segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Yvany, Guerreiro!, by Betto Wendhausen

                                                  Yvany Lentz dos Santos (Ivani / Ivany)

Nasceu em Imbituba/SC em 20 de junho de 1927, foi jogador de futebol (zagueiro/meio-campo) e funcionário do Banco do Brasil. 

Ainda em sua cidade natal, começou no  futebol jogando pelo Imbituba Atlético Clube (IAC) e já era considerado um dos melhores na sua posição, conforme relato do Sr. Ivan Bento Miranda, companheiro da época: “Sempre considerei os melhores goleiros do IAC e do ECC: Lauro Avelar, Esaú, Capaverde e Miltinho. Como zagueiros: a dupla Luluca e Antônio Santana (irmãos); mais tarde, Marco e Guido. Meio campo: Procópio, Ivani Lentz, Evandro Neves e Carioquinha. Atacantes: Caturra, Pedro Severino, Zaboti, Aristides Francalacci, Harley, Milton Jeremias, Betinho, Xuxu, Filhinho, Landinho e, modestamente, eu”.

Ainda jovem, veio para Florianópolis estudar no Colégio Catarinense (Internato), onde passou a defender o time de futebol da instituição.

                                                                       Reprodução Coluna Roberto Alves - Diário Catarinense


Depois, foi convidado para jogar no Avaí Futebol Clube e, por consequência, trabalhar na Empresa Nacional de Navegação Hoepcke (ENNH). Jogou entre 1946 e 1948, pelo time que passou a ser sua paixão.

Foto equipe do Avaí FC - em breve 

Time Base de 1946: Adolfinho, Fatéco e Tavinho, Ivani, Boos e Henrique, Felipinho, Nizeta, Lazita, Tião e Zacki. Também participaram: Ivan, Mando, Moraci, Saul, Fornerolli e Amauri.
Time Base de 1947: Adolfinho, Fatéco e Tavinho, Guido, Bráulio e Boos, Felipinho, Nizeta, Ari, Tião e Zacki. Também participaram: Saul, Bigode, Luiz, Henrique, Lebetina, Ivani, Sanford, Lauro e Perrone.
Time Base de 1948: Adolfinho, Fatéco e Tavinho, Ivani, Bráulio e Boss, Felipinho, Nizeta, Tião, Povoas e Saul. Também participaram: Zacki, Guido, Bitinho, Niltinho, Helinho e Gil.

Fonte dos Times Base: Livro Avaí Futebol Clube, Alexandrino Barreto Neto

Concluiu o curso de Ciências Econômicas, pela então Escola de Comércio e, após, fez o concurso do Banco do Brasil, onde trabalhou até aposentar-se, já que naquela época o futebol não dava o retorno financeiro dos dias de hoje.

Ao ingressar no BB, foi nomeado para trabalhar em Joinville/SC onde, lá, defendeu o América.


Amistoso internacional, realizado em 17 de julho de 1949, o América Futebol Clubedentro das comemorações do seu 35º aniversário, jogou contra o famoso Rapid, de Viena, Campeão da Áustria. Acontecimento de grande repercussão na época.

Voltou para Florianópolis, casou-se, mas sempre encontrava tempo para o seu esporte favorito.


Foto Acervo AABB Florianópolis, integrante do livro AABB Florianópolis - Meio Século de História

Viveu mais de 40 anos com Mal de Parkinson, sendo que nos últimos 10, com muita luta e coragem - aos cuidados de sua esposa, suas duas filhas, enfermeiros e apoio dos familiares, que nunca deixaram lhe faltar amor e carinho - enfrentou uma batalha diária contra a doença. 

Quando conseguia, acompanhava pela TV (muitas vezes só escutando) ou rádio os jogos do 'seu Avaí'.


Faleceu no dia 27 de outubro de 2012, aos 85 anos, no Hospital de Caridade e foi sepultado no Cemitério São Francisco de Assis (Itacorubi).

Uma pequena e carinhosa homenagem ao meu tio e segundo pai.
Roberto Wendhausen
@BettoRW

2 Comentários:

Anônimo disse...

o que eu posso falar do Sr Yvany,foi um homem de um grande coração,grande carater,um guerreiro que no seu dia a dia foi um paciente sempre paciente que nunca desistiu da batalha da vida,foi uma pessoa que me ensinou muito e com o tempo se tornou uma pessoa especial na minha vida,eu o tinha em vida como se fosse meu Vô,esta sendo pra mim muito dificil aceitar esta perda,uma perda imensa...saudades eternas do Sr...como eu sempre falava quando chegava ou saia da sua casa...Meu Amigão..fica com deus..abracos do seu cuidador jefferson lemos

Unknown disse...

Betto, que bela homenagem ao meu tio Yvany que foi um grande homem, parabéns.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo