terça-feira, 10 de maio de 2022

Bom dia, Azurras - nº 4.365

NA RAÇA, NA GRAÇA

A noite de ontem na Ressacada foi daqueles jogos que vão ficar para a lembrança, tal a magnitude da partida, uma verdadeira decisão, jogada com raça, com graça, com técnica, com muita inspiração e muita transpiração...

 

Vale lembrar do nosso hino:

 

“Na Ilha formosa

Cheia de graça

O time da raça

É povo é gente

É bola pra frente

É só coração

É o meu Avaí”

 

Não foram poucas as pessoas que comentaram comigo sobre a maneira intensa com que o Avaí está jogando. E é verdade. Mas para resumir o que foi o bom primeiro tempo, fico com as poucas palavras do amigo Marcos da Trindade, que foi cirúrgico: “O Avaí foi patrão da bola!”

 

E foi mesmo!

 

Naquele turbilhão de emoções, com boas chances para os dois lados, mas sempre com o Avaí tomando a iniciativa das ações, diria que a equipe de Eduardo Barroca teve três chances para beijar a rede de Muralha, ao passo que o time comandado por Gustavo Morínigo obrigou Douglas a fazer uma grande defesa. Efetivamente, o Leão foi patrão da bola!

No entanto, apesar do bom futebol, jogado de forma coletiva, onde mal se poderia apontar um destaque individual, o placar não saiu do 0 a 0, o que foi um “crime” pelo que havia jogado o Avaí.

Para o segundo tempo, a partida outra vez começou com muita intensidade, outra vez com o Avaí melhor tentando abrir o placar, mas numa falha de marcação pelo lado direito da defesa avaiana, Egídio recebeu sozinho pelo lado esquerdo do ataque do Coxa, invadiu a área e fuzilou Douglas, que deu rebote, aproveitado por Igor Paixão: Coritiba 1 a 0

Por mais incrível que possa parecer, o Avaí não acusou o golpe, e seguiu jogando com naturalidade na busca do empate, que aconteceu 10 minutos depois após um contra-ataque mortal, de um toque na bola, até que ela chegasse em Muriqui, que invadiu a grande área e foi atropelado pelo zagueiro, em pênalti claro. Bissoli, com muita personalidade, pegou a redonda e colocou no fundo da rede: Avaí 1x1.

 

Com o empate no placar, a torcida que não parou de incentivar a equipe, tratou de incendiar ainda mais a partida, com a equipe de Barroca correspondendo em campo.

A virada não demorou a vir. Aos 27 minutos, outra vez numa jogada de extrema inspiração e toques rápidos, o ataque avaiano envolveu a defesa Coxa Branca e Bissoli foi derrubado na área, e mais um pênalti bem marcado pelo goiano Jefferson Ferreira de Moraes. Muriqui tratou a bola com carinho, colocado num canto, Muralha no outro: Avaí 2 a 1.

 

Até o final da partida foi muita adrenalina dentro e fora de campo, com as duas equipes procurando o gol, mas a vitória acabou sorrindo para a equipe que melhor se comportou em campo, o Avaí!

 

Vitória justa, na raça, na graça, no futebol!

Fotos: André Tarnowsky Filho



PATRÃO DA BOLA

O Avaí entrou em campo na noite de ontem na nossa bela Ressacada para fazer sua quinta partida no Campeonato Brasileiro da Série A, a terceira em seus domínios, contra a boa equipe do Coritiba, e logicamente, com toda a expectativa da imensa Nação Avaiana por mais uma boa atuação do Leão da Ilha, e confesso, foi “melhor que a encomenda”...

 

O Leão da Ilha foi avassalador, passando por cima do Coritiba desde o primeiro minuto, deixando a equipe paranaense sem ação, com pouca saída de bola, tal a intensidade da equipe de Eduardo Barroca.

 

E verdade seja dita, pelo que jogaram as duas equipes, sem falsa modéstia, o resultado de vitória do Avaí não poderia ser outro, que foi efetivamente o “patrão da bola”.



PROFESSOR BARROCA

Até por uma questão de coerência e honestidade, se temos a liberdade de fazer a crítica, é natural que tenhamos também a sensatez de elogiar quando a equipe faz por merecer.

 

Nos últimos tempos, ainda que com aquele desastre nas competições em início da temporada, o técnico Eduardo Barroca foi muito criticado nessa espaço, inclusive por mim. Porém, desde o início do Brasileirão, exceto no primeiro tempo da partida contra o Corinthians, o Avaí tem se mostrado extremamente competitivo, e mais que isso, melhor que seus adversários, e ontem não foi diferente.

 

Não há dúvidas de que tudo isso passou pelas digitais do técnico Eduardo Barroca. É justo que se elogie o trabalho de Barroca, não só pelo futebol que vem apresentando, mas até pela coerência entre seu trabalho e o discurso na entrevistas coletivas.



CONVINCENTE

Não há como negar, com a equipe tendo buscado a vitória desde o primeiro minuto, e pelas circunstâncias da partida, não se pode deixar de reconhecer que a vitória avaiana foi pra lá de convincente, e melhor que isso, a equipe comandada por Eduardo Barroca, ao menos no meu entendimento, fez a melhor partida disputada este ano até aqui.

 

Outra vez, o Avaí disputou todas as jogadas, foi uma equipe com muito mais intensidade, foi melhor durante todo o jogo e construiu uma vitória convincente.



100% DE APROVEITAMENTO

Podem até chamar de exagerado, não vamos esquecer que terminamos apenas a quinta rodada, mas estar na primeira parte da tabela de classificação, no cobiçado G4, no grupo daqueles que estão na Copa Libertadores, é muito importante até mesmo para elevar o moral da equipe.

 

Em três jogos na nossa bela Ressacada, 9 pontos ganhos, 100% de aproveitamento...

 

Claro que ainda é cedo, que temos 33 rodadas pela frente, mas é muito melhor começar pontuando com três vitórias em três jogos dentro de casa que lamentar empate ou derrota, instalado na “zona do rebaixamento”...

 

Para os mais críticos, faltam 35 pontos!



FAZENDO HISTÓRIA

Outra constatação neste belo início do Avaí neste Campeonato Brasileiro da Série A, das sete participações na “era dos pontos corridos”, esses 10 pontos ganhos em cinco rodadas é, com sobras, a melhor campanha do Leão da Ilha.

 

Claro, temos mais 33 rodadas pela frente, mas tirando por base as cinco primeiras rodadas, é, sim, a melhor campanha.

 

Em 2010 e 2015, o Avaí fez 8 pontos ganhos em cinco rodadas. Em igual número de partidas, fez 4 pontos ganhos em 2009 e 2017. Apenas 3 pontos em cinco jogos no Brasileirão de 2019 e mísero um ponto em 2011.



AUMENTANDO

Não vou entrar aqui na polêmica sobre o preço dos ingressos, mas ao que tudo indica, a imensa Nação Avaiana perece querer começar a jogar junto com o clube outra vez...

 

Ontem foi batido aquele desafio de 10.000 sócios, e em plena segunda-feira, 20 horas, tivemos 8.548 torcedores, o que mostra um sensível crescimento em relação aos dois primeiros jogos.

 

Domingo tem mais, num horário melhor: Avaí x Juventude, às 18 horas!

 

A Ressacada vai pulsar ainda mais!



DECISÃO VENCIDA

Como comentei ontem, a partida de ontem tinha um ingrediente a mais, era uma espécie de “decisão” na quinta rodada, que apesar de ser um jogo de início de competição, colocaria o vencedor da partida dentro do cobiçado G4, exatamente na terceira colocação, atrás apenas de Corinthians e Santos.


Tanto para o Avaí, quanto para o Coritiba, o que efetivamente interessava era  a vitória, não só para se manter entre os primeiros colocados, mas até para se consolidarem neste início de competição, entre as equipes que estariam classificadas para a Copa Libertadores.


Partindo dessa premissa, incontestável que o Avaí foi o grande vencedor da decisão de ontem!



NA LIBERTADORES

Ninguém precisa me dizer que ainda é cedo, que estamos somente na quinta rodada, mas o certo é que após a conclusão desses 49 jogos (falta Fortaleza x Ceará, pela 3ª rodada), o Avaí está na terceira colocação, o que lhe coloca naquela disputa da Copa Libertadores.

 

O Corinthians lidera a competição, seguido pelo Santos. Com a mesma pontuação do time da Vila Belmiro, 10 pontos ganhos, o Avaí ocupa a terceira colocação, com o América-MG fechando o G4. Bragantino e São Paulo estão na Pré-Libertadores.

 

Por que não sonhar? Vamos seguir sonhando, né, Miro Ávila?



ZONA DE REBAIXAMENTO

A parte baixa da tabela de classificação, a “zona de rebaixamento”, ao menos nas primeiras cinco rodadas, apresenta algumas surpresas e está assim composta: Ceará, Juventude, Atlético-GO e Fortaleza. Lembrando que o clássico cearense pela terceira rodada ainda não foi jogado.

 

Sim, é cedo, e muita coisa por acontecer até o final das 38 rodadas, mas esse é o “quadro” atual...

 

O Brasileirão será mais disputado do que se imagina...



BETÃO

Emocionante sob todos os aspectos, a despedida feita para o zagueiro e capitão Betão, que contou com a participação efetiva da imensa Nação Avaiana, dando um toque ainda mais especial no intervalo da partida.

 

Um profissional acima de qualquer suspeita, Betão honrou nosso manto sagrado desde que chegou ao clube em agosto de 2016. Foram 271 jogos, conquistando três acessos pelo clube, além de ter levantado a taça de campeão Catarinense em duas oportunidades.

 

Obrigado, Betão!

Foto: André Tarnowsky Filho



O AVAÍ ESTÁ VIVO

Bem diferente daquele discurso rancoroso do pessoal do “quanto pior, melhor”, aquele lobos safados em pele de cordeiro, há que se destacar e elogiar também o trabalho da diretoria do Avaí.

 

As partidas na Ressacada estão se tornando a cada dia um espetáculo, desde muito antes, fora de campo, com a FunFest, assim como como dentro, com o RoofTop, aquela entrada em campo com um show pirotécnico, com os mais varidos tipos de promoções com os ingressos.

 

O que se viu nesses dias que antecederam o jogo contra o Coxa foram refletidos ontem, dentro de campo com uma bela vitória, e fora dele no mais alto astral da imensa Nação Avaiana, antes de depois do jogo.

 

Parabéns aos envolvidos!

Foto: André Tarnowsky Filho




Saudações AvAiAnAs!

13 Comentários:

Marcos disse...

AVAI fez grande partida contra um adversário muito difícil!

Grande partida. De dedicação, de entrega, de entendimento e superação de sua limitações.

Alias, no próximo domingo outro adversário dificílimo, que cogita inclusive poupar jogadores no meio da semana para jogar 100% contra o Leão.

Amanheço hoje lendo a coluna de um tal Douglas Ceconello no globo.com, carregada de preconceitos e ironias contra o leão da ilha. Babacas são babacas e só.

JOGUE JUNTO!

GeorgeAB disse...

"Que jogo e que vitória!" Dá gosto de ver o Aváí em campo, sem medo, marcando alto, sem futebol reativo, é em cima o jogo todo, tá bonito de ver!

Unknown disse...

Próximo jogo vamos encher a ressacada, rumo a liderança.

Dá pra chegar e eu acredito (pelo menos nesse início de competição, dá para aproveitar esse embalo)!!!

Parabéns ao Barroca, ao time e à diretoria!

Luiz Henrique Pereira.

Sérgio Bayestorff disse...

Todos os ventos da Ressacada sopram para o mesmo lado, preparação física, salário em dia, jogadores focados e torcida jogando junto.

Sandro Azevedo disse...

Na partida de ontem, apesar de não ter dado certo, o Avai fez uma jogada ensaiada numa cobrança de falta. Fato que não acontecia há anos no Leão, sendo mais um retrato do trabalho do Barroca.

Sandro Azevedo disse...

O Juventude não vence há mais de 50 dias! Todo cuidado é pouco, mas precisamos aproveitar!

Silvio Prado disse...

Belo jogo de futebol!!!

Um belo jogo de futebol mais uma vez na Ressacada. Um Avaí concentrado e disposto desde os primeiros minutos, atento ao perigoso time do Coritiba, todo pequeno erro ou vacilo era capitalizado pela equipe Coxa Branca.

Equipe estruturada deixando poucos espaços ao adversário, meio campo coeso.

Em que pese a boa apresentação do sistema defensivo, os zagueiros não podem bobear nem fazer firulas na frente da nossa área,como trabalharam praticamente como armadores e iniciadores das jogadas, algumas vezes perdemos a bola na frente da nossa área, Douglas que o diga.

Calma torcida, vamos festejar o hoje pois o campeonato é longo, para os times do NOSSO campeonato estamos fazendo o dever de casa.

Parabéns Barroca, atletas e diretoria.

Ontem o cachorro quente da Dogueria 165 sob as arquibancadas do setor A estava com sabor de Caviar !!!

Avaiiiiiiiii

Gustavo Beck disse...

Seria o ápice o Avaí disputar a libertadores no ano do centenário, sonhar não custa nada!

Marcelo r disse...

É de dar os parabéns Bela linda homenagem ao betão. Eu estava temeroso por essa despedida...de como seria. Em campo foi lindo ver...
Parabéns ao presidente e organizadores.
O time está voando. A troca de preparação, tempo de trabalho e organização do time pelo seu treinador tem sido show.
Parabéns aos envolvidos e jogadores. Está bonito de ver!

Raniere disse...

Esse é o Avaí que encanta a torcida. Luta até o fim, corre, ganha divididas, volta pra marcar, recupera bola perdida, tudo que o futebol moderno pede e que nos foi negado nos últimos anos.
Parabéns ao Barroca e toda comissão técnica, preparadores físicos, jogadores, diretoria e a torcida no jogo de ontem.
Há muito pra remar, mas estamos no caminho certo.
Grande abraço e que o Avaí não saia do G4 para conseguirmos o acesso .... à Libertadores. Não custa sonhar!

Carlos avaiano disse...

Bom diaaaaaa
Salarios rigorosamente em dia, futebol idem.
Incorporado o hino no sangue dos atletas
Avai veio intenso pro campeonato
Entra gestão e sai gestão, mas nossos guerreiros se aposentam pela porta da frente,e reconhecidamente valorizados.
Betão foi mais um exemplo, e ontem foi só emoção.
Parabéns Betão pelo respeito ao nosso escudo.
Parabéns aos envolvidos.
10.000 sócios, mantém aquela máxima:
Time bom,quem aprecia o bom futebol vai,mesmo numa segunda feira 8 horas da noite.
Só uma ressalva:
Não está me agradando esses lances de briga gratuita entre os jogadores, aí levam cartões de graça que irão fazer falta lá na frente.
No mais vamos humildemente curtir essa maravilhosa fase.
Haaaa aqueles dois clássicos numa fase assim.

@Gilberto Ramos Giba disse...

André, aula de português: "Eu estava feliz ontem". Onde está o sujeito? Obviamente na Ressacada vibrando com o Leão, rsrsrsr

Tiago Soares disse...

Eu sou um que criticou a escolha do Barroca para comandar nosso time. E fico feliz por estar errado. Da de ver que é muito trabalhador e tem o elenco na mão. Claudinei após o segundo gol, já teria posto uns 5 zagueiros, e ontem ainda tivemos um certo controle após o placar estar a nosso favor.
Legal a pirotécnica para homenagear o Betão. E mais do que justa a homenagem. Torcida junta com o time, inclusive na hora que tomou o gol. ( Não vi mais o jogador do Coxa que ao fazer o gol fez gestinho com a mão no ouvido para nosso torcida, repeti o feito após a virada.)
Noite perfeita de um belo futebol. Parabéns a todos nós pelo ótimo início de campeonato.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo