sábado, 3 de outubro de 2020

Bom dia, Azurras - nº 3.792

DECISÃO PERDIDA

Ontem escrevi que o Avaí teria uma decisão em Maceió, como efetivamente teve. Uma vitória do Leão significaria dormir confortavelmente no cobiçado "G4" após 11 rodadas, já que na primeira delas o time comandado por Geninho esteve na segunda colocação.

Escrevi também que tanto o CRB-AL quanto o Avaí possuem objetivos semelhantes, justamente o fato de buscarem as primeiras colocações, onde uma vitória ontem seria o passaporte de entrada no seleto grupo dos quatro primeiros.

E a vitória acabou sorrindo para o Galo da Praia, com incontestáveis 3 a 1, que mesmo de forma provisória, dormiu dentro do "G4", mostrando qualidades de quem pretende brigar seriamente por uma das vagas.

Se ontem falei que teríamos uma decisão, resta admitir que perdemos a mesma, não ultrapassamos um adversário direto, que abriu 4 pontos do Leão, e maisque isso, tem uma partida a menos.

Ou seja, após perder a decisão de ontem, o Avaí precisa rever alguns conceitos e vislumbrar o que quer, as primeiras posições, ou apenas marcar distância segura da "zona de rebaixamento"...



MELHOROU, MAS MUITO POUCO

Talvez muito não concordem comigo, mas ao menos no primeiro tempo, consegui enxergar alguns progressos no time do Avaí, notadamente pelo lado esquerdo, onde a "surpresa" Vinícius Jaú foi o responsável por duas boas investidas consecutivas, aos 14 e aos 17 minutos, que por muito pouco não resultaram em gol de Pedro Castro.

Não estou dizendo que o Leão da Ilha fazia uma partida admirável, mas ao menos no meu entendimento, estava tocando a bola como devia, sem as famosas "ligações diretas". Parecia um time mais consistente, ainda que não visse em Leandrinho ou Rildo alguém para chamar a bola de "tu". Pedro Castro, muito deslocado pela direita, também ficou devendo um pouco. 

Ocorre que, num confronto direto, entre equipes praticamente do mesmo nível, o gol de cabeça de Iago Dias, apos jogada pela direita e um cruzamento pelo alto, encontrou o atacante alagoano no meio da área avaiana, sem qualquer marcação: CRB 1 a 0.

Se sair na frente e segurar o placar já não e fácil, imaginem ter que virar o placar...



SEM REAÇÃO

Quando se esperava que o Avaí voltasse na busca do empate na segunda etapa, a falta de criatividade no meio de campo acabo facilitando a vida do Galo da Praia, que só partiu em ataques certeiros, aproveitando-se das falhas de marcação do Avaí.

Assim, aos 16 minutos, num contra-ataque, Ralf derrubou um adversário dentro da área, pênalti claro, marcado pelo paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, mas na sequencia, o autor do primeiro gol chutou para a rede de Lucas Frigeri e o árbitro validou a jogada: CRB 2 a 0.

Nada estava tão ruim que não pudesse piorar. Três minutos depois, num outro ataque alagoano, um petardo da intermediaria de Diego Torres, mais um gol: CRB 3 a 0.

O jogo se arrastou ate o final, mas deu tempo par Rildo descontar, aos 35 minutos, após cobrança de escanteio de Valdívia, assim como perder um pênalti aos 45 minutos...

Não há do que se reclamar, vitória merecida do Galo da Pajuçara.




CRITÉRIOS

Não vou discutir a escalação do técnico Geninho, que deve ter seus motivos para justificar suas escolha, mas não consigo entender...

Que o treinador avaiano tenha colocado João Lucas no lugar de Capa, ao invés de Ramon, era previsível. Porém, sua escolha no ataque por Vinicius Jaú, tendo Getúlio, Rômulo e Tucão, é uma outra conversa.

Da mesma forma quando se fala em substituições. No intervalo, sacou Renatinho para colocar Getúlio, mas quem estava devendo um melhor futebol em campo era Rildo e Ralf, dois dos "festejados" que ainda não justificaram suas contratações, sem contar que ainda tinha Valdívia no banco.

O camisa 10, apesar de tudo, entrando aos 30 minutos da segunda etapa, mostrou mais consciência.




FORÇA, CAPA

Ontem a tarde, ao tomar conhecimento da gravidade da contusão do lateral esquerdo Capa, enviei mensagem de solidariedade ao jogador, desejando que mantenha a serenidade, além de plena recuperação.

Também enviei para ele a entrevista que fizemos em 2018, na época da WebTV, um papo pra lá de descontraído. Nessa entrevista, ele afirma que começou sua careira como atacante, mas acabou sendo usado como ala esquerda.

Apesar de muito criticado, Capa é uma grande figura, e num time de "mandriões", ninguém pode negar que não lutou pela equipe.

Capricha, Capa! Vai dar tudo certo!



Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

ney.lf disse...

Não está tão ruim, só temos laterais fracos, zagueiros ruins e lentos, uma meia cancha que não marca nem ataca e um ataque de asma inoperante. O resto tá bom...

ManoelNilson disse...

Bom dia André. Tenho dito várias vezes neste espaço e repito, Geninho é um técnico ultrapassado e somente treina o nosso time pelo laço de amizade que tem com 5T. Termina o ano e ele não vai dá um padrão de jogo ao time.

Raniere disse...

André, para quem quer ser manter na série B do ano que vem o Avaí melhorou um pouco. Para quem quer subir, não melhorou nada.
Zaga lenta, volante lento e substituições equivocadas. Geninho sacou o inoperante Renatinho, que ainda não sei o que viram de tão bom para justificar a sua contratação, para colocar o atacante Getúlio. Se já estávamos perdendo o meio de campo no primeiro tempo, com mais espaço o CRB ampliou o placar. Se sacou o Renatinho, então coloca o Valdívia.
Ao Avaí falta velocidade e força, que pode ser conseguida com a juventude da base ou com contratação. Fora disso, qualquer solução procurada no passado do futebol não servirá para alcance da meta. Contratem jogador que está rendendo, que está na ativa, que efetivamente está produzindo, mesmo que da série C ou de times regionais. Será que é tão difícil entender isso?
Só pra ilustrar, se tivesse que escolher entre Renatinho e Thiago Alagoano para contratar, qual seria a melhor escolha?
Grande abraço.

Adrian Gonçalves disse...

Será que Geninho já escolheu seu substituto?
Achamos duas vitórias Cruzeiro e JanelenC jogando muito mal e ontem não vi nada de muito diferente, não temos nada, esquema,tática são dois blocos um de ataque e um de defesa,parece as peladas que jogava quando jovem
E na jogada do Jaú o PC perdeu o gol embaixo da trave,estava 0x0, se faz poderíamos ter melhor sorte na partida

GeorgeAB disse...

Quando o Rildo pegou a bola para bater o penalti ficou nítido que estamos sem comando e sem um capitão no time, não a cobrança dentro e fora de campo. É preciso rever Ralf e Jean Martin, que leva cartão (desnecessario) em todos os jogos; de bom ontem apenas a estréia do lateral esquerdo.

Odair M Silvano disse...

Este foi o último jogo q vou assistir, desisto. Queres ver um cara puto e estressado sou eu após uma partida do nosso glorioso Avaí.. enquanto não melhorar não assisto mais. Sem padrão de jogo, dá a bola ao adversário pq não tem condições de agredir, jogar no ataque.. Geninho precisa se tocar e pedir pra sair, já q nosso presidente jamais vai demitir

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo