domingo, 30 de junho de 2024

22 ANOS DO PENTACAMPEONATO DO BRASIL

Se ontem foi o dia da primeira conquista brasileira em Copa do Mundo, este dia 30 de junho serve para lembrar a última conquista brasileira, o pentacampeonato, quando venceu a Alemanha, em Yohohama, no Japão, por 2 a 0, em 2002, há exatos 22 anos. Naquele ano, a Copa do Mundo, pela primeira vez, foi sediada em dois países, Coréia do Sul e Japão.

 

Foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes entre 31 de maio a 30 de junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, ao derrotar a Alemanha na final, 2x0, com dois gols de Ronaldo Nazário (Ronaldinho Fenômeno). Depois de um primeiro tempo em 0 a 0, o Brasil definiu o placar com dois gols de Ronaldo, o empresário "gordo" de hoje, aos 22 e 34 minutos do segundo tempo.

 

No ano de 2002, marcou a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções — França, Japão e Coreia do Sul — estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas.

 

A Copa do Mundo daquele ano foi também a última edição do evento onde o campeão anterior do torneio garantia vaga direta na edição seguinte da competição. A França, campeã da edição de 1998, foi a última privilegiada por este sistema. A partir do final deste Mundial, a seleção campeã — no caso, o Brasil — teria que garantir vaga na próxima competição jogando as Eliminatórias, tendo somente o país-sede do próximo Mundial vaga garantida no certame seguinte, sem a necessidade de disputar as fases classificatórias.

 

ALEMANHA 0x2 BRASIL

 

Data: 30/06/2002

Horário: 20h00 locais (08:00 de Brasília)

Estádio: International Stadium Yokohama (atual Nissan Stadium)

Público: 69.029

Cidade: Yokohama (Japão)

Árbitro: Pierluigi Collina (Itália)

 

Gols: Ronaldo (67’ e 79’)

 

ALEMANHA:

Oliver Kahn; Thomas Linke, Carsten Ramelow, Christoph Metzelder,Torsten Frings, Marco Bode (Christian Ziege); Dieter Hamann, Jens Jeremies (Gerald Asamoah), Bernd Schneider; Miroslav Klose (Oliver Biernhoff), Oliver Neuville. Treinador: Rudi Völler

 

BRASIL:

Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denílson). Treinador: Luiz Felipe Scolari

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo