sexta-feira, 22 de maio de 2015

A TRAPAÇA, by Adalberto Day

Faço este  relato, pois poucas pessoas têm o conhecimento deste episódio e que fique registrado nos anais do Futebol de Blumenau e catarinense.

O que me motivou, foi a entrevista publicada no Jornal de Santa Catarina dia 25/04/15 concedida ao amigo Jornalista Everton Siemann . Na oportunidade Siemann fez um relato sobre as duas conquistas do futebol blumenauense nos estaduais, o bicampeonato do Grêmio Esportivo Olímpico nos anos de 1949 e 1964. Também relata os vices campeonatos já conquistados por agremiações de Blumenau.
Além do Bicampeonato Estadual de Futebol do Olímpico, chegamos ao vice-campeonato em 7 oportunidades:
 
- 1927 Brasil FC (antecessor do Palmeiras)
- 1928 Brasil
- 1932 Brasil
- 1947 Palmeiras (antecessor do BEC)
- 1955 Palmeiras
- 1970 Olímpico
- 1988 Blumenau E.C.
 
Os campeonatos catarinenses de futebol inicialmente as partidas finais eram sempre disputadas em Florianópolis, independente se participasse clubes da capital ou não. Então sempre ficava mais fácil aos clubes da capital de vencer com apoio da torcida e também de péssimas arbitragens. Quando ganhamos no campo, deram um jeito de anular o jogo. 
No campeonato estadual de futebol de 1932, entra em cena o tapetão catarinense
 
Brasil de Blumenau campeão!
 
          Em 1932 o Brasil F.C. de Blumenau chegou a sua terceira final. Novamente contra um time da capital E, mais uma vez, Acabou em confusão. Após empatar em 1x1 com o Figueirense no tempo normal, a equipe de Blumenau venceu a prorrogação com um gol de Mário. Dias depois a FCD Federação Catarinense de Desportos, cassou o titulo do Alviverde, alegando que o centro médio José trocara o Caxias pelo Brasil por 1500 Réis, ferindo o amadorismo vigente. 
 
Decisão extra:
 
O campeonato seria decidido em um jogo extra, em 22 de janeiro de 1933  - com José escalado . O Pau correu solto , ao ponto dos visitantes pedirem  que  o juiz fosse  substituído no intervalo.
 
Não foram atendidos e ainda ficaram com um jogador a menos, já que Ferraz fraturou a perna em uma dividida e foi para o hospital.
 
Resultado perderam de 7x3 para o time do Figueirense.
 
Para provar que o resultado foi atípico, duas semanas mais tarde os blumenauenses do Brasil, convidaram o Figueirense para um amistoso em seus domínios em Blumenau. De nada adiantou, porém, meteram  6x1 no Figueirense - O titulo já era dos manezinhos.
 
Fonte: Acervo Adalberto Day/ Almanaque do Futebol Catarinense.

6 Comentários:

Anônimo disse...

DEFINITIVAMENTE, O TAPETÃO NÃO SE TRATA DE UM HÁBITO, MAS DE UMA CONDIÇÃO GENÉTICA, COMO JÁ SE DESCONFIAVA. - Roberto costa

Anônimo disse...

Figayra é a vergonha de SC eterno sem título nacional só tapetes.

Adalberto Day disse...

André
Obrigado por compartilhar a postagem sobre a Trapaça em 1932, em que foi retirado o titulo do Brasil/Palmeiras/BEC de Blumenau.
E não foi só essa, houveram outras em nosso futebol catarinense.
Adalberto Day/Cientista Social e pesquisador da história em Blumenau

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo