domingo, 29 de maio de 2011

Bom dia, Azurras!

Sinal de alerta ligado
Dois jogos, duas derrotas. Sete gols sofridos e apenas um gol marcado. Como consequência, a lanterna do Campeonato Brasileiro nas duas primeiras rodadas.

O Avaí voltou a jogar mal. Muito mal. Quando fez 1 a 0, ainda no primeiro tempo, com Fábio Santos, ganhou um gol e a vantagem no placar, já que em campo o Atlético Mineiro era senhor das ações.

Foi assim, dominando sem dificuldade todas as ações do jogo, que os mineiros empatariam a partida na primeira etapa, após cobrança de escanteio.

Pior para o Avaí. No segundo tempo, mais dois escanteios e mais dois gols para o Galo. Dessa vez, os dois de cabeça...

Estava definido o placar e dessa vez nem tivemos o “artilheiro” Revson para auxiliar nosso adversário.

Começo de campeonato ruim, péssimo, que pode custar muito caro no final...

Sem destaque
Vou eximir de culpa o goleiro Renan. Os gols atleticanos aconteceram em função da péssima marcação da defesa avaiana. Nossos dois zagueiro, Cássio e Gustavo Bastos, não estiveram bem, principalmente o segundo.

Nossos alas, ou laterais, não estavam no jogo. Na lateral direita, George Lucas parece ter estado num confinamento. A querida Carmen Fuhrmann, do blog “Elas gostam de futebol”, que sentou ao meu lado no primeiro tempo, me contou a história de seu porquinho Dedé, que contarei aos amigos leitores oportunamente. George Lucas é um Dedé. Está redondo, lento. Não marca, não apóia. No outro lado, Julinho esteve, como está, com a cabeça no mundo da lua: na lua da negociação com outro clube. Foi muito mal.

No nosso meio de campo, Acleisson conseguiu ser melhor que Marcinho Guerreiro, mas ambos ficaram devendo. Marquinhos fez sua última partida pelo Leão, ao que tudo indica, de forma melancólica. Não brilhou. Enquanto isso, seu xará Gabriel continua acreditando na cigana. Fraco.

No ataque, Rafael Coelho e Fábio Santos, ambos discretos, mas deu para perceber que o segundo tem jeito de artilheiro mesmo.

O Avaí, se quiser permanecer na elite do futebol brasileiro, precisará rever seus conceitos. Futebol não é para amadores.

Definição
Escrevi na sexta-feira: “Já encheu o saco essa história de que esse vai para o Grêmio, aquele para o Benfica e o outro para o Corinthians. Creio que a direção do Avaí precisa agir com rapidez. Está mais do que comprovado, que jogador dividido entre ficar no clube ou tentar a sorte com um contrato melhor em outro, não rende.”

Escrevi no sábado: “As especulações continuam e me preocupa muito o desempenho em campo de jogadores que passam o tempo todo dando entrevista sobre o interesse desse ou daquele clube. Espero que o Avaí tenha uma postura profissional e faça valer seus contratos, cobrando as respectivas multas rescisórias. Chega de blefe e de calote!”

Vamos empurrar essa situação de indefinições até quando?

Mudou e errou
O técnico Paulo Silas do Prado Pereira mudou seu esquema de jogo, saindo daquele seu tradicional esquema 3-5-2 para um 4-4-2. Não deu certo.

Independente de esquema, de tática, de estratégia, Paulo Silas do Prado Pereira precisa entender de uma vez por todas, que DEVE escalar os jogadores que estão melhores condicionados.

Partindo dessa premissa, não há como deixar o jogador Estrada no banco de reservas. Optar por Marcos Gabriel, é querer jogar sempre com um jogador a menos na marcação e na criação de jogadas.

Se o esquema tático poderia surtir efeito, a escalação condenou o Leão a mais uma derrota.

Nem sempre é ele
O jogo transcorria normalmente e o Avaí não se encontrava em campo, nem conseguia achar uma brecha para ameaçar o Atlético Mineiro. Após sair o terceiro gol do time de Minas Gerais, o técnico Paulo Silas do Prado Pereira resolveu atender aos apelos da torcida avaiana, presente em pouco número, de colocar Estrada. No mesmo momento, também colocou Maurício Alves.

Não que as substituições chegassem ao que o técnico avaiano queria, mas não há dúvidas de que o rendimento do time mudou.

Em determinado momento, a bola chegou ao ataque, no pés de Fábio Santos, que tocou para Estrada. O colombiano deixou a bola para a conclusão de Maurício Alves, livre, de frente para o gol, que acabou isolando a bola, chutando nas arquibancadas.

Foi quando meu vizinho de cadeira, Vidal, disse: “Isso, esse chute, não é culpa do Silas...” E olha que Vidal, o da foto, não é um grande admirador do trabalho de Silas...

Inacreditável


O público do jogo de ontem, segundo o Avaí Futebol Clube, foi de 4.561 torcedores, muito aquém daquele de quarta-feira.

Efetivamente, aquela atuação “sinistra” do meio de semana acabou por gerar um duro golpe na torcida avaiana, que sentiu.

A foto acima, tirada após 15 minutos do término do jogo, num reduto 100% avaiano, a Toca do Leão, reflete bem o que “sobrou” de nossa entusiasta torcida.

Ninguém engana ninguém. Com um time sem vibração, sem compromisso, o esvaziamento das arquibancadas vai continuar. E a “gelada” será dividida entre poucos...

Mal educado
Extremamente infeliz, um funcionário das categorias de base do Avaí, ao conceder entrevista para as rádios da cidade. Sem respostas claras, querendo demonstrar mais intimidade com um jogador avaiano do que deveria, bajulou o atleta por sua história e não pelo que fez durante esse ano.

Pior que isso, embasou sua “opinião” sobre o que o piloto de autorama havia comentado. E para enfatizar ainda mais seu despreparo, escolheu um repórter da rede de baixa sabedoria para rasgar elogios ao mesmo, numa atitude completamente desnecessária e constrangendo aos demais repórteres.

Para quem é chamado de “professor” agiu como um aluno muito fraco, prestes a “rodar” no exame final...

Bom domingo! (Se é possível com mais essa derrota...)

Saudações AvAiAnAs!

16 Comentários:

Anônimo disse...

Bom dia André,
Realmente estamos no fim dos tempos. Li sobre as declarações do professor e reprovei também. Prefiro não comentar essas declarações desnecessárias.
O jogo de ontem provou que passados 5 meses ainda não temos um padrão de jogo. E não me venham dizer que não é culpa do técnico, isso é a assinatura do atestado de burrice dele. Faz tempo que o Avai não tem toque de bola, apenas as famosas ligações diretas. Muitos jogadores contratados estão, anda, na fase de promessas, diga-se de passagem o marquinhos gabriel, mauricio alves, george lucas e o fabiano, mesmo sendo este veterano, ainda não aconteceu.
O time do atletico tinha bons jogadores, mas o destaque era o técnico, time bem arrumado, com toque de bola e estratégias bem definidas. Tomamos um banho de bola e a vitória foi incontestável. Quando falaste sobre colocar os mais bem condicionados eu concordo cmtg, mesmo que coloque um garoto da base ! Essa situação de 442 ou 352 independe, é apenas preferência do técnico, o q não está certo é o Estrada ficar no banco para o M.Gabriel. Quando ele entrou voltei a acreditar que algo pudesse acontecer, mas entrar com o fardo de ter que conduzir o time dois de revés em 15 minutos é debochar da inteligência dos outros. Começo a pensar que o Estrada é macumbeiro, só pode ser por isso que o silas não gosta dele.
Agora sobre o senhor Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos, só tenho a lamentar as declarações que ele concedeu ao final da partida. Em meio as vaias mesmo disse, em tom de despedida, " é isso que você recebe depois de tudo que FEZ pelo clube ". Mas, para mim, existe um adendo a fazer. Não estamos cobrando o que já foi feito, mesmo pq o nome do galego está escrito em nossa história, em nossas mais recentes conquistas. Estamos cobrando um bom futebol, que ele tem, e não apresentou este ano. desde o seu retorno me diga o que ele fez para justificar o salário ? A um gol contra o poderoso marcilio dias ? E os penaltis que ele perdeu contra jec e metro ? Querer transferir a culpa de sua saida e sair por cima, fazendo a torcida de culpada, é coisa de guri pequeno. Infelizmente, é isso que eu penso sobre este cidadão, que poderia ter segurado a sua lingua e ter ficado sem essa.
Desculpe meu amigo mas o Avai nao eh de ngm, a não ser de sua propria torcida. Tem um boçal de um blogzinho ai que defende dogmas e falsos profetas a torto e a direita. Eu não posso jamais achar que o silas é o treinador para o Avaí e que marquinhos é o que estamos precisando no memento. O que precisamos agora são de jogadores que desejem jogar e fazer parte deste grupo. E dgo que, com exceção de Renan, Julinho e Marquinhos podem arrumar as suas malas e tentarem a sorte em seus respectivos destinos. Sentiremos falta do marquinhos de 2008 e 2009, do marquinhos 2011 jamais.

Abraços do Diego Ricardo

AVAI disse...

Está tudo dito. Começamos a ficar nesta situação desde que os boatos (verdadeiros),de Marquinhos Santos sair do AVAI.Na hora de focar em decisão de Campeonato, começa a palhaçada. Foi com isso e com a teimosia do Silas,que estamos nesta situação.Chega de Marquinhos e seu "estrelismo" é pra ir vai logo para dar tranquilidade ao time. Alem disso fica dando entrevista polemica. Não foi só ele que levou o AVAI a Serie A, nem tampouco ganhou os Campeonatos sozinho. Gdo voltou disse que só saia do AVAI para se aposentar. Disse tbem que finalizaria a carreira no AVAI. Pois pra mim vai e não prcisa voltar. O AVAI NÃO É SÓ O MARQUINHOS SANTOS!! A diretoria tem que tomar uam atitude antes que sejamos rebaixados. manda embora que quer ir de uma vez e começa a focar no barsilerão.

Terezinha KOERICH

Anônimo disse...

o marquinhos tá se achando a última coca zero do deserto! agora vem dizer que a torcida é ingrata?? ingrata só pq o vaiou?? me poupe né marquinhos...ele vem dizer que a torcida não tem o direito de vaiá-lo depois do que ele fez pelo avaí?? oq ele fez me diz?? subiu o time sozinho? oq ele fez além de jogar bola? agora vai usar isso pra sair como o coitadinho. Ele tem todo o direito de querer ganhar mais, mas não venha se fazer então dizendo que "dinheiro nenhum traz a felicidade de jogar no avaí" MENTIRAAA!! tá falando demais e fazendo de menos. Q fique lá no grêmio com a preguiça dele um banco não vai incomodá-lo mesmo. Só não trate a torcida como idiota. E depois, qd a torcida lá o vaiar não venha aqui nos nossos camarotes chorar por "amor" ao time, não cola mais.
Aliás, acho que se a diretoria do avaí ao invés de fazer censura nos blogs e achar ruim oq a torcida pensa, deveria ler esses comentários e mandar o nosso "querido" técnico embora de uma vez por toda!! FRACO, BURRO, se continuar com o estrada no banco vai continuar ouvindo um coro super agradável...

Aninha Bona

Sergio Nativo disse...

Grande André, a males que vem para o bem. A gripe me poupou de assistir mais um vexame "in loco". Time desligado e sem compromisso nem com sua familia. Ex-atletas ingrato e achando que o torcedor é bobo. Diretoria e técnico omissos. O Avai esta sem comando, sem time e sem vergonha na cara. No nível de Marquinhos se arrastamos. Alguem assume o comando ou todos vamos direto para o mesmo buraco e com prejuízo a todos. Silas se ficar, pelo amor de Deus só coloque em campo quem quer jogar. Marquinhos se for so para se arrastar em campo Bye bye. Juninho e outros que tem proposta, fica e joga ou entao va embora rapidinho. Estou chateado nao pelas derrotas e a seqüencia de vexames, mas pela falta de atitude e raça da maioria dos jogadores. Estou pensando, cansaram minha paciência, acompanho o Avai fora e em casa, mas vou rever uma serie de coisa e talvez nao volte a campo tao cedo.

José Carlos Meurer disse...

Bom dia André!
Que tristeza amigo, não é mesmo? Como comentei no post anterior, o Marquinhos, que realmente não está numa boa fase,também é vítima deste treinador teimso, birrento, retranqueiro e provavelmente chefe de panelinha. Nosso meia criador está sobrecarregado. Todo mundo vê que qdo o Estrada entra o jogo fica diferente, apesar de estarem tentando queimá-lo colocando-o para jogar no final com um time morto e placar praticamente decidido.Resumindo queimou o Marquinhos e o Estrada. Mais uma observação: Vejo muitas críticas ao Rafael Coelho. Concordo que é muito limitado mas reparasse que na maioria dos gols que o Avaí faz ele participa diretamente no lance?E o preparo físico e velocidade da equipe? É meu amigo, as coisas não estão muito boas, mas vamos continuar torcendo e se possível sem sofrimento.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Teimosia do técnico + Péssima escalação + jogadores que não honram a camisa = Mais uma derrota, sete gols sofridos e a lanterna na mão... Até quando? Ah, pros que gostam de relembrar: Em 2009 também passamos o início do Campeonato segurando a lanterna por um bom tempo, e no fim, ficamos em 6º Lugar... Mas, eram outros os tempos, e o time muito mais qualificado!

Acorda diretoria! Acorda Leão! O Campeonato já começou a duas rodadas!
Jogadores: Vamos honrar a camisa do Avaí, por favor!!! Nós, a camisa 12 somos fiéis, mas NÃO podemos entrar em campo prá ajudar...
Please!!!!!!!!!

André Tarnowsky Filho disse...

Diego Ricardo!

Realmente, é o fim dos tempos. Vamos adiante...

Passados 5 meses ainda não temos um padrão de jogo, nem um time definido. E nisso o técnico também culpa, sim.

Marquinhos Gabriel, Mauricio Alves, George Lucas e o Fabiano, não aconteceram. Já não são ne promessas...

Fora um monte deles que está no CBD, como Arthuro... Eis o planejamento!

Enquanto isso, Estrada é sacaneado...

Concordo sobre o Galo e falei isso na sexta e sábado. Dorival Júnior faz a diferença.

Quanto ao Marquinhos, realmente deu uma entrevista infeliz.

A torcida tem que cobrar mais empenho mesmo. Só não concordo em tentar crucificá-lo, até pelas razões que já levantamos acime e que também comentaste.

Para finalizar, escrevi aqui durante a semana, que não concordo em colocar em campo jogador que esteja sendo negociado. O cara não rende em campo!

Precisamos, sim, de jogadores que desejem jogar, vestir a camisa do Leão. Os casos de Marquinhos e Julinho são emblemáticos.

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Tere Koerich!

É verdade. Na hora de focar em decisão, sempre aparece alguma coisa na Ressacada...

A entrevista de Marquinhos foi lamentável. Faltou inteligência emocional ao Galego.

Também não concordo com essa história de ir-voltar-aposentar. Saiu, deu, acabou!

A diretoria tem é que acordar e parar de fazer as asmeiras que estão fazendo desde o ano passado. A coisa está ficando feia...

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Aninha Bona!

Última Coca Zero do deserto? Prefiro uma verveja...

Faltou inteligência emocional para o Galego. Foi muito infeliz.

A diretoria do Avaí, pelo visto, está feito biruta de aeroporto: muda com o vento! O problema de mexer no comando da equipe, deve ser em função da "crença" nele, que a torcida já não tem mais.

Quanto a censura nos blogs e interpelações judiciais, são coisas que mancham a história do Leão, expondo a soberba, disfarçada até agora, de alguns dirigentes que se sentem Deus...

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Serjão!

Estimo melhoras ao amigo.

Realmente, o que incomoda é a falta de atitude e raça da maioria dos jogadores.

Assim como a diretoria precisa rever muita coisa no Leão, a torcida começa a rever sua atitude em acompanhar o time.

Lamentável!

André Tarnowsky Filho disse...

Meurer!

Realmente, uma tristeza!

Concordo contigo. O Marquinhos não está numa boa fase, também é vítima do técnico teimso, birrento, retranqueiro. Não sei se é chefe de panelinha, mas adora uma oração...

O que vem sendo feito com Estrada é uma grande sacanagem. Spo entra com o time arrebentado e perdendo.

Também concordo contigo em relação ao Coelho. E olha que a bola só chega no ataque em chutões...

Vamos continuar torcendo!

Um grande abraço!

Carmen Fuhrmann disse...

André,

nada me deixou mais triste do que esta foto de mesa vazia...
E se continuar assim, quem mais vai querer sair de casa para ir até a Ressacada aplaudir um time que vem se arrastando? É lamentável, pois sabemos que podemos fazer melhor. E na verdade um conjunto de erros e problemas, que está cada dia mais ficando difícil de administrar. Estamos na beira do precipício esperando que alguém de o último empurrão. Só a diretoria ainda não percebeu. ACORDA ZUNINO!!!

André Tarnowsky Filho disse...

Bem lembrado, Dinho!

Eram outros os tempos e o time muito mais qualificado...

André Tarnowsky Filho disse...

Carmen!

O entorno da Ressacada ficou um deserto. Não foi só na Toca. E olha que ainda time jogo do além pontes para darmos uma secadinha básica. Mas não havia ânimo...

Se continuar assim, o Avaí vai amargar um enorme prejuízo este ano e em 2012 assistiremos a Série A pela telinha...

Sem dúvida, sabemos e precisamos fazer melhor, muto melhor.

Essa tua comparação com a beira do precipício é assustadora e real.

ACORDA ZUNINO!!!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo