segunda-feira, 28 de maio de 2012

ACERCA DE PARCEIROS, by Roberto Costa


É sabido que hoje em dia no futebol o dinheiro dominou tudo, em nível mundial. Centenas, talvez mais, de empresários de envergaduras diversas, estão aplicando cada vez mais em clubes por esse mundo afora. Não vamos cair na ingenuidade de achar que todo esse dinheiro é abençoado, que não estão aí incluídas verbas de atividades condenáveis. No popular, dinheiro sendo lavado na euforia do futebol. Isso explica muito bem os valores astronômicos que permeiam as transferências de jogadores de um clube para outro, em todo o mercado mundial.

Já vai longe a era romântica do futebol, que no Avaí celebrizou as figuras de João Salum, Amorim e outros. Mas causa-nos espécie ainda, vermos nosso clube envolver-se com tal tipo de investimento. Assalta-nos o medo de que no fim de tudo fique inviabilizada pela esperteza de um desses parceiros a própria sobrevivência do Clube. Mas talvez não reste mais opções aos dirigentes, diante da realidade imposta pelo mercado, que a apelação a um desses empresários, sob pena de amargar-se crises financeiras e figuração decepcionante na tabela dos campeonatos..

O Avaí acena com a possibilidade de um parceiro europeu. Correm rumores de uma nova parceria Corinthians/Kia Joorabchian. O Avaí tem uma parceria com o Corinthians. Será que assim, por vias indiretas, as pedras podem se encontrar?

Se acontecer esse mal, talvez necessário, mas se vierem com ele contratações de qualidade, capazes de nos levarem de volta à série A e representarem um engrandecimento do Clube no panorama do futebol nacional, que venha, porque romantismo hoje em dia é coisa só de telenovela, e já também ninguém acredita.
Foto: estadao.com.br
*Roberto Costa é associado do Avaí Futebol Clube

9 Comentários:

encontrequasetudoaqui.blogspot.com disse...

Pelo que sei, da boca de um conselheiro, como já havia dito, não temos parceria com o Corinthians.
Temos sim uma parceria com uma empresa de Portugal, sei (ou grande maioria já sabe) do nome, mas o Avaí não pode divulgar tal parceria por cláusulas contratuais.
Sei também que esta empresa já deixou uma quantia em dinheiro, onde os salários foram acertados.
O Marcelinho não tem nada a ver com o Corinthians, ele simplesmente foi jogador deles, e conhece muitos delá, assim pode haver conhecidências na vinda de jogadores não só do Corinthians, como de outros clubes brasileiros, como já aconteceu por inúmeras vezes.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Como não conheço o senhor Roberto Costa, nunca o vi, não sei oq ue faz, se trabalha ou estuda, posso levantar a hipótese de que seja um fake, tomando emprestado o nome de outro.
Posso ou não posso? Não, não posso. O levantamento de suspeitas, por desconhecimento do outro aldo, é crime.
Pois em seu texto está dito que o Avaí fará uma parceria que é fachada para lavagem de dinheiro. Pelo menos há uma insinuação.

Anônimo disse...

Apenas coloquei as coisas diante de uma realidade palpável e conhecida de todos. Se alguém ainda acha que em algum lugar o futebol é todo ele uma atividade angelical e asséptica, é porque cresceu e não amadureceu e só enxerga o que quer.
Dizer as coisas o tempo todo, entendendo que do ladelá fica o inferno, e achar seriamente que o céu fica no sul da ilha, é a mesma balela.
Digo o que penso, porque não estou preso a nada, não recebo grana de ninguém, não devo favor e não tenho procuração para defender ninguém no âmbito do futebol.
Sou advogado aposentado e gosto muito de escrever. - Roberto Costa

Anônimo disse...

André

Já tinha minhas restrições a esse Roberrto Costa em razão de sua obsessão de acompanhar tudo da CBN/RBS e não largar e jogar toda a culpa da irresponsabilidade no clube nas costas daqueles corneteiros. Basta todos desligarem o rádio para eles tudo cairem.

Agora, com essa de hoje, acrescento mais três restrições. A primeira é por ser tanso e acreditar que temos mesmo uma parceria com o "Curintia". A segunda é acreditar que poderemos ter uma parceria com o Kia e nos darmos bem. Nem o Curitnia se deu, pois foi dela para a segunda divisão, se não me engano, voltou. Se não foi, dá no mesmo, pois com ele expulso do clube, SOZINHO, sem parceria,o clube se tornou rapidamente o mais rico e bem organizado do pais. Aliás, exemplo qua já tinhamos do São Paulo.

O pior é ele achar que os fins justificam os meios, desde que venha jogador bom. Eu li bem e não acredit:, O dinheiro pode ser até sujo, crimininoso, gerado assassinatos, latrocínios, trabalho escravo e outras barbáries que ocorrem no mundo deles, desde que tragam umas contratações boas, deveremos aplaudir. O mundo tá perdido mesmo. Olha vc pode roubar, matar, desde que me dê um troco ai. É exatamete isso que ele disse, claramente, conscientemente. Lamentável.

Peço aos amigos blogueiros, se ainda houver um mínimo de descência no futebol que não incentivem isso, que sejam firmes para que esta idéia, que tanto criticamos do lado de lá, (PPP), e confesso com dinheiro menos sujo do que o do Kia (mas igualmente sujo), seja afastada do nosso AVAI. Vamos ser pobrinhos mas decentes, esse o diferencial que queremos.

Poderia ele usar outro exemplo maisfavorável do que aconteceu lá. Fizeram a parceria com o mafioso oriental, Kia, deu o maior rolo, muitos processos crimes e adivinhem? O Presidente mentor, Dualib, caiu e foi soterrado pelo lixo da história que criou. Quem sabe, ai sim, não pelo dinheiro sujo, o precedente histórico não seja bom ?

Confesso, mais uma dessa pela manhã, volto ao limbo.

Abraço,
Carlos Eduardo P. da Silva

Anônimo disse...

PRIMEIRAMENTE, NÃO ENTENDERAM QUE FALEI DE UMA IMPOSIÇÃO DE MERCADO, DE ALGO IRRESITÍVEL.
SE PENSAM QUE HOJE EM DIA SE PODE DISCERNIR A PROCEDÊNCIA DE ALGUMA DINHEIRO, ESTÃO REDONDAMENTE ENGANADOS, O GERENTE DO BANCO NÃO PERGUNTA A ORIGEM DA GRANA DE QUEM DEPOSITA. ACHAR QUE O AVAÍ VAI TER DE ALGUM EMPRESÁRIO UMA VERBA HIGIÊNICAMENTE TESTADA, COM GARANTIA DE PROCEDÊNCIA PARA SEU USO, É ACREDITAR EM PAPAI NOEL. COLOCAR DÚVIDA SOBRE O DINHEIRO DO EMPRESÁRIO QUE SE APROXIMAR, SERÁ TAMBÉM FALTA DE ÉTICA, NINGUÉM PERGUNTA ISSO AO EMPRESÁRIO. APRESSADOS, E QUERENDO ARROTAR SUA HONESTIDADE, SEQUER VIRAM QUE FALEI EM MEU ÚLTIMO PARÁGRAFO "SE ACONTECER ESSE MAL", PORTANTO, NÃO DEI NENHUM AVAL A DINHEIRO RUIM. PROCUREM LER E RELER. REPITO, A REALIDADE DO MERCADO DA BOLA É ESTA, AQUI NO BRASIL E NO RESTO DO MUNDO, E O MERCADO IMPÕE.
Abraço. Roberto Costa

Paulo disse...

Concordo com o Roberto Costa, pois se futebol fosse coisa honesta, não era chamado de "JOGO" .... e se fosse mesmo coisa honesta, não haveria "clausulas de confidencialidade", pois que não deve, não teme !!!

Anônimo disse...

PAULO, ESSA TUA FOI NA MOLEIRA. - Roberto Costa.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Roberto, calma, aqui não é disputa de quem é mais rápido no gatilho.
Sossega o facho, bebe uma gelada e esfria a moleira.
Você fez uma insinuação, alegando que a suposta parceria (que nem foi confirmada) seria uma espécie de lavagem de dinheiro.
Eu sei que o futebol não é um fairy tale, um continho de fadas da Bela Adormecida ou Branca de Neve. Aliás, é muito mais sórdido e infeliz do que se imagina.
Mas no Avaí, se vivêssemos mesmo nesse lodaçal que vocês insistem em dizer, já teria sido descoberto. O presidente Zunino já está há muitos anos à frente do Avaí. Já deu tempo de se descobrir algum podre escondido. Se pecou ou errou, foi por tentativa e erro, e não por bandidagem. Há que se parar com essas acusações torpes e levianas. Isso não leva a nada e só faz o Avaí cada vez mais perder para ele mesmo, para nós mesmos. Dizr que "se esconde e aí tem" é coisa de moleque.

Os perdedores, os que ficaram para trás e as marias-va-com-as-outras têm é que arrumar algo para fazer na vida, ao invés de a todo momento tentar achar um bode para atirar pedras.
Tem que haver um basta nisso e dexiar as coisas irem ao seu devido lugar.

Quanto a mim, não caia nessa acusação sem vergonha de dizer que sou pago para defender esse ou aquele. Não vá atrtás destes otários. Como já disse, não te conheço e nem você me conhece, por isso não vou te acusar, e também espero que me respetie em relação a isso. Minha moral já foi devidamente jogada na lama por imbecis de cabresto, que eu sei muito bem de onde vem. Não seja mais um.

Anônimo disse...

AGUIAR,
FALEI TUDO EM TESE, NÃO CITEI NOME DO ZUNINO. ESCREVI EM PORTUGUÊS E DEI-ME O TRABLHO DE EXPLICAR O QUE ESCREVI. DISSE CLARAMENTE, SE ACONTECER ESSE MAL, (dessa parceria), NÃO DISSE SE ACONTECER ESSE BEM.
É CLARO QUE A HONESTIDADE DEVE IMPERAR, E GOSTARIA QUE ASSIM FOSSE. MAS EM CERTOS CAMPOS DE ATIVIDADE O HONESTO NÃO SE CRIA.
O QUE EU ACHO É QUE HOJE O CERNE DO FUTEBOL É O MERCADO DE JOGADORES, É O INVESTIMENTO, É O LUCRO. O ESPORTE, A PAIXÃO, VIROU COISA SECUNDÁRIA, SÓ QUEM NÃO QUER ENXERGAR NÃO VÊ ISSO. O DEDO DO EMPRESÁRIO INFLUI NA ESCALAÇÃO DE MUITOS CLUBES. É CONDENÁVEL, MAS É A REALIDADE, E NÃO SE PODE IGNORAR A REALIDADE. SÓ POSSO RIR, SE ACHAS QUE É SÓ DINHEIRO LIMPO QUE MOVE OS CLUBES EUROPEUS. DA FIFA PRA BAIXO, FEDERAÇÕES, GRANDES CLUBES, SÓ ROLA NEGOCIATA. HAVELANGE. RICARDO TEIXEIRA ESTÃO MULTIMILIONÁRIOS, A MÍDIA MOSTROU SUAS PROEZAS. ROMÁRIO, AGORA DEPUTADO, ESTÁ RASGANDO O VERBO SOBRE TUDO ISSO. ATÉ BERLUSCONI COMPROU UM TIME, PORQUE SABE QUE DÁ RETORNO.
ESSE MOÇO, O CARLOS EDUARDO P. DA SILVA, ME CRITICOU POR UM MONTE DE COISAS QUE ELE DEDUZIU E ATRIBUIU A MIM. ELE SE DOEU ATÉ DOS COMENTÁRIOS QUE FAÇO DOS ALUGUTES, SINCERAMENTE, ESSA EU NÃO ESPERAVA.
AGORA, UMA COISA, TENHO FICADO À MARGEM DAS CRÍTICAS SOBRE O ZUNINO, MAS CLÁUDULA DE CONFIDENCIALIDADE, QUE ME DESCULPEM, NÃO CONSIGO ASSIMILAR. É EXECRÁVEL E EQUIVALENTE AO VOTO SECRETO DOS CONGRESSISTAS, É COISA DE QUEM TEM O QUE ESCONDER.
NÃO ME QUEIRAM MAL, PORQUE SOU AVAIANO. - Roberto Costa

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo