a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro na 19ª colocação, com 17 pontos ganhos, 9 a menos que o Ceará, que tem 26 pontos ganhos.

O maior pecado do Leão foi não ter pontudo contra adversários diretos, caso do Ceará, para quem perdeu 6 pontos em dois confrontos.

O futuro é sinistro, ao menos é o que se pode dizer das próximas cinco rodadas, a saber:

1) 17/10 - Internacional - Ressacada
2) 20/10 - São Paulo - Morumbi - São Paulo/SP
3) 27/10 - Palmeiras - Ressacada
4) 30/10 - Fortaleza - Ressacada
5) 03/11 - Goiás - Serra Dourada - Goiânia/SP




PLANO "B"
Creio que já passou da hora do Avaí começar a planejar o ano de 2020. Indubitavelmente, a matemática ainda possibilita alguns devaneios, mas sendo bem franco, melhor começar a fazer uma depuração no elenco...

O que vier a partir de agora, em termos de pontuação e de vitórias, é lucro, e preferencialmente, que o Leão siga à frente da Chapecoense, nosso adversário na 34ª rodada...

Pontuar onde der e depuração do elenco...

Mãos à obra!




Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Raniere disse...

André, acho que houve sacanagem, por parte do VAR e do árbitro, mas não podemos culpá-los totalmente por mais uma derrota do Avaí.
Não foi o VAR que errou em bola dentro da área, quando estava 0 a 0.
Não foi o VAR que fez os jogadores avaianos errarem passes em demasia (como em todo o campeonato).
Não foi o VAR que impôs a titularidade de MB.
Não foi o VAR que proibiu jogador avaiano de acertar um chute a gol.
Não foi o VAR que obrigou o time a sofrer com jogada aérea na sua defesa.
Não foi o VAR que contratou este elenco de péssima qualidade.
A impressão que se tem, quando se assiste aos jogos do Avaí, é que o clube só busca jogadores na "perebolândia".
Existe jogador de alta, média e baixa qualidade no futebol brasileiro. Parece que o Avaí não conseguiu sequer ultrapassar o teto da baixa qualidade....
Grande abraço.

Pablo Antony disse...

O lado bom do jogo: Mais uma vez ontem, pelo na minha opinião, ficou claro que temos boas opções na base. O Wesley me pareceu muito bom jogador.
O lado ruim: Nossa zaga não ganhou uma jogada pelo alto. Não podíamos ter entregado com o Mateus Barbosa e, o Gabriel Lima... pode esquecer.
Sobre o seu futoro, acredito que o Avaí precisa admitir para si mesmo que a vaca foi pro brejo e começar a pensar no ano que vem. Que aliás, tem que começar já, mandando embora os contratados que não serviram (todos sabem quem são) e dando oportunidade para os da base pegarem experiência. Esta experiência vai nos ajudar no ano quem vem. Experiência tambem que precisa ser adquirida no departamento de futebol. Quem sabe até contratando um novo diretor de futebol com conhecimento no assunto. Não podemos mais errar nem metade do que erramos este ano.
Se fizermos as coisas direitinho com nossa base, contratando poucos mas bons valores, podemos retomar o caminho do sucesso ano que vem.
Pensa bem Avaí!!!

Saudações avaianas!

LUGO disse...

Bom dia. Vou discordar quanto a escalação de Lourenço na ala. Léo é mais efetivo e erra muito menos passes, ale´m de conseguir entrar na área adversária. Lourenço é um bom ocupador de espaço, mas erra muito na bola ofensiva. No mais tudo normal.

Marco Aurélio disse...

Semana passada coloquei que se eu fosse a presidente começaria uma limpa, a começar pelo técnico, pois bem esse se foi, porém colocar o Evandro é sacanagem, esse já deveria ter ido faz tempo, está fazendo hora-extra na ressacada, mais como a incompetência futebolística do nosso presidente, não dá pra exigir muito, não é!

Carlos avaiano disse...

BOA TARDE
a mudança para 2020 já deve começar com um diretor de futebol, um entendido do assunto, para depois começar a limpa no departamento de futebol

Carlos avaiano disse...

Obs: e assim que chegar o novo diretor ou gerente de futebol, comece a mapear os melhores da C pra montar um banco qualificado para os melhores mapeados da B que serão os titulares, façam um pré contrato agora, sem essa de esperar acabar o paulistão de 2020, pois como sempre chegaram atrasados e ficam com as sobras. Que passemos o natal com os onze titulares contratados, façam diferente dos outros anos que nunca funcionou.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo