domingo, 2 de dezembro de 2012

Bom dia, Azurras!

Avaí, mais uma vez campeão
Foto: Alceu Atherino Neves
Ainda que se desenhe um ano ruim para o Avaí, tenho uma visão bem diferente. Se não temos aquela desejada transparência nos negócios feitos no clube pela diretoria executiva, não há como negar que, passados 11 anos da administração de João Nilson Zunino, este foi o ano mais farto em títulos nas categorias de base.

Ontem,outra vez, após sapecar 5 a 2 na equipe do Santos, os garotos do Leão conquistaram a primeira edição da Avaí International Cup. Mas não foi só isso...

Agora em dezembro, a equipe Infantil do Leão vai disputar a final do Campeonato Catarinense, visto que, já venceu pela segunda vez seguida, bicampeã e invicta, o Catarinense da Região Litoral. Além disso, a gurizada do Infantil também conquistou o bicampeonato Citadino, também de forma invicta.

Na categoria Juvenil, ainda que tivesse perdido o Citadino na Ressacada, na mesma semana a garotada do Leão deu o troco e conquistou o Catarinense em pleno Orlando Scarpelli, na preliminar do jogo que decretou o rebaixamento "doladelá"...

No Júnior, sim, o Avaí ficou devendo. Mesmo assim, chegou na semifinal, ficando com a quarta colocação.

Melhor que isso, todas as conquistas da garotada avaiana foram sobre nosso maior rival, o "doladelá", o que demonstra, inegavelmente, uma mudança de rumos nas categorias de base. O Leão de Ilha, nas duas vezes pelo Infantil, e uma pelo Juvenil, derrotou o rival...

De quebra, para não passar em branco, o Leão, através da gurizada do Sub 11, faturou o Campeão Catarinense de Futsal...

Como muitos dizem, pode não valer nada, mas se olharmos com carinho e muito critério, a base é a salvação do futuro do Avaí Futebol Clube.


Definição
Como se sabe, René Simões já não está mais na Ilha. Voltou para seu aconchego e em breve teremos uma definição sobre se o Avaí vai ou não vai bater o martelo em relação a sua contratação. O que achei extremamente interessante, é que nas rodas de bar, papo com amigos, mensagens, redes sociais, onde quer que se toque no assunto, Simões é uma unanimidade: todos concordam que seria uma excelente contratação.

Vamos ver o que ele vai decidir. Experiência, currículo, não lhe faltam. Além disso, é um profundo conhecedor do mercado do futebol, em todas as categorias.


Atrasados
Independente da vinda de René Simões, o Avaí já começa o ano de 2013 atrasado. Sim, visto que, nada justifica a permanência ou o banho maria que estão dando em Argélico Fucks. A única justificativa plausível,  é a falta de "din-din" para bancar mais uma rescisão de contrato, já que algum "iluminado", que não foi o Evando, fez um contrato com ele até o final do Catarinense do próximo ano...

Sobre o gerente de futebol, Marcelo "Arroz" José, só continua no Sul da Ilha em função de forças ocultas, ou de um inexplicável amor que João Nilson Zunino nutre por ele. Em qualquer empresa séria, Arroz não teria terminado o Brasileiro no Sul da Ilha. Incompetente!


Vergonha
Volto ao assunto porque é deveras pertinente. O Avaí Futebol Clube só chegou ao desequilíbrio financeiro em função da falta de atuação de seu Conselho Deliberativo, principalmente pelo papel de fantoche interpretado pelo professor Nereu do Vale Pereira, o presidente.

Todavia, cabe registrar, há outros cinco nomes compondo o Conselho Fiscal, que são tão omissos quanto o presidente do CD, a saber: Valdir João Marques, Cláudio Silva, Henrique Phillipi Luz, Glauco Augusto Vieira e Rafael Sardá.

Colocar o nome para compor chapa e ficar embaixo de cobertores, melhor nem colocar...


Bom domingo!

Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Anônimo disse...

Quantas reuniões do Conselho Fiscal foram realizadas ao longo deste ano? E do Conselho Deliberativo? Os Conselhos do Avaí servem apenas de enfeite, e só aparecem nas convocações de final de ano, que são obrigatórias? É preciso mudar isso aí, talvez colocar até no Estatuto.

No mínimo deveria ser feita uma reunião a cada 15 dias, independente do número de conselheiros presentes, apenas para colocar em pauta a parte financeira, algumas outras decisões, sugestões para o andamento do clube e por aí vai. Não é possível que estes órgãos de extrema importância fiquem apagados durante o ano.

A mudança se inicia por conselhos mais atuantes, estatuto moderno, gestão transparente com grande fiscalização, para depois sim pensar num crescimento do clube, com apoio de patrocinadores e torcida, aumento de sócios, evolução na estrutura, etc.

Abraços,
Tiago Medeiros

Raniere disse...

André, sobre as categorias de base não temos dúvidas de que o trabalho está sendo bem feito, tanto que os títulos destas categorias estão aparecendo com frequência. Só se é vencedor com uma estrutura sólida, profissionais competentes e estratégias bem definidas para se alcançar o objetivo, diga-se planejamento. A pulga atrás da orelha, na minha opinião, fica com relação ao futuro não muito distante desta garotada com o aliciamento de empresários, e que podem tirá-los do elenco profissional azurra, e mais uma vez o Avaí (como instituição) ficar a ver navios. Espero que o clube faça a blindagem na garotada, com contratos bem amarrados, e que retornem ao clube, em valores bem maiores, todo o investimento feito nestes atletas, sem falar que os melhores tem que dar a sua contribuição no elenco profissional. Quiçá neste time vencedor do sub-16 saia mais um ídolo avaiano.
Sobre Renê Simões também considero uma excelente aquisição como treinador, mas o fato de que o mesmo coordenará o clube em todas as categorias é que fica estranho. E justamente no momento em que a base parece ter tomado o rumo certo. E os profissionais que estão por trás desta garotada? Terão o respaldo de Renê, caso venha a ser contratado? Será dele também a função que o arroz (custo alto/benefício ZERO) exerce no clube? E esta parceria com o Grêmio, se sair, Renê poderá bloquear este ou aquele jogador para ir para as bandas de Porto Alegre?
André, refletir não ofende, mas 2013 ainda é uma incógnita.
Grande abraço.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Tiago, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, por aqui, funciona no tranco. Mas eu pergunto: cadê os caras do contra, que não se manifestam. Além de serem votos vencidos nas reuniões, também são na sociedade? Então quando digo que são parvos e pueris, porque só sabem falar mal do Avaí nas redes sociais, eles acham ruim.
A maior parte dos ativos de um clube vem com os contratos de transmissão dos jogos pela TV, dos patrocinadores e da exposição na mídia. Cadê proposta desses caras para alavancar isso, de forma a ajudar o Avaí, como sempre dizem que querem?
Uma pessoa só investe dinheiro naquilo que ele acha que é bom, não é verdade? Por outro lado, pergunto: um clube de futebol com pouco público no seu estádio e cuja mídia local (entenda-se o jornalismo formal, as redes sociais e os blogs) abordem um teor extremamente negativo, sobrevive quanto tempo nos campeonatos em que disputa e obtendo quantos títulos? Mas o Avaí está aí, ganhando e sobrevivendo.
Há tantas falcatruas assim, de maneira a invibializar o clube? Se, ainda com todas as dificuldades, conseguimos nos manter. Se mesmo que a torcida não compareça, um time como o nosso se impôs. Se, considerando que todo o complexo negativo do futebol local caia sobre nossas cabeças e, exatamente por isso, continuamos sendo uma força substancial em nossos domínios, é porque há algo de muito bom nesta instituição chamada Avaí Futebol Clube, não é verdade? E antes que algum apressadinho se insurja, não estou falando especificamente de diretoria, mas do todo.
Alguém que conhecemos ajuda a transformar a Ressacada em ambiente agradável?
Não me falem mais em preços dos ingressos. Eu já fiz um levantamento com dados da Federação e essa história caiu por terra, pelo que já vi. O torcedor avaiano não comparece à Ressacada desde há muito tempo, desde antes do Zunino, desde antes da tal elitização, por preguiça. Ele é bobo e prosa. Antes torcida pra Flamengo, Vasco e Corinthians. Hoje até torce para o Avaí, mas quer ver estes times jogando aqui e não os demais de série B. Neste ano os ingressos estavam facilitados. E cadê a torcida?
Podem ficar de bico amarrado comigo, virar a cara quando me vê na Ressacada, fazer de conta que não existo, mas a verdade é essa.
Há muita má-vontade, te asseguro. E ainda exigem respeito da diretoria, se nem respeito a homens, cidadãos e profissionais possuem. É a linguagem do futebol, dizem os espertos. E dizem que isso é crítica, para ajudar. Hahaha. Não, isso é ódio, murrinha, esquizofrenia, não sei.
Tudo isto é explicado por este sentimento de ódio enraizado. O que é uma pena. Confundem-se política com o espetáculo. Transformam-se decisões da diretoria (que não é mais ou menos pior que a maioria das diretorias por aí) em atos revolucionários de botequim ou com viés humorístico. As pessoas fazem questão de dizer que há defeitos e os apontam com a sabedoria que acham possuir, aos invés de perceber as virtudes em primeiro lugar.
Em 10 anos com a atual diretoria o Avaí conseguiu 3 títulos estaduais, 3 belas campanhas na série B, um acesso maravilhoso, uma colocação invejável na série A, uma participação excelente na Sulamericana, outra na Copa do Brasil, e os mais e mais títulos nas categorias de base. Além disso, temos um estádio do mais belos dos que há por aí, com acomodações de 1º. Mundo. E tudo isso feito com contas na ponta do lápis, sem recursos abundantes, letras ou pontes para ajudar. Contando sempre com o mal estar da mídia e dos blogueiros. Este é o clube inviável e de diretoria incompetente?
Contestam-se atitudes com uma moral juvenil, que 90% das pessoas comuns não possui. Querem respeito e ofendem a todos os contrários. Quer exemplos? Há vários.
Talvez esteja aí, nesse aspecto, uma explicação para que, em nosso quintal, se prefira a camisa da Nike e se cuspa na camisa do Fanatic, por exemplo. Somos é muito bobos e não valorizamos o que temos, essa é a verdade. O resto é choro de incapazes. Ou interesse de oportunistas, sei lá.

Sergio Nativo disse...

André como diria Jack, vamos por partes:
- O titulo do Avaí International Cup corou o ano avaiano de nossa categoria de base e mostrou nossa supremacia sobre nos rival. Isso prova que temos futuro.
- Rene Simões é o treinador que todo o torcedor catarinense queria em seu clube. Mas ter Rene só para treinar o time principal seria desperdício. Claro, tem que ser dentro de um projeto a longo prazo e abrangente.
- O caso Argel e Arroz é um caso de amor de Zunino, não tem prazo para terminar.
- CD, simplesmente inexiste, ou existe, isso SO É VISIVEL em dias de grandes jogos onde suas vagas no estacionamento do clube são reservadas com antecedência. Só lembro de sua existência, quando vou estacionar e sou pressionado a colocar o carro em outro lugar e o responsável pelo local diz que essas vagas estão reservadas ao conselheiros. Penso? Puxa o Conselho Deliberativo do Avai existe.

Eron disse...

Caríssimo Aguiar, time bom = a estádio lotado, time ruim = a estadio vazio, o resto que escrevestes aí é somente bla bla bla..., esse levantamento resumido que fizesses significa que te contentas com pouco.
Eron

decio disse...

Beleza Aguiar.
Me parece mais fácil escrever sem ter o conhecimento, porque é exatamente isso que o torcedor quer ouvir. Criticamos o Miguel Livramento porque aposta no pior e isso é que a torcida quer.
Deveriam antes de afirmar, se informar se o CF não se reunne quizenalmente, se é atuanete ou não. Ficar imaginando porque o CF não chama a imprensa e os blogueiros para tomarem conhecimento das analises é de uma maldade enorme e totalmente contrário ao clube e favoravel a volta do passado. Tua exposição sobre o crescimento do Avai, suas conquistas e principalment a alegria da torcida nos ultimos dez anos é querer a volta do passado. Fomos campeão catarinense e ficamos em 7o. lugar no brasileiro. É pouco? Não senhor é muito. Uma vez disse ao André, quando haviam muitas criticas aos cariocas, de que o Avai iria no futuro colher o que eles implantaram. Não demorou muito. Estamos colhendo já.
Havia prometido nunca mais ler blogueiros ou escrever nos blogs. Hoje, em casa, sem poder sair resolvi ler e fiquei contente em ver que existe avaiano inteligente e competente como o Aguiar.
abs

André Tarnowsky Filho disse...

Décio,

Como todo o respeito que tenho por ti, estás magoado pela presença do teu filho no CF. O CF vem, ao longo dos tempos, servindo a diretoria executiva do clube, sem efetivam,ente fiscalizar como deveria.

Basta lembrar, num passado não muito distante, a nomeação de Cláudio Vicente para diretor do clube, após estar investido numa comissão que apresentou os "números" qu a diretoria queria, após um profundo estudo...

Tudo muito manipulado!

Se o CF efetivamente está se reunindo a cada 15 dias, por que não denunciou tal fato ao CD, do qual tu fazes parte?

Tem gente dormindo de toca, e nem precisa ser inteligente para isso...

Outra coisa: sou um crítico do Miguel, da RBS e da mídia como um todo. Mas bastou o anão de jardim ter sofrido uma tentativa de assalto, que uma comitiva com 8 diretores do AFC foram visitá-lo em casa.

Meu caro, estive na Ressacada na quinta-feira, levando novo requerimento, e conversei com o Luciano Corrêa, Sandro Barreto e o Jairo Becker. Não tiraram a minha razão.

Te deixo uma pergunta: qual foi a negociação com a RBS que o AFC tenha levado vantagem? Estranho, não..

Volto a usar uma frase de que não gostas: se o AFC fosse uma empresa séria, muita gente teria perdido o emprego, mas aquilo lá no Sul da Ilha é um antro de interesseiros e negócios estranhos, que fazes questão de não enxergar.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Décio,

Passou batido: sobre os cariocas, compraste mais um devaneio do JNZ, que trouxe um preparador físico com status de treinador. Graças a Deus, todos foram embora, sem deixar nada de novo.

Deverias agradecer ao trabalho desempenhado por Mesquita, Hemerson Maria e outros. Esses garotos que foram testados no final da Série B, tem a digital do Maria e não dos cariocas.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo