sábado, 11 de maio de 2013

Bom dia, Azurras!

Atração tem "A", de Avaí
Sim, amigo, leitor, aproveitei uma frase de uma boa campanha de sócios de anos atrás do Avaí Futebol Clube para colocar no título desse texto, justamente para começar a escrever sobre as duas atrações que teremos no futebol de Santa Catarina neste fim de semana.

A primeira atração, como não poderia deixar de ser, é a grande final do Chevettão 2013, entre Chapecoense, campeã do turno, e Criciúma, campeão do returno. Será a primeira partida, o jogo de ida, sendo realizada no estádio Heriberto Hülse, às 16 horas deste domingo.

Evidentemente que coloquei a final como primeira atração, mas nem por isso diria que é a mais importante, principalmente para nós, avaianos. Afinal de contas, depois de acertar as bases contratuais com Cléber Santana e o Flamengo, o Avaí deve anunciar sua apresentação, ou como querem alguns, seu retorno ao Sul da Ilha.

E o torcedor sem maiores informações poderia estar dizendo: isso é um exTarnowsky!
agero do

Talvez seja. Porém, não é menos verdade que a grande e nova atração do Avaí, Cléber Santana, foi sondado por um dos finalistas deste Chevetão 2013, o Criciúma, provocando inclusive uma declaração deselegante de seu presidente Antenor Angeloni. Também não é menos verdade que o único craque existente nesse mesmo Chevettão 2013 foi Marquinhos, cantado em verso e prosa durante toda a competição, visto que, nenhuma outra equipe conseguiu contratar jogador com a categoria de M10, ainda que parte de imprensa tente fazer do bom moço Rodrigo Gral o craque do campeonato...

Por isso, ainda que não haja jogo do Leão neste fim de semana, e mesmo com um dos jogos da final do Chevettão 2013 na televisão, não tenho dúvidas de que o torcedor avaiano vai dar uma espiada nos treinos de sábado e domingo, ansioso no aguardo da próxima partida, contra o América-MG, quinta-feira, na Ressacada. Afinal, para nós, atração tem "A", de Avaí...


Telegráficas:
Foto: Manoel Bento/ Avaí FC
* Ainda que a torcida avaiana esteja eufórica com a chegada de Cléber Santana, que deve ser apresentado segunda-feira, e como não preciso basear este blog no que os outros escrevem, o time do Avaí ainda não está pronto. Está quase, como escrevi na Bom dia, Azurras! de ontem...


* Nosso maior problema foi e continua sendo a defesa. É verdade que a presença de Leandro Silva deu maior consistência ao setor, assim como todos consideraram que Pablo melhorou na última partida, justamente jogando com seu novo parceiro.


* Além dos dois zagueiros citados acima, temos na suplência apenas Alef e Alex Lima. Muito pouco. Alex Lima vem de contusão, mas mesmo quando era titular no início do Chevettão 2013, não chegou a impressionar. Alef ainda vai crescer muito. Precisamos de um zagueiro!


Para o gol, outro problema. Com a dispensa de Bernardo, ficamos apenas com Diego, titular absoluto, e Vitor, que veio da base. No ano passado, tínhamos dois goleiros experientes, o mesmo Diego e Moretto. Não sei se vão repatriar o Aleks, que está bem no CRAC, mas também precisamos de um goleiro!


* Na lateral direita, temos Arlan que vem oscilando bons e maus momentos, ou partidas. De qualquer forma, além da dispensa de Gustavo, houve a contratação de Vinícius Bovi, que pra mim é uma grande incógnita, mas por enquanto, vamos dar crédito para que possa mostrar seu futebol.


* Na lateral esquerda, temos outro problema. Paulinho foi dispensado sem deixar saudades. O titular, ao natural, seria Julinho. Ocorre que o jogador, cujo futebol não contesto, não consegue marcar nem se firmar na posição, nem mesmo agradar ao técnico Ricardinho...


* A outra opção é Aelson. Porém, se o amigo leitor for lembrar, ele não conseguiu ser titular no ano passado, sendo superado por Julinho e Pirão. Era a terceira opção. Por mais que tenha entrado bem na partida contra o América-MG, até se machucar, não é o lateral que precisamos.


* E por falar em Aelson, segundo Janitter de Cordes, da CBN Diário, o lateral esquerdo sofreu um estiramento na coxa esquerda, devendo ficar fora da equipe por três semanas. Essa posição é um problema para o técnico Ricardinho. Precisamos de um lateral esquerdo!

Foto: Jamira Furlani
* Se tem uma posição onde o Avaí não deve ter problemas, é com os volantes. Além dos titulares Eduardo Costa e Alê, o técnico Ricardinho conta com Rodrigo Thiesen e seu xará, todos com alguma rodagem, e os novatos Marrone e Anderson.


* O meio de campo é outro setor onde Ricardinho poderá ter boas noites de sono. Com dois craques, Marquinhos e Cléber Santana, ainda dispõe da juventude de Higor e Diego Jardel, que mostrou categoria nos pouco minutos em que esteve em campo contra o América-MG.


* Ainda falando em meio de campo, um jogador remanescente do ano passado e que também não conseguiu se firmar na equipe foi Jefferson Maranhão. Com a chegada de CS10 e o bom desempenho de Higor e Diego Jardel, Maranhão certamente vai fazer figuração no elenco avaiano.


* No ataque, o Leão também parece estar bem servido. Reis reina absoluto com a camisa 9. Roberson vem sendo um bom coadjuvante. A juventude de Tauã foi decisiva no Chevettão 2013 e certamente vai ser muito útil durante a Série B.


* Ainda falando em ataque, Danilo é que não goza de muito prestígio com a torcida, e sejamos bem sinceros, perdeu muitas das oportunidades que teve. Márcio Diogo foi bem na estreia e ainda joga como meia atacante. Outro que está na área é Beto, recém contratado.


* Não há dúvidas de que precisamos ter um bom time, onze jogadores que assumam a titularidade e honrem a camisa do Leão, mas é inquestionável que o Avaí está no caminho certo. Só para lembrar, para se dar bem no Campeonato Brasileiro da Série B é preciso ter elenco. E o Leão vai montando o seu...


* Como diz meu amigo Roberto Costa, nada como um dia após o outro com uma boa noite de sono no meio. O colunista e comentarista Rodrigo Faraco, do Grupo RBS,  publicou detalhes sobre o contrato de Cléber Santana com o Avaí, inclusive de como ficaria a dívida do Flamengo...


* No entanto, à tarde, Faraco perdeu o humor, pelo que se deduz do que colocou no twitter: "Pessoal podia citar que deu as informações, não é? Rapaziada não tem o mínimo de vergonha" Creio que ele estava reclamando a paternidade da informação, basta trocar o "que" pelo "quem"...


* O gente boa Chico Lins, comentarista e gerente de programação da Rádio Guarujá, repetiu a frase do colega da RBS. Creio que ambos tem razão. Seria normal que citassem a fonte. Todavia, não deixei de questionar: "Pergunta se a recíproca é verdadeira..."


* Na mídia, principalmente no meio esportivo, virou lugar comum "chupar" informações daqui e dali, e colocarem no ar como se fosse uma "exclusiva". E sejamos francos, não há santos nessa história, principalmente vindo de alguém respaldado pela RBS...


Saudações AvAiAnAs!

7 Comentários:

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Nobre,

É fato, temos um time se formando, porém, contratações ainda são necessárias, concordo com todos os pontos aqui levantados.

Porém, uma coisa me preocupa, na verdade duas:

1. Competência dessa diretoria para contratar;
2. Dinheiro para pagar as contratações.

Abs!

Sergio Nativo disse...

Andre precisamos reforçar, mas quem vai pagar o salario de um bom reforço se em um jogo valendo a classicaçao contra o Criciuma, nosso representante na serie A, bom dia, excelente horario, estudantes e idosos pagando a mixaria de 20 pila mal chegamos a 10 mil avaianos no estadio. De onde vai sair dinheiro para contratar se o torcedor nao vai nem em grandes jogos? Montar super time para publico de 3 mil torcedores? O torcedor cobra da diretoria, mas nao faz a sua parte. Assim fica dificil de fazer futebol e montar bons times. O que se pode esperar é aquela despedida vergonhosa do time do Chevettão 2013 em Criciuma. Sera que Zunino teria dinheiro para pagar o bicho pelo titulo?

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Tá vendo, Bruno, de onde se pode tirar dinheiro. O Sérgio deu uma dica. Mas se a pessoa ficar todo dia, o dia todo, dizendo que TÁ ERRADO, TÁ ERRADO, TÁ ERRADO, ASSIM NÃO DÁ, ASSIM NÃO DÁ, INCOMPETENTES, INCOMPETENTES, alguém ouve e não vai mais ao estádio (quem vai a um estádio ver um time ruim?), ou não divulga mais as nossas coisas (quem vai divulgar coisas ruins?), ou faz um contrato de patrocínio merreca (quem vai pagar um patrocínio pra uma coisa ruim?), ou o jogador que jogou bem lá fora acaba não jogando aqui (quem vai jogar bem num time ruim?).
Enfim, esse negativismo diário e cotidiano, a toda hora, leva exatamente a isso. Na hora que mais se precisa do dindin ele não aparece.
Mas, isso é opinião de chapa-branca, que você obviamente vai amassar e jogar na lata do lixo.

Rafael F. Botelho disse...

Ou Seja bruno...

As M acontecem no clube e temos que falar das coisas boas entende. Mostrar os problemas do clube tira torcedor e dinheiro, mas fazer coisa errada lá dentro pode.

Assim caminha a humanidade!!!

A propósito, vamos fazer assim pra todo assunto que tratarmos nas redes sociais, não se fala mais mal de nada, mostraremos só coisas boas do país, de Floripa, da política...ESQUECE TODO O RESTO!!

Rafael F. Botelho disse...

Sergio,

Não se monta time bom pra 3 mil...SE TEM 3 MIL PORQUE TEM TIME RUIM.

Estão invertendo os papeis. Organiza o clube, atende bem o torcedor(O não sócio tb é torcedor, não?) e monta time bom q a turma vai. Mantem uma politica de sócios pra fazer boa e ruim, sem querer explorar como fizeram em 2009, que acabaram correndo com uma porrada de sócios e de la pra cá foi só QUEDA, literalmente.

Time bom traz torcida, não o contrário!!!

Abraço

Unknown disse...

PERFEITO, Rafael Botelho ! Onde co assino aí ??

Marcelo Alves

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Pepecão,

TO contigo e não abro, é fácil falar que a culpa é do torcedor, essa é a mesma ladainha que a administração ZZZunino vem repetindo diariamente.

A atual diretoria perdeu o apoio e o respeito do torcedor, este, que não é burro, está cansado de ir pra Re$$acada e ver o time mal montado, as coisas não funcionando e meia dúzia de bunda mole apoiando a adminsitração.

Em 2008/2009 a Re$$acada estava vazia? Porque as pessoas iam? Não era por causa do elenco e da relação de confiança que existia entre torcida e clube?

Defender quem só faz cagada? De jeito nenhum, sou torcedor do Avaí, não marionete de meia dúzia.

Sds.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo