sábado, 28 de março de 2020

Bom dia, Azurras - nº 3.604

CORONAVÍRUS: QUADRO PREOCUPANTE
Santa Catarina registrou ontem, quinta-feira, 27 de março, mais 14 casos confirmados do COVID-19, pulou de 149 para 163, ou seja, um número dentro de uma média razoável e abaixo do que tivemos ontem, praticamente ficando na média desta semana de quarentena.

Por oportuno, não ocorreu nenhum outro caso de morte causada pelo COVID-19, ficando até agora apenas num paciente de 86 anos, que estava internado num hospital de São José.


Dessa forma, em relação aos números de casos confirmados, temos o seguinte placar:

* 19/03 - QUI - 28
+ 12
* 20/03 - SEX - 40
+ 17
* 21/03 - SÁB - 57
+ 11
* 22/03 - DOM - 68
+ 18
* 23/03 - SEG - 86
+ 23
* 24/03 - TER - 109
+ 13
* 25/03 - QUA - 122
+ 27
* 26/03- QUI - 149
+ 14
* 27/03 - SEX - 163

Vida que segue!




COMPLICADO
"Por outro lado, estranhamente, o número de casos suspeitos em Santa Catarina permaneceu inalterado, e segundo a Secretaria do Estado da Saúde, seguem com os mesmos 325 casos de ontem."

Quem acompanha o Blog do Tarnowsky deve ter notado que escrevemos o parágrafo acima na primeira nota da Bom dia, Azurras de ontem. Da mesma forma, deve achar estranho que na arte do Governo do Estado de hoje não aparecem os números de casos suspeitos...

A explicação é simples, porém, vergonhosa. Os números de casos suspeitos não foi divulgado porque o Estado não tem dado conta de efetuar os exames pela falta do material apropriado para tal.

Ou seja, o que consideramos estranho ontem, na verdade mostra a carência com que se está enfrentando a presente pandemia. Situação vergonhosa e complicada.




SEM JUSTIFICATIVA
Se o quadro é ainda mais crítico do que se apresenta, justamente pela falta de condição de se conseguir examinar outros casos suspeitos, menos ainda se consegue entender as razões que levaram o governador Carlos Moisés da Silva anunciar o planejamento estratégico para as quase todas as atividades, a partir de segunda-feira, dia 30, e outras a partir do dia 1º de abril.

Claro que a economia é importante, que Santa Catarina vem apresentando um relativo controle diante dessa situação caótica, mas parece que a medida governamental não veio na hora mais apropriada, principalmente levando-se em consideração a precariedade com a qual estão trabalhando.




FLORIANÓPOLIS PRORROGA A QUARENTENA
Se o governador Carlos Moisés da Silva resolveu afrouxar as medidas restritivas a partir da próxima semana, em Florianópolis o prefeito Gean Loureiro foi na contramão e prorrogou por mais oito dias as medidas referentes a quarentena, com o novo período se estendendo de 1º de abril ao dia 8.

Ao longo da manhã, aproveitando as artes divulgadas pela Prefeitura Municipal, estaremos reproduzindo as mesmas no Blog do Tarnowsky, mas lembrando por enquanto nada foi alterado, mantendo-se as mesmas restrições da semana passada.




FUTEBOL MAIS LONGE
Qualquer conjectura que se faça sobre a continuidade do futebol brasileiro terá que ser levado em consideração o combate ao COVID-19, sem o qual não há a mínima possibilidade de chutarmos qualquer data para o reinício, até mesmo da nossa competição doméstica.

Como salientei ontem, o Avaí, assim como todos os clubes da Série B, concederam férias de 20 dias para seus respectivos elencos, que poderá ser prorrogada por mais 10 dias, tudo em função do cenário relativo ao coronavírus...

Aliás, a decisão conjunta dos clubes foi no sentido de antecipar as férias de dezembro, mês em que, se tudo der certo, deveremos ter muito futebol...




ATENTO
Sobre a minha decepção estampada numa nota da Bom dia, Azurras de ontem, nada contra as medidas dos clubes diretamente, até porque como já havíamos percebido na última rodada do Catarinense, as torcidas estavam mais preocupadas com a pandemia e pouco compareceram aos estádios, mas sigo atento aos fatos.

Minha decepção dá-se pelo péssimo condicionamento físico do time do Avaí, e aqui isento de qualquer culpa o preparador físico Jaelson Ortiz, bem como seus auxiliares José Carlos Rodrigues Coelho e Léo Fidélis, mas de jogadores que não conseguiram entrar em forma, mesmo tendo chegado ao Sul da Ilha no início de janeiro.

Se já estava ruim treinando esse tempo todo e com 11 jogos disputados, creio que essa paralisação, agora férias, virá para destruir a pouca condição que adquiriram.




SEM ILUSÕES
É bem verdade que o Avaí terminou a primeira fase do Campeonato Catarinense na primeira colocação, e se a competição não retornar, nada mais justo que seja declarado como campeão desta temporada.

Mas com todo o respeito que o elenco avaiano merece, creio que tivemos um desempenho pífio em se tratando de resultados, num campeonato absolutamente medíocre.

Por isso mesmo, não me permito navegar em ilusões, até porque nossa empolgação desmedida com o título do ano passado é que acabou nos levando para uma surra na Série A...

E olha que o time de Geninho, efetivamente, estava sobrando dentro da competição, fato que não ocorre este ano...




COBRANÇA
Apesar da empolgação inicial da Nação Avaiana, e estou incluso, as contratações para este ano geraram mais frustrações do que uma mínima empolgação, ao menos com a bola rolando...

Creio que já passou da hora de haver uma cobrança maior em quem mais gerou expectativas, casos de Rildo, Wesley e Arnaldo. No microfone, as entrevistas são boas, mas esqueceram do que vieram fazer por aqui...

Outros festejados, como Adryan, Kelvin, Vinícius Jaú, chegaram depois e jogaram menos tempo, mas precisam mostrar serviço. Gastón Rodrigues estreou bem, mas segue na reserva e quando tem entrado, acompanha a limitação do time...

Ah! O Avaí está longe de estar pronto para a Série B. Bom olharem com carinho para um zagueiro rápido, as duas laterais, e um primeiro volante de ofício.





Saudações AvAiAnAS!

5 Comentários:

Nelson disse...

André, para de colocar terror na população com estas notícias frias sobre o corona vírus!
Estás sendo influenciado por este prefeitinho cagão que temos aqui e Dória, bichona paulista.
Quando faltar alimentos em supermercados, os caminhoneiros pararem de abastecer o mercado, você vai na prefeitura e pede para o "fala fina"!!

Marco Villaça disse...

É, e a terra deve ser plana e os dinossauros foram plantados na terra para testar a nossa fé...

André Tarnowsky Filho disse...

Nelsinho,

Estás enganado. Se observares as últimas BDA's, notarás que elas tem exatamente o mesmo padrão, principalmente em relação ao que o Governo do Estado publica.
Quem mudou de postura foi o Carlos Moisés, e mais estranhamente ainda, neste sábado, depois de BDA publicada já está pensando em 'mudar a mudança', ou seja, recuar em relação ao planejamento estratégico que divulgou na quinta-feira...

André Tarnowsky Filho disse...

Marco Villaça,

Respeito a opinião de todos. Até acho que não devemos seguir 100% em quarentena, mas é bom não dar chance para o azar, até porque as condições assistenciais do governo são precárias, nosso setor hospitalar é vergonhoso.

Marco Villaça disse...

Andre,
Concordo em respeitar a opinião de todos. Mas usar certos termos não configura respeito.
Não aceitar a opinião da ciência representa a volta ao obscurantismo. E sabemos muito bem onde isto vai acabar.
Abraços.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo