quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bom dia, Azurras!

Presidente constrangido
Tive a oportunidade de ouvir a boa entrevista concedida por João Nilson Zunino, presidente do Avaí, por telefone, ao repórter Fabrício Corrêa, para a Rádio Record.  O mandatário avaiano mostrou uma humildade poucas vezes vista, além de demonstrar grande abatimento.

Zunino explicou que o Avaí está entrando numa nova fase, sem se aprofundar no assunto, mas sem negar a parceria, que deve trazer detalhes através de outra entrevista, no DC de hoje (informação extraída do twitter).

Em conversa informal, Zunino reconheceu que efetivamente ficou constrangido com a atitude dos jogadores, mas, ao menos aparentemente, é assunto superado, sem deixar quaisquer rusgas, o que é bem difícil de acreditar, para que conhece o presidente.

Sobre a questão salarial, Zunino afirmou que está tudo em dia, e mais do que isso, HOJE os jogadores receberão a premiação referente ao jogo do final de semana, que valeu o título ao Leão.

Em relação a saída dos zagueiros avaianos, Leandro Silva e Renato Santos, Zunino afirmou que não há qualquer proposta nesse sentido. Além disso, também foi incisivo sobre qualquer transação com Marquinhos Santos: não há engenharia financeira que possibilite esse negócio.

Para concluir, questionado que foi por Fabrício Corrêa sobre Evando, Zunino disse que, se depender dele, o artilheiro voltaria para a Ressacada para encerrar sua carreira, mas condicionou tal situação a uma conversa com o treinador Hemerson Maria e com Marcelo José.

No mais, é aguardar que surja um esclarecimento sobre a tal parceria, evitando esse diz-que-diz...

Erros primários
Posso até entender o constrangimento do presidente João Nilson Zunino. Porém, ninguém mais do que ele é o responsável pela situação criada pelos jogadores avaianos. Zunino, em função de longos anos à frente da instituição Avaí Futebol Clube, se sente o Senhor da Razão, sem que precise dar qualquer satisfação, a quem quer que seja.

Não é bem assim.

Zunino atropelou o tempo e as emoções, não as suas, mas dos torcedores. Não respeitou a festa e partiu dando as cartas do novo negócio, sem revelar uma vírgula do que estava acontecendo. Pagou por isso e ficou desmoralizado em sua própria casa. Num primeiro momento, os jogadores recuaram, mas nada garante que continuem "fieis" ao clube... 

É uma questão de tempo e sábado poderemos medir a "temperatura" disso tudo...

Aliás, se tivesse sido mais inteligente, e se efetivamente existe a tal parceria que chegou injetando dinheiro no clube, que se divulgasse esse novo negócio juntamente com a apresentação do novo gerente de futebol. Ou Zunino acha que os "olhos azuis" de Marcelo José, que ele não tem, resolvem qualquer problema?

De forma estúpida, burra, Zunino concede tais esclarecimentos primeiro aos que lhe tratam como "vice" em Santa Catarina, sem explorar ou dar credibilidade ao site do clube...

Além de vaidoso, pensei que Zunino era mais inteligente...

Pulga atrás da orelha
Meu amigo Alexandre Carlos Aguiar está de férias e fica por três dias em Itaimbezinho. Porém, antes de ir, me deixou preocupado com a postagem "Quem sabe faz ao vivo". Em determinado momento do texto, ele fuzila:

"... E é bom que se saiba que ele possui jogadores, como empresário, no atual elenco, o que confirma alguns vínculos. Carlos Arini está fazendo hora extra na Ressacada, portanto." 

Sempre pensei que Carlos Arini era apenas gestor, que sua "carreira" de empresário já havia sido encerrada. Se não, é mais uma "cláusula de confidencialidade" na conta do Zunino e seus diretores. Nesse caso, não cabe jogo duplo em diretor de futebol e agente de jogador. Algo está errado ou mal explicado.

Ao que consta, a FIFA não permite tal conduta, podendo "sobrar" pra muita gente. Se confirmada a informação, todos os lados erraram, no clube e o antigo gerente.

Essa informação poderia ter vindo à público bem antes. Temo, inclusive, pela chegada de Marcelo José, que segundo o blog do Paulinho, trouxe "craque" da Nova Zelândia para o Corinthians e o trata como "seu"...

O castigo continua
Depois de espinafrar o Campeonato Catarinense no microfone da rede gaúcha, de ter complicado a venda de ingressos no setor D para o clássico, de tentar melar a cerimônia de entrega de faixas ao autêntico campeão Catarinense de 2012 e de se tornar "ausente" na entrega da premiação do Top da Bola, também da rede gaúcha, o time "doladelá", segundo o blog do jornalista Raul Sartori, anuncia que a poderosa CBN não mais terá direito à atual cabine no estádio Orlando Scarpelli.

Esse filme não é novo. Além disso, com o retorno de JB Telles para a comunicação "doladelá", é óbvio que TODAS as emissoras vão rezar na cartilha dele, que goza de grande prestígio entre seus pares...

No Sul da Ilha, depois daquele constrangimento de terça-feira, a "assessoria do Avaí" tratou de abastecer uma famosa Raposa Felpuda sobre a nova parceria...

Curioso: não foram competentes para controlar as coisas "interna corporis", mas não se fizeram de rogado em arriar as calças para os "parceiros" que tratam João Nilson Zunino como o "vice" de Santa Catarina...

O técnico demitido
A blogosfera avaiana é rica em textos, em humor, em informações, bem diferente da mídia convencional, cada dia mais pasteurizada. Os acontecimentos da semana, a partir da conquista do título, faz com que se perca alguma coisa, ou até que se deixe de mencionar sobre algo "delicioso" ou "interessante"...

O técnico "doladelá" foi demitido e ontem à noite concedeu entrevista exclusiva para uma dupla televisiva, que adora fazer chacota com as coisas avaianas. Por outro lado, tais especialistas passaram o ano babando ovos do gaúcho aprendiz de treinador, e por isso mesmo, após ser desligado do Barbiecelona da praia do Cagão, lhes concedeu a entrevista. Não assisti, mas certamente nada de novo foi "produzido"...

Sobre o aprendiz de treinador e gaúcho falastrão, gostaria de indicar a leitura da "ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O TÉCNICO DEMITIDO!" (clique e confira), concedida a galera do Pitaco Azul, publicada na terça-feira. 

Imperdível!

Saudações AvAiAnAs!

14 Comentários:

Carmen Fuhrmann disse...

Só uma correção: Itaimbézinho não tem acento.

Bjo

Eron disse...

Acho que não é surpresa para ninnguem que o Arini tem jogadores no clube, assim, como não é surpresa que o Zunino Também tem, através de seu filho, resumindo: é casa da mãe Joana.
Eron

André Tarnowsky Filho disse...

Carmen,

Obrigado pela dica. Espero que esse acento não afete a cotação do dólar...
Corrigido!

Beijo!

André Tarnowsky Filho disse...

Eron,

Como egente de jogador de futebol, o Arini não poderia assumir a direção do clube. Quanto aos negócios do Zunino, sim, efetivamente existem, como Arlan, Léo Campos e outros...

O Avaí é a casa do Pai João!

gustavogrb disse...

Bom dia André,

Ótimo texto!
Acredito que havia um vínculo de 'amizade' e 'sinceridade' entre jogadores e o carlito.
E os jogadores tomaram uma atitude um tanto quanto emocional. Agora é esperar o sábado pra ver.
E podemos concordar também, que este grupo botou a cara a tapa, quando estávamos na ruim o Leandro Silva veio aos microfones 'honrar' a camisa do Leão.

no mais, que venha a série B!

abraço!

Vai pra cima deles, Leão!

felipe disse...

de toda essa zona que estão fazendo uma só gostei de ler em seu blog a possível volta do Evandro pra mim tem vaga certa no nosso ataque

Fábio disse...

André, na época do fiGAYra ele também era agente de futebol e tinha uma função dentro do clube.

Com o JB retornando a gauchada ja deve tá se borrando.

Anônimo disse...

Tens que atualizar teu perfil de entrada!! Presenciasse tb o Título de 2012 no cebolão(entra rindo e sai chorando)hehehe Rhamsés
abraçoo

Unknown disse...

Andei dando uma fuçada por aí sobre o grupo DIS-Esporte, que pode ser o tal parceiro, e parece que realmente investem em participações da base, tem foco na região sul e procuram clubes organizados (ISO?), tanto que correram do Rio de Janeiro. São parceiros do Inter (quero ver o avaixonado reclamar dessa) e do Santos (brigam pelo Ganso). Eles não buscaram ganhos de curto prazo, mas exatamente no retorno pela valorização dos atletas. Preferem o sul porque seria a região com os jogadores mais preparados para o mercado internacional... e eu diria que Florianópolis é a cidade perfeita para testar o profissionalismo dos projetos de jogador.
Se for isso mesmo, arriscaria a dizer que a parceria envolveria a construção de um CT na tapera...

NOBRE AZURRA disse...

Arani estava fazendo hora extra? Por que o Chapa branca assumido não diz que o patrão dele também está e já faz tempo?
No mais, a responsabilidade do Arani no Avaí era do João, como é também do menino GZ e outros.

Abraços!

Unknown disse...

Li agora a tal da reportagem no DC (por que lá?) e fiquei com uma dúvida... como seria tratada tal parceria se fosse no outro time?
Tu não achas que a turma tá exagerando no azedume por ouvir dizer?
Nesse caso, não concordo que a culpa seja do Zunino, a culpa é do conselho deliberativo (fiscal?) que tem o dever de acompanhar de perto o que está acontecendo.

Em tempo... ficar na série A tem um preço. A torcida não aceitou pagar esse preço... então o que fazer? Tomar vinagre?

Anônimo disse...

No caso 0corrido na apresentação do Marcelinho Paulista, houve falta de sensibilidade dos dois lados, do presidente que sabendo do vínculo dos jogadores com o Arini, deveria ter explicado, antes, a situação e, dos jogadores, porque cobraram na hora errada, expondo o clube que paga seus salários, o presidente e o próprio contratado.
Outra coisa, sempre, todo mundo deu o máximo de credibilidade ao que o Leandro Silva falou públicamente; porque agora há tanta dúvida depois que ele falou que já estava tudo resolvido?
Eu acredito que os jogadores vão considerar a situação normalizada e entrar em campo pra ganhar, pelo clube que paga os salários deles.
Bighal.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo