terça-feira, 24 de abril de 2012

O sonho acabou, by Roberto Costa

Não sejamos ingênuos, o sonho acabou. Se alguém acha que Celinho apitou mal ontem, que estava numa noite infeliz, temo que esteja errado.

Apitar bem ou mal, depende do ponto de vista de quem observa, depende dos propósitos do agente, do resultado que ele persegue, é  como a posição do traidor, que é herói para o lado favorecido. Infeliz seria, se tivesse errado um lance capital, numa jogada muito rápida, difícil de avaliar, etc. Mas manter a mesma atitude pastosa, a mesma postura de manequim de vitrine durante os noventa minutos, diante de um expediente de anti-jogo, isso é má intenção. Não querer entender que um goleiro que se joga ao chão por cinco, seis vezes merece ser advertido com cartão, e que demais jogadores do mesmo clube façam o mesmo a todo o tempo, isso é ser desleal, é compactuar com o infrator, com aquele que agride a regra do jogo.

Ninguém precisava de bola de cristal para saber que a Chapecoense iria aplicar a catimba que usou, então nada melhor que "sortear" o agente perfeito, o boneco de massa, o árbitro à feição para conduzir esse jogo. E foi isso que as maliciosas bolinhas fizeram.

O sonho acabou também, porque o time da Chapecoense, além da catimba que soube fazer, mostrou qualidade, mostrou força, mostrou raça e vontade de ganhar e só por isso será dificílimo  de ser derrotado. Parabéns à Chapecoense.

O sonho acabou também, porque árbitros apitam sob pressão de cima, a ponto de um deles, após apontar a marca do pênalti, cagar-se de medo e colocar a bola fora da área, e estragar sua arbitragem, porque cagou-se de novo ao final, sem moral para apitar um segundo pênalti para o outro time, aí temendo  pressão no estádio, que lhe seria insuportável.

O sonho acabou, porque Bezerra, caso saiamos à frente no marcador lá em Chapecó, mostrará o rigor que aqui faltou, caso ensaiemos alguma cera. Não economizará cartões para nossos atletas, e ainda será aclamado pela midiazinha ao final, por sua boa arbitragem. Aos inimigos, os rigores da lei.

Delfim segue dono do circo, corre pelas esquinas que PPP segue atuando por fora da lona, e Bezerra está de volta ao picadeiro.

Qualquer semelhança com um passado retumbante e ainda muito vivo, pode não ser mera coincidência. "Alô dotô!" - Roberto Costa, teórico da conspiração.
* Roberto Costa é associado do Avaí Futebol Clube.

24 Comentários:

Otavio Silva disse...

Meu caro, isso que chamo de torcedor OTIMISTA! Vamos Avaí!!! "ESSE AVAÍ FAZ COISA".

Saulo Pereira disse...

Este mesmo Célio Amorim, em 2010, ao não marcar dois penaltis clamorosos para o Metropolitano em Blumenau, permitiu que o Avaí chegasse as finais com as vantagens que lhe valeram o título. Não houve por parte dos vestais a preocupaçāo de condenar aquela parcial arbitragem. Mas o que se poderia esperar de quem só enxerga um lado. É muito chororo para um time tāo ruim, tāo sem alma.

felipe disse...

Roberto teve sorteio de arbitro ? que eu saiba não somente sorteio de quem apitaria 1° e o 2° pois foi escolhido os arbitros a dedo uma VERGONHA E SE celio ja nao deixou o jogo seguir imagina o BEZERRA ONDE NAO ESCONDE DE NINGUEM QUE SUA FAMILIA TODA E FIGUERENSE mais acredito numa vitoria nossa pelo fato de que se jogarmos como vinhamos jogando nenhum arbitro ira conseguir conspirar basta jogar

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Peraí, Roberto, agora eu não entendi. O PPP está ajudando o ladelá, por fora? Mas ele não vinha para o Avaí?

LUGO disse...

André,
Oh, tu não sabes não. Quem fica lá atras das cotinas é o PPP só dando os toque pro tal do Lodetti, que era o presidente do Conselho deles escolhido pelo PPP e que se "insurgiu", ja visse mentira maió.
Eta letrarada.

Anônimo disse...

SAULO PEREIRA, um árbitro ficar com medo de confirmar um pênalti que apitou, e pênalti claro? Qual a razão do medo, se era para o time da casa? Foi deprimente, depois de ter apontado a marca voltar atrás. Sabe, é porque na segunda feira o árbitro presta contas ao patrãozão amigo de vocês, é porque trabalha sob a sua pressão.
Saulo, vocês foram o time mais favorecido por "erros" de arbitragem este ano, é só fazer as contas.
Olha, acompanho o futebol de perto, na época, não ouvi nenhuma reclamação dos pênaltis que falas. Agora, contra esse mesmo Metropolitano sim, deram o mais vergonhoso do ano pra vocês, no Scarpeli, num jogo difícil e vocês ainda mal na tabela. Alí começou o processo de salvação de vocês, juntaram a toalha que o Branco tinha jogado.
Chororô é o que nos resta, para brigar contra CBN, RBS, FCF, e agora TJD, e só temos "um time ruim e sem alma", como dizes.
Mas contra esse nosso time ruim e sem alma, vocês no remendão fizeram cera, recolheram gandulas, fizeram um gol impedido e outro num pênalti tão safadinho, que se fosse na área de vocês, não seria apitado. Nós fizemos dois gols claros, límpidos. - Roberto Costa

Anônimo disse...

OTÁVIO SILVA, aqui dentro do peito a esperança está em ebulição, não duvido que possamos fazer "cosa" em Chapecó, mas às vezes, na montagem de um texto é preciso recorrer-se a coisas diferentes para dizer certas coisas.
No fundo, eles estão se cagando de medo, fizeram um chororô contra o regulamento, queriam o título sem disputar as semifinais (virada de mesa, eles são vidrados nisso), porque não confiam tanto assim no time. - Roberto Costa

Anônimo disse...

AGUIAR, Se alguém disse que o PPP viria para o Avaí, não fui eu, mas acho que, se deixarem, ele assume os dois de Floripa e mais o Tombense mineiro, de contrapeso.
Bate na madeira, Aguiar. - Roberto Costa

Saulo Pereira disse...

Muito bem Roberto Costa! Fazendo vistas grossas para aquela bola que o Rafael tirou com a mão lá em Blumenau. Ela valeu um título e você faz questāo de esquecer para poder continuar arrostando que seu clube venceu com lisura. No youtube existem vários vídeos mostrando aquela vergonha que o Célinho fez na cara dura. Muita gente protestou sim. Você é que faz questāo de esquecer. Vocês deveriam homenagear o Célinho por ser o grande contribuidor daquela conquista e nāo ficar cuspindo no prato que tanto lhe serviu.

Anônimo disse...

"Se cagando de medo" como se inventa coisas sobre o Figueirense nesse Blog! Sem contar que quem está se com medo não é o Figueirense? Queriam virada de mesa? Aonde Roberto Hipócrita inventor? Pelo menos leia as notícias antes de iventar. Mentiroso.
Eduardo.

Anônimo disse...

Roberto pq não citas os erros a favor do avai? Hipócrita. Recuperação contra o Metropolitano? Não ganhamos o clássico por um acaso? És sim Mentiroso um inventor metido se ético só quando convém
Eduardo

Anônimo disse...

NÃO TENHO LEMBRANÇA MESMO. fAÇAM O SEGUINTE, PEÇAM AOS SEU AMIGOS DA RBS QUE MOSTREM ESSES LANCES E AÍ EU ME RENDEREI. MAS QUANTO A ESTE ANO, JÁ FIZERAM AS CONTAS DE QUANTOS FAVORECIMENTOS TIVERAM? - Roberto Costa

Anônimo disse...

Tá bom, Eduardo, você não viu o chororô, nas rádios por telefone, nas entrevistas na rua, nos blogs, que o time tá sobrando, que ganhou tudo e que merece ser declarado campeão etc. Isso é medo. Um time que tá sobrando não esconde gandula, não pensa em alterar regulamento,vai em frente e ganha. No começo do campeoonato, quando vocês jogavam a toalha, o regulamento não incomodava. Tá certo, você também não viu o chororô do regulamento. - Roberto Costa

Anônimo disse...

Roberto realmente não lembro porque nunca existiu a não ser na sua cabeça. Inclusive a diretoria se pronunciou sobre isso a favor do regulamento. Mais uma prova que derrubam as tuas teorias infundadas. Sobre o lances não lembras porque não queres já que depõe sobre o teu "mundo" a parte que criaste. Eduardo

Anônimo disse...

PÔ, CARA DEIXA DE TE FAZER DE BOBO, É CLARO QUE DIRETORIA NÃO MANIFESTA O MEDO, ESTOU FALANDO DA GALERA DE VOCÊS. DEU. Roberto Costa.

Anônimo disse...

Esse negócio de favorecimento fica muito claro, quer ver?
Como passaram da Série C para a B?
Como passaram da B para a A?
Como voltaram da segunda divisão do campeonato Catarinense?
Como foram campeões em 1999?
É ou não é fácil de explicar?
Bighal.

Anônimo disse...

Bobo? Não invento nada!
B para Gol do abimael em 2010 na série B ganhamos mais de 30 jogos! 99, gol do Genilson! Esqueceu do Dirlei!
Qual foi o clube que gabhou um título da federação sem jogar? É muito fácil só olhar para o humbigo dos outros.

Pedrinho disse...

Roberto Costa, você que gosta tanto de revirar o passado alegando maracutaias, me explique como o teu time ganhou o Catarinense de 1942. Vou te dar uma dica, naquela época o Presidente da Federaçāo era o doutor Deba e o título não foi ganho no campo. Nos quatro anos que ele foi presidente da Federaçāo o Avaí ganhou quatro títulos. E todos estão na conta dos 15 que vocês tanto festajam. ainda tens coragens de dar uma de moralista. Se conhecestes a real hitória do teu time verias que existem muitos cadáveres no armário.

Saulo Pereira disse...

O Roberto Costa diz que não se lembra como o Avaí foi vergonhosamente ajudado pelo Célinho em 2010 para ganhar o Catarinense. Para refrescar sua memória, aqui está o vídeo de um dos três penaltis escandalosos não marcados em Blumenau.

http://vimeo.com/10929121

Eu acho que ele apenas faz de conta que não se lembra para poder continuar interpretando o seu tipo de paladino do futebol catarinense.

Em vez de ficar criticando o Célinho, deveria o Sr. Roberto fazer campanha para que o time do sul da ilha prestasse uma homenagem a este árbitro que tanto colaborou para um dos 12 títulos que o Avaí ganhou no campo.

PS. Em outros jogos neste mesmo campeonato, o time do senhor Roberto também recebeu generosa ajuda. Isto sim é conspiração, e não apenas teoria.

http://vimeo.com/10928888
http://vimeo.com/10929519

André Tarnowsky Filho disse...

Pedrinho,

Nem vou me alongar nesse teu argumento furado, mas fica a dica: vai consultar como o teu time ganhou o bi nos anos 30...

O que era Citadino virou Catarinense. Portanto, quem tem telhado de vidro, é melhor ficar quieto...

Pedrinho disse...

Quer dizer então André, que segundo suas próprias palavras, o Avai na verdade tem apenas 13 campeonatos ESTADUAIS catarinenses os outros dois foram apenas MUNICIPAIS transformados pelo Delfim.

Porque o Avaí foi o escolhido para merecer este prêmio se já existiam municipais em Joinville, Blumenau e outras cidades?

Por que será que toda vez que alguém comenta que o campeonato de 1942 foi ganho (sem jogo) por decreto da Federação, quando o Doutor Aderbal era o presidente, vocês logo mudam de assunto?

Será vergonha de um ato tão arbitrário e anti-desportivo?

Prá mim com polêmica ou sem polêmica título se ganha no campo e não através de decretos.

Isto só mostra que o Avaí não é tão santo quanto gosta de parecer quando vive acusando os outros de conspirações.

Saulo Pereira disse...

Roberto Costa, retirei este trecho do seu comentário.

"Infeliz seria, se tivesse errado um lance capital, numa jogada muito rápida, difícil de avaliar, etc. Mas manter a mesma atitude pastosa, a mesma postura de manequim de vitrine durante os noventa minutos, diante de um expediente de anti-jogo, isso é má intenção"

Veja como ele se encaixa perfeitamente na atuação do Célinho naquele fatídico jogo que deu o título de 2010 (quase ontem) ao Avai.

Veja estes três lances do jogo que aconteceram em um intervalo de apenas três minutos, quando o Metropolitano sufocava o teu time:

https://vimeo.com/41096061

Deves lembrar que naquele ano o Zunino vivia de braços dados com o Delfim. Alguma coincidência?

Pedrinho disse...

André, desculpe-me se volto ao assunto dos títulos que o Avaí ganhou fora de campo. Eu nāo havia percebido que voce tinha confundido os títulos municipais de 24 e 26 que o Delfim transformou em estaduais com o título de 1942. Neste ano foi diferente. Como era tempo de guerra, os jogadores do América de Joinville foram colocados de prontidão. Alegando motivo de força maior a diretoria do clube joinvillense tentou adiar a partida, mas o insensível presidente da Federaçāo, Dr. Aderbal Ramos da Silva, não permitiu e decretou o Avai campeão estadual. O interessante é que isto aconteceu em Outubro e até o final do ano não houve mais jogos oficiais. Datas haviam para realizar a partida.

Pedrinho disse...

Estes fatos que relatei podem ser conferidos nos jornais O Estado, A Gazeta e A Notícia, basta dar uma passadinha na Biblioteca e procurar os exemplares daquele ano. Parabéns por sua postura espotiva em publicar todos os comentários, mesmo os mais polêmicos. Eu gosto muito de Futebol e especialmente o de Florianópolis para ficar calado quando ele é tratado de uma forma tão leviana como faz o Roberto Costa, mesmo que o time dele nāo tivesse páginas vergonhosas na sua história. Quem sabe o que o futuro vai revelar desta atual e nebulosa administraçāo do Avaí.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo