domingo, 13 de fevereiro de 2022

TRÊS FANTASMAS, by RC

Mais um jogo do Avaí, empate em zero com o Joinville, na Ressacada. Continuo não acreditando no que vejo.

 

Quem curte futebol, ou jogou, ainda que em caráter amador, tem um certo feeling, uma sensibilidade para avaliar as qualidades de um jogador, para perceber seu potencial. Sabe-se que o bom jogador não apanha da bola, de quem é íntimo. Isso porque atua com espírito descontraído, esbanja serenidade e racionalidade. Esse é um traço indiscutível dos grandes. 

 

Um bom jogador precisa ter desenvolvidos os fundamentos do atleta jogador de futebol, que são, o passe, o domínio, o chute, o cabeceio, a condução da bola, o drible, o domínio da redonda no peito, a marcação. 

 

Avaliando por esse prisma os jogadores do Avaí neste Campeonato Estadual vejo homens inseguros, nervosos, carentes dos fundamentos. Os recém chegados em especial. A confirmar-se isso, de nada vai adiantar trazermos um bom treinador, porque leite de pedra não vai tirar. 

 

Estamos assistindo a uma verdadeira inversão no potencial das equipes do certame, as tradicionais ditas menores estão a prevalecer, a ocupar as melhores colocações na tabela, certamente por conta de terem um melhor entendimento dentro do gramado. Isso sempre foi comum, mas depois de três ou quatro rodadas iniciais o equilíbrio costumava acontecer e vinha logo a primazia dos maiores. Acontece que concluímos a sexta rodada e o time do Avaí não reagiu, não cresceu. Segue mostrando-se um grupo disperso, sem conjunto, com as mesmas carências individuais; errando passes. Sem um mínimo de inspiração.

 

A situação requer cuidados. Estamos diante de três fantasmas: de uma segunda divisão estadual, uma eliminação precoce da Copa do Brasil, com os prejuízos de antemão conhecidos e um papelão na Série A, talvez maior que o da Chapecoense. Agir é imperativo.

 

PS. - Tirar o Vinicius Leite e deixar o Paulo Baia em campo foi trágico. 


Roberto Costa, o "RC", é associado do Avaí FC. Foto: Leandro Boeira / Avaí FC


12 Comentários:

Roberto disse...

Obrigado, Paulo. Pior ainda. - RC

Raniere disse...

São fantasmas bem reais e estão rondando a Ressacada.
Um time de futebol não pode ter jogador que não domine os fundamentos básicos do esporte bretão. E o treinador de um time destes não pode escalar jogador deste tipo. É por isso que eu prefiro que se escale jogador da base, pois este ainda tem o que aprender, diferentemente de jogador rodado que está matando bola de canela.
Apesar de ser muito difícil, ainda dá tempo de reverter, mas com técnico que exija, em 2 períodos de treinamento, a obrigação do jogador de executar corretamente os fundamentos do futebol, ou do contrário, nem no banco fica. E, não esquecendo, a condição física também, porque jogador que não corre e não ganha dividida, não serve.
Grande abraço.

Roberto disse...

Com toda certeza, Raniere. Uma coisa que eu não perdoava no Claudinei era o fato de não praticar jogadas ensaiadas. Ninguém no Avaí bate uma falta com categoria, é só bago com violência e sem direção. Bater falta é arte, depende de prática, de treino. Zico depois dos treinos ficava praticando, mas a maioria se contenta em jogar um feijão com arroz. - RC











Carlos avaiano disse...

Praticar após treino...
Isso não pertence a esse grupo.
Pois treinam com a cabeça nos encantos da ilha da magia e arredores,se é que me entendem.
Mas que tem algo estranho dentro dos tijolos azuis, haaá,isso tem.
Como que em 4 jogos inciais pelo paulistão primeira divisão, o RONALDO marcou 3 GOLS?
Getúlio na estréia pelo Vasco,2 gols no primeiro jogo da vitória por 3x0?
E por aqui,7 jogos e cinco sem marcar?
Tem algo na água ou na grama.

leandrinho disse...

Vamos sofrer no fortíssimo campeonato catarinense, e vai se feio na elite do futebol nacional. Brigamos pela vaga na série A, pra que ? Se continuar assim vai se vexame.

Unknown disse...

Minha previsão é que este ano, vai ser o ano da vergonha, mas não tenho saudade nenhuma dos que no saíram (jogadores e dirigentes, inclusive Marcos Santos que ainda não entendi o que faz dentro do clube).

Roberto disse...

Hoje lembrei-me do Cleber Santana. Um jogador completo, bom no passe, artilheiro, perfeito domínio de bola, dono de um futebol inteligente, bom batedor de faltas. Valia a pena ir ao Estádio para vê-lo jogar. Adilson Heleno era outro nesse nível. O Avaí precisa ter jogadores de armação nesse nível e gente de rigor físico pra poder permanecer na série A. Esse bando de anônimos, de baixo nível técnico vai afundar o Clube. - RC

Carlos avaiano disse...

Na verdade o que falta dentro do clube é um profissional que tenha a mesma visão e competência que teve aquele que trouxe o Adilson Heleno,Cleber Santana,Batoré,Judson,etc..

Lugo disse...

Boa noite RC.
A carência de batedores de falta é de gols de falta está relacionada a falta de treino. Chutar a bola é bater bem nela tem que ser um ato reflexo, nas faltas ou nos chutes durante a partida, mas para isso, além de ter a arte, é necessário repetir à exaustão, sem que seja necessário pensar para executá-lo, tal qual ato de caminhar ou respirar.
Acontece que os fisiologistas e os preparadores físicos não deixam os jogadores treinarem esse tipo de atividade para não causar fadiga e bla, bla bla. Resultado, acabaram-se os batedores de falta.

Lugo disse...

O Avai tem que tomar cuidado para não perder o tempo de formar uma equipe forte para a Série A. É a Série A a cereja do bolo. A Copa do Brasil é importante pelo dindin. O Campeonato Catarinense não tem importância alguma, ora só o que interessa é não passar o vexame de cair.
Liberar alguns jogadores para abrir espaço no orçamento e corrigir erros é fundamental, questão de vida ou morte. Não é possível que não estejam planejando o saneamento da questão Série A. Será que acreditam que com a base do que está aí permaneceremos na Série A? Não acredito! Não quero é não posso crer que superestimam tanto.

Roberto disse...

LUGO, há um contra-senso nas decisões, tínhamos um time de série B, começamos a liberar jogadores daquele time e, pra jogar a série A, começamos a trazer jogadores de série C.

Um programa antigo de humor, da Globo, mostrava um macaquinho que em casos como esse, dizia: "Eu só queria entender!" - RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo