terça-feira, 9 de julho de 2024

NÃO VI O AVAÍ JOGAR, by RC

 

Não vi o Avaí jogar. É claro que vi o jogo, mas não vi o Avaí do Dal Pozzo em campo, esse que nos fez apaixonar em tão poucos dias. Não vi a pegada, não vi os deslocamentos com tesão, a disposição, nem a pressa em reiniciar o jogo nas cobranças de laterais. Sinceramente, vi um Avaí da pachorra, perdendo sem se indignar, sem pressa, com excesso de passes, inclusive nos dez minutos finais, quando importa é a bola na área, de qualquer jeito, contando com falha de zagueiro, pênalti, etc.

 

Sim, o Novorizontino mostrou-se um bom time. Competitivo, jogadores de boa compleição física, mas nem por isso devia ser excessivamente respeitado, como entendo ter acontecido ontem. Ao Avaí cabia a postura de um time vitorioso e ocupante, até então, da ponta da tabela. 

 

Não se viu a dinâmica dos jogos anteriores, as bolas bem cruzadas, que resultaram em gols de cabeça do atacante Garcez, ontem apagado. Não, o Avaí, que tinha encontro marcado com o torcedor na Ressacada, ontem não compareceu. Alguma possibilidade de ameaça de nova crise relativa a salários?...

 

O goleiro César falhou no lance do gol do Novorizontino. Foi forte o chute, mas penso que poderia ter amortecido o impacto da bola com as duas mãos espalmadas e em seguida juntado-a do chão. Por azar, espalmou-a de maneira que foi parar na medida para o atacante Rodolfo, que aproveitou a oportunidade. Confesso que na questão dos goleiros me sinto mais seguro com Igor Bohn.

 

Não gostei da arbitragem. O árbitro não buscou coibir a cera. Deu apenas dois minutos ao fim do primeiro tempo e 6 minutos ao fim do segundo. Cabia pelo menos 10 minutos. Sutilmente mostrou mais simpatia com Novorizontino. Num lance de falta clara sobre Pedrinho ele não assinalou e na justa reclamação do jogador aplicou-lhe cartão amarelo. É difícil competir com o magnetismo da Federação Paulista de Futebol. Por falar em Pedrinho, precisa produzir um pouco mais.


* Roberto Costa, o "RC", é associado do Avaí FC


6 Comentários:

Algemiro disse...

Meu caro Roberto.
Isso ai é o efeito Wagner love. Ciumeira começou.

Roberto disse...

Algemiro, não digo que não. Mas acredito que o Dal Pozzo tem experiência bastante para lidar com essa questão. - RC.

Roberto disse...

É possível que o Algemiro tenha razão. Cada um do time acha que veterano não pode ganhar mais que ele. Mas a experiência de quem foi artilheiro pode ser interessante, quem acompanha futebol sabe de vários casos ocorridos. E tem uma, um artilheiro eficaz no time pode ser o diferencial para incremento na conquista dos "bichos"(1)
(1) - Gratificação por vitória, comum no futebol profissional
brasileiro, caso alguém não conheça. - RC

LUGO disse...

RC, não acredito nessa teoria conspiratória. Penso que o técnico, querendo povoar mais o meio de campo, está tentando colocar Giovani e JP para chegarem mais a frente, sem considerar que nem Wilian Maranão (WM), ne Judson conseguem fazer a cobertura de meio e das laterais. Aliás Judson nada acrescenta ao meio.
Jogando com Pedro castro (PC), WM e Zé Ricardo (ZR) temos maior ocupação do meio de campo e consequentemente, maior liberdade para os alas, sem contar que PC e WM, tb, conseguem chegar mais a frente e atuar mais no campo adversário, posto que ZR tem mais vitalidade e alcance de cobertura. Não ocupam o espaço dos alas, como faz JP e a defesa fica mais protegida. Na verdade o esquema que o técnico acha que dará certo, só está funcionando na cabeça dele. Precisa ser arejada.
Vi comentário de que Giovani está gordinho e que não está entregando o que pode. Sim, está cheinho, mas está correndo por ele, pelo Garcez, pelo JP e ainda querem que arme jogo?
Se o técnico provocou uma subida de patamar, o mesmo técnico está fazendo o caminho contrário.
Outra coisa, comentei em outra oportunidade, nossa dupla de atacantes só corre, não passa, não domina, não entra com a bola na área, se recebe dentro da área não finaliza. Tá ficando complicado. Espero que o Vovô Love ensine algo a eles.

Carlos avaiano disse...

Será outra vez?
Nenê no juventude foi bem aceito.

Carlos avaiano disse...

Ciumeira?
Por quê então não provam o contrário.
Provem que não precisam contratar mais ninguém, que eles dão conta do recado.
Ou só aceitam contratações do nível deles!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo