segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bom dia, Azurras!

Orçamento pobre
A reunião ordinária do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 21, sexta-feira, tem o intuito único de apresentar o orçamento do Avaí Futebol Clube para o ano de 2013. Tenho uma certa curiosidade em saber o que entrará no cofre do Leão no próximo ano, visto que, alguns desfalques acontecerão, como é o caso da Eletrosul.

Por outro lado, o contrato com a Caixa Econômica Federal, que encerra em janeiro próximo, deve ser renovado por um valor ainda maior. Vamos ficar na torcida. Outros, como Unimed e Woa, também devem renovar.

Outra verba que pode entrar, e ser bem mais generosa que em outros anos, é a cota a ser paga pela televisão. Por enquanto, a única certeza é o "din-din" do canal fechado, do Pay Per View. Clubes e as emissoras de TV ainda não chegaram num denominador comum. A RIC Record retirou-se das negociações, enquanto a RBS continua oferecendo aquela migalha de outros anos...

Os clubes querem receber R$6 milhões, quantia que a RBS não pretende gastar em Santa Catarina. É mais fácil e barato para a emissora gaúcha transmitir o Campeonato Gaúcho para o Oeste Catarinense, enquanto entope o Litoral com os campeonatos Paulista e Carioca. Além disso, entre os clubes também há uma divisão, com o Tigre querendo receber mais que as outras equipes.

A reunião do dia 21 será marcada pelo choro dos dirigentes...


Estatuto
Outra questão interessante na pauta da reunião marcada para o dia 21 de dezembro, em seu primeiro item, consta a leitura da ata da reunião anterior. Será lida e aprovada. Porém, fico em dúvida: qual reunião anterior? Aquela que estabeleceu um prazo de três meses para apreciação e apresentação de emendas ao projeto do novo Estatuto do Avaí? Ou aquela da sessão solene, que homenageou o presidente do Conselho Deliberativo?

Uma coisa é certa: o CD está prestando um desserviço ao Avaí Futebol Clube.

E, aproveitando a oportunidade, nem estou reclamando aqui da data da reunião. No ano passado, salvo engano, foi realizada no dia 28 de dezembro.

O engavetamento puro e simples, isso sim, é de uma covardia e um desrespeito sem precedentes. Coisa de  moleque. Aliás, nem deveria estranhar. Num passado recente, na data de uma dessas reuniões, alguns diretores do Avaí, que também são conselheiros, se demitiram à tarde para poder votar à noite...

Não tenho dúvidas de que com a aprovação das alterações previstas no projeto do novo Estatuto do Avaí, o clube se fortaleceria pela participação de sua torcida no quadro associativo. Há quem entenda de forma diferente, mas não tenho dúvidas de que uma votação direta por parte dos associados, assim como aconteceu recentemente no Flamengo e no Grêmio, colocaria os avaianos mais comprometidos com seu clube.


Outras pendências
Até hoje, aquela reunião que convocou João Nilson Zunino para explicar a presença de Gabriel Zunino no Avaí, não terminou. O Conselho Deliberativo fez ouvido de mercador e se solidarizou com o mal súbito ocorrido com o herdeiro, como se o problema persistisse até os dias de hoje...

As relações e os números com a ex-parceria também passaram batidos. Ninguém comenta sobre o assunto, e jogadores que surgiram no Sul da Ilha, como num passe de mágica, foram parar no elenco do parceiro sem que o clube ficasse com uma cota maior. Vários exemplos existem, mas o CD calou...

São apenas dois exemplos, mas poderia me alongar um pouco mais. Sugiro, para quem passou o final de semana sem visitar o blog, que leia o texto "O desserviço do Conselho Deliberativo do Avaí" (clique e confira).

Não custa relembrar, fazer um feedback para mexer um pouco com a memória de alguns conselheiros...


Sub 20 eliminado
Não deu para a garotada comandada pelo professor Mesquita. Depois de terminar a primeira fase em primeiro lugar no seu grupo, o Avaí caiu nas Quartas de Final ao perder para o Coritiba por 1 a 0, jogando no Estádio Passos D'Areia, em Porto Alegre.

No primeiro tempo, até que a garotada do Leão criou boas oportunidades e poderia ter saído de campo com vantagem no placar, mas nossos atacantes foram ineficientes e o placar ficou mesmo no 0 a 0.

Para o segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com o time paranaense tendo chegado ao gol por duas vezes, sendo o primeiro gol anulado.

Após sofrer o gol, que seria o da vitória do Coxa, o Avaí ainda tentou chegar ao empate, mas não obteve êxito.

Apesar de ter sido eliminado, enalteça-se a boa campanha realizada pelo Avaí e a qualidade de alguns jogadores, que com um amadurecimento maior, certamente despontarão no time principal do Leão. É tudo uma questão de tempo.


Genérico
Estive na final do Citadino Juvenil, no clássico realizado na Ressacada, assim como acompanhei um dos jogos da Avaí International Cup. Quem frequenta os estádios de futebol, reconhece com facilidade quem são os "boleiros", quem é essa gurizada que está jogando pelo Avaí...

Em geral, são marrentos, copiando os jeitos e trejeitos dos jogadores do profissional, ainda que não tenham conseguido se firmar na profissão, visto que estão nas categorias de base.

No jogo de ontem pelo Campeonato Brasileiro Sub 20, Avaí x Coritiba, tive o desprazer de conhecer um guri chamado Anderson, que pensa em ser uma cópia fiel de Neymar, do Santos e da Seleção. Mesmo cabelo, mesmo número da camisa, mesma munhequeira, mas falta-lhe o mais importante: futebol.

Isso não passa de falta de orientação!


Estilo Léo Campos
E por falar em falta de orientação, ainda que este tenha sido o melhor ano do Avaí Futebol Clube nas categorias de base em toda a gestão de João Nilson Zunino, é bom não nos iludirmos. O Avaí tem investido na garotada, mas sempre deixa sair, sem um retorno aparente, os bons jogadores para outros clube. Juninho, Branca, Renan Oliveira, Medina, Cristian, Peu, Léo Campos e outros...

Alguns tiveram suas chances, mas aproveitaram mal o que lhes foi oferecido, e os bastidores complicados e mal administrados, acabaram fazendo a alegria dos empresários. Outros, como Leó Campos, diziam que era problemático, indisciplinado, inclusive com problemas com bebida. Não serviu para o Avaí, mas está muito bem no Grêmio...

Se a bebida de Léo Campos era um problema, o Avaí que se prepare. Tomando por base o exemplo de alguns dirigentes, boa parte dessa gurizada vem jogando um "bolão" fora de campo...

Outra coisa: aquele exigência de que todos os atletas da categoria de base teriam que estar frequentando colégio, parece que desapareceu da Ressacada. Tem boleirinho "burro" que fez a matrícula e mal conhece o caminho do colégio...

É bom abrirem os olhos!


Parabéns, Kadá!
Ontem a bela Enseada de Brito, de natureza exuberante, registrou mais uma de suas boas festas. É que o avaiano Kadá, gente da melhor qualidade, estava comemorando idade nova.

O ex-presidente do glorioso Enseadense Esporte Clube, como faz todos os anos, abriu seu rancho de canoa e de frente para o mar comemorou em grande estilo, com ostra, marisco, peixe, camarão, tudo da região, regado a muita gelada.

Infelizmente não pude comparecer para dar um abraço nesse figuraço, na foto com a sua querida e simpática Aline, mas fica o registro.

Abração, Kadá!


Saudações AvAiAnAs!

4 Comentários:

Adir José da Silva Júnior disse...

"E, aproveitando a oportunidade, nem estou reclamando aqui da data da reunião. No ano passado, salvo engano, foi realizada no dia 28 de dezembro.

O engavetamento puro e simples, isso sim, é de uma covardia e um desrespeito sem precedentes. Coisa de moleque. Aliás, nem deveria estranhar. Num passado recente, na data de uma dessas reuniões, alguns diretores do Avaí, que também são conselheiros, se demitiram à tarde para poder votar à noite..."

É exatamente isto, André. Não consigo classificar este "embarrigamento". Não foi por falta de provocação. Enviei inúmeros emails à mesa diretora e aos demais conselheiros. Protocolamos, eu e mais alguns conselheiros, petições com requerimentos de realização da reunião, propostas de emendas à minuta apresentada no INÍCIO do ano e sugestão de organização, métodos e procedimentos de trabalho para a continuidade dos trabalhos.

Desanimador e desolador. Vou à reunião de sexta desacreditado do órgão de que participo. Mas vou.

Adenilson disse...

Uma coisa que me deixou um pouco decepcionado ontem foi a entrevista do técnico do Avaí, antes do jogo, sobre a surpresa que teria na comemoração do gol. Ora, nem tinha começado o jogo e já tinham treinado surpresa em comemoração de gol. Deve partir dele tentar incutir um pouco de simplicidade e humildade nestes garotos, que como você falou, são mal preparados, "marrentos". Em vez de treinar isto deviam ter treinado cobrança de escanteios, pois não acertaram um.
Mas quero parabeniza-los, pois não ficaram em primeiro no grupo atoa, e ontem, ao que parece, não conseguiram se adaptar ao gramado sintético.
sds

Sergio Nativo disse...

Para a gurizada da base que vive usando mal o seu tempo: Cada hora de tempo perdido na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.
Napoleão Bonaparte

indignado com esta diretoria disse...

assisti ao jogo e concordo com tudos que escreveu.tem rapaz de 20 anos que pensa que é o messi. era so fazer o simples , jogar futebol. olha andre se eu fosse treinador de futebol. jogador não podeira imitar a outro como este que tu citou.jogador que joga não anda de brinco, de cabelo moicano e etec tec etc. é so jogar futebol.cambada de mascarado.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo