segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Bom dia, Azurras - nº 4.110

HORA DE FAZER CONTAS

Amanhã o Avaí entra em campo para enfrentar o Sampaio Corrêa na bela São Luís, capital do Maranhão. Será a 19ª partida do Leão na Ilha no Campeonato Brasileiro de 2021, fechando o turno da competição e até por isso, há que se fazer uma análise das outras 19 partidas que estão por vir e do que precisará a equipe comandada pelo técnico Claudinei Oliveira para atingir seus objetivos.

 

Ontem, comentei que com a vitória sobre o Náutico, o Avaí chegou aos 30 pontos ganhos, o que lhe coloca no páreo para brigar pelo acesso para a elite do futebol brasileiro, e até pelo título, até porque nenhuma das equipes que estão se revezando na ponta da tabela, Náutico e Coritiba, e ontem poderia ter sido o CRB, conseguiram se desgarrar dos demais concorrentes.

 

Por isso mesmo, mencionei que numa conta simples, faltam 15 pontos para o Avaí assegurar sua permanência no Brasileiro da Série B, e sendo mais otimista, 35 pontos para alcançar o acesso para a elite do futebol brasileiro, e com um pouquinho mais de esforço, de esmero, chegar ao cobiçado título da competição...

 

Aliás, se ontem não consultei os números apresentados pelo Departamento de Matemática da UFMG, hoje fiz as referidas consultas e creio que o Avaí está mais do que nos trilhos para chegar entre os primeiros.

 

Capricha, Leão!




ACESSO

Em relação ao acesso, podemos afirmar que a briga será intensa até o final e basta dar uma olhada na atual classificação, onde seis equipes estão com 30 pontos ganhos ou mais, casos do Coritiba, CRB, Goiás, Sampaio Corrêa, Avaí e Náutico.

 

Da mesma forma, não se pode desprezar as pontuações de Guarani, 29 pontos ganhos, Botafogo, Vasco da Gama e Operário, todos com 28 pontos ganhos.

 

Ou seja temos 10 equipes brigando muito pelo G4, sem contar aquelas que correm por fora, casos de CSA, Brusque e Remo.

 

Segundo a UFMG, fazer 60 pontos ganhos pouco garante o acesso, com apenas 79,340% de chances de subir. Com 61 pontos ganhos, melhora um pouco, mas também não garante, são 90,027% de chances de acesso.

 

A situação começa a clarear a partir dos 62 pontos ganhos, com 95,845% de probabilidade de acesso, e ainda melhor com 63, onde a equipe tem 98,507%, ou 64, que dá 99,534% de probabilidade de alcançar o acesso.

 

Claro que essa tabela é dinâmica, alterando a cada rodada, mas pelo que estamos vendo até agora, a competição terá uma pontuação muito alta para se chegar na elite do futebol brasileiro.

 

Como disse ontem, o segundo objetivo do Avaí deveria ser conquistar mais 35 pontos, que somados aos 30, lhe colocariam com 99,868% de probabilidade de acesso.

 

Dá-lhe, Leão!




REBAIXAMENTO

Conforme tabela do Departamento de Matemática da UFMG, a equipe que não chegar perto dos 45 pontos ganhos, tem amplas chances de ser rebaixada para o Brasileiro da Série C.

 

Aliás, fazendo 45 pontos, a probabilidade de rebaixamento é de 2,944%, e para se livrar de qualquer susto, melhor fazer 46 pontos, cuja probabilidade cai para 0,805%...

 

Não está nessa tabela, mas com 30 pontos ganhos e outros 60 por disputar, a UFMG aponta que as chances de rebaixamento do Avaí estão em 0,333%...

 

Eu acho que o Leão não cai!





EMPATE TRIPLO
Completada a 18ª rodada do Brasileiro da Série B, o Avaí está na quinta colocação com 30 pontos ganhos, mesma pontuação do Sampaio Corrêa, que está em quarto lugar, coincidentemente o adversário de amanhã, ou seja, quem vencer amanhã termina o turno dentro do G4.

As campanhas das duas equipes são idênticas, com a Bolívia Querida levando vantagem no saldo de gols, 9 a 6, por ter feito mais gols, 22 a 19, contra 13 gols sofridos por cada equipe.

No mais, todos os outros critérios estão absolutamente iguais nos números de vitórias, empates e derrotas. Tal “empate” também engloba a equipe do Náutico, que vem em sexto, com 30 pontos, mas perde no saldo de gols para o Avaí, 6 a 5.




DESEMPATE

Assim como estamos nos deparando com esse “empate triplo” colocado acima, vale lembrar que em caso de igualdade na pontuação, temos os seguintes critérios de desempate:

 

1) mais vitórias;

2) melhor saldo de gols;

3) mais gols pró;

4) confronto direto;

5) menos cartões vermelhos;

6) menos cartões amarelos;

7) sorteio.

 

Por enquanto, entre os 10 primeiros colocados, o Avaí é a segunda equipe que mais venceu, 8 vezes, atrás de Coritiba e CRB, que tem 9 vitórias, mas empatado com Goiás, Sampaio, Náutico, Guarani, Botafogo, Vasco e Operário.

 

O saldo de gols do Avaí é 6, empatado com o CRB, atrás de Goiás e Sampaio, 9, e Coritiba, 7, estando na frente de Náutico, Guarani, Botafogo, Vasco e Operário.

 

Em termos de gols pró, o Avaí empate com o Goiás em 19 gols, mas perde para todos os outros que estão entre os 10 primeiros, superando apenas o Operário, que marcou 16 gols.

 

Essa disputa pelo G4 vai longe!





Saudações AvAiAnAs!

4 Comentários:

Gustavo Beck disse...

Um pouco mais de ousadia nos jogos contra Vitoria e SCA seriamos líder da competição.

Lugo disse...

A pergunta que não quer calar: é adianta subir? O clube tem contratos a perder de vista, cujo jogadores não possuem a qualidade necessária para disputar a série A e nem idade. Com dívidas pesadas. Ano de eleição com todo jeito, de quem está saindo, fazer terra arrasada.
Subir nessas condições é receita para o descontrole e para estarmos na série C em 2024.

Otavio Silva disse...

Vamos subir Leãooooo. Sou AVAÍANO e ACREDITO!!!

Fernando Avaiano 1979 disse...

Concordo. Mas com pessoas sérias, profissionais e com algum conhecimento de gestão no comando, é sempre melhor subir, mesmo que pegue o clube nessas condições. A única forma que não é bom subir é com gestões como a atual, irresponsável financeiramente e “pouco transparentes”.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo