sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O ENTRETANTO E A "COSA", by Roberto Costa

Não aprovo nada das trapalhadas perpetradas por essa nossa diretoria, "assessorada" pelo Sr. Marcelo Arroz, ocupante de um cargo excessivo em responsabilidades para a sua reduzida competência. Concordo com a indignação de todos os que realmente amam o Clube, fartamente manifestada no espaço deste Blog. Concordo que foi estupidez o que fizeram com o correto cidadão Hemerson Maria.
 
Mas cabe um entretanto, no meio dessa poeira toda.
 
Sobre Hemerson Maria, jamais pedi, ou defendi a sua demissão, mas não me furtei de fazer algumas críticas que achei pertinentes. A sua maneira, por exemplo, de encarar a série B diferentemente do Estadual, mais contida, mais precavida, atitudes que já não eram do molde daquele treinador destemido que conquistou com brilhantismo o Campeonato Catarinense, quando seu time era agressivo, ágil, alegre, eficaz, e sufocava o adversário em seu próprio campo. Aquela era a marca de Hemerson Maria, era importante preservá-la.
 
Na série B, Hemerson começou a priorizar cada vez mais a contenção dos adversários e menos a eficácia de seu poder ofensivo.  Tanto que muitos torcedores neste Blog chamaram-no de cagão. Felipe Alves, que demonstrou alguns lampejos de atacante, fazendo gols importantes jogando próximo à área adversária, passou a ser colocado na função de marcador de lateral adversário, como o vimos fazer, num dos últimos jogos, logo após entrar em campo aos 36 minutos do segundo tempo, quando perdíamos de 1 X 0. Um absurdo.
 
Um outro cacoete de treinador tímido, apresentado pelo nosso Hemerson, foi também a sua dificuldade em mexer no time, muitas vezes erradamente e quase sempre tardiamente, mantendo no jogo jogadores que nada produziam até aos 30 do segundo tempo.  É claro que sendo titular do cargo de treinador, a mexida no time era da sua competência, mas até nisso o Sr. Arroz foi displicente, poderia diplomaticamente tentar influir, sugerir, confabular. 
 
Por fim, a sua incapacidade de ousar, de ler a campanha do time como fazia o torcedor, vendo que alguma coisa tinha urgentemende de mudar, porque o esquema ao longo do tempo não vinha trazendo o resultado esperado. De ver que não tínhamos laterais marcadores, e que por isso tomávamos gols sempre em estocadas pelas costas de nossos laterais, e que para isso uma das providências que poderiam ter sido tentadas, seria a mudança do sitema para o 3-5-2, por exemplo.
 
Enfim, o nosso Hermerson era tímido, ou conservador, ou excessivamente avesso a mudanças, e no fundo, acho que muitos de nós ansiávamos por uma revolução, não essa, tão estúpida, mas uma que partisse do próprio Hemerson dentro de campo,  e que poderia ter impedido a ruptura, a sua descontinuidade no cargo.
 
O entretanto a que me refiro, é que realmente não iríamos a lugar nenhum sem um fato novo e mesmo com ele podemos não ir, mas um fato novo havia de ser criado, e aconteceu, produzido infelizmente por causas diversas e abruptas e com consequencias chocantes.
 
Apesar dos pesares, não vejo outra atitude de nós torcedores, que não seja a de apoiar o time até o fim e acreditar em mais uma "cosa" que possa ser feita por esse nosso Avaí. 
* Roberto Costa é associado do Avaí Futebol Clube

6 Comentários:

Boto disse...

Decepcionante ler isso. Gosto muito do que o R.C. costuma falar, mas essa foi muito decepcionante.

Tá na hora da torcida se mexer. Tem que recomeçar tudo. Aguardemos mais uns 10 pontos, mas depois de garantido na série B, tem que tirar na força essa diretoria.

O único apoio que o nosso clube pode ter da torcida hoje é esse: retirar o tumor que já está se espalhando na Ressacada.

Unknown disse...

Torcer para o Avai continua sendo necessario, mesmo que seja com Argel, pois mesmo indignados e as vezes até falando besteiras, isto reaparece automaticamente.
Quanto ao Hemerson Maria, o que me lembro é de que por muitas vezes suas mudancas após os 30 minutos do segundo tempo é que nos fizeram vencer os jogos, onde ele empurrava o time para frente.
Muito provavelmente pagarao muito mais para o outro fazer menos. E eu ainda esperando que nao, mas foi assim tambem com o gerente de futebol, nao foi ?
Confidencialidade$ ! Este é o nome do jogo na Ressacada.
A ILHA agradece !

Abracos
Marcelo Alves

Unknown disse...

O fato novo certamente nao era a saida de Hemerson Maria e eu tenho certeza absoluta disso e nao preciso ser tecnico ou dirigente para ver isso !

Abracos
Marcelo Alves

Fábio disse...

"EU" não trocaria o HM, mas repito o meu ponto de vista: A campanha do Avaí não é boa e se a gente for avaliar o elenco com critério, poderíamos estár mais a frente na tabela.
Mas a bola não entrou, o goleiro comeu um franco, o camisa 10 jogou nada,....
Esse mesmo time fez 5 gols em 2 jogos contra o fiGAYra e na série B tem times bem mais fracos que eles.
Tirando o Tigre que tem um goleador monstro e o Vitória, a diferença é pouca.

Concordo com o Marcelo sobre as viradas após os 30 minutos, foi ele que mexeu e deu certo, mas aí entra uma outra questão:
Pq esperar até os 30 min pra colocar o time mais pra frente?

O RC fez uma afirmação que concordo: "O HM poderia ter ousado mais".

No jogo contra o America-MG, por exemplo, pq tirar o Renato e colocar o Cássio?
Tava perdendo, então recua o Bruno, coloca Mika ou Bonilha.
Depois tirar Thiessen e colocar Arlan. Não ganhamos em nada com isso, ficamos tortos em campo.

O HM foi muito bom, muito acima da expectativa de todos, mas isso faz parte do Futebol.
Sinceramente, ele poderia até assumir uma supervisão no futebol dentro do Avaí, mas a mexida foi normal.

A perda do CS10, essa sim foi phoda.

Espero que o HM rode em alguns clubes e que ele volte para o Avaí futuramente com mais rodagem.

Abraço




Anônimo disse...

Marcelo,
Dá uma revisitada no próprio blog do André, lá no fim de março e veja o que você falou sobre sua expectativa de desempenho do Avaí para o resto do catarinense com o HM no comando.
Como as coisas mudam, hein rapaz.
Paulinho

Unknown disse...

Gracas a Deus que as coisas mudam ! E somente os humildes e consequentemente inteligentes entendem a grande oportunidade que a vida nos dá para a mudanca, aceita-la e entende-la. Nao só nas opinioes, mas nos atos tambem. Eu bato palmas ao Hemerson Maria por ter mostrado toda a sua competencia. Coisa que ainda nao posso fazer ao presidente de alguns e olha que já fazem anos. Mais de dez !
Digo ao R.C que respeito demais sua opiniao e nao tiro uma virgula do que ele escreveu. Somente coloquei a minha. E é somente com respeito as opinioes contrarias que alcancamos crescimento. Tudo muito normal, como sempre deve ser. E foi a primeira vez que nao concordei com as palavras do R.C.
Continua tudo muito normal.
A mudanca quando para melhor deve sim ser exaltada e admirada e é pena que nem todos compreendam isso !

Abracos
Marcelo Alves

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo