segunda-feira, 3 de julho de 2023

Bom dia, Azurras - nº 4.784

NÃO FUNCIONOU

Sempre deixei muito claro que sou contra esse “entra-e-sai” de treinadores, até porque entendo que com o passar do tempo é que podemos avaliar melhor o trabalho de cada um.

 

No caso de Gustavo Morínigo não foi diferente. Por rodadas, esperei um melhor desempenho, e confesso, depois do empate em Fortaleza contra o Ceará, imaginei que o “vento” mudaria no Sul da Ilha...

 

Mas veio a partida contra o lanterna da competição e o Avaí foi engolido pelo ABC, principalmente na primeira etapa, com a vantagem mínima no placar para o time potiguar sendo “lucro” para o Leão...

 

No segundo tempo, ainda que o time do Avaí tentasse reagir, não conseguiu e acabou levando mais um gol, fechando o placar numa decepcionante derrota por 2 a 0, quando uma vitória simples tiraria o Leão da “zona de rebaixamento”.

 

A queda de Morínigo era uma questão de tempo, e se não ocorreu imediatamente após a partida, veio no início da noite de ontem, com o anúncio oficial feito pelo clube em suas redes sociais.

 

Além de Morínigo, deixam o clube o auxiliar-técnico Diosnel Burgos e o preparador físico Martín Paolorosso.

 

Verdade seja dita, o trabalho do técnico paraguaio não surtiu o efeito desejado, e era comum ouvir entre os torcedores, que ele havia piorado o que já não estava bom sob o comando de Alex de Souza.

 

Morínigo deixa o Avaí depois de nove partidas sem conhecer o que é vitória no comando do Leão da Ilha. Não tinha como prosseguir...

 

MUITO POUCO

A campanha do técnico Gustavo Morínigo no comando do Avaí resume-se em nove partidas, nas quais obteve cinco empates e quatro derrotas, conquistando 5 pontos ganhos em 27 disputados, ou seja, pífios 18,51% de aproveitamento.

 

Muito pouco pelo que almejava o Avaí, que está na “zona de rebaixamento” desde a 9ª rodada, já sob seu comando, ainda que tenha recebido a equipe na 14ª posição, quando estreou na 7ª rodada.

 

O que deve ter motivado a direção do Avaí na mudança do comando técnico, além de números assustadores, é que taticamente o time nada mostrou, sem qualquer jogada ensaiada, sempre com uma nova escalação a cada partida.

Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

 

COMPARATIVOS

Gustavo Morínigo conseguiu ter uma campanha pior que de Alex de Souza, que em quatro partidas, venceu uma e perdeu as outras três, com o “estagiário” que comandou o Avaí tendo 25% de aproveitamento.

 

Com os “interinos”, um que assinava por conta da credencial, outro que dirigia sem estar habilitado para tal, uma vitória e uma derrota, com enganosos 50% de aproveitamento. 1 a 0 no Tombense, daquele jeito, e goleada sofrida para a Chape, de Argélico Fucks, 4 a 1...

 

OBJETIVOS

Para que não esqueçam, estamos no ano do Centenário, e mesmo com regata comemorativa, torneio de beach tennis, exposição no shopping, dentro de campo nada temos para comemorar...

 

Como “salvação” para o que resta de ano do Avaí Futebol Clube, o novo treinador do Leão da Ilha, assim como a direção do clube, devem ter em mente dois objetivos bem claros: salvar a equipe do rebaixamento nesta Série B e conquistar a Copa Santa Catarina, que é o passaporte para a Copa do Brasil de 2024.

 

Nada além disso, que afinem o discurso. Simples assim.

 

ESPECULAÇÕES

Com a queda de Gustavo Morínigo, dois nomes surgiram com muita força nas redes sociais, de Eduardo Barroca e Adilson Batista, ambos enfrentaram o time do Avaí recentemente, e empataram, comandando Ceará e Botafogo, respectivamente, sendo demitidos em seguida.

 

Barroca foi demitido do Ceará imediatamente após o empate com o Avaí. Já saiu do Castelão demitido. O caso de Adilson foi diferente. Empatou na Ressacada em 1 a 1, mas na rodada seguinte perdeu para o Vila Nova, de Claudinei Oliveira, em Ribeirão Preto, por 3 a 0.

 

COSTEIRA E O FURO

Ao que tudo indica, o técnico que o Avaí deve anunciar nesta segunda-feira, oficialmente, deve mesmo ser Eduardo Barroca, que trocou algumas mensagens com o festejado Filipe da Costeira, o primeiro a cravar a contratação.

 

Segundo soube, também através do mocinho da Costeira do Pirajubaé, a chegada está prevista para hoje, o que afugenta aquele temor da torcida em esperar muito tempo para a definição do novo técnico.

 

PONDERAÇÕES

Apesar de considerar que Eduardo Barroca fez um bom trabalho no Sul da ilha, algumas situações trazem uma dose cavalar de preocupação. O simpático técnico carioca gosta de “propor” o jogo, e até por isso acabou sendo desclassificado no Campeonato Catarinense pelo Brusque, quando perdeu o meio de campo.

 

Seu sistema se assemelha com o de Alex de Souza, que também não deu certo por aqui, até mesmo pela limitação do elenco avaiano. Além disso, como salientou no “big boss” da TecnoTintas, Jaison Pereira, Barroca apresentou um bom trabalho quando teve tempo para treinar.

 

Agora, outra vez, pega a equipe no sufoco de uma competição importantíssima, com o Avaí precisando vencer, fato que não ocorre desde a 5ª rodada...

 

SOLUÇÃO IMEDIATA

Com a provável confirmação de Eduardo Barroca para comandar o Avaí, alguns amigos torcedores citaram outros nomes, como foi o caso do goleirão do Avante de Santo Antônio de Lisboa, Laércio Costa Júnior, que preferia um técnico mais “cascudo”, acostumado a tirar equipes do “sufoco”, tendo apontado o nome do técnico Pintado.

 

Verdade seja dita, o Campeonato Brasileiro da Série B tem sido “generoso” com o Avaí, mas o time precisa de uma solução imediata, e para tanto, mesmo sem vencer nas últimas dez rodadas, tem chance de fugir da “zona” caso vença a Ponte Preta na próxima rodada, ainda que dependa de alguma combinação...

 

AVAL DE IMBITUBA

Dizem as más línguas, que a vinda do técnico Eduardo Barroca, ou melhor, seu retorno, recebeu o aval do conselheiro do clube, o xará André Manoel Lopes de Oliveira, que trocou umas ideias com o treinador na Marquês de Sapucaí, no último carnaval...

 

Pelo sim, pelo não, Barroca desembarca no Sul da Ilha na manhã de hoje. Só não se sabe oficialmente se vem para curtir uma tainha com ova, ou se vai comandar o Avaí...

 

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

 

NA SELEÇÃO

Depois de garantir o Avaí Kindermann na elite do futebol brasileiro para a temporada de 2024, nosso querido amigo, professor Edison Roberto de Souza, presidente da equipe, trouxe outra boa notícia para a torcida avaiana.

 

A atleta Pâmela Santos dos Santos, que defende as Leoas Caçadoras, foi convocada na última sexta-feira, pela CBF, para integrar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, na segunda fase da preparação para o Copa do Mundo da categoria, que realizar-se-á em 2024, na Colômbia.

 

Parabéns, Pâmela!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!


13 Comentários:

Paulo disse...

Concordo com o frangueiro do Avante, tem que trazer um treinador cascudo, que feche o meio e e acerte a zaga......o que vier é lucro, e Barroca é mais do mesmo, com o mesmo estilo dos dois treinadores anteriores ...

Luciano disse...

Tem que povoar o meio. Com esse time já ficou provado que três atacantes não dá certo. Precisa de dois laterais E/D urgente. O Preparo físico será fundamental nesse momento. Chega de "folga". Cada ponto é precioso. Treinar bolas paradas e jogadas ensaiadas e finalização. Pelo menos a linguagem do treino agora é o português. É hora de unir forças e torcer pra dar certo, pois ainda dá tempo. Pensar jogo a jogo. Gastar o que não tem, colocar na balança o desastre financeiro que seria uma queda pra C. Precisamos ser melhor do que quatro equipes. Décimo sexto lugar ( com esse elenco de hoje) no final é titulo. Vamos Vamos Avai.
Luciano

Hsfabio disse...

Barroca novamente? É sério? E depois será quem, o Lisca?
Essa diretoria tá mais perdida que cebola em salada de fruta!

ManoelNilson disse...

Mais um pra jogar no 4.3.3, com esse elenco fraco que temos. Mais uma vez veremos o time com aquele buraco no meio-campo e 3 atacantes sem receber a bola. Continuaremos a ser um time dominado no meio, que é a parte mais importante do time. Júlio Heerdt não tem jeito. Tomara que dê certo, mas tem tudo pra continuar errado. Nunca vi tanta gente sem imaginação na Ressacada.

Murilo disse...

Problema do Avai não está no treinador, sempre falei isso, problema do Avai está bem acima do treinador. Podem trazer uma comissão com Guardiola, Klopp, Mourinho e Lancelotti, colocar os 4 juntos que não vão dar jeito. A culpa é de quem está comandando o clube. Começa por sempre reclamar de grana quando fala, e olha a camisa do Avaí, tem 2 ou 3 patrocínios, e .uito espaço para mais, então falta trabalho dentro da Ressacada pra captar recursos. Fala que baixou a divida em 20 mi, mas com a eminente queda pra C perdera o triplo disso. E sobre treinador, lá se vão um ano e meio dessa "NOVA Jestão" que arruma desculpas pra tudo, só não assume que só fez besteiras no futebol que é o motivo do clube existir, e a única fase boa entro de campo foram os últimos jogos na Série A de 2022 com o comando do Msrquinhos e Fabrício, e com um detalhe, eles usaram muito a base avaiana, mas preferiram trazer jogador igual ou pior com as características principais de terem já passado por aqui ou pelo rival que está penando na série C, que pelo caminho que estamos percorrendo, estaremos lá com louvores e assinatura de uma "NOVA jestão" que está afundando o clube, não ao sol de violinos, mas nós movimentos do Beach Tênis.

Eron disse...

O que vai mudar com o Barroca, mandaram embora e agora vai dar certo?. O problema está nesse elenco mau montado, ano tem técnico que de jeito. Porque não se espelham no Criciúma, montou um bom elenco e apostou no técnico, não tenho dúvidas que é um candidato ao acesso, enquanto nós ao descenso

Roberto Felisbino. disse...

Se vier o Barroca e não vier uns 06 jogadores com qualidade pra serem titulares não vai adiantar de nada.Falta convicção na atual diretoria do Avai.O Avai virou uma fritadeira de técnicos na atual gestão, vamos para o sexto técnico se não me engano é estamos no quinto executivo de futebol.Os últimos 04 não montaram um elenco se quer pra ganhar o catarinense e tudo estoura nos ombros do treinador.

GeorgeAB disse...

O resumo da nova diretoria... Pegou o time na A e colocou na B, eliminações na primeira fase da Copa do Brasil, dois Catarinenses ridículos e agora lutando pra não ir pra série C.

Carlos avaiano disse...

Bom dia
É quase unaneme o pensamento de que o problema não é do técnico, más sim técnico.
Quando um clube bem estruturado começa a colecionar técnicos numa única temporada,fica evidente de que o problema é no contratante sem visão e condições de estar a frente do futebol profissional,com ações amadoras,com todo o respeito ao futebol amador.

ABC
Histórico de uma baita gestão.

Culpa do battistotti, que com sua gestão seca cofre,permitiu a chegada de um oportunista.

Roberto disse...

O treinador para o Avaí neste ano de vacas magras seria um só, Caludinei Oliveira. É claro que não agrada a todos, mas é o melhor currículo dentro do Avaí. - RC

Paulo disse...

Sim, jogar fechado e só vai na boa!!!

betofloripa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
betofloripa disse...

alguém aí joga bola ou já jogou ? vocês não sabem oque é cabeça de bagre ? jogador enganador e etc ? maioria dos jogadores do Avaí FC são esses aí , cabeças de bagre e enganadores , pode trazer Deus pra treinar que não vai dar certo !!!!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo