segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Bom dia, Azurras - nº 4.274

ERROU? ACERTOU?

Terminou o ciclo do técnico Claudinei Oliveira no Avaí. Ontem a diretoria avaiana se reuniu e decidiu pela rescisão contratual com o treinador, que estava no clube desde dezembro de 2020, quando chegou para substituir Geninho o Campeonato Brasileiro da Série B.

 

Bem ou mal, naquele ano atípico, Claudinei manteve o Avaí vivo na competição até a última rodada, quando o Avaí foi derrotado pelo América-MG, no Independência, por 2 a 1, mas já invadindo o ano de 2021.

 

Naquela oportunidade, a diretoria avaiana também não sabia se seguiria com Claudinei ou não para o Catarinense. Resolveu mantê-lo e o resultado foi a conquista de 18º título de campeão em nosso território.

 

Para o Brasileiro da Série B sua permanência era muito óbvia, e entre muitas contestações e salários atrasados, levou a equipe ao acesso do futebol brasileiro deste ano.

 

Novamente surgiu o dilema, mas agora “sob nova direção”: seguir ou não com Claudinei Oliveira para a Recopa, Catarinense, Copa do Brasil e Série A?

 

A perda da Recopa, somadas ao péssimo desempenho da equipe em cinco partidas pelo Catarinense, acabaram colocando um ponto final nessa história, que apesar de tudo, tem números favoráveis ao treinador.

 

Não estou aqui para ditar “regras”, até porque cada um tem sua opinião sobre o assunto, mas seria interessante uma pequena reflexão se foi um acerto mantê-lo em 2021 e por que não seria agora, em 2022?





SEM UNANIMIDADE

A verdade é que o técnico Claudinei Oliveira nunca foi unanimidade no meio da imensa Nação Avaiana, e até por isso, sempre foi muito questionado o seu comando na equipe azurra.

 

Além disso, por oportuno, creio que o resultado do último sábado, uma improvável derrota para o Próspera, somado ao fato de sua discussão com a torcida deve ter influenciado diretamente na decisão da diretoria.

 

Bom que se diga, conforme escrevemos na “Bom dia, Azurras” de ontem, Claudinei não estava conseguindo fazer o time jogar, conforme se verificou nos seis jogos deste ano, sem qualquer esquema tático, técnico e físico.

 

O Avaí foi apenas uma caricatura mal feita do que tivemos ano passado...





UM DOS PROBLEMAS

Ainda que boa parte da Nação Avaiana quisesse a demissão de Claudinei Oliveira, ele era apenas um dos problemas do Avaí Futebol Clube neste ano, e entre outros, está o elenco muito mal montado.

 

Não podemos esquecer também, que enquanto todos os adversários correm, como foi o “recém” criado Próspera no último sábado, o Avaí se arrasta em campo e isso não vem de hoje. Onde está a preparação física?

 

Além desses aspectos, não se pode esquecer que o Avaí teve um atropelamento em sua pré-temporada em função de um Clássico com rótulo de Recopa, cuja data a direção avaiana não conseguiu transferir...

 

Tudo somado, mais o fraco desempenho das principais estrelas da “ópera”, o resultado não poderia ser diferente, mas está longe de ser apenas Claudinei Oliveira.





TRANSPARÊNCIA

Ao que tudo indica, esta semana devemos ter o resultado da auditoria feita nas contas do Avaí Futebol Clube, e a imensa Nação Avaiana saberá como estão as condições de “temperatura e pressão”...

 

Bom que se diga, parte desse elenco, os remanescentes de 2021, seguem com seus salários atrasados, mas viram oito “colegas” saírem do clube e receberem integralmente seus vencimentos através do STJD...

 

Posso estar enganado, mas até esse tipo de situação acaba refletindo dentro do elenco, e consequentemente, essa pouca “inspiração” que temos visto ao longo dos seis jogos deste ano.





DE LEÃO PRA LEÃO

Conforme comentei ontem, ao término da quinta rodada, já temos 45,45% da competição jogada, e ontem o Avaí amanheceu fora faz equipes que estariam classificadas para a segunda fase da competição, as Quartas de Final...

 

Porém, com a ajuda do Leão do Sul, o Hercílio Luz, que aplicou sonora goleada no “doladelá”, o Leão da Ilha acabou voltando para a oitava colocação, ou seja, estaria na Quartas...

 

Faltam seis rodadas, e agora “sob novo comando”, espera-se que o Avaí entre definitivamente na competição...





QUARTAS DE FINAL

Concluída a quintaa rodada do Campeonato Catarinense, pelos números atuais, teríamos os seguintes confrontos na segunda fase, as Quartas de Final, que será no sistema “mata-mata” em jogos de ida e volta:

 

Hercílio Luz x Avaí

Camboriú x Próspera

Concórdia x Brusque

Chapecoense x Marcílio Dias

 

Joinville e Juventus seriam os rebaixados...

 

Chama atenção para o fato de os clubes “fora de série”, que brigam por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D em 2013, ocupam 62,50% das vagas nas Quartas de Final...





Saudações AvAiAnAs!

33 Comentários:

Carlos avaiano disse...

Boa semana a todos

O Barra confirmou nesse domingo que o problema no Avaí não é Claudinei
Aguardem.

Marcelo r disse...

André,
Parabéns pelo texto e reflexão sobre o Claudinei.
Minha opinião:
O treinador Claudinei, antes de tudo é uma pessoa e não merecia ser hostilizado e até duramente xingado mas sociais...
Isso não se faz... O futebol vai muito além disso... Não é só futebol e as vezes é nojento.
Eu não achei justo está demissão...demoraram tanto tempo para confirmar o Claudinei para 2021 e não ofertaram a ele tempo neste deficitário catarinense e justiça.
Está Recopa foi um erro...assim como foi com o português ...
Está demissão só mostra que:
Atual diretoria não tem convicção até mesmo no próprio trabalho ..
Jogou desta foram, a culpa toda no treinador ao invés de assumir seus erros nestas contratações de qualidade questionável de série c,d,e,f...
O presidente com esse papo de DNA avaiano é melhor mudar este discurso sem efeito... Muito blá blá ....
Perdemos um mês do já atrasado
Agora vamos perder quanto tempo para definir o substituto... neste calendário de preparação do clube...
Agora alegria é grande pela saída...mas logo o sarrafo começa novamente, exemplo
tem muito amigo de ex boleiro que é adora um twitter e outro twuiteiro do norte da ilha que dizem apoiadores mas só sabem criticar e com muita falta de educação... Vamos ver estes senhores da razão em breve detonando mais um treinador...
É mais fácil culpar o treinador, do que culpar a diretoria e o presidente...


Mas... é o tal do DNA né?

Fernando Avaiano disse...

Rogério Micale, Campeão Olímpico pelo Brasil, é o novo treinador do Avaí. Torço por ele, que o Avaí lhe dê condições de trabalho. Meu treinador seria Dorival Jr. Mas vamos de Micale mesmo.

Marcelo r disse...

É verdade...logo logo os twuiteiros do "podem anotar hoje ele vai cair"
Vão estar criticando o novo treinador

Unknown disse...

Há algo de podre no reino da Dinamarca...

ANDRÉ LUIZ disse...

Fiquei feliz com a renovação do Claudinei, mas pensei que com nova diretoria ele iria mudar um pouco, mas não continuamos previsíveis, e isso é sim culpa dele, ainda não viu que não temos time para jogar nesse esquema, ja fazem 4 anos assim, nem clubes que tem bons jogadores jogam assim mais, mas o Avai de Claudinei e Geninho sim, precisava mudar de esquema ter alternativa e isso era função do Claudinei, agora joga a pressão nos atletas isso é bom tb, faz eles assumirem responsabilidades, ja que não tem mais o pararaio Claudinei

GeorgeAB disse...

Mas é claro que tem culpa e deveria sair. Um técnico que nunca muda o esquema de jogo, não tem UMA jogada ensaiada, nunca cria um fato novo e que simplesmente troca o "volante por outro volante" tem que dar adeus e rever os seus conceitos. Pra completar, via o time ir muito mal no primeiro tempo, mas só mexia no time aos 13 minutos, 30 e 40 sistematicamente.
Claudimei, muito obrigado, mas tchau!!

Unknown disse...

Bom dia, André!
Lamentável a falta de convicção da Diretoria.
Se não a tinham não deveriam ter renovado com o Claudinei.
Se renovaram, deveriam bancar.
Não achas que o problema maior está dentro das quatro linhas.
É visível, os jogadores estão fazendo de conta que jogam.
Pagaram totalmente os 8 jogadores que entraram na justiça, e os demais como ficam.
Estamos preocupados, mas como sempre acreditando no nosso Avaí.
Um abraço.
Alcemir Luiz Lessa

Cesar disse...

Bom dia Andre.
Cono terminou o ciclo do técnico Claudinei Oliveira no Avaí, junto com alguns outros membros da comunidade técnica, duas perguntas precisam ser feitas para para a administração do futebol profissional do clube e devem ser respondidas pelo princípio da transparência e profissionalismo citados antes da eleição.
1ª Quanto custará a rescisão desses trabalhadores após 35 dias para o clube?
2ª Quem assumirá o erro da renovação de contrato com os profissionais que foram demitidos e certamente, serão novos clientes da Justiça do Trabalho?
O erro não foi demitir, mas com certeza foi renovar o contrato, isto é não ter planejamento e muito pouca convicção nas ações praticadas.
Estou muito preocupado com o futuro do Avai, o “cartão de visita” da nova diretoria mostra muito mais erros do que acertos, tomara que consigam corrigir os rumos dessa gestão.

Raniere disse...

André, respondendo as perguntas do BDA:
Errou? Sim, quando renovou com o treinador.
Acertou? Sim, quando rescindiu com o mesmo.
Motivos que levaram a torcida pedir a saída do Claudinei:
1 - Resultados. Perder pro fraquíssimo doladelá na Ressacada e as derrotas em casa no catarinense;
2 - Falta de critérios na escalação. Contra o Juventus, o Arthur Chaves só entrou porque o Betão se machucou. Alguém acha que o rapaz da base está comprometendo?
3 - A questão física dos jogadores também era para ser levada a sério pelo treinador. Serrato e Muriqui poderiam estar jogando, levando em consideração as suas respectivas condições físicas?
Que o próximo treinador tenha um olhar mais clínico para não repetir os erros do Claudinei.
Se a situação financeira não for estabilizada no quesito salários, aí tudo fica mais difícil.
Boa semana e grande abraço.

Algemiro disse...

Parem por favor, de trazerem treinador e jogadores.
Que passaram no time do estreito, nunca deram certo e nunca vão dá.
Esse Micael é um baita enganador.
Foi cria da cfb.

Algemiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandro Azevedo disse...

Micael está treinando uma equipe na Arábia Saudita. Alguém acredita que viria pro Avai?

Algemiro disse...

Micale não por favor
Micale não por favor.
Micale não por favor.
Chega de trazer treinadores ou ex jogadores do time do estreito.nunca deu certo

Marcelo r disse...

E agora mais essa
Segundo consta o gerente de futebol é que vai comandar o time na próxima partida?
Eita ... Complicado misturar essas coisas...cada qual na sua atividade...
Quero ver o twuiteiros amigo do ex jogador criticar agora qualquer escalação ou mudança ou o twuiteiros que adora criticar do norte da ilha...
Não adianta...
Complicado diretoria...
Começando muito mal está gestão..muito falaram...pouco entregaram até agora.

Lugo disse...

Jogador que já viveu o drama de salários atrasados, deveria pedir para ser negociado. Ao permanecer aceitou a regra do "vou pagar quando puder".

ManoelNilson disse...

Demitir Claudinei era necessário, mas trazer Micale não né?

Fernando Avaiano 1979 disse...

Eu respeito a opinião de todos, mas quem defende a permanência do Claudinei não conhece de futebol. Ele está longe de ser o único problema do clube, mas em CAMPO, ele é a maior parte do problema. Técnico limitado, sem títulos de expressão, foi jogador fraco, tem apenas um esquema tático batido e privilegia sempre uma panela. Tem grande dificuldade de montar times do meio para frente. Não deveriam nem ter ficado com ele ano passado. "ah mas ganhou o catarinense", meu amigo, ganhou um dos catarinenses mais ridículos da história, quase perdeu para o brusque na semifinal, ganhou da chape com muito esforço e jec e criciume tinham times ridículos. Outro técnico não faria igual ou melhor? Técnico limitado! Ele não nos faria permanecer na A, acordem!!! Agora que o problema realmente é de Direção de Futebol, claro que é, montagem do elenco (não temos um meia pensante, não temos um zagueiro técnico, forte e rápido, não temos centroavante) e de gestão herdada do 5T, caixa furado, que alguns ainda tem coragem de pedir pra voltar. Temos a decisão mais importante do ano para tomar agora, eu traria o Alex (ex-meia do Cruzeiro e Palmeiras), atual técnico do Jr do São Paulo. Foi super campeão onde passou, jogou na seleção, na europa, estudou e foi muito bem na copa são paulo apesar de ser o time com a média de idade mais baixa dentre os classificados. É uma aposta mas é alguém preparado e com bagagem, com vontade de VENCER!!!

Marcos disse...

Estamos a 60 dias do precipício. Cadê o Vice Presidente?

O AVAI tinha um técnico de GOLFE (sistema onde se joga parado lançando bolas altas pra frente) e tem no elenco 14 atacantes mas nunca incomodava os goleiros adversários. Em 170 jogos alguém viu uma saída pelo chão, rápida, com intensidade, verticalidade???? FOI É TARDE!

E não houve qualquer desrespeito (demitir treinador acontece em qualquer time do mundo o tempo todo), desrespeito era a forma como o AVAI "jogava"!

Mas o buraco não é só aí.
Quem trouxe:
- Matheus Ribeiro
- Diego Matos
- Eduardo
- Muriqui

e manteve os reis do DM que não disputam uma bola:
- Renato pipoca
- Marcos Serrato

precisa vir se explicar!!!

SEM INTENSIDADE e VELOCIDADE não ha futebol mais.

Se tivéssemos hoje um time forte e encaixado, ainda assim, seria muito difícil permanecer na série A.

Estamos a 60 dias da estreia na série A e não temos nada de algo parecido com um time competitivo.

Cadê o Vice presidente que dizia que iria cuidar do futebol?

Tomou posse e pegou férias?

Temos que parar de jogar de joelhos!

Fernando Avaiano 1979 disse...

M10 na beira do gramado foi a decisão mais amadora que eu presenciei nos últimos 10 anos. Infelizmente foi meu maior ídolo como jogador mas há muito tempo faz hora extra. Se a nova Diretoria queria ser transparente e profissional já deveria ter rescindido com ele na chegada, para o bem da história do nosso ídolo. M10 Eterno! Mas como jogador

Ewerton disse...

Bom dia André.
Emerson Buck fazia trabalhos nas praias, e naquela época o time sobrava em campo na parte física, pq não fazem mais?
Abs

ManoelNilson disse...

Bem lembrado depois que o Emerson Huck saiu o nosso time virou uma turma de cansado

Carlos avaiano disse...

No Avaí de uns anos pra cá, criou-se a mentalidade da compaixão,da eterna gratidão.

Na vida isso é necessário, más no futebol,na hora de contratar ou renovar não funciona.

O tempo é cruel com o nosso corpo.
O físico tem que estar em perfeita forma e as ideias sempre atualizadas com o presente.

Outra situação que o clube aínda não se deu conta.

No catarinense,o Avaí será sempre o time a ser batido pelos adversários de menor estrutura.
Por ser um clube sempre disputando o nacional, copa do Brasil e mais títulos catarinenses.

Então, eles vem com sangue e garra nos olhos, mas o time da raça vai com o já "ganhou"

Sandro Azevedo disse...

Concordo. Pior, deve ficar até o clássico para alimentar rivalidade. O discurso de profissionalismo na campanha foi muito bonito...

Fernando Avaiano 1979 disse...

E pode ficar muito pior ainda se não houver uma gestão de crise e a contratação de um técnico inteligente! O clássico pode decidir uma queda para segunda divisão do Catarinense!!!! Diretoria, acorda pra vida! Se vocês não sabem o que fazer, pelo menos se aconselhem com quem sabe e aprendam. Não vão ficar numa salinha com gente sem estudo nem experiência querendo acertar sozinhos...

Leandro disse...

Tava chato assistir os jogos do avai, mesmo no jogo que ganhou...

Mesmo esquema, sempre;
mesmas jogadas;
mesmos erros...

um time que vai disputar a serie A do campeonato nacional, não pode ser mediocre assim.

Eron disse...

Trazer o Micale vai ser um tiro no pé,depois de três meses estarão dispensando, ai a vaca já foi para o brejo, o Avai precisa de um Fernando Diniz

Sérgio Bayestorff disse...

Desculpe, mas trazer o Fernando com esse bando de cintura dura que nós temos é piada.

Ronaldo Souza disse...

Se contratar o Fernando Diniz, vai faltar palavrão para ele gritar contra os jogadores cintura dura

bittencourt disse...

Bom dia André. Como muitos já colocaram aqui, acredito que a demissão do Claudinei está longe de resolver qualquer problema no Avaí, correndo o risco de aumentar os problemas... Dizer que o Claudinei não entende de futebol, que joga um futebol que não se joga mais há décadas ou qualquer coisa assim é no mínimo esquecer que esse cara pegou em 2020 um time na briga para não cair para a C, brigou até o fim pelo acesso e em 2021 ganhou o Catarinense, caiu na Copa do Brasil para o Vice-Campeão e subiu para a Série A com um time com 4-5 meses de salários atrasados! Qual outro técnico conseguiria isso? Não vejo muitos... Claro que isso não o torna eterno no comando da comissão técnica do time, mas o credencia como alguém que entende de futebol, no mínimo... É óbvio que ele tem parcela de culpa no desempenho do time esse ano, porém, estou ficando seriamente preocupado com o que virá pela frente. Afinal de contas, ele não tem culpa do elenco retornar das férias completamente despreparado fisicamente, do mesmo modo que não tem culpa do calendário (vocês já pararam para observar que o campeonato está ponteado por Hercílio Luz, Camboriú e Concórdia, 3 times que brigariam pela permanência normalmente, mas, estão treinando desde o ano passado. Com o calor de começo de ano, isso faz diferença sim). A direção colocar um time sem preparo físico nenhum, juntamente com a interrupção da preparação em curso, para disputar um título vazio não faz sentido e isto reflete no preparo do time ainda hoje. Do mesmo modo, se perdemos jogadores que não renderam tudo o que esperávamos, não dá para negar que Edilson e Diego Renan rendiam muito mais que estes laterais que contratamos... Não dá para negar que Getúlio, que no seu primeiro jogo de titular pelo Vasco guardou dois, é infinitamente melhor que Quirino... Que o Valdívia seria titular no time de hoje, jogando com um só pé... Que o Jean Cléber, contundido, muda o time (como foi na série B do ano passado)... Que o Alemão cometeu um erro que qualquer zagueiro de pelada sabe que tem que fechar o primeiro pau, ainda mais que vinham três do Avaí cobrindo o meio da área! Enfim, situações que ele não tem controle (exceto pelo Alemão que poderia ser banco, mas, na tarde de sábado seria titular de qualquer forma em função da ausência do Betão)... Tem sua parcela de culpa, tem, mas mexer no time como? Não temos titulares, imagina como são os reservas! Ah, mas o Próspera não tem muita gente melhor... Não tem, é fato, mas em um monte de gente ruim, a parte física e os erros individuais fazem a diferença, como foi no sábado. Juntando tudo isso, apesar de ter sua parcela de culpa pelo desempneho pífio do time, acredito que o Claudinei era o que tinha o menor percentual de responsabilidade.
Agora, pensando no futuro, teremos a chegada de um novo treinador que terá que conhecer todo o elenco, suas qualidades e defeitos, o que pode levar um certo tempo, atrasando ainda mais nossa preparação. Claro que, podemos ter um treinador que chegue e encaixe seu estilo e o time deslanche e é por isso que torcemos.

bittencourt disse...

Continuação... Porém, mesmo que tenhamos um super-técnico, nosso elenco é infinitamente pior que o dos últimos anos! Todos que saíram, mesmo os contestados, são melhores do que os que chegaram! Os laterais novos eu não faço nem questão de tentar decorar o nome... o outro lateral esquerdo recém-anunciado, vem da reserva do time do Grêmio que fez uma campanha ridícula... o outro recém-anunciado, Morato, não conseguiu a titularidade em um Vasco que terminou a SÉRIE B com 13 vitórias e 15 derrotas (e nós o trouxemos para jogar a série A)! Pode perguntar para qualquer vascaíno sobre o potencial do Morato, tenho certeza que nenhum conseguiu enxergar potencial nesse cara (e já em 29 anos, já atingiu todo o potencial)... Muriqui, com todo respeito a história que construiu no Avaí, isso foi em 2009... lembro que em 2017 o Vasco trouxe eledo Japão... não pegava nem banco... para um jogador que sempre teve como caacterística a velocidade, a idade pesa... se em 2017 ele não pegava banco no Vasco, o que esperar do Muriqui 5 anos depois?
Sinceramente, de todas as contratações que fizemos para 2022, somente a do Douglas mostra-se acertada, apesar de que com a permanência do Vladimir, acredito que já teríamos um titular no mesmo nível...
Sei que novas contratações devem chegar, mas não adianta chegarem sem uma base de time e sem tempo para entrosarem... Sabemos o quão difícil é a série A e precisamos aproveitar quqluer oportunidade de pontuar, não podemos espera para ter um time decente e bem comandado somente para o returno...
Nos resta acreditar que o "Avaí faz côza" e que voltemos ao rumo!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo