quarta-feira, 8 de março de 2023

Bom dia, Azurras - nº 4.667

MUITA CALMA NESSA HORA

A semana passada foi um verdadeiro pesadelo para o Avaí, quer dentro de campo, pelas derrotas sofridas, quer fora dele, pelo dinheiro que deixou de arrecadar quando um simples empate em Pernambuco colocaria um bom “din-din” no cofre do clube.

 

Obviamente, pelos problemas de contusão já existentes, o técnico Alex de Souza teve outros ainda maiores após a partida pela Copa do Brasil, com alguns jogadores apresentando sintomas no retorno para a Ilha, e o que é pior, até mesmo com jogadores que treinaram na manhã de sábado, mas acabaram vetados para a partida, mesmo tendo viajado para o Norte do Estado.

 

Situação curiosa, estranha, que precisa ser averiguada, e até por isso naão mudo uma vírgula do que aqui escrevi na “Bom dia, Azurras” de segunda-feira, sobre o tal boicote ao clube, direção e comissão técnica.

 

Por óbvio, não vou questionar aqui situações como as de Guilherme Santos, Jean Lucas (que sabidamente chegou lesionado), Natanael, assim como o jovem Kazu, mas há que se observar atentamente essa movimentação do campo de jogo para o departamento médico.

 

Não estou aqui para apagar fogo com gasolina, muito menos para vibrar a cada novo lesionado, e como coloquei ontem, muitos desses que não viajaram para Joinville devem estar retornando ao time na próxima rodada.

 

A SENSATEZ DO BACK

Na minha humilde opinião, o maior problema do Avaí no ano é o excesso de contusões. Igor Bohn se machucou quando vinha em uma crescente. Fabricio Baiano precisou de 45 minutos para fazer mais que Thales e se contundiu. Natanael se machucou no segundo ou terceiro jogo. Guilherme Santos veio para ser titular, se machucou também na primeira partida. Jean Lucas nem estreou. Vitinho está voltando agora. Patino nem estreou. Rômulo pode excluir das justificativas.

Faltam 3 ou 4 peças para serem titulares. Um zagueiro, (que o NIF priorize um que seja bom em cortes de bolas aéreas) seria a prioridade 1. Mas não é um time tão ruim. É sim um elenco fraco. Faltam algumas peças de reposição à altura.”

 

Muito respeito pelas colocações de Luciano Back, de Águas Mornas, mas atualmente residindo e trabalhando em Timbó Grande. Uma análise sensata,, sem a costumeira “terra arrasada”, que muitos adoram...

 

HORA DE VENCER

Creio que não tenha passado na cabeça de quem quer que seja um tropeço do Criciúma diante do Atlético Catarinense na noite de ontem. A vitória do Criciúma, 2 a 0, mesmo placar de quando o Avaí enfrentou o debutante e já rebaixado, foi mais do que natural.

 

Por oportuno, e conforme cantamos a “pedra” antes, o Avaí perdeu uma posição, caindo para quarto lugar, e se quiser terminar entre os quatro primeiros, terá que superar o Criciúma no próximo sábado.

 

Caso empate ou perca, o Leão da Ilha tem tudo para terminar na quinta colocação, sendo superado pelo Brusque na última rodada.

 

AVAÍ EM SEGUNDO

Apenas fazendo um “exercício de hipóteses, mas mesmo que esteja na quarta colocação, na rodada cheia do próximo sábado, o Avaí pode terminar a fase classificatória na segunda colocação. Todavia, para que isso aconteça, já não depende de suas próprias forças.

 

Para terminar em segundo lugar, o Leão terá que vencer o Tigre, por qualquer resultado, mas torcer para que a Chape perca para o Barra, partida que será jogada em Itajaí. Nesse caso, terminaria empatado com a Chapecoense com 19 pontos ganhos, mas ficaria na vice-liderança pelo número de vitórias, 6 a 5.

 

AVAÍ EM TERCEIRO

Hoje na quarta posição, o Avaí pode subir uma posição, e para isso, necessariamente, terá que vencer o Criciúma, superando a equipe do Sul do Estado na pontuação, 19 a 17.

 

Um empate entre Barra x Chapecoense, ou uma vitória do time do Oeste, deixaria o Avaí na terceira posição.

 

AVAÍ EM QUARTO

Se o Avaí empatar ou perder para o Criciúma, pode ficar na quarta posição, até porque não superaria o time carvoeiro, mas nesse caso, também já não dependeria mais de suas forças...

 

É que o quinto colocado hoje, o Brusque, tem a mesma pontuação do Avaí, e caso o Quadricolor vença o “doladelá”, em Brusque, supera o Leão da Ilha, caso o time de Alex de Souza empate ou perca.

 

Se o Avaí empatar, e o Brusque também, a quarta posição segue sendo do Avaí pelo número de vitórias, 5 a 3.

 

AVAÍ EM QUINTO

Na pior das hipóteses, o Avaí terminará a fase classificatória na quinta posição, e para que isso aconteça, terá que perder para o Criciúma, além do Brusque vencer seu confronto no Augusto Bauer.

 

Se perder, o Leão da Ilha segue com seus 16 pontos ganhos, podendo ser alcançado apenas pelo Galo do Oeste, que enfrenta o Coelho, em Concórdia, mas nesse caso o Avaí também superaria o tricolor oestino no número de vitórias, 5 a 3.

 

QUARTAS DE FINAL

Concluída a décima rodada do Campeonato Catarinense na noite de ontem, que podemos chamar de “equilibrado” – por baixo -, além das mudanças substanciais na tabela de classificação, mudaram também os possíveis confrontos para as Quartas de Final, agora com 90,90% da competição jogada, faltando uma rodada para encerrar a fase classificatória.

 

Porém, hoje as partidas seriam as seguintes:  

 

1 – Hercílio Luz x Barra                                              

2 – Chapecoense x Figueirense                                  

3 – Criciúma x Concórdia

4 – Avaí x Brusque  

                                                                                                                    

Lembrando que nas Quartas, Semis e Finais, tudo será decidido em jogos de ida e volta.

 

REBAIXADOS

Se temos os oito classificados para as Quartas de Final, também temos duas equipes que, no momento atual, seriam rebaixadas Marcílio Dias e Atlético Catarinense.

 

Até por uma questão matemática, o Atlético “insiste” em repetir o que aconteceu nas seis últimas rodadas, indo para a sétima rodada consecutiva dentro da “zona de rebaixamento”, literalmente rebaixado para a Série B...

 

A segunda vaga do rebaixamento será decidida por duas equipes, Camboriú, com 10 pontos e 2 vitórias, e Marcílio Dias, 8 pontos e 2 vitórias.

 

O Camboriú enfrenta o líder Hercílio Luz em Tubarão, e o Marcílio vem até Florianópolis enfrentar o lanterna Atlético Catarinense.

 

TIGRE OU MARRECO

Uma coisa é certa, nas Quartas de Final o Avaí tem tudo para enfrentar Criciúma ou Brusque. Apenas uma vitória no sábado, independente do que aconteça na partida Barra x Chapecoense, pode mudar o adversário do Leão nas Quartas.

 

Se vencer e ficar em segundo, foge de Tigre ou Marreco, assim como se vencer e ficar em terceiro.

 

Caso o Avaí empate ou perca para o Criciúma, a tendência é enfrentar o próprio Tigre, ou o Brusque, que deve confirmar o “dever de casa”...

 

Lembrando que os quatro primeiros colocados fazem o jogo de volta das Quartas dentro de seus domínios.


ELAS MERECEM

Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher, em que pese considerar que as mulheres mereçam ser homenageadas todos os dias. Dessa forma, aproveito para cumprimentar a todas as avaianas e mulheres de todas as cores e amores, e o faço enviando um beijo no coração da dona Selma Tarnowsky, minha mãe...

 

Que todas as mulheres neste dia se sintam cumprimentas, beijadas!



Saudações AvAiAnAs!


3 Comentários:

Silvio Prado disse...

Bom dia Azul!

Interessantes os exercícios de futurologia com as projeções trazidas ao comentário, são realmente possíveis. Mas são apenas projeções, possibilidades.

Já assistimos recentemente equipes que ficaram em primeiro lugar na faze serem derrotadas por aquelas que ficaram em oitavo, é um novo campeonato decidido em duas partidas de futebol.
Como bem diz o PVC "o mundo não acaba quando o time do meu coração perde, é apenas uma partida de futebol".
Quanto ao nosso Avaí, a grande maioria sensata que aqui está, pedia por deixar jogadores velhos, ex jogadores como diziam, do novo time. Assim foi feito, a diretoria trouxe um EXCELENTE técnico, jogadores da base, mesclando com a necessária experiencia de atletas mais maduros e cascudos.

Óbvio que sabíamos que não iriamos vencer desde o início, é um processo de formação de grupo, esquemas de jogo, erros e acertos.

Estamos ainda trabalhando dentro de uma realidade financeira que também não deixa que as coisas sejam melhores.

Em tempo, não sou advogado da Diretoria, não sou nem nunca fui funcionário do clube.

Conheço o André desde muito tempo, da rua Presidente Coutinho quando menino ainda, sei de sua paixão pelo nosso Avaí, onde também meu falecido Pai Bitinho e meu tio Niltinho fizeram parte da história.

Vamos LEÃO!!!!!!

Não esqueçam, o melhor cachorro-quente do mundo, com a água melhor temperada do mundo, está sob as arquibancadas do setor A!

Carlos avaiano disse...

Parabéns para as divas das nossas vidas, principalmente as avaianas

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo