segunda-feira, 26 de outubro de 2020

FIZEMOS TRÊS GOLS E PERDEMOS DE DOIS A UM, by RC

Nos dois gols do Guarani Didi, Dedé e Zacarias na nossa defesa tentaram em vão achar a bola.

O Guarani não tem nada, mostrou talvez um pouco mais de vontade e ganhou de presente dois gols. Sim, fizemos os três e perdemos de dois a um. Só esse atual time do Avaí pode alcançar tal arte.

Geninho não precisa perder tempo em explicar-se na entrevista coletiva. Melhor distribuir panfletos com três ou quatro justificativas padronizadas que vão servir para todos os jogos seguintes. Azar, infelicidade, tivemos o mesmo, ou mais tempo de bola, coisas genéricas. Não tem fundamentos para justificar os maus resultados. Acredita ainda, o Geninho, que vai tirar leite de pedra? Duvido.

A bola alta na nossa pequena área é fatal. E quando fica pererecando dentro da grande área o pavor é intenso, nossos jogadores assustam-se, o pânico é geral. Bola, bicho venenoso. Dou um desconto para o novato Alan Costa, mas sozinho no meio dos demais não conseguirá salvar a pátria. Quem sabe, em dupla com o Kunde dê alguma liga? Rafael Pereira também não resolve.

Betão parece que é capitão só para usar a faixa. O capitão é a voz do treinador dentro de campo, por isso é escolhido entre os mais experientes. No segundo tempo, já um momento crítico, falta na intermediária. O time quase todo dentro da área do Guarani. Felipe, o garoto, preferiu não cruzar, colocou a bola no chão e deu um chutinho ridículo em direção à meta adversária, praticamente atrasou para o goleiro. Aquela altura era um lance precioso de bola parada. Não, Betão, não pode se omitir, vai no  garoto, orienta.

Achei João Lucas um pouco assustado no jogo. É outro risco, queimar os da base escalando-os em time que não se impõe em campo.

Incrível, fumaça no ar de que Gledson entrou para jogar contundido? Mal no jogo anterior e mesmo contundido é prestigiado?! Ora!

Que mais pode-se dizer sem ser repetitivo? Ah... O cabelo do Jonathan. Será que alguém notou?...

* Roberto Costa, o "RC", é associado do Avaí FC. Foto: Rafael Fernandes/Guarani FC

15 Comentários:

Roberto disse...

Já não basta a dor da derrota e ela ainda vem com gols assinados por Toddynho e Romércio.
A barra tá escura mesmo! - RC

Roberto disse...

Acho que Geninho também demorou a utilizar a nova regra, que permite cinco substituições. Com quinze do segundo tempo já devia ter injetado gás novo no time. - RC

GeorgeAB disse...

Ótimo comentário (como sempre)! Eu consigo ver UMA coisa boa, que é o Luan. Claro que erra, mas tem ótima visão de jogo, roda a bola de um lado para o outro e dá uns belos passes na entrada da área do adversário, dito isto, somado a Jean Martin, fica cada vez mais claro que as contratações mais caras foram as piores.

Anônimo disse...

Roberto, não esquece que tem um monte de mussum no DM (ou seria deêmis)...

A base nos salva, com o garoto Luan Silva ensinando os "de grife" o que é sair com a bola no chão. Com o garoto Jean Martin jogando com raça ensinando aos chinelinhos como se ganha dividida, com a promessa Jonathan ensinando aos atacantes vindos de outros centros o que é chutar com vontade no gol. O resto é resto.

Gol de bicicleta disse...

Inteligência, Técnica, Tática e capacidade física, ao meu ver, são três atributos essenciais para um jogador profissional do futebol. Não conheço, mas devem existir, trabalhos científicos que possibilitem mapear estas qualidades em cada atleta e combinar as valências individuais de modo a estabelecer sinergias, constituindo equipes em que os membros sejam solidários e cooperativos. O resultado desta fórmula é time campeão!!!!
No entanto, os critérios utilizados para formar as equipes avaianas parecem levar em consideração outros atributos que, quando conjugados numa partida de futebol, perdem para times de Todynhos e Pimentinhas. Senão vejamos:
- Qual de nossos atletas age com inteligência ao fazer um passe ou lançamento, aparece de surpresa em um lugar próprio para uma tentativa de gol, corre pelo caminho mais curto para chegar na frente de um adversário, faz um corta luz, dá um passe de calcanhar (não para esnobar, mas porque é mais rápido e desconcertante)....
- Desde a escolinha de futebol o jogador treina para aperfeiçoar sua técnica. Isso significa deste os 07 anos de idade (mais ou menos!). Quando chega no profissional deveria ter a habilidade de uma artista do Cirque de Soleil... Ao invés disso: não mata uma bola no peito, não consegue correr com a bola no pé, cabeceia errado, cruzamento para a área é um desastre, chute de média e longa distancia...Engraçado é que durante o bobinho, no aquecimento, impressionam pela habilidade e ousadia. Ali na brincadeira eles jogam de verdade.
- Não assisto os treinamentos, mas vejo os jogos: do goleiro para o zagueiro, para o outro zagueiro, vai no lateral, o cabeça de área recebe e... toca no goleiro que dá um bico para frente. Acho que nossa comissão técnica treina por etapas, pois a zaga não conhece o meio, que não conhece o ataque.
- Preparo físico é o que sobra. Força, velocidade, impulsão... Este talvez seja o único atributo que podemos considerar contemplado. A rapaziada corre, corre, corre... Mas, parece que só isso não vai derrotar os times dos pimentinhas e todynhos.

marcos disse...

Quando vi o Jonathan em campo, pensei que fosse a Gorete. Mais pelo porte físico do que pelo cabelo.

Roberto disse...

GeorgeAB, grato pelo elogio. Realmenmte lastimáveis as contratações.

Marcos, grande sacada humorística. Ri com gosto. Mas pelo menos o Jonathan chutou uma bola que, se vai no canto, seria gol.
Realmente, os Mussuns são do tipo esponjoso. - Abraço. - RC

Roberto disse...

Gol de bicicleta, é difícil de entender, mas a gente vê jogos de outros times da série B e logo percebe algo diferente do que joga o Avaí. Os times são um todo, são um conjunto, a média de passes errados é mínima.

Dá gosto ver a Chape jogar, por exemplo. Os caras esbanjam saúde, há um roteiro, cada um sabe o que fazer, a parte que lhe compete. O Avaí jogo pelo sistema de tentativa e erro. Passes errados, ansiedade. O pior é ouvir dizerem que há veteranos contratados por três, cinco anos. Dá pra entender?
Gostaria de ver um comparativo entre as folhas de pagamento do Avaí e da Chape. - RC

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

O Avaí é freguês desses caras com nomes ou apelidos estranhos...

André Tarnowsky Filho disse...

George AB,

Assino contigo.
Semana passada sugeri um meio de campo com Jean Martim, Luan Silva, Pedro Castro e Valdívia.

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos,

Também concordo contigo, mas faço uma ressalva em relação ao Jonathan: quando quiser ser "profissional", vai render muito. Hoje está devendo aquele futebol que aprendemos a gostar no ano passado.

GeorgeAB disse...

Agora eu ri de verdade, mas apesar do porte "a lá Gorete" é o único atacante que tem força nas pernas, os demais apenas "tóchinhos".

André Tarnowsky Filho disse...

Gol de Bicicleta,

Tens razão, mas ouso discordar apenas na tua última observação: todos os times que enfrentamos estão correndo muito mais que o Avaí!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo