domingo, 18 de março de 2012

Os "bons costumes", by Felipe Matos

Essa não pode
Essa pode
Essa também não pode

Mais uma faixa "Fora Zunino" foi retirada pela Polícia Militar das arquibancadas da Ressacada na noite de ontem, durante Avaí X Brusque.

Como em outras ocasiões, a justificativa oficial deve ser o artigo 13-A incluído ao Estatuto do Torcedor por força da Lei 12.299 de 27/07/2010:

"Art. 13-A.  São condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo, sem prejuízo de outras condições previstas em lei: [...]

IV - não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo;[...]"

Me parece claro que a justificativa inicial era inibir excessos, como os casos de racismo, xenofobia, homofobia, proteger a mãe do juiz, do treinador, a moral e os bons costumes.

Mas, assim como em nome da "moral e dos bons costumes" já se fez muita barbaridade neste país, ao Estatuto do Torcedor é dada a interpretação que melhor convir aos cartolas brasileiros.

Num país de João Havelange, Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Delfim de Pádua Peixoto Filho, o conceito de democracia é elástico, moldável, conveniente. Ajusta-se a Conduta.

A frase "Fora Zunino" é ofensiva à quem? Qual é a ofensa contida? Há racismo? Há xenofobia? Há o menosprezo pelos preceitos de alguma arte ou doutrina? Injúria, calúnia, difamação, ultraje?

A meu ver, "Fora Zunino" significa "Vem renovação", é a expressão do desejo pelo fim de uma Era, tentativa de mudança, uma declaração de desagrado e a busca pelo novo. É uma confissão de desgosto. Pueril, talvez, mas sincera.

Ordenar a sua retirada das arquibancadas é um indício de permanência do pensamento autoritário de parte da sociedade civil brasileira, que ia para as ruas em marcha pela Família, por Deus e pela Liberdade. E a liberdade tinha a cara de Castelo Branco.

Devem ser os mesmos que hoje querem transformar o Conselho Deliberativo do Avaí numa Maçonaria, numa Irmandade em que o que é discutido lá dentro, deve permanecer lá dentro. Fora conselheiros twitteiros! X-9 só aqueles oficiais, com carteira assinada pelo clube!

Anacronismos à parte, quem manda retirar o "Fora Zunino" são os mesmos que há algum tempo atrás impediram a torcida organizadaRaça Azul de expor uma bandeira com o rosto do ex-Presidente Flávio Félix, com os dizeres: "Flávio Eterno Félix".

"Flávio Eterno Félix" é ofensivo à quem? A meu ver, ela apenas expõe disputas políticas entre dois grupos antagônicos. Ofensivo é impedir a liberdade de expressão.

Uma dica aos diretores do Avaí, aí incluso o "Zunino" da faixa: mais ofensivo que um "Fora Zunino", é associar seu nome à atos antidemocráticos. A despeito das críticas habituais, a gestão Zunino deu grandes avanços na área administrativa do Avaí. Fica a dica para revisar a Visão, a Missão e os Valores do clube, implantados em sua própria gestão.

Mas, não basta escrever e estampar numa placa na Secretaria. Tem que transformar a letra fria em ação.
(Fotos: blog Avaixonados; Jamira Furlani; Roberto Scola/DC; Blog Raça Azul.) 
* Felipe "Melo" Matos é associado do Avaí Futebol Clube e proprietário do blog Memória Avaiana 

10 Comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Felipe Matos.

Lamentável, realmente e de uma falta de cultura geral sua colocação da palavra "Maçonaria" no contesto de sua opinião.
Sem a menor duvida você não tem a menor ideia do que esta falando, sobre o que esta falando e de quem esta falando.
Tente, educadamente, consultar um tio, primo ou até mesmo amigo que por felicidade seja Maçom para ele lhe dar uma noção básica da instituição que você, pejorativamente, mencionou.
Espero que este seja um conceito seu, que muito em breve seja mudado pois em um universo de mais ou menos 300 mil homens florianopolitanos somente em torno de 1.500 tiveram a felicidade de iniciar na Sublime Ordem.
Um tríplice e fraternal abraço.
Betão da Lagoa.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Por que será que não foi colocada nenhuma faixa FORA ZUNINO quando o Avaí subiu pra série A, uma vez que o movimento era antigo?
E será que a Mancha vai rasgar as faixas de ZUNINO ETERNO e FICA ZUNINO, dessa mesma época, e vai pedir a camisa e o troféu que entregaram por homi na beira do gramado?

Anônimo disse...

Pobre e medíocre futebolzinho foi jogado contra o Brusque.
E ainda teve "treino secreto" pra tanta ruindade.
O problema do Avaí hoje é de presidente fraco que não tem comamdo, e não mais de diretor de futebol, técnico ou atletas.

Cesar Malleinger

André Tarnowsky Filho disse...

Betão da Lagoa,

Sem entrar o mérito da discussão, o que o Felipe quis dizer é que o CD vem tendo um comportamento um tanto quanto "misterioso", como é a atuação da Maçonaria.

Não entendi como uma colocação pejorativa. Afinal, todos nós sabemos dos rigores para se fazer parte da Maçonaria. Como colocaste, de "300 mil homens florianopolitanos somente em torno de 1.500 tiveram" essa oportunidade.

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Justamente por isso: não colocaram nenhuma faixa FORA ZUNINO quando o Avaí subiu pra série A, porque em 2008 o Avaí subiu...

Salvo engano, esse MFZ começou justamente em 2007/08, quando o AFC quase voltou para a Série C.

De lá para cá, muita coisa mudou e sabes bem disso. A soberba e alguns oportunistas tomaram a Ressacada de assalto, inclusive aqueles que tem seus alugueis pagos pelo clube, bem como cotas de ingressos...

Sem me alongar, muita coisa disso tudo poderia ter sido evitada, mas Zunino e sua troupe optaram por caminhos diferentes e longe da torcida...

André Tarnowsky Filho disse...

Cesar Malleinger,

Bem lembrado. Pensei que iriam partir pra cima dos Marrecos e fazer uma goleada histórica. Mas, ficamos na mediocridade desse futebol sem categoria, sem raça, sem nada...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

discordo, andré, é na fase boa "dos outros" é que se deve demonstrar que se tem credibilidade. o nome disso é coerência.

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Deveríamos cobrar coerência dessa diretoria desde 2010. Eles foram incoerentes ao aumentarem de forma exacerbada ingressos e mensalidades. Repetiram o erro em 2011 e só recuaram este ano em função do rebaixamento.

Nem vou colocar aqui o envolvimento podre do filho do homem...

Efetivamente, coerência não foi nosso problema. Nosso, da torcida...

Felipe Matos disse...

Betão da Lagoa, o uso do termo maçonaria foi uma referência ao fato desta ser uma fraternidade que prima pela discrição e cujos assuntos geralmente são reservados exclusivamente àqueles que dela participam. Peço deculpas caso tenhas se sentido ofendido com isto, mas creio que a discrição é uma característica desta "sociedade", não? Em todos os casos, reitero que meu desejo aqui não é polemizar com os "1.500 homens florianopolitanos que tiveram a felicidade de iniciar na Sublime Ordem". abs!


Alexandre, não faço parte do Movimento Fora Zunino e nem da Mancha Azul, não posso responder por eles. Minha abordagem se ressume ao ato de censura, respaldada por uma leitura torta do Estatuto do Torcedor e a utilização de muletas inconstitucionais, típicas dos cartolas
que não primam pela transparência. Vejo o "Fora Zunino" como uma posição política. Ofensivo é a reação de quem não suporta oposição, mesmo que as mais pueris, como uma faixa. Oposição não é ofensa, é um direito democrático. Não há nada racisma, homofóbico, xenofóbico, ultrajante, caluniador, etc, etc, etc em "Fora Zunino". Há, sim , uma posilção política contrária ao interesses da presidência do clube e por isso foi reprimida. Acho muito triste um empresário esclarecido e bem sucedido como o presidente se preocupar com coisas tão pequenas como mandar retirar uma faixa em homenagem a ex-presidentes, por exemplo. Será que ele acha ofensivo o culto a outros presidentes, que não ele? Atitute infantil, que apequena quem ordenou. abs!

André, obrigado pelo espaço! abs!

André Tarnowsky Filho disse...

Valeu, Felipe "Melo" Matos!

Sinta-se em casa...

Abraços!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo