segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Bom dia, Azurras - nº 4.455

JOGADA MAIS DA METADE DA COMPETIÇÃO

Vamos ter nesta segunda-feira a conclusão da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A com a partida Coritiba x Santos, atingindo 55,26% da competição jogada, e ao que tudo indica, tanto na parte de cima quanto na parte baixa da tabela, a disputa será acirrada até a 38ª rodada.

 

Volto a insistir, nunca tivemos uma competição tão disputada como este ano, onde até mesmo o Fortaleza, lanterna por muitas rodadas, mostra que tem plenas condições de brigar por melhores posições.

 

Tanto na parte de cima da tabela, quanto na parte baixa, ninguém está absolutamente garantido ou previamente rebaixado, ainda que o Palmeiras tenha aberto confortáveis 6 pontos para o segundo colocado, o Corinthians, que empatou na Ressacada com o Avaí.

 

Ainda sem conhecer o que é a “zona do rebaixamento”, nas 17 rodadas que faltam, a equipe comandada por Eduardo Barroca terá uma árdua tarefa pela frente, de conseguir alcançar uma pontuação para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro e passarmos o Centenário do clube onde nossa paixão pra toda vida, o time da raça, merece.

100% NO RETURNO

Se o returno do Brasileirão é sempre mais disputado, sempre mais complicado, há que se destacar os desempenhos de Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, América-MG e Fortaleza, que nas duas primeiras rodadas do returno estão com 100% de aproveitamento, duas vitórias cada um.

 

Por esse aspecto, o Avaí precisa tomar cuidado, até porque em dois jogos somou apenas um ponto, contra três que havia conquistado no turno.

 

Pior situação estão Atlético-MG, São Paulo, Cuiabá e Juventude, que ainda não sabem o que é pontuar no returno, com duas derrotas pra cada equipes.

LIBERTADORES

Como vem acontecendo nas últimas rodadas, o Palmeiras segue líder absoluto, com 45 pontos ganhos, com 6 de vantagem sobre o Corinthians, segundo colocado. Fechando o cobiçado G4, Fluminense e Atlético-PR. No grupo da Pré-Libertadores, agora temos o Flamengo e Internacional.

 

Campeão do turno, ao menos simbolicamente, resta ao Palmeiras tentar manter essa vantagem e a “tradição” de 14 anos nos últimos 19 disputados, onde o líder do turno fica com a taça...

SUL-AMERICANA

O grupo da Copa Sul-Americana, onde já esteve o Avaí por várias rodadas, hoje está composto por Atlético-MG, Red Bull Bragantino, América-MG, Santos, São Paulo e Botafogo, este último podendo perder posição hoje, desde que o Coritiba goleie o Santos por uma diferença de três gols.

 

Ou seja, mais uma vez se comprova que a competição está muito equilibrada, com uma ou duas rodadas sendo suficiente para alterar todo o panorama...

PERMANÊNCIA

Depois de passar o turno inteiro entre a primeira e a segunda parte da tabela de classificação, sem nunca ter entrado na “zona de rebaixamento”, o Avaí terminou o turno da 16ª posição e com mais duas rodadas do returno está entre aquelas equipes que tem três objetivos básicos:

 

1 – escapar da “zona de rebaixamento”

2 – manter na elite do futebol brasileiro

3 – almejar um competição internacional

 

Todas as quatro equipes já estiveram em melhores colocações, e até em piores, caso do Goiás e Ceará, que ficaram algumas rodadas na “zona do rebaixamento”.

 

O Coxa, por exemplo, até já esteve na 16ª colocação, assim como frequentou o grupo da Libertadores.

REBAIXAMENTO

Após a conclusão de 21 rodadas, faltando apenas um jogo na noite de hoje, a atual composição da “zona de rebaixamento” não será alterada, sendo formada por Fortaleza, que trocou de lugar com o Cuiabá, Atlético-GO e Juventude.

 

Dado curioso, o Juventude não esteve na “zona” apenas nas duas primeiras rodadas, e o Fortaleza somente na primeira, e lá estão até hoje, ainda que o Tricolor cearense mostra claramente que pretende sair dali em breve...  

 

O clube cearense ainda disputava simultaneamente o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Eliminado na Libertadores, terá que fazer uma campanha de recuperação com duas competições paralelamente.

 

O Dragão goiano é outro que passou 16 das 21 rodadas na “zona”, enquanto que o Dourado volta pela 12ª vez para essa parte perigosa na tabela de classificação.

MANTENDO POSIÇÃO

Como havia comentado na “Bom dia, Azurras” de ontem, o Avaí só perderia uma posição na tabela de classificação se o Cuiabá, jogando no Rio de Janeiro contra o Fluminense, vencesse a partida. Logo no primeiro minuto de jogo, German Cano fez o gol que daria a vitória ao Tricolor carioca, afastando de vez a possibilidade do Leão da Ilha trocar de posição com o Dourado...

 

O Avaí estava na 16ª colocação, com 21 pontos ganhos, e era seguido por Cuiabá com 20, na 17ª posição, abrindo a “zona de rebaixamento”...

 

Com a vitória carioca, o Fluminense segue firme dentro do cobiçado G4, na terceira posição, enquanto o Cuiabá perdeu a partida e uma posição na “zona de rebaixamento”, sendo ultrapassado pelo Fortaleza, que chegou aos 21 pontos ganhos, enquanto o Avaí manteve a 16ª colocação, agora com 22 pontos ganhos.

 

O Leão podia estar numa situação mais confortável, mas como salientei ontem, o time de Barroca surpreendeu a todos neste primeiro turno do Brasileirão ficando as 19 rodadas longe da “zona de rebaixamento”, e segue assim nas duas primeiras rodadas do returno, mas precisa melhorar muito...

 

A briga está a cada rodada mais acirrada


ARTHUR CHAVES

Muito já se falou sobre a saída de Arthur Chaves para a Europa, e até especulações sobre o destino do jogador. Nas redes sociais, foi dito que ele estaria indo para o Hoffenheim, da Alemanha, mas essa é apenas parte da história.

 

Efetivamente, um grupo que comanda o clube alemão comprará o zagueiro avaiano, mas o destino, por empréstimo, será um clube de pouca expressão em Portugal.

 

A bases do contrato, conforme colocamos aqui dias atrás, é algo por volta de 3 milhões de euros. Esta semana o Avaí deve concluir as negociações.


NA BRONCA

Boa noite, André.

 

Ontem mais um jogo em que a logística foi ruim. Meu pai foi ao jogo e chegou em casa às 23 horas (2 horas, sendo 1 hora e pouco só para sair do estacionamento do estádio).

 

Hora do Avaí e a PM melhorarem os trajetos ao redor do estádio.

 

No passado o problema era o trevo da seta não ser duplicado e agora?

 

Desta forma afasta e muito o público do estádio. Afinal para ir ao jogo são no mínimo 6 horas gastas de um dia (2 horas para ir, o jogo em si e para voltar).”

 

O protesto é da minha querida amiga Wendy Silveira Pereira, que encontra eco em vários outros torcedores, que passaram por esse dissabor.

 

NÃO CONVERSAM

Quando a Wendy sugere que Avaí e Polícia Militar devem melhorar os trajetos ao redor do estádio, ela está coberta de razão, e digo mais: ao que parece, as duas instituições não conversam entre si!

 

Estava no estacionamento do Avaí, atrás do placar eletrônico, juntamente com uns amigos, por volta das 16 horas. Na rua que contorna o estádio, próximo da torcida visitante, colocaram uma placas para isolar a torcida corintiana, no melhor estilo “muro alto”, “obra” feita pelo clube.

 

Esqueceram de conversar com a PM, e pior que isso, de esperar pela cavalaria da PM e outras viaturas. Quando o caminhão da cavalaria chegou, a rua já estava interrompida, bloqueando a passagem para chegar ao local onde a PM faz sua base...

 

Resumindo, tiveram que desfazer o bloqueio para das passagem aos integrantes da PM, enquanto a mesma com seus caminhões e viaturas tratavam de trancar o trânsito...

 

Patético!

 

VALEU, LEOAS CAÇADORAS

O Avaí Kindermann venceu o Internacional por 2 a 1, de virada e com uma jogadora a menos, na manhã de ontem, em Caçador, no estádio Salézio Kindermann, na última rodada da etapa classificatória do Brasileirão Feminino.

 

Infelizmente, o resultado não foi suficiente para colocar as Leoas Caçadoras nas Quartas de Final, ficando na 10ª posição, perdendo a vaga para o Grêmio, que ficou em oitavo, com 21 pontos ganhos.

 

Verdade seja dita, muito dessa eliminação do Avaí Kindermann na competição deu-se em função do “assalto” ocorrido em terras gaúchas, na derrota para o Grêmio por 2 a 1, 13ª rodada, antes da paralisação do campeonato.

 

No entanto, para quem começou do “zero” esta temporada, há que se enaltecer o trabalho feito, que manteve o Avaí Kindermann na elite do futebol brasileiro.

 

Parabéns, Leoas Caçadoras!

 

QUE VENHA 2023!

Muito importante ver a vibração e o entusiasmo do professor Edison Roberto de Sousa, presidente do Avaí Kindermann, com a vitória de ontem, e mais que isso, já vislumbrando um ano de 2023 mais promissor.

 

Como comentei aqui semana passada, quem acompanha minimamente o futebol feminino, particularmente o Avaí Kindermann, sabe muito bem do tsunami que ocorreu em Caçador no ano passado, com promessas não cumpridas e salários atrasados.

 

Obviamente que em termos de orçamento, o Avaí Kindermann não poderá fazer frente aos clubes que estão investindo pesado no futebol feminino, casos de Corinthians e Palmeiras, por exemplo, mas certamente um melhor planejamento para a próxima temporada já está em pauta.

 

DEBOCHADOS

Quem passou essa “bola” foi o gente boa Jean Anderson da Rosa, de Santo Amaro da Imperatriz, ex-presidente da Leões do Vale. Diz ele:

 

Ontem na transmissão da ‘rádio que troca notícias’, antes do gol do Bissolli, comentaram que agora iriam ver se o cara era artilheiro de verdade, porque o goleiro do Corinthians era Cássio.

 

Cara foi lá e colocou o Cássio em um lado e bola no outro...

 

Eles vivem do futebol Catarinense, mas não acreditam nele.”

 

É apenas mais um exemplo do deboche diário para com as coisas do Avaí...




Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Sandro Azevedo disse...

Fiquei preocupado com a fala do Barroca, na coletiva: só vou me preocupar com a zona quando chegar na 38° rodada...

Aí já pode ser tarde!

Fernando Avaiano 1979 disse...

Alguém precisa conversar com o Barroca. Vamos ter 5 ou 6 finais contra os times do nosso campeonato e não podemos jogar nesse estilo peito aberto, não contra esse nomes dos jogos de 6 pontos. Achei o Ceará e o América MG organizados, acho que os times com mais chances de cair são Juventude, ACG, Cuiabá, Goiás. Talvez o Coritiba.
Sobre o Artur Chaves, me preocupa a venda tão precoce e para um time sem expressão (empréstimo para Portugal pelo Hoffenheim). É um jogador super novo, entrou na fogueira da série A e está correspondendo, é rápido, não faltoso, tem toda uma carreira pela frente. Na minha concepção é uma grande joia, se for pra ser vendido agora, tem que ser por um valor condizente com seu futebol. Por ser muito novo, ele ainda vai render muitos frutos. Pra fazer um paralelo, o Rodrigo Caio (já tem 28 anos) vale EUR 12MM, ou R$ 60MM, o Artur deveria valer pelo menos uns 70% - 80% disso.
Depois o clube que compra fica com ele e vende dois anos depois por 5x o valor que vendemos inicialmente.
Estamos no meio da série A e deixar ele sair por pouco pra manter o Bressan é um passaporte para a série B 2023.
Óbvio que o cofre do clube precisa, mas tem que ser também um bom negócio para o Avaí. Ou mantém um % alto tipo 40%. Ou então manda embora o Bressan e o JP e mantém o garoto, no campo vai entregar muito mais. Saudações Avaianas

ney.lf disse...

Que peguem parte desta verba do Artur Chaves e qualifiquem o time URGENTE ou cairemos...

GeorgeAB disse...

Exato, e que mandem os chinelinhos embora..

Carlos avaiano disse...

Que palhaçada foi aquela dos sinalizadores.
Não têm revista lá como têm pra nós do outro lado?

Algemiro disse...

Só para refletir o futebol de hoje. Imagina no Brasil.
.https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/08/08/jogos-suspeitos-de-manipulacao-devem-bater-recorde-em-2022.ghtml
.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo