sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Bom dia, Azurras - nº 4.948

QUARTA NOVIDADE

E quando todos esperavam mais uma contratação do Avaí, eis que pelo quarto dia consecutivo, a diretoria azurra anunciou oficialmente mais um reforço para o elenco do clube em 2024, dessa vez uma cara bem conhecida do torcedor avaiano.

 

Ontem foi anunciada a contratação do meia atacante João Paulo, contrato este que vai até 10 de dezembro de 2025, ou seja, duas temporadas no Leão da Ilha.

 

Vale lembrar, João Paulo é aquele meia que foi campeão Catarinense pelo Avaí em 20219, sendo eleito o craque da competição, e no ano seguinte disputou o Paulista pela Ponte Preta, terminando a competição da “Seleção do Paulistão”. Em 2021 esteve no Fortaleza e Athletico-PR, depois Cruzeiro e este ano jogou pelo CRB.

 

Resta-nos torcer para que reedite sua performance quando por aqui esteve, e se depender do que jogaram nossos meio campistas neste ano, vem para ser titular.

 

Boa sorte outra vez, João Paulo!


ACERTO

Ainda que se diga que é “outro que já passou por aqui”, entendo que essa quarta contratação, ou novidade, como tratei acima, já poderia ter vindo para a atual temporada, ao invés de repetirem Robinho e outros menos votados.

 

Qualidade João Paulo tem, e não tenho dúvidas de que poderá somar, e muito nesse time do Avaí, apesar de estar com 33 anos. Jogador leve, rápido, habilidoso, características que faltaram ao time descompromissado deste ano.

 

Naturalmente, quando tivermos o elenco de 2024 definido, poderemos ter uma certeza maior sobre titularidade ou não. Num primeiro momento, vejo que tem tudo para estar entre os onze iniciais.


AVAÍ BEM NO RANKING



No último dia 7 de dezembro, divulguei a projeção do ranking de clubes da CBF, repetindo a dose na “Bom dia, Azurras” do dia seguinte, que acabou se confirmando, e virando pauta em qualquer noticiário esportivo.

 

Naquela oportunidade, por oportuno, esclareci que em função das competições de 2024, o Avaí deverá perder posição para o Criciúma, que participará do Brasileiro da Série A e Copa do Brasil, a no fim do próximo ano certamente será o melhor colocado dos clubes catarinense.

 

Por enquanto, a “pole pósiton” é do Leão da Ilha!

 

UMA SÉRIE B MUITO MAIS COMPETITIVA

Para concluir, nossos confrontos domésticos, que julgo extremamente importantes, e pelo histórico, muito difíceis para o Leão da Ilha, que precisa reduzir drasticamente a margem de erros em contratações.

 

Sem querer ser mais realista que a própria realidade, no momento, não vejo o Avaí entre os 10 primeiros na competição. Simples assim.”

 

Esse é um trecho do que escrevi na “Bom dia, Azurras” do último dia 8 de dezembro, cujo título é exatamente o desta nota, que vai fomentar a que vem na sequência...

 

OSSO DURO

Se tratei de curtir aquele momento favorável da liderança no ranking de clubes da CBF entre os clubes de Santa Catarina, também não deixei de observar as dificuldades que o Avaí encontrará no Campeonato Brasileiro da Série B de 2024.

 

Essa arte, apenas e tão somente com os clubes da próxima Série B, colocam o Avaí na 7ª colocação, e ainda que possamos relativizar as coisas, a verdade é que em 2024 teremos uma competição ainda mais acirrada, onde erros em contratações, escolhas mal feitas, não serão perdoadas.


MAIS QUATRO

Se no primeiro dia tratei de analisar as equipes que subiram da Série C para a Série B, Botafogo de Ribeirão Preto, e nos dois dias seguintes, mais 10 clubes que permaneceram na competição, hoje abordaremos mais quatro clubes, justamente os que foram rebaixados no Brasileirão...

 

Na análise de hoje, impossível não ser assim, traz quatro equipes que estiveram brigando pra não cair, e caíram, mas que na próxima temporada, indubitavelmente, brigarão para retornar para a elite do futebol brasileiro. 

 

Como coloquei nesses dias, não há nenhuma “prioridade” nas abordagens dos clubes, apenas seguimos a ordem alfabética...

 

Vamos lá!

 

AMÉRICA-MG

O Coelho mineiro volta para o Brasileiro da Série B, e no mesmo ranking de clubes em que o Avaí aparece na 25ª posição, o clube de Belo Horizonte figura na 10ª posição, subindo colocações nos últimos três anos.

 

No entanto, a realidade para 2024 será mais dura, sem o Brasileirão ou competições internacionais, e fará com que o América-MG perca algumas posições.

 

CORITIBA

Em sua primeira competição como SAF, mudança feita justamente no transcorrer do Brasileirão, o Coritiba amargou a 19ª colocação e consequente o rebaixamento.

 

A ordem no Alto da Glória é de depuração do elenco, com algumas dispensas já anunciadas, como Heyner, Gabriel Silva, Marcão, Alex Muralha, Matheus Sales, Régis e Warley. Outros foram anunciados com pré-contrato, casos do lateral Rodrigo Gelado e o volante Arilson. A reformulação no futebol não para, e o “head de futebol” Artur Moraes perdeu o cargo.

 

As mudanças no Coxa estão respaldadas por R$ 60 milhões para investir no futebol em 2024, garantidos pela SAF.

 

GOIÁS

Vivendo uma realidade financeira diferente de América-MG e Coritiba, o Goiás ainda amarga a 18ª colocação e o rebaixamento para o Brasileiro da Série B em 2024, quando terá um árduo caminho para retornar para a principal competição nacional.

 

Por enquanto, nenhuma novidade no time alviverde, sem qualquer contratação, mas liberando alguns jogadores, caso do lateral Apodi, que defenderá o rival Vila Nova em 2024.

 

SANTOS

Entre os quatro rebaixados, temos pela primeira vez em sua história, a presença do Santos, que vem amargando problemas financeiros gravíssimos nos últimos anos, culminando com o rebaixamento deste ano.

 

De novidade, apenas a eleição de Marcelo Teixeira para presidente no último sábado, e a intenção de construir uma nova Vila Belmiro, mas para dentro de campo, as coisas estão a cada dia mais complicadas...

 

O técnico Thiago Carpini, que subiu com o Juventude, foi sondado, teria aceitado a proposta do Peixe, mas a Raposa parece ter atravessado no caminho do time praiano.

 

Sem dinheiro, com cotas de competições já adiantadas, o futuro do Santos é uma incógnita.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Marcos disse...

A estatura média está, novamente, ficando BAIXA. Isso é ruim, pois o futebol moderno obriga aos clubes ter um plantel com imposição física, que ganhe as disputas no chão e por cima.

Ainda dá tempo de ajustar, mas CHEGA de mais baixinhos.

Carlos avaiano disse...

Bom dia
Não se constrói um prédio com materiais de demolição do prédio que ruiu.
Pois não resistirá a agressão do tempo sobre sua já desgastada e fraca estrutura.
O bom engenheiro,vai em busca de novidades,qualidades,e resistente tecnologia para sua obra ter vida segura e longa.
Esse é o B a BA da reconstrução em tudo na vida.
Ou seja:
Não se muda,com os mesmos costumes,pensamentos,elementos e diretrizes.
Avai FC( remendando) para figurar entre os novos.

Avaiano desiludido disse...

Já não sei mais se o presidente do clube estava ironizando ou debochando quando disse, há alguns dias, que a prioridade no futebol em 2024 seria montar elenco jovem, com força e com velocidade.

ManoelNilson disse...

Salvo engano de minha parte, João Paulo era banco no CRB. Contrata-lo por 2 anos é puro sinal de que 2019 ainda não acabou.

Cesar disse...

Antecipando as próximas contratações a serem anunciadas pelo Avai: Capa, Iury, Matheus Barbosa, Gegê, Brenner e Getulio.
E esse 2019 que não acaba nunca...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo