Por que ISO 9000? by Alexandre Carlos Aguiar
Um ônibus perdeu-se numa curva e envolveu-se num acidente sério.
Muitos mortos e feridos, além de danos materiais consideráveis.
Testemunhas que presenciaram o acidente, da estrada, afirmaram que o
motorista cochilou ao volante e o cheiro de álcool que exalou do local
fez outras pessoas certificarem que havia bebidas no ônibus e que o
motorista também devia ter bebido.
Isso é o resultado de um comportamento muito comum entre nós,
humanos: a leviandade. O teste de hipóteses. O levantamento de
afirmações sem que uma informação concreta tenha sido determinada. Não
se concebe jogar no ar mazelas existenciais para definir normas de
conduta. Isso é raciocínio torpe e mesquinho.
As investigações que serão efetuadas pela polícia técnica podem ou
não chegar a estas conclusões, mas elas apenas devem ser atestados da
verdade se seguirem as normas e padrões devidamente qualificados num
trabalho de perícia. Sem isso, é chute. É assim que funciona um sistema
de qualidade, e um dos seus certificados é o Sistema ISO.
Pessoas que pensam que uma certificação ISO é ultrapassada e não
serve para um clube de futebol, por exemplo, obviamente são aquelas que
frequentaram apenas o ensino fundamental, ou se foram até a faculdade
usaram o Google ou Wikipedia como fonte de referências para seus
trabalhos. Aconselho mesmo estudar o tema antes de sair dizendo
bobagens. É um conselho de amigo.
Se uma pessoa possuir algum discernimento ou capacidade intelectual
razoável, deverá compreender que a aplicação de uma norma de
padronização dos serviços só tende a deixar mais enxuta e funcional uma
organização, seja ela qual for. Na área do futebol, que é a que nos
acostumamos no dia a dia, isso tem um peso considerável, visto ser um
ambiente onde impera o improviso e a falta de visão dos projetos.
A expressão ISO 9000 (e suas variantes) designa um grupo de normas
técnicas que estabelece um modelo de gestão da qualidade para
organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla
“ISO” refere-se à International Organization for Standardization,
organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e significa
“normas de padronização”. Um sistema de qualidade não garante que sua
organização não produza erros, mas oferece respaldo suficiente para que
estes erros sejam corrigidos e a fonte seja controlada. Não é um escudo e
nem salvaguarda. Não estabelece a perfeição, mas impõe normas na
condução dos processos. Não define metas e objetivos, pois é a
organização quem as define, porém, desde que siga os critérios
estabelecidos pela norma para tal.
Através da padronização, do monitoramento e medição de todos os
processos, da implementação e manutenção de registros adequados,
necessários e rastreáveis, da inspeção de qualidade e revisão
sistemática dos mesmos processos, uma organização se mantém qualificada
para expor seus serviços e produtos ao uso e consumo pela população.
É a partir daí que a soluções começam a aparecer.
O ceticismo que está pipocando pelas redes sociais e pelos blogs em
relação a este certificado que será implantado no Avaí é interessante,
salutar e oportuno, mas que não seja pirraça ou beicinho adolescente.
Deixemos isso para as crianças no playground.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí Futebol Clube e proprietário do blog Força Azurra (http://forcaazurra.wordpress.com/)
1 Comentário:
Ah tá ! Entao quer dizer que no BRASIL, vamos esperar que as investigacoes efetuadas pela tal
"policia tecnica" tragam alguma conclusao contra quem esta no poder ? ... e sentados ?
Eu ja vi muitas e eu disse muitas pessoas com capacidade intelectual razoavel, com muito mais carater do que muitos e eu disse muitos engravatados de qualquer tipo por ai !!!!
O orgulho é a causa de todos os defeitos e a negacao de muitas virtudes !
Abracos
Marcelo Alves
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