Bom dia, Azurras - nº 3.885
OS CONTRATADOS DO AVAÍ
Conforme havia anunciado ontem, a partir desta segunda-feira, dia 4, até quinta, dia 7, começo a fazer uma análise mais criteriosa do que fizeram o NIF e o departamento de futebol do Avaí, desmistificando aquela balela de que o elenco avaiano é bom, mas para disputar a Série A. Ouso afirmar que o amigo Leonardo Vargas tem razão, quando disse em seu texto de ontem, clique AQUI e confira, que "se esses descompromissados estivessem jogando a série A deste ano, eu não duvidaria que o Avaí fizesse uma campanha pior do que fez em 2019".
Como disse ontem, as análises sobre as 26 contratações serão distribuídas até quinta-feira, véspera da primeira partida do Leão em 2021, e considero contratações apenas aquelas que efetivamente vieram para a equipe principal, que vamos identificar a seguir:
- Goleiros (2): apenas renovaram com dois (não estão computados na contagem);
- Zagueiros (5): Airton, Alan Costa, Alemão, Rafael Pereira e Sallinas;.
- Lat. direito (2): Arnaldo e Edilson;
- Lat. esquerdo (1): João Lucas e Leonan;
- Volantes (5): Bruno Silva, Foguinho, Leandrinho, Ralf e Wesley;
- Meias (3): Adryan, Renatinho e Valdívia;
- Atacantes (9): Gastón Rodriguez, Getúlio, Kelvin, Renato, Rildo, Rodrigão, Ronaldo, Vinícius Jaú e Vinícius Leite.
Por critério do Blog do Tarnowsky, as análises serão feitas por ordem cronológica, e nesta segunda-feira vamos abordar as contratações de Arnaldo (lateral direito), Rildo (atacante), Rafael Pereira (zagueiro), Airton (zagueiro), Bruno Silva (volante), Wesley (volante) e Valdívia (meio de campo).
ARNALDO
Arnaldo Manoel de Almeida, então com 27 anos, hoje 28, lateral direito, o Arnaldo, foi anunciado pelo Avaí em 10 de dezembro de 2019, primeira contratação para a temporada de 2020.
Nunca chegou a fazer grandes jogos pelo Avaí, sempre muito limitado e mal fisicamente. Esteve envolvidos com contusões, uma delas na clavícula, que lhe tirou de várias partidas. Muito se falou que foi uma "grande" contratação em função de sua passagem pelo Botafogo, em 2017. No ano seguinte foi emprestado para o Ceará, e em 2019 para a Ponte Preta. A Macaca, que disputa a atual Série B, o dispensou no final do contrato e por isso estava livre no mercado para assinar com qualquer equipe, foi quando apareceu o Avaí...
Entre Recopa, Catarinense, Copa do Brasil e Série B, disputou 18 jogos pelo Leão, até rescindir o contrato em 28 de setembro para assinar com o Atlético-GO, onde está na reserva...
Grande decepção, ficou devendo um melhor futebol. Exatamente pelo "histórico", não teria trazido. Uma aposta que deu errado.
RILDO
A segunda contratação do Avaí para o ano de 2020 foi anunciada no dia 11 de dezembro de 2019. Trata-se do atacante Rildo de Andrade Felicíssimo, o Rildo, então com 30 anos, hoje com 31 completados em março próximo passado.
Se disse acima que Arnaldo foi uma aposta que deu errado, Rildo vem correspondendo ao que dele se esperava: nada!
Um verdadeiro "Rei do DM"! O Avaí realizou 45 partidas em 2020, entre Recopa, Catarinense, Copa do Brasil e Série B, mas creio que Rildo perdeu a maioria delas por estar "contundido"...
Custo a acreditar que sua contratação tenha passado pelo crivo do NIF, e se passou, é caso de extinguir esse núcleo. Rildo vem repetindo tudo o que fez no Vasco da Gama, Chapecoense e no coreano Daegu: muito pouco futebol e uma presença constante no departamento médico.
Além disso, na Ilha, também confirma suas atuações como notívago, tal qual em Chapecó, se é que me entendem...
Um erro crasso do departamento de futebol em contratá-lo!
RAFAEL PEREIRA
A terceira contratação do Avaí para 2020 foi o zagueiro Rafael Pereira dos Santos, conhecido como Rafael Pereira, então com 35 anos, hoje com 36, anunciado no dia 12 de dezembro de 2019.
Rafael Pereira foi contratado após jogar duas temporadas na rival Chapecoense. Diga-se de passagem, onde era reserva. Ou seja, veio para ser titular no Sul da Ilha, de uma equipe que joga a mesma Série B que o Avaí, mas lá não era aproveitado. Outro jogador que não conseguiu se firmar na equipe, também por ter várias lesões.
Não sei qual o critério utilizado para contratá-lo, mas é curioso que tenham trazido um reserva da Chape para ser titular naquele time que diziam, faturaria todos os título...
Não estou afirmando que tenha sido um erro trazê-lo, mas creio que no mercado existem outras opções que poderiam render mais.
AIRTON
Airton Tirabassi, então com 29 anos, hoje 30, zagueiro, o Airton, foi anunciado pelo Avaí em 13 de dezembro de 2019, sendo a quarta contratação para a temporada de 2020, no caso dele, um retorno ao clube.
Não preciso me alongar na análise do Airton, porque nunca me mostrei satisfeito com seu retorno, quer pelas atuações dentro de campo, quer pelo histórico fora dele...
Curiosamente, estava no Avaí em 2018, ano do acesso, mas não teve seu contrato renovado, Assim como Rafael Pereira na Chapecoense, Airton passou 2019 na reserva da Ponte Preta, que também disputa a atual Série B.
Sendo bem objetivo, suas atuações em 2018 não o credenciavam para um retorno ao Sul da Ilha.
BRUNO SILVA
A quinta contratação do Avaí para o ano de 2020 foi anunciada no dia 17 de dezembro de 2019. Trata-se do volante Bruno Cesar Pereira da Silva, o Bruno Silva, então com 33 anos, hoje com 34 completados em agosto próximo passado.
Mais um que retornava ao Sul da Ilha, depois de 8 anos. Não se vai discutir aqui o futebol de Bruno Silva, que poderia ser útil ao Avaí, mas seu histórico de confusões dentro de campo e principalmente fora dele, acabaram fazendo com que passasse quase o ano inteiro à margem do elenco principal.
Recentemente reintegrado ao elenco avaiano, Bruno Silva segue sem ritmo de jogo, diria também sem condição física ideal. O relacionamento conjugal, sempre atritado, acabou interferindo diretamente em seu desempenho na equipe e no seu afastamento do clube.
Creio que não foi um erro contratá-lo, como disse anteriormente, até poderia ser útil. É um jogador que está devendo, e mais do que isso, traiu a confiança de seu amigo Marcos Vicente, responsável por sua contratação.
WESLEY
A sexta contratação do Avaí para 2020 foi o volante Wesley Lopes Beltrame, conhecido como Wesley, então com 32 anos, hoje com 33, anunciado no dia 20 de dezembro de 2019.
Sem contrato com qualquer clube, após ter sido rebaixado para a Série C com o Criciúma, esse era o histórico recente do volante Wesley. Se no Sul do Estado ficou devendo, o que dizer de seu desempenho no Avaí? Nulo, quase inexistente...
Na reserva da equipe, sem ser aproveitado, disputou apenas 12 jogos pelo Avaí, sem deixar saudades. Teve seu contrato rescindido e foi defender o CRB, também na Série B.
Mais um erro crasso do departamento de futebol com sua contratação!
VALDÍVIA
A sétima contratação do Avaí para 2020, e última a ser analisada hoje, foi o meio de campo Wanderson Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Valdívia, então com 25 anos, hoje com 26, anunciado no dia 27 de dezembro de 2019.
Com vínculo contratual com o Internacional, Valdívia veio com maior parte de seu salário sendo pago pelo clube gaúcho. Com temporadas apagadas por onde passou, o meio de campo assumiu a camisa 10 do Avaí, mas assim como o time, acabou não tendo grande destaque.
A temporada ruim do Avaí fez com que muitas criticas acabassem em cima de seu nome, mas não resta a menor dúvida de que foi a melhor contratação para 2020, ainda que jogue com uma equipe que não ajuda...
Com o vínculo contratual com o Inter tendo encerrado em 31 de dezembro próximo passado, Valdívia acertou uma prorrogação de contrato com o Avaí até final da Série B. Pode ser muito útil ao time.
DESMISTIFICANDO
Das 26 contratações feitas pelo Avaí, hoje analisamos 7, das quais 6 foram de jogadores que estavam sem clube, ou seja, diferente do que afirmaram os dirigentes avaianos, nenhum deles se encaixou no Campeonato Brasileiro da Série A, e o que acabou indo pra lá, Arnaldo, está na reserva do Atlético-GO.
Dos 7 jogadores analisados hoje, apenas Valdivia poderia ter algum aproveitamento na Série A. Rafael Pereira e Airton terminaram a temporada passada na reserva dos clubes onde estavam, todos de Série B. Os outros ficaram sem contrato ao encerrar a temporada passada, Arnaldo, Wesley e Rildo, os dois primeiros de Série B e o terceiro sendo repatriado, sendo que apenas Bruno Silva veio de uma equipe de Série A.
Portanto, é mentirosa a assertiva de que esse elenco do Avaí é bom pra Série A. Como estamos vendo, mal consegue se manter na Série B...
DUAS VAGAS PREENCHIDAS
Na Bom dia, Azurras de ontem, comentei que o departamento de Matemática da UFMG apontava o América-MG com 100% de acesso garantido, e que ontem tal fato que poderia se repetir com a Chapecoense na tarde de domingo.
Após o empate em 0 a 0 com o Brasil, a Chape acabou perdendo a liderança da competição para o Coelho mineiro. No entanto, a paz reina no Oeste Catarinense, visto que, com os mesmos 63 pontos ganhos do América-MG, os dois times tem 99,9999% de probabilidade de conseguir o acesso...
Restam duas vagas. América-MG e Chapecoense vão brigar pelo título nas seis rodadas que restam.
QUATRO GRUPOS
O Campeonato Brasileiro da Série B está dividido hoje em quatro grupos. O primeiro é dos que já estão classificados, América-MG e Chapecoense.
O segundo grupo é das equipes que ainda brigam por duas vagas: Juventude, CSA, Cuiabá, Guarani, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Avaí e Brasil, os três últimos de maneira remota.
O terceiro grupo é das equipes que apenas cumprem tabela: Operário, Cruzeiro e CRB.
O último grupo definirá quem serão os quatro rebaixados numa disputa que envolve sete equipes: Confiança, Vitória, Figueirense, Náutico, Paraná, Botafogo e Oeste, as duas últimas virtualmente rebaixadas.
32ª RODADA
A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B começou no "ano passado", com Avaí 0x1CRB-AL, termina hoje, com duas partidas que podem mexer com a parte baixa da tabela de classificação:
1) Paraná x Botafogo - 17:00
2) Confiança x Náutico - 20:00
Ou seja, o 18º x 19º e 14º x 17º... Ou ainda, 32 x 26 e 39 x 35...
Quatro equipes envolvidas diretamente com o rebaixamento, despertando a atenção das outras três...
Saudações AvAiAnAs!
A frase que venho repetindo no decorrer do ano!! "Tem gente brincando de gerente de futebol no Avaí"!!!
Brincando e ganhando bem para brincar!!!
Boa tarde, 99% das contratações da gestão Batisttoti não deram certo.....
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.