Bom dia, Azurras - nº 5.867
SAF CHEGANDO
Confesso
aos amigos que não consegui acompanhar a entrevista coletiva do mandatário do
clube no exato momento em que ela estava sendo realizada no auditório da Ressacada,
até porque estava em trânsito em nenhuma emissora tratou de transmitir, nem
mesmo o Avaí Play, pelo YouTube.
Mesmo
assim, passavam pouco mais de 10 minutos das 11 horas, horário do início da
coletiva, pousou no meu celular a arte acima, cuja origem desconheço, chegando
como “mensagem encaminhada”, ou seja, o autor não foi a mesma pessoa que enviou.
Numa rápida
passada pelos números, por óbvio, mostra-se uma proposta mais vantajosa que a
do “Mickey Mouse”, que esteve no Sul da Ilha e recebeu até faixa para que por
lá ficasse...
Mesmo
assim, pelo tempo de investimento, 10 anos, os números acabam ficando “encolhidos”,
muito pouco para o que se imagina que valesse a venda do clube.
Todavia, há
na arte acima, algo que chama atenção, cativando os corações dos dirigentes avaianos,
o que chamaram de “empréstimo-ponte” ao clube, que aportará R$ 5 milhões como
reforço imediato de caixa, o que significaria uma grande oxigenação ao cofre do
Sul da Ilha.
No entanto,
na mesma “linha” de informações, quando falam em “investimento mínimo de mais
de R$ 400 milhões”, os números tornam-se vagos na medida em que os prazos para
as várias áreas são os mais diversificados.
Num
primeiro momento, e depois de assistir ao vídeo da coletiva no início da noite,
achei tudo muito fantasioso, pouco prático, e pior, sendo feito numa celeridade
gigante, sem que as devidas explicações sejam dadas, conforme se disse tempos
atrás...
CONVOCAÇÃO
Ao mesmo
tempo em que a “apresentação” de proposta foi feita, o Conselho Deliberativo do
clube também fez uma convocação para o dia 30 de junho, terça-feira, para
deliberar sobre a constituição da SAF do Avaí Futebol Clube, o que cumpre com o
estatuto.
Todavia,
estranho ver que em assunto tão relevante, o conselheiro do clube tenha que deixar
seus afazeres em horário comercial e ir até o Sul da Ilha para tomar
conhecimento da proposta recebida pelo Avaí, proposta que visa adquirir 90% das
ações de emissão da SAF avaiana.
Em outras
reuniões, todo o material a ser discutido, apreciado para posterior
deliberação, era enviado aos conselheiros com antecedência.
Essa
maneira açodada de agir deixa um aroma desagradável no ar...
DESONESTIDADE
INTELECTUAL
O título
acima é uma homenagem que faço para um associado, que assistiu ao vídeo de um “miquinho
adestrado”, em que falava de uma dívida do Avaí perto dos R$ 300 milhões...
Abordei
esse assunto após a divulgação do mesmo valor em matéria do GloboEsporte/SC, e
volto a repetir: o montante de R$ 290 milhões de dívida é falacioso,
até porque boa parte desse valor, R$ 195 milhões em números arredondados, faz
parte da Transação Tributária que está por ser assinada pelo clube, o que reduzirá
a mesma dívida para pouco mais de R$ 154 milhões. Como disse naquela
oportunidade, é muita coisa para um clube do patamar do Avaí Futebol Clube.
Ao que
tudo indica, estão colocando no tal “investimento mínimo de mais de R$ 400 milhões” da
proposta de SAF, a dívida cheia, sabendo que haverá um desconto considerável, e
mais que isso, 12 anos para pagar...
INSÔNIA
AVAIANA
O grande problema do Avaí não
está na Recuperação Judicial em curso, muito menos na efetivação da Transação
Tributária, que só não foi assinada por razões óbvias: assinou, tem que pagar!
O que efetivamente tira o sono
dos dirigentes, que vivenciaram todo esse processo que atolou o clube em
dívidas, foi o grande rombo causado nos últimos três anos, com anuência da mesa
do Conselho Deliberativo da época, bem como de considerável parcela de conselheiros,
que permitiram ao mandatário anterior “construir” uma dívida de R$
48.443.290,94, que foge do alcance da RJ e da TT, dívida consolidada em 2025...
Além disso, é sempre bom
lembrar, também houve a evaporação de FR 68 milhões oriundos da Liga Forte
União...
Durante todo esse período, além
de chorar sobre o leite derramado, as ações foram no sentido de vender o
clube...
QUASE NA
MESMA
Se olharmos
para o gráfico da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, podemos
afirmar que passada mais uma rodada, a 14ª, o Avaí está exatamente no mesmo
lugar, a 18ª posição...
No entanto,
após vencer o Cuiabá no último domingo, 1 a 0, o time de Cauan de Almeida
quebrou um jejum de 11 jogos sem vencer, e como já havíamos comentado durante a
semana, vai precisar de duas rodadas perfeitas para sair da “zona de
rebaixamento”.
A primeira
vitória já veio, deixando o Leão da Ilha mais próximo de sair da “zona”, ainda
que não seja tão simples assim. Pior ainda seria ter perdido outra vez...
Olhar para o gráfico acima não traz novidades, e
mesmo que não imaginasse ver o Avaí nessa situação, a vitória de domingo assado
mostrou que o time pode reagir na competição.
Por óbvio, as fragilidades apresentadas pelo time, as
carências, notadamente no setor defensivo, precisam sofrer alguns “reparos”,
mas não deixa de ser verdade que o time tem lutado como nunca, o que dá novas esperanças
ao torcedor.
Ainda há tempo para mudar essa situação, colocar o
time ao menos na faixa intermediária da tabela de classificação, e não tenho
dúvidas de que Cauan de Almeida e seus comandados conseguirão oferecer dias
melhores para a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina.
Dá-lhe, Leão!
G-6
Mais uma
rodada disputada, a 14ª do Brasileiro da Série B, agora com um novo líder, que
volta a ser o Vila Nova. Pela nona vez em 14 rodadas, o Avaí está fora do G-6 e
pela quarta vez está na “zona de rebaixamento”.
O líder,
como citamos, é o Vila Nova, seguido de perto pelo São Bernardo, o líder com 28
pontos ganhos, vice-líder com 25 pontos, e conforme regulamento, subiriam
direto para a elite do futebol brasileiro em 2027.
Os outros
quatro time do G-6 são o Sport, Novorizontino, Criciúma e Juventude, que
disputariam os “playoffs” de acesso, os mesmos da rodada anterior, e dessa vez,
uma alteração entre os integrantes do G-6, a entrada do Juventude para a saída
do Fortaleza.
Muita água
vai rolar por baixo das nossas pontes até a 38ª rodada...
Z-4
Para a
tristeza do torcedor avaiano, mais uma rodada com o Avaí na “zona de
rebaixamento”, a quarta em 14 rodadas disputadas no Brasileiro da Série B.
Assim como
apontamos aqueles clubes que estariam brigando pelo acesso, também que se
registre aqueles que seriam rebaixados, e na 14ª rodada, assim como na parte de
cima, a lista continua surpreendente com as presenças de Londrina, Avaí, Ponte
Preta e América-MG, os mesmos da rodada anterior, sem mudanças nem mesmo de
posição. A grande diferença dessa vez, é que Tubarão e Leão da Ilha venceram e
estão mais perto de sair do que permanecer na “zona”. Em compensação, Macaca e
Coelho seguem estagnados nas duas últimas colocações...
Novorizontino,
Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, Ponte Preta, Cuiabá, Goiás, CRB, Botafogo,
tiveram esse dissabor de passar por esse sufoco, que está se alongando para os
ilustres Londrina, Ponte Preta e América-MG, repetindo mais uma rodada...
EQUILÍBRIO
O
equilíbrio é a tônica do Campeonato Brasileiro da Série B, desde a primeira
rodada, e jogadas 14 das 38 rodadas, 140 partidas, o empate esteve presente em
44 jogos, ou seja, 31,43% das partidas, duas das 10 partidas da 14ª rodada.
Os
mandantes venceram 3 das 10 partidas da rodada, alcançando agora a marca de 52
partidas, 37,14% dos jogos.
Em relação
aos visitantes, com cinco vitórias na última rodada, são 44 jogos vencidos, 31,43%%
das partidas disputadas até aqui, prevalecendo dessa vez.
Não há como
negar, há um grande equilíbrio existente mandantes, visitantes e empates...
Saudações AvAiAnAs!








.jpg)






Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.