domingo, 23 de março de 2014

Ólhólhó, esse Avaí fax coza, ô, by Alexandre C. Aguiar

Rapazi e raparigax, môs quiridux, ô vô ti dizê uma coza pra ti, ô, esse Avaí mexmo, hein, táx é doido. Pox non é qui ux disgramado se aprimaro, ô. 
Ãh, ãh, imaginax tu, qui o max quiridu de Florianópix trouxe um tali de Pingo, Pinguela, sei lá o nome do ixtepô, e o homi ajeitou tudo. Ux mandrião dos jogadô, que só queriam amorcegá, era Menino Deux pra cá, rabo de galo pra lá, viru que a coza tava preta pro lado delix e se arresorvero jogá. Viraru ux demonho. Arrombassi, ô.
Max isso non me surpriendi, ô. Eu aprendi a trex por dox que futebol é fácil de entendê.
Até o Galego da banha, o rapax ali de Biguaçu, que viu que a cocoroca dele tava fritando, deu uma de João-sem-braço e boto a Maricota na roda. No último jogo tava comeno a bola. Ficou com medo de tê que ixcová aribu e se arresorveu pro time. Já tinha até neguinho pronto pra dáli uma camaçada de pau nesse papa-ovo. Aí non dá, né, mô quiridu.
Agora, u qui mi dexa puto dux corni é essa montuera de pudim de cana qui vem jogá no meu Avaí, ô. Ontixdonti mexmo tinha um que ux rapazi viru lá no Maré Alta. Depox dix que tem um calombo na batata da perna e aí fica de molho, né. Táx é doido, ô. Unx pirú de fora vem aprontá aqui e depox querem o fax-me-rir na mão? Mali-mali sabem pôr o pé na bola. Vá cagá no mato pra ver se o urubu te pinica, ô, ixtepô.
Max tu não sabix da maior. Não tem aquele guri que veio lá do Palmeirax, aquele dox cabelo ixgadelhado, que parecia baraço de maracujá, meio maricão? Posintôn, foi embora. Fez coza pra lá, pra cá, tali e coza e non deu liga . Ô non ti disse pra ti que era ruim? Uma naba? U Manueli da Goreti falô que ele vai virar celebridade iguali aquele outro que foi jogá no Curintiax. Aí é pracabánéô.
E só pra inticar com o pessoali doladelá, aqueles do time da lestada, dux qui senti friage nu ixtádio delex, sou Metrô dexdi pequinininho. Mofax cua pomba na balaia, ô.
E tu, já vagi lá pra Ibirama?
Nota: quem é daqui entendeu. Quem não é, saiba que isso é uma homenagem à minha Floripa, dos cantos e encantos.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC

2 Comentários:

Anônimo disse...

Bonita homenagem que faz a gente reviver um pouco da nossa trajetória nessa nossa cidade maravilhosa que já não é tão nossa quanto outrora.
Bighal.

André Tarnowsky Filho disse...

Bighal,

Tens toda razão...

É melhor ficarmos atentos!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo