terça-feira, 14 de abril de 2020

Bom dia, Azurras - nº 3.621

CORONAVÍRUS: SEM TRÉGUA
A segunda-feira veio para mostrar que o combate ao COVID-19 ainda está muito longe do fim em Santa Catarina. Lamentavelmente, onde foram registrados mais duas mortes causadas pelo coronavírus, chegando agora ao total de 26 óbitos, num combate que parece estar longe do fim, com o vírus não querendo dar trégua.

Apesar de números serem alarmantes, diria que podem ficar ainda pior na medida em que o próprio governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, afirmou na entrevista coletiva de ontem que há uma subnotificação de casos, ou seja, a realidade pode ser ainda mais cruel do que o espelho atual.

Mesmo assim, pode-se afirmar com clareza solar que o número de casos confirmados em Santa Catarina, ao menos na última semana, praticamente triplicou em relação a outra semana, saindo de pouco mais de 20 casos para uma média acima de 58 casos diários.

Ontem, por exemplo, o número de casos conformados saiu de 776 para 826, ou seja, foram contabilizados mais 50 casos nesta segunda-feira, acima dos 44 casos de domingo, o que tornou a média de casos confirmados da semana mais robusta.

Como se pode perceber, ainda que estejam acontecendo novas medidas de relaxamento por parte do Governo de Santa Catarina, vale lembrar que todo cuidado é pouco, até porque o número de casos confirmados por aqui não para de crescer.

Dessa forma, acompanhe a relação de casos confirmados na última semana:

* 06/04 - SEG - 417
+ 40
* 07/04 - TER - 457
+ 44
* 08/04 - QUA - 501
+ 192
* 09/04 - QUI - 693
+ 24
* 10/04 - SEX - 717
+ 15
* 11/04 - SÁB - 732
+ 44
* 12/04 - DOM - 732
+ 50
* 13/04 - SEG - 826

Vida que segue! Preferencialmente em casa...




SEM ESQUECER DA PRIMEIRA MEDIDA
Como havia comentado ontem, o presidente da FCFRubens Renato Angelotti, efetivamente enviou um ofício ao Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silvasolicitando esclarecimentos sobre o último decreto, que proíbe atividades esportivas até o final de maio.

A intenção de Angelotti é ver a bola rolando no dia 9 de maio, mas com portões fechados, desde que clubes e o sindicato dos atletas concordem, coisa que acho muito pouco provável, principalmente na atual conjuntura.

O quadro é crítico, e não depende apenas e tão somente do aval do governador. Em Florianópolis, por exemplo, as medidas restritivas estão sendo mais duras do que nas demais cidades do Estado, e por aqui seguimos sem transporte coletivo, inclusive com a proibição de circulação de ônibus vindo de outros lugares...

Até ajustarem tudo, vai longe...




BEM DIFERENTE DE SÃO PAULO
Li uma reportagem na Gazeta Esportiva com o presidente da Federação Paulista de FutebolReinaldo Carneiro Bastos, onde ele afirmou que o Paulistão será concluído, mas confessou que não estipula uma data para a retomada, bem diferente do que apregoou Angelotti por aqui.

Há outro detalhe que alguns desavisados devem observar. O sistema de disputa entre as duas competições são diferentes. O Paulistão foi paralisado no dia 16 de março, com o término da 10ª rodada, faltando dois jogos para o fim da primeira fase. Por aqui, a primeira fase foi concluída com o Avaí na primeira colocação, se é que me entendem...

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Lá como cá, antes da bola rolar, muita coisa terá que ser ajustada...




APRESSADO
Ao que tudo indica, um dos maiores problemas que o presidente da FCFRubens Renato Angelotti, irá enfrentar, é justamente com a concordância  dos clubes, principalmente daqueles que tem calendário até o final do ano, as competições promovidas pela CBF.

A razão é simples: se os clubes retornarem no dia 20 de abril, como pretende Angelotti, e joguem o Catarinense a partir do dia 9 de maio, haverá um enorme vácuo até o início dos Brasileiros, sob a tutela da CBF.

Por oportuno, o que interessa aos oito clubes de Santa Catarina, todos que disputam o Catarinense, menos Concórdia e Juventus, são as cotas das competições nacionais, onde inclusive alguns já receberam adiantamentos...

O Catarinense, propriamente, bem como o destino dos dois clubes que não tem calendário, é apenas dor de cabeça para o apressado Angelotti resolver...




PARA JUNHO
Segundo o programa "A Última Palavra", da Fox Sports, a quem Walter Feldman, secretário geral da CBF, concedeu entrevista no último domingo, o futebol brasileiro vive a incerteza de quando poderá ser retomado devido a pandemia de coronavírus que assola o planeta. E a expectativa não é de grandes mudanças em um curto espaço de tempo.

Numa visão mais otimista, Feldman afirmou que tudo indica que há uma possibilidade de que o futebol volte gradativamente a partir do mês de junho, mas apesar disso, a informação dada diz respeito aos vários planos que estão sendo estudados pela CBF em função dessa paralisação.

Por exemplo, segundo Feldman, nesse momento, no eixo Rio-São Paulo, mas também em Manaus, no Ceará, Distrito Federal, áreas de grande expansão da epidemia, não há nenhuma perspectiva imediata, a curtíssimo prazo, de poder voltar às atividades.

Ao que parece, a solução não será tão rápida assim...





Saudações AvAiAnAS!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo