terça-feira, 17 de agosto de 2021

Bom dia, Azurras - nº 4.111

DECISÃO EM SÃO LUÍS

O Avaí está de volta ao Nordeste do Brasil, dessa vez para enfrentar o Sampaio Corrêa, na bela São Luís, capital do Maranhão. Todavia, a partida no estádio Governador João Castelo, o “Castelão”, marca não apenas a última partida do turno do Campeonato Brasileiro da Série B, como também é uma decisão para as duas equipes, que chegam condições absolutamente iguais, com a mesma pontuação, com campanhas semelhantes, mas valendo vaga dentro do G4.

 

Muito se tem falado sobre o equilíbrio dentro desta Série B, mas certamente ninguém imaginava que teríamos antes da última rodada do turno, seis equipes com 30 pontos ganhos ou mais, e tal marca pode subir, dependendo dos resultados da 19ª rodada, que começa hoje.

 

O confronto desta noite contra o “Paiô”, basta olhar para a tabela de classificação e o amigo leitor perceberá que será dos mais equilibrados, com o time maranhense na quarta colocação, e o Avaí vindo na quinta posição, ambos com 30 pontos ganhos, com a Bolívia Querida levando vantagem no saldo de gols.

 

Sem sombra de dúvidas, um confronto pra lá de equilibrado, mas há um aspecto que não pode ser esquecido na decisão de hoje em São Luís: o Avaí depende exclusivamente de suas forças para estar dentro do G4.

 

Dá-lhe, Leão!





PALCO CONHECIDO

Se escrevi acima que o Avaí depende apenas e tão somente de suas forças para voltar ao G4, há um outro aspecto que não pode ser esquecido: o estádio Governador João Castelo, carinhosamente chamado de “Castelão”, é um palco muito conhecido do Leão e traz boas lembranças.

 

Para se ter uma ideia, ano passado o Sampaio Corrêa goleou o Avaí na Ressacada, inesquecíveis e traumatizantes 5 a 2, mas no Castelão, Gaston Rodriguez tratou de dar a vitória ao Leão, 1 a 0.

 

Por incrível que pareça, este será o sexto jogo entre as duas equipes na capital maranhense, e nas outras cinco partidas, o Avaí tem vantagem com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

 

Capricha, Leão!





LEÃO INDEFINIDO

O técnico o técnico Claudinei Oliveira, que volta ao comando da equipe após cumprir suspensão automática contra o Náutico, não revelou a equipe que começará a partida de hoje à noite, mas conforme divulgamos um vídeo do repórter Cristian Delosantos na tarde de ontem, o treinador avaiano não poderá contar com o lateral direito Edilson, que deve ter sentido um desconforto muscular. O fato é que Edilson não viajou para São Luís.

 

Dessa forma, é provável que tenhamos uma formação defensiva parecida com a que terminou a partida de sábado passado, com Diego Renan, Rafael Pereira, Betão e João Lucas na lateral esquerda, iniciando a partida.

 

Ao que tudo indica, o Leão entra em campo com a seguinte formação: Glédson; Diego Renan, Rafael Pereira, Betão e João Lucas; Bruno Silva, Marcos Serrato e Lourenço; Renato, Getúlio e Copete, ou ainda Vinicius Leite aparecendo numa das posições de ataque, substituindo Renato.





VIRADA DE TURNO

Hoje começa a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e até por isso trato de mostrar como estava a tabela de classificação ao término do turno na competição do ano passado, exatamente as mesmas 19 rodadas que estamos vivenciando hoje.

 

Observem que os quatro componentes do G4, Chapecoense, Cuiabá, América-MG e Juventude, TODOS subiram, alcançaram o acesso, apenas mudando a posição dentro do próprio G4.

 

Outro detalhe: dos integrantes da “zona de rebaixamento”, Náutico, Figueirense, Botafogo-SP e Oeste, apenas o Timbu escapou. E o mais curioso: o quarto rebaixado foi o Paraná, então na 8ª colocação na 19ª rodada da Série B do ano passado...

 

Estar no G4 na 19ª rodada não é uma regra para chegar ao acesso, mas certamente trará mais tranquilidade na virada do turno.





OS "CASTELÕES"

O torcedor avaiano já deve ter percebido que existem dois estádios que são utilizados nos Campeonatos Brasileiros com o apelido de Castelão”. Além do apelido em comum, os dois são estádios cujos nomes homenageiam governadores de seus Estados. Hoje à noite, em São Luis, no Maranhão, veremos um deles, cujo nome é Estádio Governador João Castelo, inaugurado em 1982 e posteriormente reformado pela governadora Roseana Sarney, em 2012. 

 

O outro Castelão, da foto acima, é o Estádio Governador Plácido Castelo, em Fortaleza, no Ceará, com capacidade para 64.846 torcedores, sendo um dos estádios que foi utilizado para a Copa do Mundo, em 2014. 

 

Castelão cearense pertence ao Governo do Estado, é mais antigo, inaugurado em 1973, mas também foi todo remodelado para a Copa, sob a batuta do governador Cid Gomes, com sua reinauguração em janeiro de 2013.





PALCO DE COPA DO MUNDO

Castelão maranhense, da foto acima, também pertence ao Governo do Estado e abriga jogos dos clubes de São Luís, Sampaio CorrêaMoto Clube e Maranhão. Após sua reinauguração, com instalações modernas, sua capacidade ficou em 40.000 lugares, e o estádio poderia perfeitamente servir de palco para os jogos da Copa do Mundo no Brasil, mas São Luís não é foi uma das sedes. 

 

Contra o Avaí esta noite, não tenho dúvidas de que o Castelão poderia receber um bom público, pela campanha das duas equipes, pelo caráter de decisão que o jogo tem, mas infelizmente seguimos com as restrições impostas pelas pandemia e a partida será com portões fechados...

 

“Apresentados” os dois “Castelões”, conclui-se com clareza solar, que nenhum dos dois estádios faz alusão ao nome de Humberto de Alencar Castelo Branco, ex-presidente do Brasil, de 1964 a 1967.

 

Fica a dica!





Saudações AvAiAnAs!

3 Comentários:

Ildo Luís disse...

Blog do Tarnowsky também é cultura, explica até a história dos estádios.
👍

André Tarnowsky Filho disse...

Unknown,

Espero que tenha ajudado aos "desavisados" que esses "Castelões" do Brasil não são em homenagem ao ex-presidente Castelo Branco...

Fernando Avaiano 1979 disse...

Avai não pode deixar de subir por causa do Sampaio, com todo respeito. Obrigação fazer no mínimo 4 pontos contra o Sampaio nos dois jogos. Qualquer coisa diferente disso é amadorismo do Avaí do presidente ao ponta esquerda. Eu tiraria Getúlio e Renato, sairia com Vinicius Leite e Jô. Se o Jô ainda está machucado, preferia outro meia, Luan, Valdivia meio tempo, Getúlio é horrível, Renato só tiro de velocidade (não marca, não cria, não dribla/não abre espaço). Tomara que seja 2x0 hoje gols de Getúlio e Renato kkkkk

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo