Bom dia, Azurras - nº 3.622
CORONAVÍRUS: LUTA SEM FIM
Ainda que nesta terça-feira o número de casos confirmados de COVID-19 tenha sido bem menor que o de segunda, 27 contra 50, não temos nada por comemorar nessa luta que parece não ter fim.
Aliás, não só em Santa Catarina, mas no Brasil e no Mundo, estamos muito longe de alcançar um patamar de tranquilidade, para que toda a população possa voltar para suas atividades.
Lamentavelmente, em Santa Catarina, ontem foram registrados mais duas mortes causadas pelo coronavírus, chegando agora ao total de 28 óbitos, num combate que parece estar longe do fim, com o vírus não querendo dar trégua.
Como disse ontem, aproveitando uma declaração do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, não podemos nos empolgar com essa redução de casos confirmados de ontem para hoje, até porque as autoridades admitiram que há uma subnotificação de casos, ou seja, a realidade é ainda mais cruel do que o que se apresenta atualmente.
Se até bem pouco tempo se tinha uma média de casos conformados pouco superior a 20, nesta última semana, de terça a terça, o quadro mudou e a média subiu bastante, com 56 casos confirmados por dia.
Não estou aqui para ditar regras, cada um é responsável por suas atitudes, mas creio que na atual conjuntura, todo cuidado é pouco, até mesmo em função de que o número de casos confirmados em Santa Catarina, bem como de óbitos, não para de crescer.
Dessa forma, acompanhe a relação de casos confirmados na última semana:
* 07/04 - TER - 457
+ 44
* 08/04 - QUA - 501
+ 192
* 09/04 - QUI - 693
+ 24
* 10/04 - SEX - 717
* 10/04 - SEX - 717
+ 15
* 11/04 - SÁB - 732
* 11/04 - SÁB - 732
+ 44
* 12/04 - DOM - 732
* 12/04 - DOM - 732
+ 50
* 13/04 - SEG - 826
+ 27
* 14/04 - TER - 853
Vida que segue! Preferencialmente em casa...
FICOU PARA MAIO
Havia uma grande expectativa no meio futebolístico de Santa Catarina com o término das férias dos jogadores prevista para a próxima segunda-feira, dia 20 de abril, mas uma teleconferência entre os clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro ocorrida na tarde de ontem, resolveu estender o período de férias dos jogadores por mais 10 dias.
Dessa forma, cai por terra a tentativa do presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, em ver a bola rolando no dia 9 de maio, mas com portões fechados, desde que clubes e o sindicato dos atletas concordassem, coisa que acho muito pouco provável, pela atual panorama.
PARA JUNHO
Creio que o grande erro o mandatário da FCF foi ter estabelecido uma data, sem ter a noção exata do que poderia acontecer, ou mesmo ter ignorado o quadro que envolve a sociedade como um todo, considerando o futebol uma atividade essencial. Não é.
Aliás, quem acompanha o Blog do Tarnowsky deve ter notado o que escrevi ontem sobre a entrevista de Walter Feldman, secretário geral da CBF, concedida ao Fox Sports. Numa visão mais otimista, o dirigente disse que tudo indica que há uma possibilidade de que o futebol volte gradativamente a partir do mês de junho, mas tudo dependerá do sinal verde das autoridade ligadas à saúde.
Pelo visto, Rubinho ignorou tal situação...
TEMPORADA ENCERRADA
A cada dia que passa, o retorno do Campeonato Catarinense torna-se ainda mais inviável. Com as férias dos jogadores sendo prorrogadas até dia 30 de abril, com os votos de Avaí, Chapecoense e Figueirense, significa dizer que sobrará pouco tempo para decidirmos a competição, se houver decisão...
Uma coisa é certa: quando os jogadores voltarem de suas férias, clubes como Concórdia e Juventus ficarão absolutamente sem elenco. Sim, isso mesmo, os dois clubes do interior Catarinense, coincidentemente ou não, sem calendário para o resto do ano, e recentemente promovidos para a elite do nosso futebol, estarão sem times...
Azar do Juventus, que iria participar das Quartas de Final, assim como do Concórdia, que decidiria o rebaixamento em seus domínios contra o Tubarão.
SAFADINHOS
A rádio que troca notícias, na última segunda-feira, fez uma enquete para saber qual destino o torcedor gostaria dar ao Campeonato Catarinense, levando-se em consideração que havia a possibilidade de retornar em 9 de maio, pela vontade do mandatário da FCF.
Curiosamente, deixaram de incluir a hipótese do Avaí ser proclamado campeão, ainda que com 76,27% da competição concluída. Ou seja, os safadinhos direcionaram a pesquisa...
Parabéns ao Polidoro Júnior, que fez o mesmo tipo de pesquisa, mas lembrando que o Avaí, pode sim, ser declarado campeão.
Ontem, por sua vez, o Globo Esporte local, da rede trocadora de notícias, pelo site, fez a mesma pesquisa, mas dessa vez também incluíram a possibilidade do Avaí campeão...
Bom dia amigos
Gostaria der ver a final disputada no campo com arquibancadas lotadas, seja onde for com os finalistas que forem, pois essa é a razão de ser dos esportes, disputas conquistadas dentro da praça de esporte, diante dos seus torcedores, pois tapetão é feio e não cai bem aos corretos.
Agora, pela situação atual e diferenciada, caso encerrem os campeonatos e decretem campeões os times pelo índice técnico, ou seja os primeiros colocados campeões e os últimos rebaixados, no caso do Avaí, talvez estaria sendo devolvido o legal título de 1999, que como este ano, conquistas dentro do campo com o apito final.
ALÔ CABF.
Não vejo muito sentido na sugestão do Carlos Avaiano. O título de 1999 foi um assalto à luz do dia.
Declarar o Avaí campeão de 2020 seria obediência a uma questão de fato e motivo de força maior, haja vista a impossibilidade prática de prosseguir-se com o campeonato.
Não há nenhum cometimento de injúria jurídica de parte do Avaí para ser oferecida como compensação ao "Roubo do Século".
Acho que a CBF é quem deveria baixar logo uma norma geral para todos os campeonatos, declarando campeões os times melhor colocados segundo os pontos conquistados em campo.
Qualquer outra forma de decisão será artificial e injusta, portanto, condenável. - RC
Uma boa saida seria deixar o campeonato em aberto e no ano que vem fazer um returno, mudando a formulação de disputa de quem se classificara para disputar a final e o rebaixamento. disoutara
Mô quiridum, já que você tocou no assunto do vírus Chinês. Gostaria que alguém do governo me tirasse uma dúvida.
- Quem está matando mais, a gripe, problemas do coração,H1N1 que mais matou os anos anteriores ou covid-19. Pois parece que o H1N1 deixou de causar vítimas (estranho).
Como o pessoal tem colocado até morte oor sisusite na conta do corona vírus e o hospital de campanha em Santa Catarina custa 10 x+ que o do governo federal, já viu né?
Sobre a decisão de declarar o campeão estadual,gostaria que fosse no campo, mas devido a pandemia do vírus Chinês e a falta de datas e Jô futebol existe contato físico que se joguem com roupa de astronautas ou parem com essa palhaçada e declare o campeão do primeiro turno campeão estadual. Ou seja, o Avaí bi-campeão. Mas do bumbum de criança, STF e FCF, tudo pode acontecer.
Oi Roberto, que Bom conversar com outro avaiano, sem dúvidas nenhuma, você está certo, eu só dei uma lembradinha aos engraçadinhos de plantão que já estão preparando a piada pronta, comparando o que seria legal o final do campeonato 2020 com os títulos de 1999 2015 e 2016, dizendo que cobramos esses três e agora queremos esse sem disputa final
Abraço amigo
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.