sábado, 6 de julho de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.152

E MOMENTANEAMENTE ESTAMOS EM SEGUNDO...

Nada do que já não se imaginava, até porque numa competição pra lá de equilibrada, onde o primeiro colocado, o Avaí (antes de começar a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B) ao 11º, Novorizontino, são apenas quatro pontos, fato que pode ser revertido facilmente em duas rodadas, e o que é pior, do primeiro ao quinto colocado, Goiás, a diferença é de apenas dois pontos, uma rodada ruim e tudo muda...

 

E como o Leão da Ilha só entra em campo na segunda-feira à noite, de frio e chuva, é natural que outras equipes se aproximem, ou até ultrapassem sua pontuação, como ocorreu ontem à noite, em Fortaleza, fato que já havíamos comentado na coluna “Bom dia, Azurras” de ontem.

 

Como salientei, se não fosse ontem, poderia ser hoje ou amanhã, ou em todos esses dias, porque antes mesmo de entrar em campo na segunda-feira contra o Novorizontino, o Avaí perderia posição, como perdeu, mas nada que não possa recuperar quando atuar no nosso belo reduto...

 

E por mais que estejamos torcendo pelo Avaí, hoje segundo colocado em função da vitória do Santos, 1 a 0 no Ceará, em Fortaleza, não estranhem caso o Avaí durma o sábado na quarta colocação, ou até fora do cobiçado G4...

 

Mas contenham-se: segunda-feira é dia de Leão da Ilha e temos tudo para colocar as coisas nos devidos lugares!

 

GORDURINHA

Vejo muitos torcedores reclamando que o Avaí não fez a famosa “gordurinha” nos jogos que passaram, notadamente quando perdeu pontos para Chapecoense, Brusque, América-MG (pelas circunstâncias) e Amazonas.

 

Há um fundo de verdade nisso, mas no futebol ninguém ganha sempre, e ontem fui bem claro sobre o equilíbrio existente no Campeonato Brasileiro da Série B, este ano sem igual.

 

Verdade seja dita, tal “gordurinha” poderia ter sido criada se nossos dirigentes não fossem tão míopes (para ser educado), porque depois do fracasso, fracasso mesmo, no Catarinense, o encantador de serpentes ainda elogiou o trabalho que vinha sendo desenvolvido, respaldado por um presidente que engole tudo...

 

Três rodadas perdidas, corrigidas pela chegada de Gilmar Dal Pozzo, que NUNCA foi opção no Sul da Ilha, mas hoje tem muitos “pais”...

 

TRIPLICANDO

Bom saber que o Avaí triplicou suas vendas nas lojas oficiais a partir da troca de fornecedor de material esportivo. Por óbvio, e isso é incontestável, o novo espaço criado abriu essa condição, além de um volume maior de novos produtos para consumo do apaixonado torcedor avaiano.

 

A matéria assinada pelo Rafael Xavier dos Passos, da comunicação do clube, reproduzida AQUI, clique e confira, mostra números robustos, mas por questões “diplomáticas”, omite as reclamações sobre a qualidade do material fornecido, e aqui refiro-me essencialmente ao que é colocado pela Volt.

 

Sigo com a mesma opinião de tempos atrás: não saio de casa para comprar uma camisa da Volt, que só vende em função de estar atrelada ao escudo do Avaí. Simples assim.

 

Como vamos ter que vestir esse “pano” até 2028, espero que se esmerem muito mais na produção, sem esquecer da qualidade...

 

BOLA ROLOU

Dois jogos na noite de ontem abriram a 14ª rodada do Brasileiro da Série B, e logo de cara, na primeira partida da noite, o Avaí acabou perdendo a liderança da competição, Ceará 0x1 Santos.

 

Como havia comentado ontem sobre o jogo de Fortaleza, um empate ou uma vitória do time visitante faria com que o Avaí perdesse a liderança da competição. Deu Peixe!

 

Em Itajaí, tivemos outro jogo muito equilibrado, Brusque 0x0 Ponte Preta, com o time da casa cravando mais uma rodada dentro da “zona de rebaixamento”, onde está desde a 7ª rodada, enquanto que Macaca chega aos 17 pontos ganhos, temporariamente na 12ª posição.

 

BOLA ROLANDO

A 14ª rodada do Brasileiro da Série B tem sequência neste sábado com a realização de mais dois jogos, que interessam diretamente aos Avaí, que tem tudo para perder mais duas posições, enquanto não entrar em campo...

 

Em Belo Horizonte, às 11 horas, isso mesmo, amigos, 11 horas de sábado, jogam América x Operário, onde se houver um empate, o Leão perde posição para o Coelho, pelos gols pró, ou perde posição se qualquer uma das equipes vencer o jogo. Portanto...

 

Em Goiânia, às 17 horas, é a vez de Goiás x Chapecoense, com o time da casa buscando uma vitória para entrar no cobiçado G4, e se isso acontecer, também ultrapassa o Leão. Enquanto isso, a Chape tenta se manter fora da “zona”, hoje separada por um ponto... 

 

DESEMPATE

Como coloquei acima, se o América empatar com o Operário, ele somará os mesmos 23 pontos ganhos do Avaí, mas ultrapassa o Leão pelo número de gols marcados, hoje 18 a 13. No demais quesitos para desempate, as equipes estão iguais.

 

O critério de desempate obedece as seguintes regras, prioritariamente:

 

1) número de vitórias

2) saldo de gols

3) gols pró

4) confronto direto

5) menos cartões vermelhos

6) menos cartões amarelos

7) sorteio.

 

CIVILIDADE – BDA nº 4.790 - 09/07/2023

Deixei meu carro nas imediações da Ressacada e caminhei poucas quadras para chegar ao estádio. No caminho, avistei uma família que seguia à frente, todos com as cores da Ponte Preta.

 

Ao perceberem que estavam mais próximos da torcida do Avaí, ao invés do portão dos visitantes, resolveram voltar. Foi quando os conheci e disse para que me acompanhassem, no mesmo sentido, até o portão F, onde entrariam no estádio.

 

Caminho feito sem qualquer problema, passando pelos portões 4, 5, 6, 7 e 8, além das festejadas Barraca do Alemão e Saragaço Chopp, com muita civilidade, como deve ser entre todas as torcidas...

 

AMIGOS DE INFÂNCIA – BDA nº 4.790 - 09/07/2023

E foi assim que conheci a família do advogado Plínio Palmeira, de Campinas, terra da Ponte Preta, meus novos "amigos de infância", que estão passando férias em Santa Catarina, em Penha, visitando o Beto Carrero, mas vieram acompanhar a sua apaixonante Macaca.

 

Nos encontramos também após a partida, e cada um seguiu seu rumo, eles, obviamente, muito mais felizes que eu, mas certamente ficou a sensação que o mundo pode ser muito mais harmonioso que alguns destemperados tentam pregar...

 

Não os conhecia, é verdade, mas são pessoas assim que nos mostram que não é só futebol...

 

Vida que segue.

 

VIDA QUE SEGUE

Fiz questão de reproduzir as duas notas acima, do ano passado, porque recebi ontem do amigo Plínio Amaro Palmeira, um vídeo do filho Plininho Palmeira e sua amada Tati, atravessando o rio Itajaí Açu, de Navegantes para Itajaí, onde o casal foi acompanhar a sua Macaca, Brusque x Ponte Preta.

 

Por óbvio, eles seguem torcendo pela Macaca, e eu torcendo pelo nosso Leão da Ilha, o que não nos impede de termos uma convivência sadia, como foi em julho do ano passado, mesmo com o Avaí perdendo na Ressacada...

 

Mais um exemplo de que o futebol é muito mais do que uma rivalidade estúpida e insana, mas confraternização, congraçamento, que mesmo torcendo por paixões absolutamente diferentes, a convivência pode ser pacífica e respeitosa.

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Raniere disse...

O Avaí acertou a sua defesa e o setor onde atuam os volantes. A criação no meio ainda está aquém do que Giovani e João Paulo podem entregar, mas, infelizmente, eles não o fazem.
No ataque, Hygor e Garcez são esforçados, lutam o tempo todo, mas, sem desmerecer os gols que eles fizeram na série B, eles têm perdido gols que nos trariam 3 pontos, como foi no jogo em BH, por exemplo.
Sobre o comando técnico, saímos de um falastrão para estarmos com um profissional trabalhador. Simples assim.
Precisamos de jogadores de meiobcampo rápido e com personalidade.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo