quinta-feira, 9 de maio de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.094

ANÁLISE DE 3 RODADAS

A intenção, logicamente, não é ser o “dono da verdade”, mas confirmar ou não as análises que havíamos feito antes mesmo da bola rolar no Campeonato Brasileiro da Série B, que fechou sua terceira rodada e abriu a quarta na noite de ontem.

 

Até por uma questão básica, considerando os mesmos números de jogos, não estou considerando a partida de abertura da 4ª rodada, América-MG 3x1 Vila Nova, ocorrida ontem.

 

E como salientei, análise superficial, apenas fazendo um paralelo em relação ao que já abordamos antes mesmo de começar a competição.

 

Vamos lá!

 

SANTOS

Três jogos, três vitórias, liderança e sobrando na competição. Não mudo uma vírgula da análise inicial: relembrando o filme “Um estranho no ninho” (1975), com Jack Nicholson, que além do Oscar de melhor filme, faturou vários outras estatuetas, verdade é que o Brasileiro da Série B não é a casa do Santos.

 

Vai brigar pelo título, certamente!

 

SPORT

Também com 100% de aproveitamento, o Sport Club do Recife é outro clube que olha para o horizonte e enxerga a real possibilidade de estar na elite do futebol brasileiro em 2025.

 

Além de Coelho e Peixe, creio que o Leão da Ilha do Retiro briga pelo título, sendo candidatíssimo para uma das quatro vagas do acesso.

 

GOIÁS

Das equipes rebaixadas no ano passado para a Série B, diria que o Goiás é a que deve ter maior dificuldades para voltar ao patamar de 2023, mas está surpreendendo, estando na terceira posição.

 

Ocorre que, abriu o cofre, contratou, e o técnico Márcio Zanardi está encantando os goianos, que brigarão pelo acesso, como já havia anunciado.

 

CHAPECOENSE

Depois de duas vitórias absolutamente imprevisíveis, e um empate dentro de casa, creio que a Chapecoense surpreende, mas não se mantém, ainda que esteja no cobiçado G4.

 

O técnico Umberto Louzer terá um árduo trabalho pela frente, ainda que com um início bem interessante, mas a Chapecoense brigará contra o rebaixamento, ou na segunda parte da tabela, nada além disso.

 

OPERÁRIO

Uma coisa é vencer o Avaí de Barroca na estreia. Outra, bem diferente, é fazer o time jogar e se manter na quinta colocação, ou mais...

 

O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, não almeja grandes voos, e até por isso, apesar do bom início, brigará contra o rebaixamento para a Série C, brigará pelo meio da tabela.

 

NOVORIZONTINO

Decepção não é, mas até por estar sem pressão, sem alardes, discretamente, o sexto colocado do Brasileiro da Série B, o Novorizontino, tem tudo para crescer até o fim da competição.

 

A equipe do competente técnico Eduardo Baptista, entra para brigar por uma das quatro vagas, quiçá o título.

 

Não duvidem!

 

VILA NOVA

Chato falar sobre o atual 7º colocado e dizer que terá dificuldades para se manter no meio da tabela, fato que colocamos na análise inicial, antes de começar a competição.

 

Mas, bem nas primeiras rodadas, o Vila vem apresentando os mesmos problemas anteriores...

 

Por lá, Claudinei Oliveira deve voltar e a briga será para permanecer na Série B, meio de tabela...

 

AMÉRICA-MG

Apesar da atual 8ª colocação, o Coelho mineiro, certamente vem para brigar pelo título ou ao menos pela classificação, conforme colocamos em 16 de abril, bem antes dessas rodadas iniciais.

 

O América-MG sabe como investir, e certamente não lhe faltará recursos para reverter essa situação de rebaixado. Briga pelo título ou por uma das quatro vagas.

 

PONTE PRETA

Bem nas primeiras rodadas do Brasileiro da Série B, apesar das oscilações, não vejo a Macaca credenciada para uma das vagas do G4, como efetivamente não tem mostrado.  

 

Sigo com meu “diagnóstico” incial, com o time de João Brigatti brigando

apenas pelo meio de tabela, sem o “fantasma” do rebaixamento.

 

CORITIBA

Ainda sem técnico, e na 10ª colocação, creio que o Coxa não esperava por esses percalços iniciais, até por isso está no meio da tabela e demitiu o treinador, mas é certo que pode recuperar muita coisa, até pelo poder aquisitivo.  

 

Próximo adversário do Avaí, tem boa estrutura e fez boas contratações no início da temporada, mas os resultados não aconteceram, nem aquele famoso “encaixe”. Vejo que o Coxa vem para buscar o que perdeu, brigando pelo acesso, mas não pelo título.

 

MIRASSOL

Já tive melhor olhos para com ao Mirassol, e confesso, considero um início de competição bem tímido pelo que imaginei nessa rápida trajetória, ficando aquém do que coloquei.

 

Menos organizado do que previ, menos competitivo, o Mirassol terá que crescer para disputar uma das vagas, conforme havia salientado em 18 de abril, ainda que mereça todo o meu respeito.

 

BRUSQUE

Não me iludi com o vice-campeonato Catarinense, nem vislumbrei algo melhor no Brasileiro da Série B, que imagino, será de permanência para o quadricolor brusquense, e nada além disso...

 

Competitivo? Bom time? Mas estamos falando de Brasileiro da Série B...

 

O Bruscão está na competição na briga pela permanência, sem almejar o acesso, a não ser que reforce a equipe, que tem problemas na parte ofensiva, mas joga com um sólido sistema defensivo.

 

BOTAFOGO

O 13º colocado de hoje, ainda que pouco possa surpreende, sendo administrado por uma SAF, o tradicional tricolor de Ribeirão Preto está caminhando lentamente para se firmar entre os grandes do futebol brasileiro, mas bem lentamente...

 

Boa estrutura, pouca ambição. O “Botafogo Futebol SA” vai brigar pelo meio da tabela, sem risco de rebaixamento.

 

CEARÁ

Imaginei o Vozão brigando pela ponta da tabela, a apesar dos investimentos, está na 14ª colocação, algo absolutamente inexplicável, que joga por terra todo o planejamento feito para este ano...

 

Ainda assim, aposto que o Ceará pode até não brigar pelo título, mas certamente estará na briga por uma das quatro vagas.

 

CRB

Brigar pela ponta, não vai, mas tal qual ano passado, o CRB não deve ter muitos problemas para seguir na competição.

 

O Galo da Pajuçara, do técnico Daniel Paulista, não está credenciada para buscar uma das vagas na elite, muito menos ao título.

 

O Galo da Praia vai brigar mesmo pelo meio de tabela...

 

PAYSANDU

Não acredito que o Paysandu tenha mais objetivos que permanecer no Brasileiro da Série B, ainda que tenha endurecido o jogo contra o Avaí.

 

O time do técnico Hélio dos Anjos é extremamente competitivo, mas verdade seja dita, falta-lhe um pouco mais de técnica, ainda que sobre disposição.

 

Pelo que acompanhei, o Paysandu briga pelo meio de tabela, sem chances de brigar por objetivos maiores.

 

AVAÍ

Minha colocação sobre as chances do Avaí foi bastante clara, apesar de ter sido dividida em duas partes. No momento atual, da forma como terminou o Campeonato Catarinense, com o técnico que tinha, e um elenco praticamente sem alterações, digo que o Leão da Ilha briga da metade da tabela para baixo, no mesmo drama do ano passado.

 

Esperança depositada no trabalho de Gilmar Dal Pozzo, com grandes mudanças, ou muito sofrimento...

 

AMAZONAS

O jovem clube manauara, que no próximo dia 23 de maio completa seu quinto aniversário, debutando no Brasileiro da Série B, certamente terá dificuldades com o “novo ambiente”. E tem mostrado isso...

 

Numa linguagem clara, o Amazonas brigará contra o rebaixamento, e os resultados apontam para isso.

 

ITUANO

Com a pior campanha na primeira fase do Paulistão, e até por isso rebaixado para a Série A2 em 2025, o Ituano terá um ano de enorme pesadelo, se é que me entendem...

 

E está tendo!

 

Vice-lanterna, o Ituano tem em seu elenco o meia Jean Pyerre, sim, aquele mesmo com passagem no Sul da Ilha em 2022, e seguirá brigando contra o rebaixamento, como no ano passado...

 

GUARANI

Por mais que tenha simpatia pelo Bugre, por mais que se comente sobre Zenon, creio que a equipe que foi dirigida por Claudinei Oliveira terá muitas dificuldades nesta temporada...

 

No meu entendimento, mal no Paulistão deste ano, o Guarani briga do meio da tabela pra baixo, e não surpreenderá se cair muito antes do que imaginamos, tal qual o Ituano...

 

RACISMO

Assisti ontem boa parte da virada do inacreditável Real Madrid sobre o Bayern München, 2 a 1, e não tenho dúvidas de que minha admiração por Vinicius Júnior só aumenta, independentemente de fazer gol ou não.

 

O cara é uma fera! É coletivo!

 

E, lógico, jogando no Santiago Bernabéu, por óbvio não ouviu as imbecilidades costumeiras espalhadas pelos estádios espanhóis: dentro de campo, a cultura aplicada é outra, o que deve revoltar esses idiotas preconceituosos!

 

PROPORÇÕES

Dia desses, fui questionado pelo gente boa Daniel Lessa, avaiano radicado na Espanha, sobre o fato de Igor Bohn estar na reserva do atual time do Avaí, e a resposta foi no sentido de que fez um péssimo Catarinense, bem diferente da Série B do ano passado...

 

Ontem, na semifinal da Champions League, Real Madri 2 x 1 Bayern, nem falo dos heróis do Real Madrid, mas do vilão dos alemães, o goleiro Neuer, que fez ao menos cinco “milagres”, mas entregou o “ouro ao bandido”...

 

Será que vai para o “banco” no time alemão? Não sei!

 

Mas tenho certeza que Igor Bohn fez um péssimo Catarinense, e vida que segue por aqui...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo