quinta-feira, 9 de julho de 2020

FUTEBOL AGUADO, VERGONHA, by RC

O jogo era decisivo, um chute de longa distância a gol no primeiro tempo e nenhum no segundo. O goleiro da Chape não trabalhou. O comentário poderia ficar nisso, diz tudo.

O problema do Avaí é plantel. Time leve, predomínio de armandinhos, sangue nenhum. Pela narração ouvi o nome de Pedro Castro umas três vezes no jogo todo, do Jonathan, duas vezes, jovem, mas morto em campo. Esse rapaz, o Rildo, muitas vezes vi desequilibrar jogos com a camisa da Ponte, aqui não acontece. 

Antes da pandemia já era nossa queixa o time frio, fraco. A zaga confirmou uma vez mais, nos dois gols, ser um fracasso nas bolas altas. Agora, com a interrupção do campeonato, o que era ruim, ficou pior. 

Valdívia, que a turma da mesa bicuda vem enchendo a bola (talvez por sacanagem), não produz o esperado, corre muito, mas nada produz. Betão, nosso anjo da guarda, parece uma estrela que se apaga.

Somos o time da raça, está no hino, está na história, mas tomamos o primeiro gol e todos os jogadores baixaram a cabeça. Onze homens, nenhum se indignou, nenhum líder gritou forte, reuniu o grupo, estimulou a reação. Não se pode aceitar derrota com tamanha passividade, um gol tomado é ofensa, a reação é obrigatória, cada homem tem de saber para quê está entrando em campo. 

Liderança precisa ser estimulada pelo técnico na palestra. Há que definir um líder, sua voz dentro do campo. A postura do time refletirá sua imagem. Aquele futebol de ontem, frio, aguado, depõe contra o técnico.

Por falar em técnico, ele conseguiu achar coisas positivas no time, conforme disse à reportagem. Justificou que os gols foram de bola parada. Ora, não me incomodo
de ganhar sempre, de bola parada. Aliás, não se vê jogadas ensaiadas em bolas paradas no time do Avaí. 

Desde os primeiros quinze minutos já se percebia a Chape mais estruturada, time ereto, coeso, bem posicionado em campo, melhor acerto nos passes.

Pra mim, no primeiro gol houve falta no Valdívia no meio campo, próximo à lateral. O árbitro mandou seguir, houve o chute, a defesa do Frigeri para escanteio e na cobrança deste, o primeiro gol da Chape. Capa driblou o marcador, ia à linha de fundo, lance agudo, foi calçado, nada de cartão. O carrinho do Aírton foi na bola, como mostrou a câmera-lenta na transmissão, levou amarelo. Caseirinho, o árbitro.

* Roberto Costa, o 'RC', é associado do Avaí FC. Foto acima: Márcio Cunha/ACF

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo