segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desabafo do Artur!

Além da eliminação vexatória, para mim, na Copa do Brasil, diante do Vasco, bem como o tricampeonato estadual jogado fora neste início do ano de 2011, o que muito me deixou, e deixa, indignado é a postura que Silas e Marquinhos, especialmente esses, têm tido ao se referirem ao Avaí, Nosso Clube. Não é de hoje, é frequente e ultrajante!

E quando digo nosso clube, digo porque este pertence à sua torcida, na minha humilde opinião.

A despeito de o clube ser entidade privada, pelas razões tais que fazem do futebol ser o que é, o status quo se amolda à paixão da torcida, desconstitui-se personalidade jurídica em alvo de amor e dedicação. Por força do inconsciente popular, do ‘Sobrenatural de Almeida’, do ‘Arquibaldo’, do amor incondicional do torcedor, aquele, antes denominado clube, assume vigorosidade maiúscula de Clube, encarnado e dignificado no peito do seu torcedor.


Um clube sem torcida pode surgir, perdurar por certo lapso, mas será efêmero, sucumbe à solidão nas arquibancadas - exemplos temos muitos. O clube é patrimônio dos seus amantes. Técnicos, jogadores, presidentes, são personagens da sua história. Podem até fazer história, mas não são 'A' História. E assim como os "clubes sem torcida", são passageiros.


Não podemos deixar de reconhecer os traços, os momentos marcantes, as conquistas deixadas por seus personagens, bem como reverenciá-las, mas não se pode inverter a ordem dos fatores. Nenhum personagem é maior que a própria história, ele é apenas parte dela. Não se deve fazer crer o contrário, sob pena de se cair na vala do ridículo, do risível, do desgosto, do repugnante. A contribuição dos personagens não se apaga, está grafada na memória, nos anais, é incontestável. Não há de se reivindicar mérito, este é concedido. E a história se encarrega de tal tarefa, com parcimônia e responsabilidade.

Que me perdoe a 1ª pessoa do plural e a quem ela atingir, mas é a que exprime, da melhor forma, como eu torcedor me sinto: parte deste Clube chamado Avaí. Ou posso denominá-lo Avahy? Temos 87 anos de glórias, não nascemos ontem. Do estopim acendido por Amadeu Horn, em 1923, até hoje, inúmeras conquistas se deflagraram. As batalhas foram incontáveis, e as vitórias, então, indescritíveis. Não há personagem único, mas um emaranhado deles, que, na cadência de uma orquestra ou no turbilhão de furacões, cada um à sua maneira ou importância, desenharam nossa história, tornando-a coletiva, e não singular.


A garra emanada do distintivo azul e branco foi posta à prova nestes 87 anos, não é fato recente, atribuível a um ou outro, é inerente ao manto celeste. O amor que este torcedor que hoje senta nas arquibancadas tem não se deve a personagens contemporâneos, é inexplicável, é hereditário, é das raízes “manezinhas”, é fruto da sua própria história, é perene.

Ontem, logo após o jogo contra o Atlético Mineiro, em declaração à Rádio CBN Diário ou à Guarujá (não me recordo), Marquinhos, questionado acerca das vaias da torcida, indagou ao repórter sobre o que era o Avaí antes dele, de Silas e de Zunino. Confesso que não é a primeira vez que vejo esse tom em suas declarações, bem como nas do Pastor Pardal. Cumpre-me lhe informar, singela e simplesmente, que o Avaí é, foi, e sempre será, o AVAÍ FUTEBOL CLUBE. Não há o que explicar, só o que se sentir.


O Avaí é aquele que nos fazia vibrar com as maiores conquistas neste Estado maravilhoso, com os inesquecíveis Estaduais. Que nos orgulhava com o 1º título catarinense, em 1924, com os canecos do tetracampeonato lá nos idos anos, com a alegria de ver jogar Adolfinho, Nizeta, Saul, Veneza, Fossati, Juti, Zenon, Adilson Heleno, Belmonte, César Silva, Altair, Régis, Jacaré, entre tantos outros. Que me perdoem os tantos outros memoráveis personagens, pois as linhas são poucas. É aquele que te encantava no “Pasto do Bode” e, como o Time da Raça que é, te elevou à Ressacada, ao altar, hoje, do Nosso Leão da Ilha.

O Avaí é aquele que fazia você girar o estado inteiro, para vê-lo e admirá-lo na 2ª divisão. Aquele que te fez comemorar como um título brasileiro este mesmo Estadual da Segundona, em 1994. Aquele que te fez girar o Brasil em 1998 para te sagrar, no fim de muita raça e muita luta, Campeão Brasileiro da Série C. Aquele que te instituiu Campeão do Século, líder em conquistas em Santa Catarina e orgulhoso da sua trajetória de garra, suor e triunfos dentro do campo, alheio a maracutaias, vitórias em tapetes garbosos e impregnados de sujeira, letras esvoaçantes e indignidade.


Este é o Avaí, Marquinhos, Silas! E é o Avaí, também, que hoje está na série A do Brasileiro, que conquistou o acesso após 30 anos, que se sagrou novamente bi-campeão estadual, que fez a melhor campanha de um clube catarinense na série A, em todos os tempos. Com a sua ajuda, sua contribuição, seu empenho e dedicação. Mas este Avaí, podem estar certos, não é refém destas conquistas, não derroca perante os revezes do imponderável, das frustrações, é refém única e exclusivamente do sentimento de amor do seu torcedor, que é infinito, incondicional, imensurável e indestrutível.

Nunca ameace, sequer insinue, sobrevaler-se a este sentimento. E aí vou me permitir utilizar de lugar comum, que não muito me afeita, mas que bem cabe sobre o que se refere no momento:


Sempre se lembrem, jamais esqueçam, O Avaí é maior que tudo e que todos. Esta é a verdadeira ordem dos fatores. Este é o AVAÍ!

Artur Teixeira Ferreira, simplesmente, Avaian0

17 Comentários:

Anônimo disse...

Discurso pra se deixar inserido nos anais do Clube. Assino embaixo.
Aproveitando o ensejo, acho que o Marquinhos, com a experiência que tem de anos a fio pelos gramados do futebol, já devia conhecer a psicologia do torcedor e não se abalar com esse tipo de reação, a vaia. Ele cumpriu a missão, continua ídolo, a vaia foi apenas uma quebra de rotina na sua relação afetiva com o torcedor. Que seja feliz. - Roberto Costa.

Carmen Fuhrmann disse...

André,

ARTHUR TEIXEIRA FERREIRA, és meu ídolo!!!

Conseguistes deixar em letras minúsculas, nossa paixão maiscula pelo AVAÍ. Como disse no meu post - "promessas de Amor" - VÃO-SE OS ANÉIS E FICAM OS DEDOS.

Quem passa pelo Avai, deixam suas marcas, fzem parte de uma história, porém nós torcedores ficamos.

O Avaí é maior que todos e que tudo! - disse tudo!!

Saudações avaianas.

ET. Me permiti fazer cópia deste desabafo, que retrata nosso momento de torcedor, indignado pelas declarações que estamos ouvindo.

Anônimo disse...

Muito inspirado e inspirador...
Arthur é avaiano e tem nosso sentimento muito claro!
Que toda a lucidez dele possa contaminar o Sul da ilha...

GiSevero

Anônimo disse...

Concordo plenamente e assino embaixo!
Eles (diretoria, Técnico, jogadores)se vão, mas o AVAÍ FUTEBOL CLUBE ficará! E é Paixão Prá Toda Vida!!!

Sergio Nativo disse...

Concordo, assino embaixo e acrescento. Quem Marquinhos e Silas pensam que sao? O Avai foi e sera sempre maior que qualquer um. O Avai é de todos Avaianos. Quando ganha nos ganhamos, quando perde perdemos todos nos que escolhemos esse time para amar. Acorda Leão!

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa!

Creio que faltou inteligência emocional para o Galego.

Discurso pra se deixar inserido nos anais do Clube. Assino embaixo. A vida segue e que ele seja feliz.

O Avaí também segue seu caminho e com o Leão estará a torcida.

André Tarnowsky Filho disse...

Carmen!

Assim teu fã clube vai ficar com ciúmes... hehehehe

Tens toda razão, VÃO-SE OS ANÉIS E FICAM OS DEDOS,assim como o texto do Artur.

Quanto a cópia que fizeste, fiques à vontade. Também ahudas a construir esse blog.

O Avaí é maior que todos e que tudo!

Saudações AvAiAnAs!

André Tarnowsky Filho disse...

Gi!

E que contamine principalmente os que habitam o ARS...

André Tarnowsky Filho disse...

Tens toda razão, Dinho!

Eles precisam entender que o Avaí é de sua torcida...

André Tarnowsky Filho disse...

Estás certo, Serjão!

O Avaí é dos Avaianos...

Sergio Nativo disse...

Este certo que o Avai com elenco melhor vem decepcionando. Porem, quem ouve nossas rádios e nossos comentaristas passam a odiar tudo que representa Avai FC. Tem um que culpou a falta de vontade de trabalhar pela fila da Ressacada, outra emissora só comenta que a “bixa” ta grande. Pense, quem escuta essas asneiras e vê o time jogando essa bolinha nem pensa em sair de casa. Pior, em casa é forçado a ouvir o que não quer. Se não vejamos: Realmente a croniqueta da Capital é alvinegra ou muito estúpida. A sósia e gordinha igual a chaveirinho da Rb$ que faz um programa copia na TVBV se não me engano é esporte total. Teve a petulância de dizer, o alvinegro jogou bem e não merecia perder. Pode parar. O São Paulo foi senhor do jogo em 90 minutos e só não goleou porque o time dos estreitos fez uma baita retranca. O São Paulo mandou duas bolas na trave, fez um golaço e não fez, mais devido a duas intervenções perfeita do frango Wilson. Em contra partida, Rogério Ceni não fez nenhum defesa. Isso já havia ocorrido com o Cruzeiro, cuja vitória só veio em uma infelicidade de Fabio. Dois jogos, nenhum gol e o goleiro sendo o melhor em campo. Isso é jogar bem? Se não houvesse o gol contra de Fabio, estariam igualmente ao Avai brigando pelas ultima posições com 1 ponto. Da para acreditar nessa gente? Isso é imparcialidade? Isso chega a ser nojento. Tenho nojo de ouvir tantas baboseiras de quem deveria ter um programa diferenciado. Até o texto esses giletes copiam da RB$. Personalidade zero. Quem vai deixar de ouvir o original, mesmo que ruim a ouvir copia baba ovo? Quanta falta de criatividade.

artur mosca branca disse...

Obrigado aos comentários elogiosos aí do pessoal e ao André que publicou o texto que nem tinha esse intento de publicidade.

O Marquinhos pra mim é ídolo, e como tal não deveria dizer, sequer pensar, algumas coisas.
Que seja feliz no Grêmio e que volte mais tarde pra conquistar outros títulos e fechar essa carreira brilhante no clube do coração dele.

Abs, Saudações Avaianas

José Carlos Meurer disse...

Parabéns Artur!
Conseguisse expressar o que pensa a grande maioria da torcida azurra.
Um abraço

Anônimo disse...

Esse é o artur coxinha que eu conheço!!! heuheuhe
Da-lhe mosca branca.. e essa ainda é dos olhos azuis!!

abraço pra galera e em especial pra esse açoriano!

Léo

Anônimo disse...

post perfeito, na forma como no conteudo.

serve não apenas ao avai, mas a todo e qualquer time que tem história e tem torcida.

história que deve ser preservada e relembrada contra qualquer sorte de usurpação pelos heróis do momento.

mesmo a torcida rival não pode ficar indiferente a texto escrito com tanta sinceridade e paixão.

fica o forte abraço do primo

giovani

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo