quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ON

Sempre tentei fazer deste blog um lugar onde os torcedores avaianos pudessem expor suas opiniões com a maior liberdade. Quando faço a publicação de postagens dos torcedores, os conhecidos "Pitaco do Torcedor",  é porque concordo com o torcedor e para fazer com que a discussão venha à baila,  sem que ninguém se sinta ofendido ou o dono da verdade.

Ontem, tive a felicidade de publicar o ótimo texto "Off" (clique e confira), de Marcos Antônio Santos, que recebeu duas ponderações extremamente inteligentes, do Paulinho, do blog "Eu também vou falar", e do Fábio Makowieski Flora. Com elas, fiz a presente postagem.

Um pequeno detalhe: pelo equilíbrio dos três, percebe-se com clareza solar de que o objetivo maior são os interesses do Avaí Futebol Clube. Confira:

"Deixa eu tentar entender.

Quando a gente era o único na série A, ser campeão estadual era obrigação. E quando o rival era o único na série A, como é que fica a avaliação? Aí não conta? O número de clássicos vai na mesma linha. Detalhe: o acesso do parafusito aconteceu na gestão do FF. Como é que ele deixou isso acontecer? Será que uma parte da culpa na perda da hegemonia do Avaí não deve também ser creditada ao FF que não evitou a subida do parafusito? O resto da história não pode ser dissociada deste fato.

Títulos? Quem em sã consciência acha que o Avaí pode conseguir algum outro título que não o estadual? Se ganhasse a Copa SC tenho certeza que não ia valer, pois o torneio não vale nada mesmo. Subir para a série A foi um título, e talvez um dos maiores da história, mais do que o título da série C.

Rebaixamento deve contar contra mesmo, o resto fica para estatística, porque tanto faz ficar em 5 como em 15.

Categoria de base? Nunca tivemos esta tradição, nem antes e nem depois da era Z. Quandos garotos daqui ou de Santa Catarina já brilharam no futebol nacional? Pouquíssimos. Isto não é exclusividade do Avaí. Mesmo assim, é muito mais fácil hoje ver jogadores revelados na base jogando em outros times do que antes.

As dívidas devem realmente ser esclarecidas, até para quem vem depois saber o rojão que vai pegar. Do mesmo jeito, a gente devia saber um pouco mais sobre o passado nebuloso de outras gestões.

Investimento - é inegável que a estrutura de hoje é muito melhor que em 2001. Que importa se o dinheiro veio do governo. Por acaso não é mérito conseguir a verba?

Número de sócios - não tenho dúvidas que aumentou do mesmo modo que tenho certeza que poderia ter muito mais, se a diretoria não fosse tão inflexível e os torcedores fossem mais torcedores e menos birrentos.

Tenho muitas críticas ao Zunino, desde as besteiras e desmandos no futebol ao tratamento ao sócio, mas temos que ser justos para podermos fazer a crítica correta. Se não, é só cornetagem.

Abraços

Paulinho
"
(Paulinho, do blog "Eu também vou falar")


"Além das dúvidas eu queria ver sugestões concretas.

por exemplo: qto deve?
Para as dívidas eu sugiro que façamos.........

Se o Real Madrid ou o Milan precisarem de alguém que só aponte erros, mesmo que de longe, acho que por exemplo o Real pagou muito pelo Kaka que não jogou 10 partidas boas em 3 anos de contrato e o Milan ficou com um time envelhecido durante um bom tempo.
Quantos milhões de euros eles perdem/perderam?
Não sei, mas apontei dois erros caros pra KCT e que os torcedores de alguma maneira pagam, seja no ingresso ou no preço do boné do clube.

Acho que é válido questionar, acho que o clube deveria ser menos fechado a alguns questionamentos (to com o André naquele documento), acho também que deveria ter um atendimento especial aos clientes/torcedores, a possibilidade de enviar idéias que pudessem ser utilizadas e o torcedor fosse até chamado para esclarecer/discutir, enfim, mas também vejo que o debate seria muito mais interessante se fosse com pergunta e resposta.

Veja bem Marcos, hoje tá fácil bater, mas quem tem bala na agulha, vontade, disponibilidade e conhecimento?


Não imagino que o Zunino vai ficar eternamente no Avaí, mas depois de tantas críticas que já fizeram, o próximo presidente tem que ser um santo que ninguém jamais questione sua honestidade e de uma competência 30 vezes maior do que a do ataque do Barcelona.

este assunto da um seminário de uma semana.

abraço"
(Fábio Makowieski Flora)

3 Comentários:

Anônimo disse...

ROMANTISMO OU IMPLOSÃO

ANDRÉ, vimos ontem um mediocre Ronaldinho Gaucho jogando pela Seleção. É impossível explicar-se isso, senão como resultado apenas de interesses mercantis em torno da figura do jogador, porque suas fracas atuações no Flamengo sequer recomendavam sua convocação.
Coisas semelhantes ocorrem nos clubes por esse Brasil imenso. Pelé, com sua lei, entregou a faca e o queijo para que empresários tomassem de assalto o futebol, jogando o elemento paixão para segundo plano. Românticos, como João Salum, Amorim e outros dos velhos tempos, não se criam mais.
Ora, o futebol não contém nenhuma equação algébrica. Seguramente há torcedores que entendem mais que muito profissional da bola, então, ao torcedor só resta esta situação de impotência, de nada poder fazer, diante de times escalados por oblíquas razões.
O verdadeiro torcedor é apaixonado por seu clube, e como dinheiro e amor são como água e óleo, não se misturam, ele sofre por ver preteridos os reclamos de sua paixão.
Dificílimo, talvez impraticável hoje, um retorno à fase romantica do futebol. Mas é inarredável, que os dirigentes mantenham e demonstrem uma grande parcela de identificação e de consideração, para não dizer amor, para com a torcida, objetivo final da existência de qualquer agremiação de futebol.
Sem isso, a implosão é inevitável. Quem duvidar, que pague pra ver. - Roberto Costa


ANDRÉ, pode sair como Pitaco. - Roberto.

Ricardo disse...

Me corrija se eu estiver enganado, mas a classificação final do estadual de 2009 não contava com o super time do estreito entre os quatro primeiros colocados...

Nem preciso lembrar do discurso da imprensa de reformulação, adaptação a nova realidade, o importante é subir no segundo semestre, etc...

Óbvio que isso não serve de desculpa para não nos classificarmos, porém mostra claramente a diferença do tratamento dado aos clubes da capital pela imprensa.

JAISON EDUARDO disse...

Mas porque não revelamos jogadores?Essa e a pergunta que deve ser feita,só nossa base é muito fraca e um time forte tem que revelar jogadores.Odeio ter que comparar mas as barbies volta e meia revelam alguém e o Avaí raramente, é só olharmos nos últimos 5anos.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo